terça-feira, 26 de junho de 2012

SÉRIE C: SÓ VENDO, PARA CRER!

Está programada, agendada,  para está quarta-feira, 27/06/2012, no Rio de janeiro, uma reunião de representantes dos clubes da Série C com dirigentes da CBF para definição de estratégia para dar início ao certame da Terceirona nacional, ainda neste final de semana.

Em pauta, diversos assuntos, inclusive possível indenização aos clubes em face dessa longa paralisação que consumiu, debilitou o caixa das agremiações.

Ainda, especula-se que poderá ser definido, possívelmente, boicote ao Treze, clube sem série nacional que está emperrando o início da Série C há um mês, por ostentar uma decisão liminar concedida pela Justiça Comum da Paraíba que determina à CBF a inclusão da indigitada agremiação na Terceirona nacional, via tapetão.

A CBF resiste...não concorda com tal determinação.

Pela projeção da CBF, enquanto o processo estiver na Justiça Estadual a chance de cassação da liminar é mínima.

Porém, assim que o processo subir ao STJ em Brasília, para apreciação de recurso (s), a chance de cassação da liminar é grande.

O problema é que não existe previsão de quanto tempo a Justiça levará, nas duas instâncias  locais, para julgar o mérito da questão deduzida em juízo.

Outro assunto que está gerando expectativa é a  denúncia contra o Treze no STJD, ofertada pela Procuradoria-Geral, por violação a dispositivos do CBJD. Possivelmente, nesta terça-feira, deverá ser anunciada a Comissão Disciplinar que julgará o caso em breve.

A equipe paraibana poderá ser apenada, duramente, com multa pecuniária/suspensão temporária das atividades/desfiliação. 

Então, para ocorrer o início da Série C, cresce a possibilidade, em tese, de "inclusão" da indigitada agremiação no certame, mas os clubes fariam boicote.

Mas, há clubes que não são a  favor do boicote.

Enfim, há muita especulação... cogitação...são os bastidores!

De qualquer forma, sem ver, não dá para crer!

Obs: O Concórdia, Galo do Oeste, está na Série D. Grande decisão da sua diretoria! Parabéns!!! Se eu fosse presidente, dirigente dessa agremiação, também, teria tomado tal decisão, sem pestanejar. Pois, o grande diferencial dos clubes é ter um calendário cheio, ano inteiro. Se chegar entre os quatro melhores da Série D, garante o acesso para a Terceirona nacional. A oportunidade chegou!

5 comentários:

  1. Nelson !!! Em relaçao ao Concordia, tbem estou a favor e vibrei muito com a atitude de seus dirigentes em participar da serie D. Sao pessoas que pensam grande e nao tem medo.
    O que me estressa é ver um reporter esportivo daqui de CHapecó, lamentando a decisao do Concordia em disputar o brasileiro da D, preocupado com a despesa do clube tanto tecnica como financeiramente.
    Ai Jesuis, como tem gente que prega o negativismo e pensa pequeno.

    ResponderExcluir
  2. Nelson, vc poderia explicar o que significa boicote ao Treze-PB, que os clubes estao falando?

    ResponderExcluir
  3. Sílvio,

    A CBF,para poder iniciar a Série C e sem desrespeitar a liminar existente, poderá,em tese, inserir o clube que tem liminar num dos grupos.

    Por conseguinte, um dos grupos da Série C passaria a ter 11 clubes.

    Mas, em protesto, a cada rodada programada, a respectiva agremiação, que enfrentaria esse clube inserido por liminar na Série C, simplesmente não jogaria, não haveria jogo. resultado: w.0

    ResponderExcluir
  4. Mas se for esse o boicote, ao invés de prejudicar o Treze os times estariam ajudando-o. Se o Treze ganhar todos por W.O vai somar todos os pontos e se classificar pra próxima fase.

    ResponderExcluir
  5. Uma punição severa. É o que promete o julgamento da próxima sexta-feira, 13 horas, no STJD do Rio de Janeiro, que envolve os clubes do Brasil-RS e do Treze-PB por terem paralisado o Campeonato Brasileiro da Série C e ainda não terem retirado as ações na Justiça Comum.

    Os dois casos serão julgados pela Quarta Comissão Disciplinar e as penas são fortes aos clubes. As duas equipes correm o risco de ficarem afastadas por dois anos, além de multa e até terem que arca com as despesas dos clubes da Série C, que estão sem jogar. Além da provável punição, a FIFA deve tomar medidas após o julgamento contra o Brasil e o Treze, assim como fez em outros países.

    Alguém duvida que o Brasil de Pelotas e o Treze serão desfilhados pela FIFA?

    ResponderExcluir