sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

NA MANCHESTER CATARINENSE, A CHAPE TEM CONDIÇÕES DE FAZER O RESULTADO QUE PRECISA?

Neste domingo, a Chapecoense enfrentará o JEC, na Arena Joinville, às 17 h, pela 3ª rodada do Catarinense 2014.

Ambas as equipes não estão bem na tábua de classificação; cada qual tem apenas 1 ponto ganho, em dois jogos.

Quem perder estará, praticamente, sem chance de conquistar uma vaga no quadrangular final, neste torneio de tiro curto de apenas nove rodadas, e terá, então, que se contentar em disputar o torneio contra o rebaixamento,o fatídico hexagonal.

É confronto de adversário direto por uma vaga no quadrangular final. Por isso, é jogo de 6 pontos.

A Chape sabe disso, tem consciência de tudo isso, mas tática e tecnicamente o Verdão não inspira confiança ao seu torcedor. Fazer o resultado que precisa, no norte do Estado, é um sonho muito distante. Não dá para duvidar da equipe, mas será preciso acontecer um milagre para o Verdão trazer os 3 pontos da Manchester Catarinense.

Pelo trabalho tático realizado na tarde desta sexta-feira  no campo da Aurora, Neném e Wiliam Arão continuam, serão mantidos no time. Então, já dá para perceber o drama.

No treino, a equipe titular teve a seguinte formação, esquema 4-3-2-1: Nivaldo; Fabiano, Rafael Lima, André Paulino e Fabinho Gaúcho; Wanderson, Dedé e Wilian Arão; Wescley e Nenén; Bergson. Parece que o Rodrigo Gral, por enquanto, está vetado pelo DM; não treinou hoje.

Em relação ao meio de campo, preciso explicar as dificuldades atuais da Chapecoense. 

O ano passado, a Chape atuou na Série B do Brasileiro com 3 volantes e 1 meia de armação, criação ou ligação. Os volantes do ano passado, Paulinho Dias, Diego Felipe e Augusto tinham características diferentes dos atuais volantes: Wilian Arão, Dedé e Diones. O ano passado os volantes tinham saída de bola, arranque e velocidade e apareciam para concluir a gol. Neste ano, não! Os volantes não têm saída de bola, não têm arranque, não têm velocidade e não aparecem para concluir a gol. Ainda, o meia de ligação do ano passado era o habilidoso Athos que tem mais mobilidade do que o Nénen. Por isso,o meio de campo da Chape, neste início de campeonato está desfigurado, irreconhecível. 

Neste jogo em Joinville, não dá para esperar evolução da Chape, pois a carruagem contínua seguindo do mesmo jeito dos 2 últimos jogos, lenta e dando sopa para o azar. 

Essas mudanças pontuais que poderão acontecer,  volta de Fabiano para a lateral direita, a entrada de Wescley no meio e apenas um atacante na escalação, vão tornar a equipe muito defensiva.

O técnico vai congestionar o meio de campo com 5 atletas (3 volantes jogando alinhados protegendo os zagueiros e 2 meias, mais à frente), mas o time continuará com dificuldade para envolver o adversário, pois a Chape terá no meio de campo só jogadores lentos e com dificuldade de passe, exceto o Wescley. Mas, como diz o ditado: uma andorinha só não faz verão!

Claro, como torcedor quero que aconteça a vitória da Chape lá no norte do Estado, e a esperança é a última que morre, mas do jeito que a Chape está atuando tática e tecnicamente, é preciso botar as barbas de molho, pois o treinador está equivocado. Não dá para continuar, ou insistir, no sistema tático do ano passado, pois as características dos jogadores do meio de campo, neste ano, são outras, muito diferentes.

Avante Verdão!

6 comentários:

  1. Nelson, o Hyoran não poderia fazer dupla de meias com o Wescley neste jogo em Joinville? O Nenén geralmente vai bem quando entra no tempo final. Defendo a entrada, desde o início do jogo, de Hyoran para fazer dupla de meias com Wescley, no setor de meio de campo.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, é nessa direção.
    No amistoso contra o Cerâmica na Arena Condá, equipe da 2ª divisão do certame Gaúcho, o cara entrou no final e deu mais movimentação ao Verdão, criando várias chances de gol. Se o Nenén for escalado desde o início contra o JEC, é mesma coisa do que a Chape jogar com um a menos, então, com certeza, se o Hyoran começar o jogo ao lado do Wescley, o Verdão tem chance de aprontar, de fazer o crime, em cima do JEC. Mas, o treinador da Chapecoense é teimoso, não vai fazer isso, vai segurar o time plantado atrás, vai manter o time com o freio de mão puxado, e aí quem joga para empatar, volta de mãos abanando. Espero que algo de diferente, de novo aconteça contra o Joinville, para deixar o Verdão vivo, rumo ao quadrangular.

    ResponderExcluir
  3. O jogo Joinville x Chapecoense será transmitido pela tv aberta, a partir das 17 horas. Vamos ver ao vivo o desempenho do time e do téc.

    ResponderExcluir
  4. Esse Dal Pozzo é um covarde medroso. O time precisando vencer a qualquer custo e ele vai entrar pra jogar pelo empate. Com 3 volantes + NENEM, que atualmente é nulo. Tendo o Hyoran doido pra mostrar serviço ai, e ele não o escala. É lamentável, o Dal Pozzo desse jeito vai levar a Chape as ruínas. É preciso mudar urgentemente!!!!

    ResponderExcluir
  5. Em Itajaí, goleiro Rodolpho, que a Chapecoense mandou embora, defende penalty e comanda virada do Marinheiro.Marcílio 3x2 Avaí. Goleiro Rodolpho esse é show de bola.

    ResponderExcluir
  6. No dia 16/01/2014, a CBF comunicou o adiamento do início da Copa do Brasil Sub-17

    Atendendo reivindicação dos próprios clubes, a CBF resolveu marcar nova data para o início da Copa do Brasil sub-17. A competição, que começaria dia 01 de fevereiro, foi adiada para 08 de março. A explicação da entidade é que o mês de janeiro é marcado pelas férias das categorias de base da maioria dos clubes.

    Bom. Não é o caso do Sub-17 da Chapecoense que está em plena atividade, inclusive acabou de participar da Copa Saudades, que encerrou ontem.

    O Sub 17 do Verdão foi Vice-campeão da Copa Saudades, perdendo na final por 2x1 para a equipe do Sapiranga.

    O Sub - 17 do Verdão estreia na Copa do Brasil contra o Flamengo-RJ, atual vice-campeão da edição do ano passado.

    Pelo visto, o Sub-17 do Verdão precisa melhorar, e muito, para enfrentar e superar o Flamengo-RJ.

    Quem sabe, emprestando alguns valores do Sapiranga e outras revelações da Copa Saudades, o Verdão possa encorpar, não é?

    Este é o recado que faço para o Eder Popiolski, Coordenador das categorias de Base de Verdão, e que vem fazendo um bom trabalho. Avante Verdão!

    ResponderExcluir