sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A FASE É BOA, MAS CUIDADO PARA NÃO ESCORREGAR

Peço desculpa aos assíduos internautas que acessam este Blog. 

Por absoluta falta de tempo, não foi possível atualizar o Blog, publicar matéria, e repercutir o triunfo da Chapecoense contra o Atlético-GO, o Dragão do Centro-Oeste brasileiro.

Na última terça-feira, o Verdão derrotou o Dragão por 3x0, e está na cola do Porco.

A Chapecoense está em evidência na mídia nacional e internacional, com muitos elogios e todos muito surpresos, incrédulos, com a bela campanha.

O Índio do Oeste, finalmente, está mostrando sua força, sua bravura, ao Brasil e ao mundo.

Mas, essa campanha positiva da Chape não rende somente dividendos, traz junto muita preocupação, muita responsabilidade, pois para se manter na ponta de cima da tabela de classificação, para se manter em evidência, para merecer essa empatia do público, por muito tempo ou de forma permanente, é preciso consistência, racionalidade, humildade,  muita luta, dedicação, ter os pés no chão, e muito foco,  para não se deixar levar pelo oba-oba, dar com os burros n'agua, e sucumbir.

Fora soberba!

Dito isso, algumas questões, como torcedor da Chapecoense, estão me inquietando:

1) - O atacante Bruno Rangel, 31 anos, vem sendo assediado por grandes clubes, mas querem leva-lo de graça, pois - pela idade - acham temerário pagar a multa cheia, e o cara não render nada no novo clube. Quem não arrisca não petisca, como diz o ditado popular. Nesse caso, a Diretoria da Chape deveria ter uma estratégia bem clara: neste momento, de forma imediata, rápida, já, deveria dar um aumento de salário ao BR9, aumentar a multa rescisória e esticar, prorrogar o contrato dele até 31 de dezembro 2014. Para se precaver contra as aves de rapina, que são os grandes clubes da Série A verdadeiros predadores!

2) - Para o sucesso do clube, o primeiro passo é ter um bom técnico.

O técnico Gilmar Dal Pozzo já demonstrou nesta Série B que tem talento como técnico e que merece ser valorizado pela Chapecoense. Por isso, está na hora da direção da Chape, com cuidado, com cautela, começar a negociar a prorrogação do contrato do técnico para 2014. Começar a negociar enquanto é tempo, para não perder tempo. O Verdão tem várias prioridades neste momento, e uma delas, com certeza, é negociar nos bastidores, sem alarde, sem jogar na imprensa, a renovação do contrato do técnico. É preciso se precaver, inclusive contra a imprensa sensacionalista, que no afã de dar a notícia em primeira mão, furo de reportagem, bagunça com o planejamento do clube.

3) - Finalmente o técnico Gilmar Dal Pozzo abriu o leque de opções, dando oportunidade a outro meia do plantel, no caso do Danilinho. Havia muita dúvida, se eventualmente o Athos e o Neném não pudessem atuar, quem seria o meia? O Dal Pozzo, finalmente, está preparando o meia Danilinho. Agora, como disse o técnico, o Danilinho precisa se ajudar, precisa ser competitivo, precisa, cada vez mais, provar que é competitivo, ou seja, não é só armar as jogadas, mas também precisa voltar para marcar, disputar a bola, correr atrás do adversário para desarmar, "comer grama", "sujar a bunda no chão", "colocar o coração na ponta da chuteira", "ter sangue nos olhos", ou seja, ser um guerreiro  em campo.

4) - Com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, a Chape começa a ter dinheiro em caixa, e aí que mora o perigo. É preciso empregar esse dinheiro com cautela, com parcimônia, com responsabilidade. Tem o centro de treinamento para construir, tem as categorias de base que é preciso alavancar, para conquistar uma vaga na Copinha São Paulo de Jr, para ter um time competitivo o ano que vem na Copa Brasil sub 17 e sub-20. Muita coisa séria é preciso fazer!

5) - É o momento de estruturar e consolidar a Chapecoense! A Direção já percebeu que, quando o trabalho é sério, o torcedor se engaja vem junto...é o maior aliado do clube. O Verdão do Oeste vive momento máximo,  goza de confiança irrestrita do seu torcedor e das forças vivas da sociedade de Chapecó e região. A Diretoria da Chape, de forma diuturna, de forma inteligente, precisa capitalizar, cada vez mais, essas forças positivas, e alavancar o Verdão do Oeste, pois a Série A, não é somente um sonho longínquo, está muito mais próxima do que parece...

6) - O jogo contra o Guaratinguetá, neste sábado:

É necessário grande cuidado com a equipe da Garça, que vem para fazer "o crime" em campo. Todo o cuidado será pouco, para não escorregar no tomate.

Avante Verdão!

5 comentários:

  1. No Post, esqueci de abordar a questão do lateral esquerdo Alan.

    Com a suspensão do Alan por 6 meses, o contrato de trabalho dele com a Chapecoense, nessa situação, está automaticamente suspenso, a partir da ciência da condenação.

    A Chape, nessa situação, não tem obrigação de pagar o salário, pois o jogador está impedido legalmente de trabalhar com futebol, no período de duração da pena e o clube, como já publicado na imprensa, não tem culpa no episódio.

    Ainda, no caso de recurso, o Tribunal Peno não pode agravar a pena se houver recurso apenas do réu.

    Mas, se a Procuradoria do Tribunal recorrer pedindo o agravamento da pena, é possível o agravamento da pena.

    Então, é preciso esperar até o último minuto do prazo para recurso, para ver se a Procuradoria irá protocolar, ou não, recurso.

    Nesse imbróglio, a Direção da Chape poderia com inteligência e estratégia, apenas uma sugestão, caso a pena dele seja confirmada ou ser irreversível, confirmada ou mantida em 6 meses, fazer um acordo com o procurador do jogador e com o jogador. Ajudar o jogador financeiramente nesse período, mas antes fazer a prorrogação do contrato até o final de 2015, resguardando os direitos do clube, para tê-lo nesses anos. Pois, parece que o Alan tem potencial e idade para ainda dar alegrias para o clube.

    Nesse caso, se houver boa vontade de todas as partes, "uma mão pode lavar a outra, como diz o ditado popular".

    Outra questão:

    Há uma decepção clara do torcedor com o meia Diego Miranda. O cara fez um bom campeonato gaúcho e na Chapecoense o cara está só esquentando banco. Se bem que fazer um bom campeonato gaúcho não representa nada, pois é campeonato decadente, onde o campeão todo ano é o time B do inter ou do grêmio. Então, nada que vem do futebol gaúcho do interior serve de parâmetro seguro. Como não existe um setorista de plantão, com mínima qualidade, para acompanhar os treinos da Chape, no dia a dia do Verdão, o torcedor não sabe o que está acontecendo com o futebol do Diego Miranda, se merece ou não uma vaga no time. Qual é o problema do Diego Miranda? . Mas, por hora, é sem dúvida uma decepção. Talvez esteja faltando competitividade para o Diego Miranda, ou seja, "comer grama" nos treinos, disputar a bola com vontade em cada lance, correr atrás do adversário, desarmar o adversário, "ralar a bunda no chão", colocar "sangue nos olhos", "colocar o coração na ponta das chuteiras", ser um índio guerreiro de verdade.
    Era isso, mas sempre pensando em prol da Chapecoense.

    Avante Verdão do Oeste!

    ResponderExcluir
  2. O tec. Mauro Ovelha assumiu o comando técnico do Crac/GO final do mês passado, com o time na lanterna. Nos 2 jogos que fez, já conseguiu 2 resultados positivos. Crac 1x0 Macaé e Duque de Caixar 1x1 Crac.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito Nelson, iria justamente falar que vc tinha esquecido de mencionar o caso do Alan. Partilho da mesma ideia que você. A Diretoria da Chape tem de ser esperta, fazer um acordo com o jogador, continuar pagando o salário e renovar o contrato por um período mais longo e estipular, se preciso, um valor de multa maior, pois com certeza potencial esse garoto tem e é muito novo ainda....ele pode ser a "galinha dos ovos de ouro" da chapecoense.

    ResponderExcluir
  4. Jogo Chapecoense x Guaratinguetá é adiado para 16:00 horas de domingo.A delegação do Guara perdeu o voo em Florianópolis, e vai se descolocar de ônibus para Chapecó, previsão de chegada altas horas desta noite de sexta-feira.

    ResponderExcluir
  5. Aos desavisados, o Guaratinguetá teve problema de voo ainda em São Paulo que levaria a delegação a Floripa (atraso).

    Esse atraso ocasionou a perda da conexão, em Floripa, para Chapecó.

    Por isso, a delegação do Guaratinguetá, ainda em São Paulo, preferiu embarcar em outro voo com destino a Curitiba, e de lá seguiu de ônibus a Chapecó.

    ResponderExcluir