domingo, 28 de setembro de 2014

Fifa vai proibir que fundos de investimentos comprem jogadores

Media pedida pela Uefa pode afundar alguns clubes brasileiros que vivem às custas de parcerias para manter atletas de ponta no elenco.

Vide matéria no: Esportes.Estadão

E tem mais:

Fifa irá desregulamentar atividade de agente de futebol em 2015.

Figura do agente será substituída por intermediário. Discussões acontecem desde 2009 em congressos da entidade e já foram documentadas


Leia: LANCENET!

Lista de Agentes de Jogadores de Futebol, aqui no Brasil. Vide link: Agentes




sábado, 27 de setembro de 2014

TÉCNICO JORGINHO ERROU NAS SUBSTITUIÇÕES, E CHAPECOENSE É DOMINADA, MAS ESCAPA DA DERROTA

Foto: Chapecoense/Divulgação

Nesta noite, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, deu empate: Chapecoense 1x1 Criciúma.

É um resultado horrível, terrível, que expõe a fraqueza do Índio do Oeste.

Neste jogo, cada equipe dominou um tempo.

O Verdão do Oeste foi absoluto na 1ª etapa, dominou, fez o seu gol com Leandro, mas poderia ter feito mais. A equipe perdeu duas oportunidades de ampliar com Camilo; poderia ter matado o jogo no 1° tempo, se tivesse ampliado o marcador.

Ainda, no tempo inicial o juiz da partida, que é tecnicamente péssimo árbitro, expulsou, no mesmo lance, Bruno Silva (Cha) e Zé Carlos (Cri).

A Chape foi para o intervalo com vantagem no placar: 1x0.

No 2° tempo, a competência mudou de lado.

A Chapecoense voltou irreconhecível, um desastre, perdeu o meio de campo, e os laterais muito mal.

Por outro lado, o técnico do Criciúma arrumou, consertou, o seu time, fez duas substituições no intervalo que fizerem efeito.

O Tigre dominou o meio de campo, e logo empatou o jogo com o atacante Souza. Falha de marcação do sistema defensivo que deixou atleta do Criciúma ir à linha de fundo, dominar a bola e alçar pelo alto para dentro da área e a zaga não subiu, deixando o Souza livre que cabeceou para o fundo das redes, empatando a peleja.

Por sua vez, o técnico Jorginho omisso, dormindo... só mexeu na equipe após sofrer o gol de empate.

E ainda, quando o Jorginho Cantinflas mexeu no time, fez substituições totalmente equivocadas.

Primeiro, o Jorginho amarelou quando colocou o Wanderson no lugar do Zezinho; abriu mão de pressionar o Tigre, de buscar a vitória, pois perdeu criatividade no meio de campo. Era momento para entrada de um meia, e não um volante. Neném não estava no banco? Então coloca outro meia, e não um volante de contenção que sequer tem qualidade na saída de bola da defesa.

Com isso, a Chape perdeu de vez o poder de propor o jogo. O Wanderson deveria ter entrado no lugar do Ricardo Conceição, se fosse o caso.

A coisa ficou pior, quando o Jorginho tirou o Fabinho Alves, que estava mal mas cavava algumas faltas no ataque, para entrada do tecnicamente  horrível, nulo, Bergson. Mas pelo qual a opção pelo tecnicamente desastroso Bergson?

Com essas substituições equivocadas, malogradas, a Chapecoense ficou sem vida,  morreu em campo, e só não levou a virada, não perdeu o jogo por sorte, pois no último ataque do Tigre o atacante Souza entrou livre na área, escolheu o canto, e fuzilou, mas a bola caprichosamente explodiu no poste, e não entrou. Aleluia!

Ah, o técnico Jorginho ainda deixou de fazer a 3ª substituição, preferiu deixar o time ser dominado no 2° tempo; deveria ter fortalecido o poder de criação da equipe. O time não teve articulação, só ligação direta. Carambá!

Constatação: temos uma crônica esportiva fraca tecnicamente, desavisada, bajuladora, sensacionalista, que encheu a bola do Jorginho, endeusou o cara antes do tempo, antes da hora (isso já estava insuportável, enchendo o saco!) e bastou o 5° jogo do Jorginho para aparecer a verdade. O cara trocou as mãos pelos pés, hoje; deve ser responsabilizado pela perda de 2 pontos em casa.  A Chapecoense deixou de fazer o dever de casa, se não venceu o lanterna na Arena Condá, vai vencer quem na sequência?

Cadê o meia destro... e cadê meia canhoto que faltou hoje. 

O time não teve meio de campo no 2° tempo, foi dominado no setor.

Pois é.

Verdão segue no fio da navalha...

E a diretoria continua sonegando o meia-atacante destro, o meia -atacante canhoto, e acena com a possível contratação de um tal de Timbó, meu Deus!

Acorda diretoria!

Veja os lances e gols do jogo: Chapecoense 1x1 Criciúma




quinta-feira, 25 de setembro de 2014

TORCEDOR DA CHAPE ESTÁ COM UM PÉ ATRÁS

Neste sábado, a Chapecoense enfrenta o Criciúma, na Arena Condá, em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

É um clássico catarinense.

No 1° turno deste Campeonato Brasileiro, as duas piores apresentações do Verdão do Oeste foram,justamente, nos 2 clássicos catarinenses, ou seja, contra o Criciúma (no HH) e Figueirense (Arena Condá). Foram apresentações medíocres, muito abaixo da crítica.

Nesses jogos, a equipe da Chape ficou presa na forte marcação, nada produziu e foi derrotada.

Pois é.

Agora, no returno será que vai ser diferente?

Claro, tem que ser diferente!

Não é novidade que a equipe adversária irá atuar com cuidados defensivos, explorando os contra-ataques, jogando no erro da Chape, jogando por uma bola.

Logo, o técnico Jorginho, além da parte tática e da estratégia de jogo, precisa estar atento para a grande, imensa, dificuldade desse jogo, dar uma chacoalhada no grupo para que se encare esse confronto diante do Criciúma com extrema responsabilidade e inteligência, pois - até aqui - será o mais importante da temporada. É  confronto direto na luta contra o descenso, é jogo de 6 pontos.

É jogo divisor de águas.

Não tem outra solução (para manter vivo o sonho de permanecer na Série A), é obrigação, neste jogo, fazer o dever de casa.

Avante Verdão!

CHAPECOENSE DERROTA O ATLÉTICO PARANAENSE

Foto: Chapecoense/Divulgação


Ontem, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, Chapecoense 3x0 Atlético-PR.

Verdão fez o dever de casa; jogou para vencer, e venceu!

Registre-se que a meia cancha, meio de campo, correspondeu... com Bruno Silva, Ricardo Conceição, Zezinho e Camilo.  

Agora, esse jogo já é passado...

Não há nada a comemorar, pois neste sábado a Chape tem um jogo ultra importante, muito  difícil, é um clássico regional, enfrenta o Criciúma, na Arena Condá. 

É um confronto direto na luta contra o descenso. Para o Verdão só interessa a vitória. É jogo de 6 pontos. 

Será um jogo dramático, pois o Criciúma quer fazer o resultado.

Então,olho vivo, para evitar surpresa  desagradável.

Avante Verdão!



FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE
: Danilo; Ednei, Rafael Lima, Jaílton (Grolli) e Rodrigo Biro; Bruno Silva (Wanderson), Ricardo Conceição, Zezinho (Nenén) e Camilo; Leandro e Fabinho Alves.
Técnico: Jorginho

ATLÉTICO PARANAENSE: Wéverton; Suelinton, Gustavo, Cléberson e Willian Rocha (Lucas Olaza); Deivid, Hernani, Bady (Sidiclei) e Marcos Guilherme (Damasceno); Mosquito e Marcelo.
Técnico: Claudinei Oliveira

Gols: Bruno Silva (C), aos nove minutos do primeiro tempo. Camilo (C), aos 21 do segundo tempo e Leandro (C), aos 43 do segundo tempo

Cartões amarelos: Rafael Lima (C); Gustavo e Willian Rocha (A)

Arbitragem: Charles Hebert Cavalcante Ferreira, auxiliado por Pedro Santos de Araújo e Esdras Mariano de Lima Albuquerque (trio de Alagoas)
Local: Arena Condá, em Chapecó-SC

Público: 6.805 pagantes

Renda: R$ 76.890,00.

Veja os gols de Chapecoense 3x0 Atlético-PR



segunda-feira, 22 de setembro de 2014

CONTAGEM REGRESSIVA. SITUAÇÃO DA CHAPE É DRAMÁTICA

1 - Dirigente sem noção:

Ontem, após a derrota para o Grêmio, dirigentes da Chapecoense felizes com a derrota pelo placar mínimo. Malditos!!!  Se não sabem disfarçar que são torcedores do Grêmio, evitem dar entrevista. Situação vexatória...

2 - Zagueiro furão:

Rafael Lima não tem condições de ser titular da zaga do Verdão. Grolli, no momento, é o melhor zagueiro do plantel para fazer dupla com o Jaílton que vem jogando bem.

3 - Contratações (rumores):

- Danny Morais (zagueiro);

Obs: Ponte Preta, Macaca, anunciou a contratação do zagueiro Vilson,  ex -Grêmio, ex-Palmeiras, que estava no Cruzeiro-MG.

- Jussandro (lateral esquerdo);

Obs: A Lusa anunciou a contratação do meia Léo Costa, artilheiro do Paulistão 2014, com 9 gols, pelo Rio Claro. O jogador atua, também, na lateral esquerda.

- Meia-atacante? Falta contratar.

Obs: Chapecoense chegou à Série A (com Athos). Sem Athos, Chapecoense está rumo à Série B.  

- Atacante? Falta contratar

Pelo qual clubes de menor condição financeira, clubes de Série B, contratam jogadores de maior gabarito e a Chape só contrata refugos?

4 - Situação é dramática: vencer, vencer ou vencer:

O contexto está ficando tenebroso para a Chapecoense.

Veja:

O Verdão do Oeste tem ainda 8 jogos para fazer em casa, na Arena Condá (Atlético-PR, Criciúma, Internacional, São Paulo, Santos, Vitória, Botafogo e Cruzeiro). 

Desses 8 jogos precisa vencer 7 (sete) para permanecer na Série A. Mas, nessa relação tem 5 clubes grandes... Como vencê-los na Arena Conda?

Se o Verdão não consegue vencer, somar pontos, fora de casa, terá que vencer seus adversários na Arena Condá, para sonhar em permanecer na Série A.

Pois é.

A água está batendo na altura do nariz, Verdão está quase se afogando... 

E a diretoria está aí feliz:

- que o time empatou com o Corinthians (quando deveria estar desesperada, pois o jogo foi a maior barbada para a Chape vencer e não venceu, graças ao Fabinho Alves);

- que só perdeu de 1x0 para o Grêmio (quando deveria estar triste, desesperada, pois teve a oportunidade de sair com resultado positivo de Porto Alegre, mas faltou poder ofensivo, faltou poder de articulação na meia cancha).

A diretoria da Chape é tosca, pensa pequeno!

Teoricamente, da citada relação de jogos a fazer na Arena, a Chape tem condições de vencer o Atlético-PR, Criciúma, Botafogo e Vitória, mas - mesmo assim - vai ser dureza demais! Vai ser no sufoco...

Os outros 4 jogos em casa (Internacional, São Paulo, Santos e Cruzeiro), vai ser pedreira, vai ter que acontecer algum milagre, pois - se não houver contratação de meia diferenciado e um atacante finalizador - o risco de não somar pontos em casa é muito grande,nesses jogos.

Como visto, a Chapecoense tem que se agarrar com tudo, nos jogos desta semana contra o Atlético-PR e Criciúma, concorrentes diretos, jogos de 6 pontos. Terá que fazer duas vitórias, em casa, . Senão, a onça vai beber água antes da hora, e a vaca vai para o brejo com corda e tudo...

Acorda diretoria, está passando a hora de trazer o meia-atacante e o atacante goleador.

Avante Verdão!

domingo, 21 de setembro de 2014

CHAPE DOMINOU O GRÊMIO, MAS PERDEU O JOGO

Foto: Chapecoense/Divulgação
Grêmio 1x0 Chapecoense, jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, na Arena Grêmio, em Porto Alegre.

Mesmo com a derrota, a Chape terminou a rodada na 15ª posição, fora da zona da degola.

O Verdão do Oeste teve mais posse de bola, e o Grêmio atuou no contra-ataque, após fazer o gol.

A vitória gremista foi no sufoco...

Temos que lamentar, muito, essa derrota da Chape, pois, após sofrer o gol no início do jogo, o Verdão propôs, controlou, dominou, mas faltou o gol; faltou qualidade no ataque; faltou, também, um meia-atacante de chegada, de velocidade. A partir da saída do Camilo, que estava cansado, faltou um meia-atacante para fazer a diferença.

O ataque da Chapecoense foi inoperante, inexistente, mesmo atuando com 3 atacantes, na etapa final: Fabinho Alves, Leandro e Bruno Rangel. 

Bruno Rangel não tem futebol, parado, sem vontade, peixe fora d'agua. 

O ponto fraco da defesa do Verdão: Rafael Lima. Ele tem culpa no gol que a Chape sofreu; deixou o Barcos fazer o pivô, dominar a bola, e servir o Luan que finalizou para o gol, e o Dudu pegou o rebote, e mandou para as redes!

Jorginho, tecnicamente falando, coloca o Grolli no lugar do Rafael Lima. Sem falar que o Grolli é zagueiro goleador.

Agora, o Verdão tem a obrigação de fazer o dever de casa quarta-feira, na Arena Condá, contra o Atlético Paranaense.

Avante Verdão!



FICHA TÉCNICA



GRÊMIO:
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Geromel e Zé Roberto; Matheus Biteco, Walace, Fellipe Bastos (Riveros) e Luan (Fernandinho); Dudu e Barcos (Lucas Coelho).
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

CHAPECOENSE:
Danilo; Fabiano, Jaílton, Rafael Lima e Rodrigo Biro; Bruno Silva, Diones (Zezinho), Ricardo Conceição (Hyoran) e Camilo (Bruno Rangel); Fabinho Alves e Leandro
Técnico: Jorginho.

Gols: Dudu, aos 7 minutos do primeiro tempo.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (arbitragem de Goiás).
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre.


Veja a displicência de Rafael Lima que não se antecipou na jogada, deixou o Barcos dominar, e Grêmio 1x0 Chapecoense




sexta-feira, 19 de setembro de 2014

FABINHO ALVES, DE FORMA DISPLICENTE, PERDE GOL INCRÍVEL, E CHAPECOENSE SÓ EMPATA

Foto: Chapecoense/Divulgação

Ontem, na Arena Corinthians (Itaquerão), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, Corinthians 1x1 Chapecoense.

Com esse empate a Chapecoense continua na 14ª posição, mas agora distante 2 pontos da zona da degola.

Verdão jogou bem, principalmente no 2° tempo, quando dominou o jogo,  teve chance de virar o placar, mas Fabinho Alves - sem objetividade- desperdiçou a melhor chance do jogo. Fabinho Alves precisa evoluir como atleta, futebol ele tem, o que lhe falta é foco e, também, preparo físico. O cara anda fisicamente meio no bagaço. 

Mas, esse jogo já é passado.

O foco, a partir de ontem, é o confronto do Verdão contra o Grêmio, em Porto Alegre, neste domingo, às 18:30 h.

Se jogar atacando o Tricolor dos pampas, tem condições de obter resultado positivo.

Mas, para isso o time da Chapecoense terá que superar, deixar de lado, a síndrome de cachorro vira-lata, de guapeca.

Incrível, como o Verdão do Oeste se apequena quando enfrenta a dupla da Capital gaúcha, seja na Arena Condá, seja em Porto Alegre. Será que esse problema foi gerado pelos treinadores da escola gaúcha que passaram pelo Verdão e que temiam essa dupla?

Mas, agora pode ser diferente, o técnico Jorginho é da escola paulista de treinadores, e com ele não tem essa de subserviência, de amarelar, frente aos grandes de Porto Alegre.

Espero que o técnico Jorginho não amarele... ehhehehehehehhe

Avante Verdão


FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1x1 CHAPECOENSE
CORINTHIANS: Cássio; Ferrugem, Gil, Felipe (Bruno Henrique) e Fábio Santos; Ralf, Elias e Jadson (Lodeiro); Malcom, Luciano (Romero) e Guerrero.
Técnico: Mano Menezes

CHAPECOENSE: Danilo; Fabiano, Jaílton, Rafael Lima e Rodrigo Biro; Bruno Silva, Diones (Dedé), Ricardo Conceição e Camilo (Zezinho); Leandro e Fabinho Alves (Wanderson).
Técnico: Jorginho

Gols: Malcom (COR), aos 9' da etapa inicial. Ferrugem (COR) contra, aos 4' da etapa final.
Cartões amarelos: Jaílton, Fabiano e Rodrigo Biro (CHA)
Arbitragem: Felipe Duarte Varejão-ES, auxiliado por Luiz Cláudio Regazone-RJ e Gilberto Stina Pereira-RJ
Local: Arena Corinthians, em São Paulo
Público: 25.734 pagantes
Renda: R$ 1.359.473,00.

Veja os gols do jogo: Corinthians 1x1 Chapecoense



quarta-feira, 17 de setembro de 2014

PARA PEGAR O CORINTHIANS, QUE CHAPECOENSE TEREMOS?

O torcedor alviverde espera:

- que a equipe tenha foco, concentração, pegada, consistência defensiva, e equilíbrio entre os setores (defesa, meio de campo e ataque); 


que as linhas estejam compactas,bem próximas; 


- que a equipe não dê espaços ao time adversário trabalhar a bola, marcação em cima, bloqueando as jogadas adversária na origem, no seu nascedouro; 


- que - retomada a posse de bola - a equipe do Verdão tenha precisão, certeza no passe, valorizando a posse para não tomar pressão do adversário toda hora;


- que - retomada a posse de bola - a equipe trabalhe as jogadas com objetividade, clareza, segurança, invertendo a bola, com rapidez, velocidade, sempre buscando jogadas agudas, de infiltração, profundidade, em direção vertical ao gol adversário,principalmente pelos flancos;

- que a equipe se movimente em bloco, tanto defensiva, quanto ofensivamente, com agilidade e velocidade, dando opção de passe e construção de jogadas. 

O técnico Jorginho acena, em princípio, o Verdão do Oeste com a seguinte formação:

Danilo; Fabiano, Jaílton, Rafael Lima e Rodrigo Biro; Bruno Silva, Ricardo Conceição, Diones e Camilo; Fabinho Alves e Leandro.

Nessa formação, a disposição das peças do meio de campo (3 volantes e 1 meia)será no esquema tático: 4-3-1-2.

Por sua vez, o Corinthians, no tradicional 4-4-2, terá 2 desfalques para enfrentar a Chapecoense. Não conta com o lateral Fagner (3° cartão amarelo) e o meia Petros (suspenso pelo STJD). 

O Mano Menezes mandará a campo o timão com a seguinte formação, provavelmente: Cássio; Ferrugem, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Elias, Lodeiro e Renato Augusto; Luciano e Guerreiro

No 2° tempo,  o técnico Mano Menezes poderá contar com Jadson e o valorizado e habilidoso garoto da base: Malcom. 

Cuidado com o Timão!

Que Chapecoense teremos? 

A resposta está com os jogadores e com o técnico.

Avante Verdão!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

PELA SEQUÊNCIA DIFÍCIL DE JOGOS NA TABELA, SITE CHANCE DE GOL COLOCA A CHAPECOENSE NA ZONA DA DEGOLA

Aquela derrota para o Coritiba, em Curitiba, continua fazendo estragos nas probabilidades da Chapecoense permanecer na Série A. Simplesmente houve uma inversão de posição, agora aparece o Coxa Branca na frente do Verdão do Oeste.

Veja Classificação e Probabilidades - Projeção calculada pelo site CHANCE DE GOL:



TimesPtsJVEDGPGCSGProbab. de
título
Probab. de
ficar no G4
Probab. de
rebaixamento
1Cruzeiro4621144343212292.8 %99.97 %quase 0 %
2São Paulo422112633722155.9 %92.5 %quase 0 %
3Internacional37211146271890.6 %59.2 %quase 0 %
4Corinthians36219932513120.3 %44.7 %quase 0 %
5Fluminense352110563520150.4 %48.8 %quase 0 %
6Grêmio35211056181440.03 %14.8 %0.02 %
7Sport31219482027-7quase 0 %1.9 %1.2 %
8Atlético MG3121876242040.05 %24.0 %0.02 %
9Santos2921858241950.02 %11.3 %0.1 %
10Flamengo28218491724-7quase 0 %1.5 %1.9 %
11Atlético PR282177727270quase 0 %0.8 %3.9 %
12Goiás27217681520-5quase 0 %0.2 %7.5 %
13Figueirense252174101829-11quase 0 %0.08 %14.9 %
14Chapecoense232165101624-8quase 0 %quase 0 %46.6 %
15Botafogo222164112125-4quase 0 %0.02 %26.4 %
16Palmeiras212163121628-12quase 0 %0.02 %35.9 %
17Criciúma212156101026-16quase 0 %quase 0 %87.6 %
18Coritiba20214891820-2quase 0 %quase 0 %42.1 %
19Bahia20214891519-4quase 0 %quase 0 %57.5 %
20Vitória182146111929-10quase 0 %quase 0 %74.3 %

Nesta semana, a Chapecoense tem jogos muito difíceis, fora de casa, contra o Corinthians e Grêmio. Adversários da ponta de cima da tabela.

A lógica aponta, prevê, duas derrotas do Verdão do Oeste.

Será que o técnico Jorginho e seus comandados, simplesmente, irão para esses jogos para cumprir tabela?

Se o futebol é uma "caixa de surpresas" (nem sempre dá a lógica), então é hora do treinador Jorginho e os jogadores do Verdão mostrarem serviço, e buscar pontos fora da Arena Condá. Afinal, dentro das 4 linhas, o jogo é 11 contra 11. Cadê o espírito guerreiro do Índio do Oeste?

O Verdão do Oeste ainda não conseguiu pontuar fora de casa, neste 2° turno. Chegou a hora de somar os primeiros pontos fora de seus domínios.  

Naquele jogo em Curitiba, a equipe da Chape foi passear e voltou com 3 bagas na bagagem.

E, agora, contra o Corinthians a situação pode ser totalmente diferente;  é hora, momento, oportunidade de ouro, da equipe redimir-se e, na base da superação, mostrar seu valor!

Avante Verdão!

sábado, 13 de setembro de 2014

CHAPECOENSE DERROTA O SPORT RECIFE

Foto: Chapecoense/Divulgação
Nesta tarde, na Arena Condá, Chapecoense 3x1 Sport Recife.

Na estreia do técnico Jorginho, que comandou a equipe juntamente com o auxiliar Celso Rodrigues, o Verdão do Oeste teve atitude, e fez o dever de casa.

É verdade que o Sport Recife jogou muito desfalcado, mas isso não tira o mérito do Índio.

Frise-se que as mudanças na equipe, em relação àquele fatídico jogo em Curitiba do meio da semana, surtiram efeito. O time ficou mais equilibrado em campo.

Atuaram bem Bruno Silva, Leandro, Tiago Luís, Grolli, Ricardo Conceição e até o Rodrigo Biro ressuscitou seu futebol.

Destaque, também, para a bola parada do meia Camilo. Em duas faltas cobradas por Camilo surgiram 2 gols da Chapecoense.

Com essa vitória, a Chapecoense ocupa, momentaneamente, a 14ª colocação na tabela de classificação.

Em que pese essa vitória, não há muito a comemorar, pois a Chapecoense, agora, tem duas pedreiras pela frente, fora de casa: Corinthians (quinta - feira, no Itaquerão) e Grêmio (domingo, em Porto Alegre). É preciso buscar pontos fora de casa, senão a corda volta a apertar o pescoço. A luta continua, para não entrar na zona da degola.

Contra o Corinthians a Chape terá uma baixa: Tiago Luís, que deu velocidade, profundidade e verticalidade ao ataque, saiu de campo lesionado, com estiramento muscular, e desfalca o Verdão. 

Como disse, essa vitória contra o Sport já é passado, e agora o próximo desafio é o Corinthians, em São Paulo.

É preciso manter o foco, concentração, pegada na marcação, compactação, aproximar as linhas, e inteligência, para somar pontos na tabela de classificação, no confronto contra o Coringão.

Avante Verdão!


FICHA TÉCNICA

CHAPECOENSE 3X1 SPORT RECIFE

CHAPECOENSE:
Danilo; Fabiano, Grolli, Jaílton e Rodrigo Biro; Bruno Silva (Wanderson), Dedé (Zezinho), Ricardo Conceição e Camilo; Tiago Luís (Maílson) e Leandro. Técnico: Jorginho

SPORT:
Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê (Zé Mário) ; Wendel, Rithely, Ibson e Igor (Mike); Érico Júnior (Vitor) e Felipe Azevedo. Técnico: Eduardo Batista

Gols: Grolli (C), aos 42' etapa inicial e aos 42' da etapa final. Tiago Luís (C), aos 18" do 2° tempo, Felipe Azevedo (S), aos 37';

Arbitragem: Rodrigo Batista Raposo, auxiliado por Marrubson Melo Freitas e José Araújo Sabino
Cartões amarelos: Durval, Érico Júnior.
Local: Arena Condá, em Chapecó
Público: 4.737 pagantes
Renda: R$ 41.340,00.


Veja os gols: Chapecoense 3x1 Sport Recife


RICARDO “URUBU” LOPES

Meia ofensivo/atacante, 23 anos,  Globo Futebol Clube, Ceará Mirim/RN.

O jogador marcou 16 gols no Campeonato Potiguar 2014.

Marcou 5 gols na Série D 2014, até agora, pois o Globo está disputando a competição.

Recentemente, o atleta renovou seu vínculo com a equipe do Globo até 2018. 

Veja a informação constante do Blog do Major, publicada em 06/05/2014 :
O assessor do clube, Canindé Perera, conversou com o Blog do Major, e falou a seguinte: O atacante Ricardo Lopes apareceu como rescisão no BID da CBF por um único motivo; será lançado um novo contrato, haja vista que o atleta renovou até 2018. Esse novo contrato, deverá ser publicado ainda hoje no BID da CBF.

Agora nada impede que o jogador seja emprestado ou vendido, caso seja rentável para o clube.

Alguns clubes, como Atlético-PR, ABC, América-RN, um time da china estão de olhos bem abertos….
A contratação desse atleta, por empréstimo até o final do ano, seria um diferencial para a Chapecoense.

Pelo que consultei, o jogador teve um empréstimo breve para o Interporto/TO, após o término do Campeonato Potiguar 2014, para os jogos finais do Campeonato de Tocantins, e retornou para o Globo para a disputa da Série D 2014. Logo, ele não jogou a Copa do Brasil pelo Interporto/TO.

Isso significa que ele ainda não disputou, este ano, 2 competições que a CBF administra.

Assim, poderia disputar disputar a Série A pela Chapecoense, caso o Verdão tivesse interesse na sua contratação, por empréstimo até o término da Série A.

Mas, será que a diretoria tem algum interesse, de verdade, em contratar algum jogador para salvar a equipe do iminente descenso?

Tenho dúvida que seja contratado algum reforço, pois este ano a diretoria está se superando em estragar tudo...

Veja 2 gols de Ricardo Lopes contra o Betim, na Série D 2014- Betim 2x3 Globo:

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A CHAPECOENSE CONTRATOU O TÉCNICO JORGINHO, E DAÍ?

Não acredito que o treinador Jorginho vai tirar "leite de pedra" aqui na Chapecoense.

No últimos anos, esse treinador notabilizou-se por trabalhos "relâmpados" por onde passou. 

A força do seu trabalho está nos primeiros jogos sob seu comando, e depois perde força. Não é um treinador disciplinador/tem problema com a questão disciplinar.

Como a Chapecoense tem 18 jogos para lutar contra o descenso (9 jogos em casa, e 9 jogos fora), e não tem gordura para queimar, não existe tempo para perder.

A matemática é simples: vencer os jogos em casa, e empatar os jogos fora de casa, nada de escolher os adversários. Ou seja, terá que ter média de 2 pontos ganhos por jogo.

Se após 4 jogos no seu comando, não apresentar aproveitamento de 8 pontos. É pá e bola. Contratar outro treinador.

Mas, para o grupo corresponder, de imediato, é necessário antes de tudo:

1) fazer uma assepsia no vestiário (separar o joio do trigo):

Afastar do grupo, os jogadores baladeiros, aqueles que não se cuidam fisicamente, que possuem vida social intensa e desgastante (nos jogos não rendem, pois estão fisicamente no bagaço em face dos compromissos extra campo, vivem de lesão em lesão);

2) rescisão de alguns contratos, para mostrar que a diretoria não é banana:

Rescindir alguns contratos. Na minha concepção não fazem falta para o Clube: Rodrigo Biro, Neuton e Bruno Silva (não se firmaram).

3) fazer, pelo menos, 4 contratações de impacto:

Contratar, pelo menos, lateral esquerdo, meia destro, atacante goleador e zagueiro xerifão;

4) mandar para o banco o Bruno Rangel:

Bruno Rangel está mal técnica e fisicamente, se arrasta em campo. Passa a ser opção no 2° tempo dos jogos.

5) contratar os atacantes:

- Ítalo (Guaratinguetá), Ricardo Lopes Urubu (Globo/RN) e Wanderson (ASA)

6) Dar ultimato:

-Fabinho Alves e Tiago Luís. Qual a deles? Eles são jogadores de futebol? Qual é o foco deles?

Se não houver contratação de jogadores, assepsia do vestiário (separação do joio do trigo), a mera contratação de técnico não surtirá efeito. Perda de tempo.

Avante Verdão!


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

CHAPECOENSE EM QUEDA LIVRE, DESGOVERNADA

Coritiba 3x0 Chapecoense

É triste ....

Todas as equipes estão crescendo, encorpando, na competição e a Chapecoense está em sentido oposto, na contramão, definhando, descendo a ladeira...

O time da Chapecoense é ridículo. Os jogadores do Verdão não foram profissionais, na noite de hoje.

Veja, os jogadores do Verdão do Oeste entraram em campo com o freio de mão puxado, viajaram  para Curitiba para passear, e deram vexame. 

O time é fraco tecnicamente e, ainda, entrou em campo de salto alto, sem foco, sem vida.

Time frouxo, fraco, meigo.

Vergonha!

Pallaoro e Maringá, desde dezembro do ano passado, estão errando muito... Há muito desmando, teimosia, no departamento de futebol. 

A Tsunami está se aproximando, chegando e o Verdão não sai da reta...

Será que ainda há tempo para se salvar?

terça-feira, 9 de setembro de 2014

GESTÃO FINANCEIRA DA CHAPECOENSE. CLUBE É DEPENDENTE DA COTA DE TV

O Clube não tem dívida vencida, há parcelamentos de dívidas com a União e há causas trabalhistas em curso.

Neste ano, o Clube - até o momento - trabalha com superavit, nada expressivo.

De qualquer forma, o importante é trabalhar no azul, e não no vermelho.

Pois é.

Mas, o que quero abordar aqui são as fontes de receitas da Chapecoense. Ou seja: a segurança, a qualidade, das fontes de receitas do Clube.

Veja, todo clube sério, perene, deve dar ênfase na geração de receitas por meio de fontes seguras, permanentes, diversificadas, para evitar a dependência de receitas eventuais, contingenciais, subvenções etc.

Os clubes brasileiros, em regra, estão pré-falimentares, e dependem muito, cada vez mais, das receitas da venda dos direitos de transmissão dos jogos (dinheiro da TV).

Em regra, as fontes de receitas dos clubes estão assim classificadas:

1- Cotas de TV;
2-Patrocínios e publicidade;
3-Social e amador;
4- Negociação de atletas (vendas etc);
5-Bilheteria;
6-Royalties (licenciamentos de produtos com a marca do clube);
7- Outras receitas.

A Consultoria BDO tem um excelente trabalho sobre as finanças dos clubes brasileiros, e um dos seus quadros reproduz os percentuais das participações das fontes de recursos. Veja, a seguir, os valores médios das fontes de receitas dos 20 principais clubes brasileiros, no ano de 2011:

1- Cotas de TV -----------------------------------------------------------------------------------36%
2-Patrocínios e publicidade------------------------------------------------------------------18%
3-Social e amador-------------------------------------------------------------------------------13%
4- Negociação de atletas ---------------------------------------------------------------------15%
5-Bilheteria----------------------------------------------------------------------------------------08%
6-Royalties (licenciamentos c/ uso da marca do clube) e outras receitas-----10%

De plano, observa-se que os clubes brasileiros dependem, sobremaneira, das Cotas de TV.

Isso é ruim, pois - no caso de descenso - o Clube afunda, em todos os sentidos, pois perde ou reduz, drasticamente, a fonte de receita - Cotas de TV.

No caso da Chapecoense, a dependência do Clube quanto à verba - Cota de TV - é ainda maior. 

Por exemplo, em relação ao orçamento de R$ 32 milhões para 2014, as receitas estão assim previstas, grosso modo:

1- Cotas de TV -----------------------------------------------------------------------------------------52%
2-Patrocínios e publicidade------------------------------------------------------------------------15%
3-Social e amador--------------------------------------------------------------------------------------17%
4- Negociação de atletas (receitas com vendas, empréstimos, de atletas)---------0,0%
5-Bilheteria----------------------------------------------------------------------------------------------06%
6-Royalties (licenciamentos de produtos com a marca do clube)----------------------05%
7-Outras receitas--------------------------------------------------------------------------------------05%

A Chapecoense, sem dúvida, precisa aumentar as campanhas para angariar novos sócios, o ideal é um quadro societário na casa dos 15 mil. Está longe disso...atualmente o Clube tem um pouco mais de 11 mil sócios-torcedores. 

As receitas com o futebol amador do clube e venda de jogadores são inexistentes, é preciso se mexer, fazer, pelo menos, o que os outros clubes da Série A estão fazendo, né? 

O Marketing precisa trabalhar, é fazer da Chapecoense um Clube regional. Primeiro passo, é abrir a cabeça desses viventes que hoje são responsáveis pelo marketing do Clube.Acho que eles não conhecem nem o Hino do Clube. Se o Hino fala em "Ó Glorioso verde que se expande", então o marketing precisa dar uma força, regionalizar o Verdão. Isso é o mínimo que se espera do marketing.  É preciso regionalizar a Chapecoense, desde Lages até Dionísio Cerqueira (isso em SC), mas há todo o Sudoeste do Paraná e Norte do Rio Grande. 

Por fim, se a Chapecoense depende, basicamente, das cotas de TV para sobreviver, então o pulo do gato é permanecer na Série A, mas pelo qual a diretoria joga contra...está com o freio de mão puxado, quer mandar o clube para série B...

Sinto muito, mas tenho que dizer, o torcedor da Chapecoense, em regra, é como uma vaca de presépio, aceita tudo passivamente que a diretoria faz ou não faz. Está na hora do torcedor cobrar, exigir, de forma veemente, a contratação de um meia destro, de um lateral esquerdo, de um atacante goleador e de um zagueiro Xerife. Isso é o mínimo. E se perder para o Coritiba e não ganhar do Sport Recife, contratar um novo treinador...

Avante Verdão!