quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CONTRA O TIGRE, CHAPE TESTA SEUS LIMITES

No próximo sábado, 19, o Verdão do Oeste joga em Criciúma, no HH, contra o Tigre, às 19:30 horas. O jogo vale vaga na final do turno do Campeonato Catarinense.

A situação da Chapecoense é complicada, pois o Regulamento da competição só favorece a equipe da casa.

Senão vejamos:

O Criciúma tem tripla vantagem: primeiro, o fator casa; decide a vaga em seus domínios em jogo único, com apoio total de sua torcida no Estádio; segundo, tem a vantagem do empate; terceiro, tem direito a toda renda do jogo. A Chape só tem direito a uma ajuda de custo de R$ 5 mil.

É o Regulamento!

Pensando, friamente, todas essas vantagens estavam destinadas à Chape, porém a equipe "brincou" em serviço, e está aí o prejuízo...

A bobeira maior da Chape aconteceu no jogo, em casa, contra o Galo do Oeste; deixou escapar a vitória aos 49 minutos do segundo tempo. Empate 2x2. Com isso, Índio e Tigre terminaram a fase de classificação iguais, empatados, ambos com 15 pontos, porém o Tigre tem a vantagem do saldo de gols. Ambos os ataques marcaram 18 vezes, porém o Criciúma sofreu menos gol, por isso decide a vaga nos seus redutos.

Para a Chapecoense só resta vencer, para chegar na final do turno.

Qual a estratégia que o Mauro Ovelha vai utilizar para derrotar o Tigre?

Tudo vai depender do sistema de jogo que será utilizado pelo Verdão do Oeste.

Primeiro, como a Chape precisa atuar objetivamente para vencer o jogo, não dá para ir a Criciúma jogando com três zagueiros, sacrificando um meia de ligação, um meia atacante ou um meia de criação.

Nos jogos fora de casa, o sistema de jogo 3-5-2 vai bem, porém quando não se tem a obrigação de vencer.

Sábado a peleja é de vida ou morte! É vencer, vencer e vencer!

A necessidade é a mãe da invenção!

Pelas circunstâncias, o Mauro Ovelha precisa surpreender o Criciúma.

Então, na minha concepção, o técnico do Verdão, nesse jogo, deve abandonar o sistema de jogo 3-5-2, e partir, desde o início, para o 4-4-2, jogando com dois volantes e dois meias. É 8 ou 80. Calça de veludo ou bumbum de fora!

Não tem outra solução.

Chega dessa mentalidade de esquema defensivo e com medo de perder! Em jogo que só interessa a vitória, em jogo que se tem a obrigação de vencer, é preciso ser ousado! Chega de mediocridade!

No sistema 4-4-2, a equipe ideal da Chape: Rodolpho; Thoni, Dema, De Lazzari e Badé; Everton Garroni, Marcos Alexandre, Cleverson e Rafael Bittencourt; Neílson e Valdanes.

Obs:
1 - Neném é jogador para atuar só no segundo tempo, pois rende mais quando todos já estão cansados em campo;
2 - Cleverson é um baita jogador, porém só joga bem uma hora por jogo. Na última meia hora, se arrasta em campo. Aí que deve entrar o Neném, para não deixar cair o rítmo do jogo;
3 - Everton Cezar, bastou sair do time (deixou a titularidade), e a vitória voltou! Quando ele entrou no final do jogo contra o Brusque, Verdão voltou a tomar gol. Incrível! Everton Cezar precisa se reciclar, e voltar ter pegada, senão não tem lugar no time.
4 - Valdanes rende bem, muito bem, quando parte do meio de campo com bola dominada. Mas pelo setor direito há um problema para o Valdanes atuar, e que o técnico precisa resolver. Vale dizer: o Cleverson, camisa 10, é um meia direita, que se desloca muito pelos flancos na direta, e o Valdanes também atua pelo mesmo setor, no ataque. Então, é preciso encontrar o espaço adequado para os dois atuarem juntos!
5 - Neílson e Leandro no mesmo time, atuando juntos no ataque, não dá certo. Os dois só sabem finalizar, e olha lá, não possuem o recurso do drible, não possuem habilidade para construir jogadas.

Juízo Ovelha, e boa sorte Verdão!

2 comentários:

  1. Será que o Ovelha tem peito, coragem, para colocar o Chapecó jogar no 4-4-2 contra o Cri-cri? Pelo jeito os colono do oeste vão amorcegar o jogo, e vão morrer na praia mais uma vez. KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  2. Sou torcedor do JEC, e acompanho o noticiário dos clubes de SC. Parece que o Ovelha treinou ontem uma formação que tem no time Nene,Everton Cesar, e nada de Valdanes. Já pensou se isso é verdade. Parece que o treinador tá baratinado.

    ResponderExcluir