domingo, 3 de junho de 2012

COPA DO BRASIL 2013: SC TEM 3 VAGAS DIRETAS. O QUE ESTÁ ESPERANDO A FCF PARA CONFIRMAR A CHAPECOENSE?

A Copa do Brasil 2013 terá 80 clubes na 1ª fase.

Houve, portanto, um aumento de 16 vagas.

Em face disso, no dia 31/05/2012 a Confederação Brasileira de Futebol - CBF publicou a distribuição dessas novas vagas, utilizando - como critério de distribuição - o Ranking Nacional de Federações - RNF.

Como a Federação Catarinense de Futebol - FCF ocupa a 9ª colocação no RNF, o Estado de SC passou, então, a ter 3 vagas diretas na Copa do Brasil 2013.

Ou seja: SC ganhou uma vaga, passando de duas para três vagas diretas.

Duas vagas já estão distribuídas pelo Campeonato Catarinense 2012: campeão (AVAÍ) e vice-campeão (FIGUEIRENSE).

E a outra vaga?

Naturalmente, a 3ª vaga direta na Copa do Brasil 2013 deve ser da CHAPECOENSE, que chegou em 3º lugar no Catarinense 2012.

Entretanto, a FCF está fazendo suspense... ainda não confirmou a vaga para a Chapecoense.

Alguns da crônica esportiva estão especulando que a FCF estaria propensa a destinar essa 3ª vaga direta na Copa do Brasil 2013 ao Campeão da Copa SC (Copinha), cujo certame seria disputado no 2º semestre/2012, por equipes que não possuem ranking nacional, equipes sem expressão, vale dizer, equipes nanicas.

Ora, essa 3ª vaga direta na Copa do Brasil 2013 é de fato e de direito da CHAPECOENSE, por ser a 3ª colocada do Catarinense 2012.

Além disso, toda vez que a CHAPE participou na Copa do Brasil fez bonito, passando sempre para a 2ª fase da competição, honrando o Estado de Santa Catarina.

Portanto, essa pressão da crônica do litoral sobre a FCF para tirar a vaga da Chapecoense na Copa do Brasil 2013 é ilegítima, espúria e injusta, pois afronta direito líquido e certo do Verdão do Oeste, que conquistou a 3ª colocação no Catarinense 2012.

A propósito, os cinco clubes catarinenses de melhor Ranking Nacional de Clubes - RNC são: Criciúma, Figueirense, Joinville, Avaí e Chapecoense.

Obs: Criciúma e Joinville devem confirmar respectivas vagas na Copa do Brasil 2013 pelo Ranking Nacional de Clubes - RNC, como equipes convidadas pela CBF. O RNC será públicado em dezembro/2012, após o término do Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D.

Por todas essas razões e para o bem do futebol catarinense, impõe-se que a FCF confirme, o mais breve possível, a Chapecoense na Copa do Brasil 2013, por ser uma questão de justiça!  

4 comentários:

  1. Nelson !!!
    Pior que a suspense que a FCF faz para confirmar ou nao essa vaga para a Chape, é a nossa cronica esportiva local, que sequer fez alguma entrevista com o Presidente do clube ou algum diretor sobre como a diretoria esta tratando desse assunto junto a Federaçao.
    A ansiedade toma conta do torcedor.

    ResponderExcluir
  2. Mas será que a FCF vai querer entregar a vaga pra algum time da Copa SC que não tem expressão nacional? Olha os principais times de SC estão entre as 3 divisões nacionais!
    Figueirense na Série A, Jec, Avai e Criciuma na B, e Chape na C!
    E a Chape vai sim pra Copa do Brasil 2013!
    E concordo com o Silvio, tem que entrevistar os cara da Federação!

    ResponderExcluir
  3. Sílvio, realmente que falta faz um jornalismo setorista, atuante, qualificado, para cobrir a Chapecoense no dia-a-dia...

    É necessário entrevistar, sim, membros da diretoria do Verdão para cobrar uma posição.

    Além disso, a imprensa local precisa se envolver mais com a Chapecoense, se engajar de verdade.

    O presidente da FCF já deveria ter sido ouvido, cobrado, em relação a essa vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

    Pensando bem, graças à Chapecoense, que abriu mercado a jornalistas do esporte, muitos da imprensa, por conseguinte, desfrutam um padrão de vida melhor pela valorização de seu trabalho, mas... o retorno, o tratamento que o Verdão recebe da imprensa esportiva é de terceira categoria, pois preferem ainda, em 1º lugar, falar,propalar, divulgar,equipes concorrentes de outro Estado.

    Portanto,tanto a direção do Verdão, quanto a imprensa local e os torcedores terão que cobrar firme, de forma sistemática, da FCF, desde já, a destinação e confirmação da vaga à Chapecoense.

    ResponderExcluir
  4. Clubes e torcedores devem ter atenção ao valor da Copa do Brasil. Depois da unificação da Taça Brasil com os Campeonatos Brasileiros, o mesmo deverá ocorrer em relação à Copa do Brasil.
    Postado por Miguel D Avila.

    ResponderExcluir