terça-feira, 12 de junho de 2012

NESTA QUARTA-FEIRA, A CBF DEVE SOLUCIONAR AS "PENDENGAS"



Capítulos de ontem e hoje envolvendo as Séries C e D:

- Ontem, segunda-feira, 11/06/2012, o  Ministro Marco Buzzi do Superior Tribunal de Justiça (STJ), relator do processo de Conflito de Competência suscitado pelo clube Treze de Campina Grande -PB, no qual são questionadas as decisões da Justiça estadual do Acre e do Tocantins a respeito da briga do clube paraibano com Rio Branco e Araguaína por uma vaga na Terceira Divisão Nacional, DECIDIU o conflito de competência, em caráter liminar, declarando, como competente, a 1ª Vara Cível de Campina Grande/PB, juíza Ritaura Rodrigues, para “resolver as medidas urgentes”.

- Essa decisão liminar do Ministro Marco Buzzi tornou, ainda, sem validade as liminares conquistadas por Rio Branco e Araguaína na Justiça do Acre e de Tocantins, respectivamente.

- O Treze, agora, é o dono da vaga na Série C que estava sendo disputada, também, pelo Rio Branco/AC e Araguaína/TO.

A propósito, ontem, 11/06/2012, no final da tarde, foi publicado no Portal do STJ  o seguinte extrato, resumo, da decisão do Ministro Marco Buzzi do STJ:

Relator determina que Justiça da Paraíba decida questões urgentes sobre série C do futebol
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Marco Buzzi determinou que a Justiça paraibana decida questões urgentes relativas a uma vaga disputada por três times na série C do Campeonato Brasileiro de futebol. Estão em conflito decisões de juízes do Acre, Tocantins e Paraíba, mas foi este estado o primeiro onde ocorreu a citação do réu.

Os três processos têm a mesma causa de pedir: a prerrogativa de disputar a série C do campeonato nacional. Disputam o direito: o Treze Futebol Clube (da Paraíba), o Rio Branco Football Club (do Acre) e o Araguaína Futebol e Regatas (do Tocantins). Cada time buscou, e conseguiu, decisões favoráveis em seus respectivos estados, gerando o conflito de competência.


Acordo

A origem das disputas está em acordo extrajudicial firmado entre o time acreano, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). A Justiça do Acre considerou o acordo válido, enquanto as demais o têm como nulo, levando às liminares favoráveis aos respectivos times locais.

O Treze, que suscitou o conflito de competência perante o STJ, afirma ser o detentor do direito de disputar a série C, já que decisão do STJD transitada em julgado teria excluído o Rio Branco da vaga.

Conexão

Ao decidir a liminar no conflito de competência, o ministro Buzzi apontou a nítida conexão entre as causas judiciais. “Evidencia-se que, nas três ações, os autores buscam o mesmo provimento judicial, sendo, portanto, aconselhável reunir os feitos sob uma única condução, a fim de que sejam julgados simultaneamente, evitando-se que se sobreponham decisões díspares”, afirmou.

Ele verificou ainda que a citação no processo movido pelo Treze na Justiça da Paraíba ocorreu antes mesmo da propositura das demais ações. Conforme a jurisprudência do STJ, esse fato atrai a competência desse juízo.

Como precedente no mesmo sentido, o relator citou conflito suscitado pela Associação Atlética Ponte Preta em ação movida também contra a CBF e o STJD, envolvendo decisões conflitantes do Pará e do Rio de Janeiro referentes ao campeonato de 2003.

A decisão liminar suspende as três decisões conflitantes, mas designa a Justiça paraibana para resolver questões urgentes enquanto o STJ não se manifestar novamente no caso. O processo segue agora para o Ministério Público Federal, para parecer.

- A outra vaga litigiosa na Série C é do Brasil-RS, o qual está garantido por liminar mantida pelo STJ, Relator Presidente Ari Pargendler. Essa vaga é disputada, ferrenhamente, pelo Brasil-RS e o Santo André/SP.

- Por outro lado, também ontem, 11/06/2012, na sede da CBF, o Presidente José Maria Marin passou o dia em reunião interna com a assessoria jurídica dessa entidade, montando uma estratégia para resolução administrativa desse imbróglio jurídico e judicial que envolve o início das Séries C e D. Havia expectativa de que houvesse o anúncio do início dessas competições ainda ontem, mas tudo ficou adiado para o dia de hoje...

- Hoje, 12/06/2012, entretanto, continuou a reunião interna na CBF... e, de concreto, saiu apenas a intimação de dirigentes dos clubes Rio Branco/AC, Araguaína/TO, Treze/PB e  Brasil-RS, e respectivos Presidentes de Federações, para reunião extraordinária na CBF, no Rio de Janeiro, às 10 horas desta quarta-feira, dia13/06/2012.

- A CBF vai propor um ACORDO com os clubes "queixosos" ...

- Só resta torcer para que esse ACORDO aconteça e encerre, de vez, as pendengas nesta quarta-feira e seja, imediatamente, anunciada a data de início das Séries C e D.

É ver para crer...

Um comentário:

  1. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF)adiou a reunião desta tarde,13/06/2012, com Treze, Rio Branco, Brasil de Pelotas e Araguaína, para esta quinta-feira (14/06/2012), às 10 horas(horário de Brasília), em sua sede, no Rio de Janeiro.

    A decisão foi tomada depois que um dos quatro times (nome não foi revelado) argumentou que não poderia estar presente no encontro com o presidente da CBF, José Maria Marin, e seu departamento jurídico.

    ResponderExcluir