quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A DIRETORIA DA CHAPE AFRONTA OS DEUSES DO FUTEBOL

No futebol, o camisa 10, em regra, é jogador diferenciado, craque do time, abençoado pelos deuses do futebol; joga e faz sua equipe jogar; é, além de tudo, o grande chamariz de torcedores para o Estádio.

Nos tempos atuais, esse tipo de jogador está muito escasso, muito disputado nesse mundo globalizado, e quando está disponível no mercado, surge a questão financeira que inviabiliza, em regra, a contratação. É investimento muito caro! Mas, será que é caro mesmo?

No caso da Chapecoense, fazendo uma análise imparcial, não é difícil concluir que a diretoria não tem a mínima estratégia para negociar com camisa 10. E digo mais: a diretoria, nos últimos anos, teve na mão diversos atletas CAMISA 10 de qualidade e, por falta de estratégia, deixou escapar, todos, de graça.

Geralmente, a oportunidade de contratar um camisa 10 diferenciado, qualificado e por um valor financeiramente acessível (muito acessível) aparece quando menos se espera; é negócio de ocasião! Nessa hora, então que a diretoria deve pensar grande!

Custo de oportunidade!

Só para citar dois exemplos recentes: Cléverson e Assis. 

A sorte sorriu, em dose grande (cavalar), para a Chapecoense, quando esses jogadores foram oferecidos para o Verdão do Oeste.

Qual foi a estratégia da Chapecoense quando contratou esses jogadores qualificados?
Nenhuma. Tratou a negociação como mais uma, como se estivesse negociando com um zagueiro perna de pau, fechando contrato curto de 6 (seis) meses, sem multa rescisória ou com multa irrisória. 

Caramba!

No caso desses jogadores citados, o cavalo encilhado apareceu, pronto para ser montado (sorte grande!), e a diretoria desdenhou da sorte...deixou escapar, deixou passar a oportunidade em branco. 

Não estou dizendo que a Chape, se tivesse um estratégia eficiente (inteligente) de contratação, teria segurado esses jogadores, mas com certeza teria, pelo menos, conseguido altas multas rescisórias, se tivesse fechado contrato por, no mínimo, 12 meses e com multa rescisória de, pelo menos, 100 vezes o salário anual. Com esse dinheiro daria, com certeza, para repor, ter na equipe, pelo menos, um camisa 10 diferenciado.

Do jeito que a diretoria da Chape tem negociado com camisa 10 diferenciado, é amadorismo puro! A diretoria tem agido de forma muito inocente!

É... torcedor da Chape, a sorte sorriu diversas vezes para a diretoria do Verdão ter e manter no plantel um camisa 10 diferenciado, mas faltou estratégia. O cavalo encilhado, pronto para montar, passou mais de uma vez, mas, como disse, as oportunidades, uma atrás de outra, foram desperdiçadas.

Isso é constrangedor!

Clube profissional que quer crescer, ser grande deve ter, desde cedo, estratégia diferenciada para ter e manter jogador diferenciado camisa 10 na equipe principal.

A diretoria da Chape ainda não acordou.

Por isso, todo ano é o mesmo problema: mendigar um camisa 10 diferenciado.

Os deuses do futebol já colocaram à disposição da diretoria diversos camisas 10 diferenciados, mas, como diz o ditado, quando a cabeça não pensa, o corpo padece! Quando a diretoria não pensa, o clube e a torcida padecem!

Diretoria pare de desperdiçar as oportunidades...

Os deuses do futebol punem!


10 comentários:

  1. o Raul meia do Asa pediu 13 mil, tudo certo,dir. futebol Cadu deveria ter comprado já passagem área, embarcado, e ido levar o contrato para o Raul assinar, demorou, o cara assinou c/ABC. Aí fica complicado.

    ResponderExcluir
  2. Ovelha q/ se cuide tá querendo desmontar Chapecoense, logo vai ser demitido do Bvai, não aguenta 2 meses no mangue, vai tá logo sem time para treinar, vai sobrar p/ ele só Chapecoense, e aí cara, vê se cumpre a palavra de que não vai tirar nenhum jogador do verdão.

    ResponderExcluir
  3. mas o mauro já arrancou o aelson, pallaoro já confirmou saída do jogador. malditos.
    http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Esportes&newsID=a3581395.xml

    ResponderExcluir
  4. opa, em Chapecoense o contrato é no gogó. Continuem, seus colonos, recuperando jogador p/ passar, sem custo, pra gente. Perderam o técnico só tinha contrato no gogó, perderam o aelson tbém só tinha contrato no gogó. continuem assim, um dia vcs apreendem. qua... qua... qua... qua... qua...vcs Ñ tem folha de pagel aí(pode ser papel higiênico) e caneta aí para botar o acordo no papel. vcs decepcionam, hein. cara inacreditável isso, muito sem nocão.

    ResponderExcluir
  5. Nelson, isso mesmo existe muita inocência, amadorismo no comando,era mais q previsível jogador sem acordo escrito picar a mula, se mandar, ir para o Avaí. esse lateral esquerdo ficou um ano recebendo salário do clube (2010 inteiro não jogou),não fez nada, só se recuperando de lesão, chapecoense bancou o cara, e agora apronta isso.Falta de consideração, ingratidão pura.

    ResponderExcluir
  6. os deus do futebol castigam mesmo, pela falta de um meia de qualidade, perdemos a vaga para subir pra B.

    ResponderExcluir
  7. Nelson, foi vc q/ escreveu: um ano diputa o título, no outro luta contra o rebaixamento.um ano rende, no outro falha. Pelo seu prognóstico, 2012 a luta da Chapecoense é contra o rebaixamento no Catarinão. Cara, dá medo disso, o time que tão armando tá com cara de lutar contra o rebaixamento. A 5ª força em 2012 será o Marcílio, 6º Ibirama, 7º Metrô, 8º Chapecoense, 9º Brusque e 10º Camboriú.

    ResponderExcluir
  8. Caramba quem viu a série C desse ano há de concordar comigo que aquele Athos do Brasil de Pelotas joga demais e seria o camisa 10 necessário aqui, o cara mostrou ter qualidade, organiza a equipe, tem bom passe e ainda finaliza bem, tem que investir em um cara desses, com qualidade garantida, claro que vai pagar caro, mas as vezes o caro sao barato, não adianta contratar 5 jogadores meia boca, precisamos de UM cara diferenciado no meio.

    ResponderExcluir
  9. Esqueçam o meia Athos. O jogador, há mais de um mês,foi contratado pelo Juventude/RS, para disputar o Gauchão e a Copa do Brasil, no próximo ano.

    Na verdade, o Juventude correu, muito de depressa, e garantiu a contratação do Athos, pois a equipe da papada havia ficado sem meia diferenciado. O meia Cristiano transferiu-se para o exterior - o jogador estava por empréstimo no Juventude e pertencia a empresa do Sandro (aquele de Blumenau), que vendeu os direitos econômicos para um clube do exterior, e o Juventude teve q/ liberar imediatamente o jogador, por força de cláusula contratual.

    Nós torcedores da Chape, muito queríamos, que a direção contratasse, imediatamente, o Athos assim q/ o Brasil-RS foi eliminado da Série C (para evitar leilão), mas a direção da Chape, como escrevi no post, não tem política,nem estratégia para contratação de meia diferenciado. Então, Verdão perdeu de contratar o Athos.

    ResponderExcluir
  10. Tem gente que fala pq tem boca,,,os contratos são feitos no "gogó",,,pq esta éa opção que se tem quando o dinheiro não é farto...não tem como obrigar o jogador(que não é nenhum juvenil) a assinar contratos que não sejam interessantes pra ele. Aí a diretoria se obriga a aceitar estes contratos verbais,,pq é isto ou nada...

    ResponderExcluir