sábado, 23 de fevereiro de 2013

COPA DO BRASIL 2013: AMARGA AUSÊNCIA


Em face das alterações implementadas pela CBF o ano passado na Copa do Brasil, a partir deste ano 2013 o certame passa a ser disputado por 80 clubes, na 1ª fase.

O torneio terá a duração de 8 meses.

Persiste o sistema de disputa: mata-mata.

Já foi publicada a tabela 2013 - 1ª fase - e os emparcelamentos das fases seguintes.

Na 4ª fase, juntam-se, aos 10 vencedores da 3ª fase, os 6 clubes que estão na Libertadores.

Pois é.

O que chama atenção, nesse novo formato de disputa, é o nº exagerado de clubes na 1ª fase.

A Copa do Brasil está inchada. Mas, mesmo assim, a CHAPECOENSE está fora, faltou a vaga do Verdão do Oeste.

Na minha concepção, a Chape ficou de fora, por 3 ordens de fatores:

1) Perda da vaga na final do Catarinense 2012:

A Chape tinha a "faca e o queijo" na mão na semifinal, bastava um simples empate no 2º jogo contra o Avaí, na Arena Condá.

Nesse jogo, o time foi para o intervalo vencendo por 1x0, gol de Esquerdinha; porém, o time voltou para a etapa final com "salto alto" e levou a virada do Avaí, perdendo o jogo e a vaga na final do Catarinense que daria, automaticamente, a vaga direta na Copa do Brasil 2013.

2) Copa Santa Catarina 2012:

Tecnicamente, e por "n" outras razões, não havia condições para a realização da "Copinha" 2012.

E, por ser 3ª colocada no Catarinense, o bom senso indicava que a 3ª vaga do Estado na Copa do Brasil 2013 seria da Chapecoense; porém, Joinville, Metropolitano, juntamente com a FCF, "forçaram" a realização da "Copinha" cujo campeão herdaria a 3ª vaga na Copa do Brasil.

A Chape não participou dessa pouca vergonha.

O Joinville foi vencedor dessa tramóia, e está na Copa do Brasil 2013.

3) Novo Ranking Nacional de Clubes da CBF:

Verdão do Oeste ocupa a 47ª posição. Vide: Ranking Nacional de Clubes 2013.

Em face dessa posição da Chape nesse ranking, a direção do Verdão tinha expectativa que o clube fosse convidado pela CBF. Mas, não deu, faltou pouco.

Os 10 clubes convidados pela CBF são os seguintes:

22º - Náutico;
24º - Portuguesa;
27º - Paraná;
28º - Grêmio Barueri;
33º - Criciúma;
34º - São Caetano;
35º - Betim (antigo Ipatinga);
36º - Bragantino;
37º - Paysandu;
38º - Santo André.

Faltou sorte!

Como visto, a Chape precisa lutar mais, melhorar mais sua posição nesse ranking de clubes, para ser convidada pela CBF.

Por outro lado, um consolo:

Para o Joinville e o Metropolitano, que armaram toda aquela tramóia - realização da “Copinha” -, o tiro saiu pela culatra.

O Metropolitano perdeu a vaga na Série D 2013, distribuída pela "Copinha", para o Marcílio Dias; pode, ainda, conseguir a vaga pelo Catarinense, mas aí já está bem mais difícil!

Já, o Joinville está na Copa do Brasil, porém não vai longe. Não irá marcar muitos pontos no RNC; ficará ao alcance da Chape.

Se o JEC passar pela 1ª fase contra o Aracruz-ES, deve ser eliminado na 2ª fase, pois pega no mata-mata o forte Santos paulista, de Muricy Ramalho.

Para o Verdão do Oeste, o sonho de voltar à Copa do Brasil 2014 está vivo!

Basta a Chape ser campeã do turno do Catarinense e passar  pela semifinal que garantirá vaga na final do Catarinense 2013 e na Copa do Brasil 2014.

Avante Verdão!

5 comentários:

  1. Nelson, muito bem observado, o Chapecó deu mole, muita bobeira o ano passado, perdendo a vaga na Copa do Brasil 2013 e também perdeu de somar pontos preciosos no ranking da CBF. Esse negócio de jogar de "salto alto", na Arena Condá, ocorreu ano passado por duas oportunidades: primeira, Chapecó contra o Avaí na semifinal do catarinense e, por último, na semifinal da Série C Chapecó contra o Oeste de Itápolis, perdendo a vaga na final do Brasileiro. Se fosse campeão da Série C, a posição do Chapecó no ranking seria melhor, próxima a do Criciúma,que foi convidado pela CBF e está na Copa do Brasil, deste ano. Só espero q/ o Índio tenha apreendido com esses erros recentes, e não entre de "salto alto", hoje, contra o Guarani, que é uma decisão de vaga na semifinal. Pois aí seria o fim da picada.

    ResponderExcluir
  2. Nelson Kichel, você deveria envergonhar-se pelo que escreveu logo acima.

    "A Chape não participou dessa pouca vergonha.
    O Joinville foi vencedor dessa tramóia"

    Que tramóia? Vocês é quem se deram mal amigo, você sabe disso. A chapecoense estava na Copa Santa Catarina sim como os outros, e sempre metida à experta, quis desistir porque não teriam 4 times suficientes para a competição. Sendo assim, automaticamente não haveria mais Copa Santa Catarina e seu time do Oeste herdaria a vaga. O que vocês não contavam é que mais um time entrou no lugar de vocês, sim, e assim sendo existiu a Copa Santa Catarina e vocês ficaram chupando o dedo, pois dai tentaram voltar à Copa Santa Catarina mas não foram mais aceitos. É meu amigo, aqui se faz aqui se paga. Com isso o JEC foi campeão justamente e herdou a vaga.

    ResponderExcluir
  3. Vocês não vão para a final do Catarinense, final será Figueirense x JEC. Escreva ai.

    ResponderExcluir
  4. Tramóia foi a tentativa da Chapequenense em desistindo do torneio herdar a vaga. Pouca vergonha é querer voltar atrás e participar da copinha quando viram que o plano da desistência não deu certo. Agora, chorem, chorem e chorem.. kkkkkkkkkkkkkkk

    .

    ResponderExcluir
  5. Que chupem os dois que escreveram os comentários acima rebaixando o verdão. Foi vice-campeão do catarinense e tá socando na série B, dividindo a liderança isolada com o Palmeiras, que é time grande e tradicional de série A. hahaha

    ResponderExcluir