quarta-feira, 6 de junho de 2012

NA TERCEIRA INSTÂNCIA DA JUSTIÇA COMUM EM BRASÍLIA, A CBF TENTARÁ CASSAR AS LIMINARES MANTIDAS PELOS TJ DOS ESTADOS

Aconteceu ontem, terça-feira, no Rio de Janeiro, uma reunião entre representantes ou dirigentes de grande parte dos clubes da Série C e os diretores jurídico e de competições da CBF, respectivamente, Carlos Eugênio Lopes e Virgílio Elísio.

Os dirigentes dos clubes da Série C pediram uma posição firme e decidida da entidade-mor do futebol brasileiro, no sentido de resolver esse impasse jurídico e judicial que adiou, sine die, por tempo indeterminado, a data de início das Séries C e D. 

Os dirigentes (mormente aqueles mais incisivos e exaltados), também, sugeriram, ou pediram, que a CBF passe a ignorar as liminares concedidas pela Justiça Comum em favor do Brasil-RS, Araguaína-TO e Treze-PB e, então, inicie, o mais breve possível, os certames das Série C e D. Inclusive, proposta formal, nesse sentido, possivelmente será protocolizada, ainda nesta quarta-feira, na CBF.

De qualquer forma, nesta semana nada será decidido, pois o presidente da CBF, Sr. José Maria Marin, está muito ocupado, trabalhando muito, nos EUA acompanhando, pessoalmente, a seleção brasileira de futebol nos amistosos preparatórios para as Olimpiadas de Londres  e só retornará ao País, no início da próxima semana.

Enquanto isso, os clubes das Séries C e D estão esquecidos, clamando, por favor, uma postura firme e decidida da CBF, no sentido de resolver os entraves que estão impedindo o início dos certames da 3ª e 4ª divisões do futebol nacional.

Está nítido que os jogos amistosos da sofrível seleção do técnico Mano são prioridade, neste momento ... Pena que em detrimento das Séries C e D, cujos clubes, seus dirigentes, estão desesperados, pois mais de 2,4 mil pessoas (empregados, funcionários) dos clubes da Série C dependem do funcionamento do certame. Se não há jogos, não há receitas, não há patrocínios. Dureza!

Existe uma liminar da Justiça Comum impondo uma multa diária de R$ 100 mil contra a CBF, caso a determinação do Poder Judiciário seja descumprida.

Mas é justo paralisar a atividade de 60 clubes por conta dessa liminar, colocando em perigo o emprego de milhares de empregados, funcionários, que dependem do funcionamento, da atividade desses clubes?

A questão já é, sobretudo, um problema social...

Enquanto isso, o departamento jurídico da CBF tentará, de forma implacável, cassar no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, as liminares vigentes, mantidas pelos respectivos TJ dos Estados.

O tempo, também, não ajuda!

Por causa do feriado prolongado, esta quarta-feira é a última oportunidade que a CBF vai ter para conseguir mudar o cenário nesta semana.

Caso a CBF não tope, não aceite, a medida proposta (iniciar o campeonato independentemente da cassação das liminares), o próximo passo dos clubes da Série C será entrar com um processo conjunto.

Os clubes argumentam, ainda, que o Campeonato Brasileiro é preciso ser visto como um todo incindível, não dividido em séries estanques e independentes, pois  há previsão de acesso e descenso nas competições, situação que ficaria totalmente comprometida nas Séries A e B, caso não houvesse a realização das Séries C e D neste ano. Sendo assim, os dirigentes estudam pedir, de forma veemente, a paralisação das Série B e A, nos próximos dias.

A CBF, sem dúvida, considera o Campeonato Brasileiro um conjunto, um todo, e nisso, também, os clubes têm razão.

Não obstante, pela mobilização dos clubes pressionando a CBF, acredito que o Campeonato Brasileiro das Séries C e D irá começar, sim, no final da próxima semana.

Que assim seja!

Um comentário:

  1. Que esse aperitivo indigesto, pelo menos sirva para que a Chapecoense tenha como unico objetivo subir duma vez para a serie B.
    Nao da mais para deixar o cavalo passar outra encilhado.
    Serie C é foda mesmo, nao tem amparo sequer da midia nacional.
    Fuja dessa minha Chape.
    Serie B, já.

    ResponderExcluir