sexta-feira, 15 de junho de 2012

IMPASSE DAS SÉRIES "C" E "D" PODE TER FIM

A 12ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça - TJ/RS, em julgamento de recurso interposto pela CBF, cassou a liminar que determinava a inclusão do Brasil -RS no Campeonato Brasileiro da Série C deste ano.

A cassação da liminar foi anunciada ontem, quinta-feira, 14/06/2012, e acaba beneficiando o Santo André, que brigava com o clube gaúcho pela vaga no Grupo B da Terceirona.

A CBF, no seu portal na internet, publicou, depois das 18:00 horas de ontem, a notícia, comunicado, da decisão do TJ/RS, argumentando que tal decisão fortalece a confiança na obtenção de um resultado final favorável, in verbis:

A CBF comunica que o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul deu provimento a recurso interposto pela entidade, para o fim de reformar a decisão anteriormente proferida pelo relator, que determina a inclusão do Grêmio Esportivo Brasil na Série C do Campeonato Brasileiro de 2012.

Com esta primeira decisão favorável à CBF, o Grêmio Esportivo Brasil fica excluído da Série C, além de confirmar a decisão do STJD do Futebol que puniu o citado clube com a perda de seis pontos, em virtude da inclusão em seu time de um jogador sem condição legal, visto que deixou de cumprir a suspensão automática resultante de expulsão na última partida da Série C do ano de 2010.

A decisão da justiça gaúcha fortalece a confiança da CBF na obtenção de um resultado final, reconhecendo a competência do STJD em apreciar e julgar a matéria.

Como o início dos certames - Séries C e D - permanece suspenso desde 23/05/2012 por determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD (tribunal administrativo), que acatou recurso interposto pelo Santo André-SP, impedindo o  início desses certames enquanto perdurasse a inclusão do Brasil-RS na Série C, agora então, com a revogação da liminar que beneficiava o Brasil-RS, o Ramalhão, que permanece na Série C, deve pedir, nas próximas horas ou até segunda-feira, a revogação dessa decisão do STJD, para que se inicie, o quanto antes, a Série C.

Entretanto, a revogação da liminar que beneficiava o Brasil -RS não resolve tudo... resolve apeans metade do problema da Terceirona, já que o imbróglio envolvendo Treze-PB, Rio Branco-AC e Araguaína-TO continua inalterado. Essas agremiações brigam por uma vaga no Grupo A da Série C.

Na próxima segunda-feira, 18/06/2012, esses clubes devem decidir em reunião, no Rio de janeiro na sede do STJD, se acatam a sugestão da CBF de desistência das ações ajuízadas na Justiça Comum, ou então a situação mudará de figura, e esses clubes, então, passam a sofrer a incidência e a aplicação de todas as espécies de sanção de natureza adminstrativo-desportiva, por parte da CBF e da FIFA, como, por exemplo, a suspensão dos clubes em relação a competições oficiais e, até, a desfiliação.

Por fim, só resta-nos torcer para que os clubes, no caso, acatem as decisões dos organismos que administram e comandam o futebol, para que os certames Séries C e D sejam iniciados imediatamente.

Que assim seja!

Um comentário:

  1. Terminou o amistoso:

    Metropolitano 0x1 Chapecoense, gol do zagueiro Leonardo

    ResponderExcluir