quinta-feira, 5 de junho de 2014

É HORA DE SALVAR A CHAPECOENSE DO DESCENSO

Ontem, o Sport derrotou o Bahia por 1x0, em jogo adiado da 5ª rodada que - na época - não pôde ser realizado, por falta de segurança, por motivo de força maior (falta de policiamento).

Em face dessa derrota do Bahia, nos critérios de desempate a Chape ganhou uma posição na tabela de classificação, passando para 15ª posição.

Mas, cuidado torcedor para não se iludir.

É bom, sim, estar fora do Z4 neste período de recesso do Campeonato Brasileiro para a realização da Copa do Mundo, mas não há nada a comemorar!

Na verdade, a sorte da Chapecoense, no Campeonato Brasileiro de 2014, depende do que a diretoria fizer neste recesso.

O time é ruim, precisa - pelos menos - 5 reforços em nível de titularidade, para se manter na elite do futebol brasileiro.

Mas, como a direção de futebol está totalmente sem noção, sem parâmetro confiável,  é pouco crível que o contexto da Chape mude da água para o vinho.

A esperança é última que morre. 

Para alavancar essa diretoria de futebol, só se houver tecnicamente um up grade (incorporar alguém com domínio, conhecimento técnico acerca do mercado da bola).

Pois é.

Causa me pânico, o mero cogitar de contratação do treinador Caio Jr. Tecnicamente, esse treinador há muito tempo perdeu espaço, mercado, não tem rendimento técnico. Se for para contratar treinador que já vem com prazo de validade vencido, então é melhor manter o Celso Rodrigues que conhece bem o plantel da Chapecoense e será capaz, desde o reinício da Série A, armar e alavancar o time em campo, de forma consistente.

Penso que a diretoria de futebol deve, sim, efetivar o Celsão como treinador. Ele mostrou, nos 3 jogos que comandou a equipe, que sabe extrair o melhor de cada jogador em campo, em prol do resultado coletivo. Futebol é esporte coletivo. O resultado do jogo é o somatório do rendimento individual e coletivo. Com Celsão no comando, houve uma alavancagem no rendimento individual e coletivo dos jogadores em campo. Por isso, os resultados positivos aconteceram, mesmo com esse time limitado, fraco. É preciso qualificar o time! 

Entendo que a Chape precisa agir com cautela na negociação com o Régis. Se for para se desfazer desse excelente jogador, somente  mediante recebimento da compensação de 500 mil euros. Ato contínuo, contratar o Cárdenas por empréstimo ou aquisição dos direitos econômicos por 800 mil euros e ainda trazer, por empréstimo, o meia-atacante Jorge González. Cárdenas e González podem jogar na mesma formação. O meio de campo ficaria qualificado.

Para terminar,  espero que a diretoria não confunda as coisas, não faça a besteria de abrir mão do Régis  para trazer o atacante Felipe Azevedo. Aí seria uma negociação, deveras, perdulária, nociva ao Verdão. Felipe Azevedo até poderá ser contratado, mas fora da compensação financeira pela eventual saída do Régis.

Neste recesso para a Copa, todos os clubes da Série A vão mover céus e montanhas para qualificar respectivos times. Após o recesso, os clubes virão muito mais fortes (será outro certame!), e quem perdeu tempo e não qualificou o time, vai sofrer o impacto rumo ao Z4.

Acorda direção de futebol da Chapecoense.

Avante Verdão!

5 comentários:

  1. Nelson, se o Régis sair, mais a dispensa do Wescley, o certo seria contratar 3 meio-campistas.

    - Sherman Cárdenas (destro), 24 anos, Atlético Nacional (Colômbia)

    - Jorge "Torito" González (destro), 26 anos, Libertad (Paraguai)

    - Matías Adrian Defederico, meia esquerda, 24 anos, ex-Corinthians, atualmente no Huracán, clube da 2ª divisão do campeonato argentino

    ResponderExcluir
  2. Acho que a direção de futebol da Chapecoense deveria tomar SEMANCOL. Quem é Roger, como técnico? Só porque o Juventude está disputando a fraca Série C e conseguindo alguns resultados, já estão querendo trazer ele para o Verdão. Parem com isso!!! O cara nem treinador é, e já estão enchendo a bola vazia dele.
    Marquinhos Santos ???? Depois que foi demitido do Coritiba um ou 2 anos atrás, nada tem mostrado por onde passa, por isso coleciona demissões em sequência. Para mim, o técnico tem que ser Argel Fucks, se não for esse, então tem ir de Celsão mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Lateral esquerdo Anderson Santana, 28 anos, é oferecido ao Palmeiras

    O jogador deixou a Ucrância, onde defendia o Chornomorets Odesa, em face da radicalização dos confrontos entre forças de defesa da Ucrânia contra os separatistas pró-Rússia.

    Esse jogador seria uma boa contratação para a Chapecoense reforçar a ala esquerda, onde Newton é muito irregular, inconstante, e Rodrigo Biro, lamentável, contratação furada, não tem condições de vestir a camisa da Chapecoense Série A.

    Outras informações:

    http://www.futebolinterior.com.br/futebol/Brasileiro/Serie-A/2014/noticias/2014-06/Palmeiras-estuda-contratar-Anderson-Santana-ex-Chornomorets-Odesa

    ResponderExcluir
  4. A Chapecoense, para ficar livre do rebaixamento, terá que somar 46 pontos.

    Ou seja: 13 V e 7 E

    (até agora, em 9 jogos conseguiu : 2 V e 2 E).

    Faltam ainda 11 V e 5 E, nos 29 jogos que remanescem.

    A situação não parece difícil, numa primeira análise, pois dos 87 pontos a serem disputados só precisa de 38 pontos, ou seja, 44% de aproveitamento.

    Mas não é bem assim, a situação é complicada, pois a Chapecoense só tem mais 14 jogos em casa, e como o aproveitamento da Chape em casa é de apenas 50% (até agora), vai precisar elevar esse aproveitamento para 70%, ou seja, terá q conseguir 30 pontos nos 14 jogos a fazer em casa (10 V, ou 8V e 6 E). Então, no 15 jogos fora da Arena Condá, terá que buscar, pelo menos, 8 pontos (3 V ou 8 empates), se fizer o dever de casa.Senão, vai precisar conquistar mais pontos fora de seus domínios.

    Conseguir empatar fora de casa vai ser dureza!

    Vencer fora da Arena Condá vai ser ainda mais difícil.

    Estou para ver: contra quem será a 1ª vitória da Chape fora de casa?

    ResponderExcluir
  5. Mas que papo furado esse da diretoria, dizendo que as dispensas depende do que o novo treinador não tiver interesse em aproveitar. Se vier um treinador que não conhece o grupo, lascou tudo, vamos ter que perder jogos com as experiências malucas dele, até conhecer o grupo. Aí a luta contra o rebaixamento poderá ser tarde.Todo mundo sabe, hoje, agora, quem deve ser dispensado, então pelo qual esse papo furado dessa diretoria que gosta de fiasco.

    ResponderExcluir