domingo, 20 de fevereiro de 2011

CHAPE DÁ ADEUS AO TURNO

Criciúma e Chapecoense, em jogo válido pela semifinal do turno do Catarinense, empataram em 1x1, ontem, 19, sábado à noite, no Estádio HH, na cidade do minério de carvão.

Como o Tigre tinha a vantagem do empate pelo Regulamento, está classificado para a final do turno da competição. 

Agora, o Tigre aguarda o outro finalista, que será conhecido, neste domingo, da outra semifinal, do confronto entre Figueirense e Joinville, em Florianópolis. A equipe do Estreito tem a vantagem do empate.

Já, o Verdão do Oeste encerrou sua participação no turno; só volta a jogar no returno, no dia 05 de março,  contra o Avaí, na Arena Condá, e não terá o meia Cleverson que está suspenso, por ter recebido o terceiro cartão amarelo.

Foto: Flávio Neves
PRIMEIRO TEMPO

Choveu antes do jogo. Gramado pesado. Muita lama.

A Chapecoense jogou bem a primeira etapa, envolveu o Tigre nos primeiros 30 minutos, a ponto da torcida local, que compareceu em bom número, chegar a entoar vaias à sua equipe.

Verdão do Oeste começou a partida no sistema de jogo, que podemos denominar, 3-6-1.

O meia Cleverson, que foi escalado no ataque para fazer dupla com Neílson, ajudava no meio campo e tinha liberdade de chegar na frente; teve grande atuação na primeira etapa; teve oportunidades de abrir o marcador aos 20 minutos (a bomba passou raspando a trave)  e aos 25 minutos (a bola explodiu na trave).

Cleverson é um baita jogador,  melhor meia que apareceu na Chapecoense depois do Adriano, campeão de 2007. Porém, Cleverson é pésssimo de pontaria. Olha, se deixar ele na frente do gol, sem goleiro, vai chutar no poste ou para fora. Tá loco!

Tá faltando a mão do treinador para corrigir isso. Penso que o Ovelha deve parar de ministrar aqueles rachões que não levam a lugar nenhum, e passar a treinar a equipe, exaustivamente, para aprimorar posicionamento da zaga, saída de bola da defesa, cobranças de faltas, cobranças de escanteios, finalizações a gol e jogadas ensaiadas (a equipe não tem jogadas ensaidas).

Os alas Thoni e Badé tiveram liberdade na primeira etapa para apoiar, porém não foram eficientes, principalmente nas bolas alçadas na área. Badé e Thony - nas cobranças de falta - que fiasco!

O Tigre, também, meteu uma bola na trave na etapa inicial, aos 44 minutos, com Fábio Santana.

Fim de primeiro tempo, ninguém mexeu no placar.

SEGUNDO TEMPO

Criciúma voltou melhor. O treinador do Tigre corrigiu o posicionamento de sua equipe em campo. Adiantou a marcação. Os atacantes passaram a jogar bem abertos, um na direita e um na esquerda, marcando os alas da Chape, ainda, no campo de defesa do Verdão.

Verdão perdeu as jogadas pelas alas que ficaram bloqueadas.

Com isso, o Tigre ganhou o meio de campo, pois tinha 4 homens no meio (dois meias e 2 volantes) e a Chape só tinha 3 homens (2 volantes e um meia).

Thony, para sair da marcação, passou, desordenadamente, a se enveredar pelo meio, deixando uma avenida aberta pelo seu setor, onde o bom lateral esquerdo Pirão do Cricíuma - que apoia bem no ataque -levava perigo.

Com a Chape perdida em campo, sem saída de bola, o Tigre abriu o marcador aos 10 minutos com Schwenck. Pirão na velocidade, sem marcação, cruzou bola rasteira na área, Grolli se atrapalhou, deixou a bola passar, e o atacante do Criciúma empurrou para as redes, abrindo o marcador. Tigre 1x0.

Depois do gol sofrido, treinador Ovelha, desesperado, abandonou o esquema com 3 zagueiros. Sacou Grolli, para entrada do atacante Leandro. A substituição não surtiu efeito. Então Ovelha promoveu mais duas alterações. Saiu Neném - que estava mal - para entrada de Rafael Bittencourt, e também deixou o campo Everton Garroni, para entrada de Everton Cezar.

A Chape - no desespero - desordenadamente - se lançou toda para a frente, e o Tigre perdeu várias oportunidades - nos contragolges - de matar o jogo.

Mas, aos 37 minutos, Everton Cezar arrisca chute de longe, e o goleiro Andrey falha, e a bola entra. É o empate do Verdão.

Nos últimos 10 minutos de jogo, computando os 3 minutos de acréscimos dados pelo árbitro, Verdão foi pressão total para cima do Tigre. Criciúma grogue em campo. A Chance da virada esteve bem próxima, esteve viva, após falha da zaga do Criciúma, Neílson entrou livre para marcar aos 43 minutos, driblou o goleiro, e perdeu o ângulo, chutando pra fora. Desespero do banco do Verdão. Neílson perdeu o gol mais feito da partida.

Fim de jogo.

Verdão eliminado da luta pelo título do turno.

FICHA TÉCNICA: CRICIÚMA 1X1 CHAPECOENSE

Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma (SC).
Data: 19/02/2011 (sábado).
Horário: 19h30 (de Brasília).
Público: 6.852 pessoas.
Renda: R$ 70.340,00.
Arbitragem: Célio Amorim, auxiliado por Carlos Berkenbrock e Josué Gilberto Lamim.
Cartões amarelos: Cléverson e Dema (Chapecoense).
Gols: Schwenck (Criciúma) aos 10/2º tempo; Everton César (Chapecoense) aos 37/2º tempo.

Criciúma
Andrey; Fábio Santana, Rodrigo, Toninho e Pirão; Carlinhos Santos, Mika, Pedro Carmona (Henik) e Roni; Schwenck (Diego Felipe) e Valdo (Lincom).
Técnico: Guilherme Macuglia

Chapecoense
Rodolfo; De Lazzari, Grolli (Leandro) e Dema; Thoni, Marcos Alexandre, Everton Garroni (Everton César), Neném (Rafael Bittencourt) e Badé; Cléverson e Neílson.
Técnico: Mauro Ovelha

ASSISTA AOS GOLS: CRICIÚMA 1X 1 CHAPECOENSE

Um comentário:

  1. Mas, Ovelha é treinador pro gasto,não evolui,por isso não tem mercado na série C e B. Na volta pro tempo final, visto que treinador do Criciúma corrigiu time, que chapecoense perdeu meio campo e perdeu jogada dos alas, Mauro Ovelha não fez nada,omisso, esperou Chapecoense tomar gol, para largar o esquema de 3 zagueiros. Deveria ter feito modificação antes, neutralizar vantagem de um jogador a mais no meio campo do tigre. Nessa hora, gente vê limitação técnica do treinador,por isso Chapecoense ficou perdida em campo, e só empatou pelo frango do goleiro do time da casa.

    ResponderExcluir