terça-feira, 17 de dezembro de 2013

CHAPE 2014: FORMAÇÃO DO ELENCO II

Verdão do Oeste está na Série A 2014, mas o torcedor está preocupado com a inércia da direção do Clube.

Mais que isso: algumas atitudes atabalhoadas da direção, tomadas após o acesso à Série A, estão desgostando o torcedor fanático pelo Verdão e desgastando a imagem da direção.

Senão vejamos:

1 - Dispensa do Athos: 

Cerca de 64% dos torcedores do Verdão reprovaram a atitude da direção de dispensar o principal meia-armador da equipe, responsável por 2 acessos consecutivos. 

Desde a chegada do Athos, a Chape passou a ser forte, competitiva. E mais que isso: ganhamos a imprensa de SC (só elogios, a crítica ficou de nosso lado), ou seja, o Clube passou a ser visto com outros olhos (empatia). A imagem da Chape melhorou 100%! O melhor marketing da Chape foi o Athos.

Sei que não é fácil trabalhar com meia-armador genioso, basta ver o Palmeiras ... é muito difícil ao Palmeiras aguentar o Valdívia, mas não tem jeito, seria tudo pior sem ele. Então, é preciso contemporizar!!!

A direção da Chape, sem habilidade para tratar dos assuntos com o meia Athos, o que fez? Simplesmente chutou o balde! Pode isso? Mandou o cara embora. Atitude medíocre da direção da Chape. E ainda uma agravante: mandou o cara embora, sem antes contratar um substituto. Agora, cadê o meia-armador? Para trazer outro do mesmo nível, terá que gastar, pelo menos, R$ 80 mil/mês. 

Efeito imediato da saída do Athos:  inadimplência dos sócios-torcedores, que deixaram de pagar as mensalidades de dezembro/2013. Vale dizer: 30 % dos sócios-torcedores deixaram de pagar as mensalidades.

2 - Esse papo, ladainha, de que os principais cargos de direção do Clube, a partir de 2014, deveriam ser remunerados: 

Isso deixou o sócio-torcedor da Chape de cabelo em pé!!! 

Reflexo imediato: Inadimplência!

A imprensa (gremista e colorada), que raciocina com a barriga quando trata das questões da Chapecoense, apoiou a ideia de remuneração dos dirigentes!

Meu Deus! Sabedoria nesta hora...

Vou ser bem claro: somente após 4 ou 5 anos consecutivos da Chape na Série A, quando o Clube já tiver estruturado com seu CT completo e com sua sede administrativa própria, essa ideia de remunerar dirigentes poderá ser implementada. Antes disso, nada!

3 - Demora na reposição (contratações):

Olha, tenho comigo uma constatação: o modelo de gestão, de diretriz do Clube, é bom, com os seguintes princípios:  

- somente gasta-se o que-se arrecada; 

-  teto salarial rígido, mas pagamento dos salários em dia.

- contratação de atletas em baixa no mercado, mas com bom potencial técnico (recuperação de jogadores desacreditados); 

- relação custo - benefício: contratação de jogadores que queiram mostrar serviço, que queiram conquistar seu espaço (jogadores bons e baratos).  

Pois é.

Mas, a direção tem errado muito nas contratações. Os maiores acertos dos últimos anos, nas contratações, não são da direção, mas sim do torcedor, a direção foi só no vácuo do clamor do torcedor (ex: Athos, Bruno Rangel, Wanderson, Henrique etc). E mais: a contratação do Augusto (empréstimo) foi indicação do prep. físico Anderson Paixão. A contratação do zagueiro André Paulino foi indicação do treinador Itamar Schulle.

Basta ver: na Série B, com a bola rolando, o índice de acerto da direção nas contratações foi de 40%.

A  situação não está fácil.

A nova realidade da Chape, Clube que está na elite do futebol brasileiro (Série A), escancara deficiências...falta de conhecimento do mercado da bola brasileiro.

Neste final de temporada 2013, a direção já perdeu precioso tempo para contratar meia-armador emergente. 

Por exemplo, a Série C acabou faz um mês. E a direção da Chape dormindo...

Vários meias de qualidade, ainda desconhecidos, vimos na Série C: Fernando (Cuiabá), Eloir (Sampaio Correa), Rafael Tavares (Luverdense) e Wescley (Betim).

Daqui pra frente, sem chance, só tem leilão de jogador. Leva quem pagar mais.

Olha o absurdo: ontem, chegaram a falar, ventilar, o meia Eduardinho, aquele com passagem pela Chape em 2009. Sem condições!

A direção está numa sinuca de bico.

Como a direção vive olhando (de frente) apenas para o Rio Grande e de costas para o Brasil e lá nos pampas o futebol está falido em termos de opções, estamos nessa inércia da direção, em termos de contratação, falta de conhecimento do mercado da bola brasileiro.

A situação é desanimadora!

Há promessa da direção da Chape de anunciar, pelo menos, 2 contratações até sexta-feira, não sei não...mas a decepção pode tomar conta do torcedor.

Os dias passam, e de pressa, e a direção está confusa, vacilante, e o receio maior do torcedor é esse assédio imenso, cavalar, descontrolado dos empresários de jogadores que descobriram a Chape e que a direção não está sabendo driblar...se desvencilhar, não está sabendo separar o joio do trigo. Clube que empresário de jogador manda, não tem futuro! 

Então, discernimento e muito cuidado!

Avante Verdão! 

5 comentários:

  1. volante Rodrigo Souza, 26 anos, do Boa Esporte, interessa Chapecoense e Flamengo

    ResponderExcluir
  2. cara, quem ta desanimado? eu não!!!! Axo o Athos muito bom jogador, mas não pra uma série A, qlqr chegada mais forte e o cara desabava... Sem contar que era mto estrelinha... Axo que a diretoria ta fazendo um bom trabalho... E por mais que alguns tenham ido, com certeza chegaram outros tão bom quanto ou melhores....

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Também estou preocupado, até agora não anunciaram nenhum jogador e o pior foi dizerem que querem jogar o catarinense com somente 21 jogares (isso é menos de um jogador por posição.

    ResponderExcluir
  4. EDUARDINHO de 2009 bem diferente do atual... confere aí !
    Chegou a ser eleito melhor meia do GAUCHÃO 2012...

    http://youtu.be/_zlstmGW8Dw

    http://fgf.com.br/noticias/noticia.php?cdNoticia=103

    http://wp.clicrbs.com.br/wianeycarlet/2012/04/18/a-dupla-pode-olhar-para-o-interior-2/?topo=77,1,

    WIANEY CARLET é um dos mais renomados comentaristas de futebol aqui do Rio Grande...

    Na minha opinião, no mínimo, pra grupo EDUARDINHO teria lugar. Custos não seriam tão altos...

    ResponderExcluir
  5. Item 1: Nada haver com saída do Athos. Comentário infeliz. Bem menos!!! Veja o mesmo período do ano passado se a inadimplência não foi maior que o restante do ano...
    Item 3: Não se iluda que é o torcedor que contrata. Outra, o RS tá tão mal de jogadores (falido de opções) que A. Paulino, Wanderson, Augusto, Paulinho Dias vieram de lá (para citar alguns).
    De tudo que falou, TALVEZ o item 2 tem algum fundamento.

    ResponderExcluir