segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

NA LUTA PELO TÍTULO DO RETURNO, AUMENTA A RESPONSABILIDADE DA CHAPECOENSE

Todos, ou quase todos, apostavam na conquista do turno pelo Figueirense, mas deu Tigre!

Para o Verdão do Oeste, seria melhor que o alvinegro do Estreito tivesse vencido o turno, pois assim esse forte concorrente seria, em tese, um complicador a menos no returno.

Entretanto, o futebol é mesmo uma "caixa de surpresas".

Aumentou a responsabilidade da Chapecoense em relação ao título do returno, pois terá que superar o Figueirense, Avaí, Criciúma etc. 

A tabela - do returno - favorece o Criciúma e Avaí, pois essas duas equipes farão, cada qual, 5 jogos em casa. Já a Chape só fará 4 jogos nos seus domínios.

Todos os jogos, daqui para frente, serão decisivos para a Chapecoense e devem ser encarados como decisão, mas dois serão emblemátivos: contra o Criciúma e Figueirense, ambos fora de casa. Verdão não pode perder nenhum desses jogos, senão adeus returno!

Primeiro, é claro, Chape precisa fazer o dever de casa. Não pode perder ponto no seu reduto.

Sábado próximo, o Furação do Oeste já tem a primeira decisão em casa; enfrenta o Avaí, em pleno final de semana de carnaval. É vencer ou vencer. Não tem outra opção!

Espero que nessa parada entre os turnos, o Ovelha tenha trabalhado bastante a equipe do Verdão, principalmente posicionamento do sistema defensivo, saída de bola da defesa, jogadas pelas alas, treinamento de escanteios, cobranças de faltas perto da área (no ataque) e finalizações.

Como é importante a bola parada. Decide jogo!

Criciúma venceu o turno na bola parada.

Nesse quesito bola parada, a Chapecoense tem problemas, seja no setor defensivo, seja no setor ofensivo.

Ovelha precisa dar especial atenção a essa questão da "bola parada", e fazer com que seja um handcap a favor do Verdão.

Na formação do elenco, sempre se deve ter em mente a necessidade de ter jogadores exímios cobradores de faltas. Porém, no atual elenco da Chape - barbaridade - não tem jogador com tal característica ou habilidade. Por favor, Badé - como batedor de faltas - não, não!!! 

A diretoria do Verdão precisa parar de dormir nas palhas  e contratar um camisa 10 de verdade, que seja articulador e que seja, também, exímio finalizador. Por qual razão o departamento de futebol não leva a sério essa questão de trazer, o quanto antes, o verdadeiro camisa 10? Sem essa contratação, o Ovelha não tem a opção tática de colocar o time jogar, de forma convincente, no 4-4-2. Neném só joga bem um tempo/jogo, e quanto muito; Cléverson, também, só tem fôlego para atuar bem um tempo/jogo. Rafael Bittencourt - terceira opção - parece que não empolga o treinador.

Cléverson é um bom meio-campista, tem mobilidade, tem velocidade, porém não é camisa 10, pois não é canhoto. É meia direita. Como ele é péssimo finalizador, não tem sentido de direção, o Ovelha precisa cobrar que ele (Cléverson) seja o "garçon"; que seja o articulador; que faça assistências no ataque; que coloque os atacantes na cara do gol, e pare de finalizar a esmo.

Verdão precisa de um meia esquerda; necessita, também, de um atacante "matador" para jogar junto com o Aloísio no ataque.

Chapecoense perdeu o turno, lá em Criciúma, por falta de um atacante "matador".

Ação diretoria!

Chapecoense joga com três zagueiros. Nenhum deles faz gol a favor, só contra! É preciso treinar as subidas dos zagueiros ao ataque nas cobranças de escanteio e bolas alçadas na área adversária. Falta essa jogada na Chape. É preciso contratar um zagueiro de qualidade. Viram o gol do Léo, zagueiro do Cruzeirinho de Porto Alegre, ontem contra o Grêmio? Pois é, esse zagueiro jogando pela Chape seria uma boa pedida.

A propósito dos selecionados pelo Instituto Mapa (Prêmio Top da Bola) - melhores do Turno -, constam o veterano zagueiro Téio (Metropolitano) e o volante Alex Albert (Metropolitano). Pois é. Esses jogadores fizeram belo Campeonato Catarinense o ano passado, jogaram a segunda divisão do Catarinense e foram bem também, e a direção de futebol da Chape não viu nada, é muita miopia!

A direção de futebol da Chape precisa acordar já, agora, para contactar reforços para série C, pois o Catarinense é apenas um Warm up (aquecimento), preparação da equipe para a série C, e - é claro - beliscar uma vaga na Copa do Brasil. É preciso observar: no Imbituba, Luan (lateral esquerdo) e Thomaz (meia); no Concórdia, o Dedimar (zagueiro) e Selmir (atacante); no Brusque, o Aloísio Chulapa (atacante), e, no Marcílio Dias, o Ferreira (zagueiro).

O Campeonato Catarinense, na verdade, é uma pré-temporada para os Clubes acertarem seus times para o Campeonato Brasileiro (séries A, B, C e D), claro com muita rivalidade e disputas, valendo inclusive vagas na Copa do Brasil. É assim que deve ser encarado o Catarinense!

Portanto, o departamento de futebol da Chape precisa acordar, e ganhar tempo na definição, qualificação do plantel para a série C. Se o Campeonato Catarinense está sendo pesado, difícil, muito complicado para esse elenco do Verdão, então - pelo menos - que sirva de laboratório para a série C. O que não pode é o time, com tantas deficiências apontadas, e o departamento de futebol lento na  tomada de decisões, em termos de qualificação do plantel para o Catarinense e série C.

Chega de perder tempo!

Um comentário:

  1. Figuirense em crise, demite seu técnico. Assume Abel Ribeiro.

    ResponderExcluir