quinta-feira, 19 de julho de 2012

QUAL O PAPEL DA FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL?

Caros internautas, há poucos dias escrevi que não acreditava na realização da Copa Santa Catarina 2012, denominada, também, de "Copinha".

As razões são óbvias, por demais óbvias para não realização desse certame; porém, a FCF - por interesse que não se sabe qual (?) - convocou os clubes da divisão de elite e realizou, há poucos dias, o Conselho Técnico, definindo, a todo custo, a realização da indigitada Copinha, marcando, inclusive, data para início da competição!

Das 10 equipes da 1ª divisão do futebol catarinense, AvaíFigueirense já possuem vaga na Copa do Brasil 2013, via Campeonato Catarinense 2012 (Campeão e Vice, respectivamente). Logo, desistiram de participar da Copinha.

O Criciúma, que vai bem na Série B do Brasileiro e está bem colocado na Ranking Nacional de Clubes - RNC deve conquistar a sua vaga na Copa do Brasil 2013 por esse ranking. Logo, também, desistiu da Copinha.

Brusque, Camboriú e Atlético de Ibirama desistiram, também, de participar, pois a competição é deficitária.

Sem essas 6 (seis) equipes a Copinha ficou esvaziada: verdadeiro mico!!!

Não obstante, o Marcílio Dias, que há poucos dias desistiu de participar do Campeonato Brasileiro da Série D 2012 (sem recursos),  estranhamente confirmou participação na Copinha 2012 (muito interessado!), embora rebaixado no último Campeonato Catarinense e já com seu departamento de futebol inativo (só volta a disputar competição oficial no 2º semestre do ano que vem: a segundona catarinense 2013!). A Copinha não é Campeonato de Juniores...Popeye!

Metropolitano, também, confirmou participação!

O Joinville, embora tendo grande chance de conquistar a sua vaga na Copa do Brasil 2013 pelo RNC, ainda assim confirmou participação da Copinha.

E a CHAPECOENSE?

Para realização do certame, como quer à força a FCF, há necessidade de, pelo menos, 4 clubes da divisão de elite de 2012.

A FCF causa forte constrangimento à Chapecoense, e ao povo do Oeste Catarinense, obrigando o Verdão do Oeste a disputar a Copinha com os "nanicos".

Essa 3ª vaga na Copa do Brasil, de fato e de direito, já é da Chapecoense; foi conseguida no campo de jogo, em face da 3ª colocação no Catarinense 2012.

Constranger a equipe da Chape, tirando a sua vaga na Copa do Brasil 2013, obrigando-a disputar a Copinha, tira, ainda mais, a credibilidade do futebol Catarinense!

Não obstante, num primeiro momento para não desapontar a FCF, a Chape se dispôs a participar da Copinha.

Mas, de sã consciência, o certame é inviável, super deficitário! 

Por isso, antes da homologação, a Chape deve, sim, desistir do certame.

Chega de injustiça contra o Verdão do Oeste!

A FCF deve zelar pelo fortalecimento dos clubes (seus filiados), respeitando os resultados no campo de jogo, e não enfraquecê-los, expondo ao ridículo.

A 3ª vaga na Copa do Brasil 2013, via Campeonato Catarinense 2012, é da Chape!

Mas, os cartolas misturam alho com bugalhos...

Falta transparência à FCF.

Aí fica fácil responder a seguinte pergunta: por qual razão mais de 80% do povo catarinense torce por clubes de outros Estados da Federação?

Falta credibilidade ao futebol catarinense!!!

Veja o resultado da pesquisa realizada pela PLURI CONSULTORIA, divulgada no 1º trimestre de 2012.



Para credibilidade e o bem do futebol Catarinense e de suas instituições, a FCF deve observar a ordem de classificação dos clubes no Campeonato Catarinense 2012 e reconhecer, de fato e de direito, a 3ª vaga na Copa do Brasil 2013 à Chapecoense!

Quem assim seja!

Um comentário:

  1. Nelson, no dia de hoje, realmente, a Chapecoense desistiu de participar da Copa Santa Catarina. Agora, vamos aguardar o que o Deu fim, vai fazer...Ele tem a caneta e o charuto! A trupe do litoral é favorável que a CBF corte a vaga para SC. Pode uma coisa dessas?

    ResponderExcluir