quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A DIRETORIA DA CHAPE AFRONTA OS DEUSES DO FUTEBOL

No futebol, o camisa 10, em regra, é jogador diferenciado, craque do time, abençoado pelos deuses do futebol; joga e faz sua equipe jogar; é, além de tudo, o grande chamariz de torcedores para o Estádio.

Nos tempos atuais, esse tipo de jogador está muito escasso, muito disputado nesse mundo globalizado, e quando está disponível no mercado, surge a questão financeira que inviabiliza, em regra, a contratação. É investimento muito caro! Mas, será que é caro mesmo?

No caso da Chapecoense, fazendo uma análise imparcial, não é difícil concluir que a diretoria não tem a mínima estratégia para negociar com camisa 10. E digo mais: a diretoria, nos últimos anos, teve na mão diversos atletas CAMISA 10 de qualidade e, por falta de estratégia, deixou escapar, todos, de graça.

Geralmente, a oportunidade de contratar um camisa 10 diferenciado, qualificado e por um valor financeiramente acessível (muito acessível) aparece quando menos se espera; é negócio de ocasião! Nessa hora, então que a diretoria deve pensar grande!

Custo de oportunidade!

Só para citar dois exemplos recentes: Cléverson e Assis. 

A sorte sorriu, em dose grande (cavalar), para a Chapecoense, quando esses jogadores foram oferecidos para o Verdão do Oeste.

Qual foi a estratégia da Chapecoense quando contratou esses jogadores qualificados?
Nenhuma. Tratou a negociação como mais uma, como se estivesse negociando com um zagueiro perna de pau, fechando contrato curto de 6 (seis) meses, sem multa rescisória ou com multa irrisória. 

Caramba!

No caso desses jogadores citados, o cavalo encilhado apareceu, pronto para ser montado (sorte grande!), e a diretoria desdenhou da sorte...deixou escapar, deixou passar a oportunidade em branco. 

Não estou dizendo que a Chape, se tivesse um estratégia eficiente (inteligente) de contratação, teria segurado esses jogadores, mas com certeza teria, pelo menos, conseguido altas multas rescisórias, se tivesse fechado contrato por, no mínimo, 12 meses e com multa rescisória de, pelo menos, 100 vezes o salário anual. Com esse dinheiro daria, com certeza, para repor, ter na equipe, pelo menos, um camisa 10 diferenciado.

Do jeito que a diretoria da Chape tem negociado com camisa 10 diferenciado, é amadorismo puro! A diretoria tem agido de forma muito inocente!

É... torcedor da Chape, a sorte sorriu diversas vezes para a diretoria do Verdão ter e manter no plantel um camisa 10 diferenciado, mas faltou estratégia. O cavalo encilhado, pronto para montar, passou mais de uma vez, mas, como disse, as oportunidades, uma atrás de outra, foram desperdiçadas.

Isso é constrangedor!

Clube profissional que quer crescer, ser grande deve ter, desde cedo, estratégia diferenciada para ter e manter jogador diferenciado camisa 10 na equipe principal.

A diretoria da Chape ainda não acordou.

Por isso, todo ano é o mesmo problema: mendigar um camisa 10 diferenciado.

Os deuses do futebol já colocaram à disposição da diretoria diversos camisas 10 diferenciados, mas, como diz o ditado, quando a cabeça não pensa, o corpo padece! Quando a diretoria não pensa, o clube e a torcida padecem!

Diretoria pare de desperdiçar as oportunidades...

Os deuses do futebol punem!


JÁ SÃO 6 CONTRATAÇÕES ANUNCIADAS PARA 2012

A Chapecoense anunciou, ontem, duas contratações: um atacante de área e mais um zagueiro.

Atacante:

Trata-se do grandalhão Kiros, 23 anos, natural de Petrolina/PE. 

O atacante atuou, no primeiro semestre/2011, pelo Porto de Caruaru, onde marcou 3 gols, e foi um dos destaques da equipe no Campeonato Pernambucano. A seguir, o Santa Cruz/PE contratou Kiros, como reforço, para o Campeonato Brasileiro da Série D 2011.

Na Série D, o atacante contribuiu para o acesso do Santa Cruz à Série C 2012.

O atacante, também, já defendeu o São Bernardo/SP.

Nome: Kiros
Nome completo: Kiros Stanlley Soares Ferraz
Data de nascimento: 21/08/1988
Idade: 23 anos
Naturalidade: Orocó-Petrolina/PE
Altura: 1,95 m
Peso: 86 kg
Posição: Atacante

Kiros é um atacante de referência na área.

Chuto forte e gosto de receber a bola e partir para dentro da área em busca do gol”, afirma o atacante.

O atleta chama atenção pela sua altura, gols e atua bem como "garçon", mas ainda não se firmou na carreira (falta regularidade); é uma aposta.

Kiros - Quando da apresentação no Santa Cruz:





Zagueiro:

Trata-se do atleta Leandro Camilo, 25 anos, que foi contratado para ser o xerifão da zaga do Verdão.

O atleta, também, já defendeu o São Bernardo/SP.

Leandro Camilo é natural de Diamantino/MT e estava no Paysandu/PA.



segunda-feira, 28 de novembro de 2011

CHAPE ANUNCIA 4ª CONTRATAÇÃO PARA 2012

A Chape precisa contratar, pelo menos, 12 a 13 atletas para a temporada 2012.

Hoje foi anunciada a 4ª contratação.

Trata-se do zagueiro Rafael Lima, 25 anos.

Antes, já tinham sido anunciadas as contratações do zagueiro Souza, do lateral direito Gilberto Matuto e do lateral esquerdo William.

O zagueiro Rafael Ramos de Lima, natural de Florianópolis, é formado nas categorias de base do Figueirense, jogou na equipe titular do Estreito 24 partidas. Em 2009 jogou apenas 4 jogos no Catarinense. Para enxugar a folha, o Figueirense rescindiu o contrato em 26/06/2009. Imediatamente, o zagueiro foi jogar no Ceará e, ainda em 2009, o zagueiro transferiu-se para o exterior, para jogar no Al Sharjah, Emirados Árabes (vide reportagem).

Neste ano, especificamente no 2º semestre, Rafael Lima disputou a 2ª divisão do Catarinense pelo Hercílio Luz.

Espero que ele apresente o seu melhor futebol aqui na Chape. Mas, o Verdão ainda precisa contratar o zagueiro xerifão para comandar a zaga. 

Boa sorte ao Rafael Lima e à Chapecoense!

Veja lances dos jogos em que atuou o zagueiro Rafael Lima





domingo, 27 de novembro de 2011

FINALMENTE, HÁ UM PURO SANGUE VERDE NA IMPRENSA LOCAL


Giba e Obina
A partir de 2007, a Chapecoense passou, progressivamente, a galgar seu espaço.

Essa ascensão é perceptível; é inegável.

Tanto no cenário catarinense, quanto no âmbito nacional,  o Verdão do Oeste, em face da montagem pela diretoria de equipes competitivas nos últimos anos, tem passado ao público, em geral, uma excelente imagem, aumentando, consideravelmente, o contingente de torcedores (nação verde e branca), e conquistando, também, o respeito e a admiração (empatia), em grande número, de torcedores de clubes adversários. 

Isso é fato!

O crescimento contínuo da nação de torcedores alviverdes puro sangue verde não pode ser ignorada; não pode mais ser negligenciada pela imprensa local.

Nesse contexto de valorização da Chape e de sua torcida, parabenizo a Rádio Chapecó que, percebendo essa nova realidade, passa a contar, diariamente no Programa Esporte Total das 18:10 h, com a presença do carismático GIBA (Goldachape). Esse fato, com certeza, é um precedente histórico. A imprensa local passa a ter integrante puro sangue verde.

Giba, Parabéns!

Espero que, muito em breve, não só você, mas a maioria dos integrantes da imprensa local sejam puro sangue verde. Esse caminho, essa tendência, é inevitável!

Avante Verdão!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

FOI UMA QUINTA-FEIRA MOVIMENTADA NA CHAPECOENSE


Foto: Divulgação Chapecoense
A diretoria do Verdão do Oeste, na coletiva à imprensa que aconteceu à tarde, apresentou o treinador Gilberto Pereira e o preparador físico Anderson Paixão. Ambos falaram do novo desafio em suas carreiras e deram entrevista à imprensa.

Já, o plantel de jogadores da Chapecoense se apresenta apenas no dia 05 de dezembro, quando inicia o trabalho de preparação para o Catarinense 2012.

Verdão do Oeste estreia no Estadual, jogando em casa, contra o Avaí, no dia 22 de janeiro/2012.

Na coletiva à imprensa, a diretoria anunciou, ainda, a contratação do 3º reforço para a temporada 2012.

Foto: Cláudio Bispo/Site Oficial Brasiliense
Trata-se do lateral esquerdo William (William Pereira dos Santos), 24 anos, que, até abril/2011, estava no Brasiliense e por baixo rendimento técnico foi dispensado (RESCISÃO do contrato pelo Jacaré).

Não obstante, William foi contratado pelo Barueri, como reforço para o Campeonato Brasileiro da Série B 2011. No Barueri, o jogador também não foi bem.

E, apesar disso tudo, como o William é jogador que o técnico Gilberto Pereira já trabalhou e deposita confiança, acabou sendo contratado pela Chapecoense. Não sei não, mas pelo andar da carruagem trata-se de uma contratação burocrática. Lembram do lateral Fabinho que foi dispensado? Não disse a que veio (contratação furada!). Sou contra a contratação de jogador que, tecnicamente, não vem rendendo. Espero "queimar a língua".

Outras informações: basta clicar e ver a biografia do jogador William e quantos gols marcou em 2010.

A diretoria, também, revelou que o gramado da Arena Condá não será trocado este ano, mas tão-somente será recuperado (revitalizado) pela Prefeitura. Mas, no ano que vem a Prefeitura vai agilizar uma licitação no primeiro trimestre/2012, para trocar o gramado da Arena Condá após a disputa da Série C.

Centro de Treinamento - CT:

A Chapecoense vai receber por contrato de comodato (empréstimo gratuito), por 20 anos, a área do Centro de Treinamento Água Amarela para construção do CT do Verdão. Parabéns à família Baldissera por esse ato em prol da nação verde e branca.

Por fim, a Chape vai contratar, ainda, 8 a 10 jogadores titulares.

Como o técnico Gilberto Pereira terá que armar a equipe no 4-4-2, há necessidade de contratação de 3 meias (ligação, articulação, criação), pois só tem o reserva Neném.

Será que, desta vez, será contratado O CAMISA 10?

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CHAPE CONTRATA LATERAL DIREITO

O 2º reforço do Verdão do Oeste para 2012 é o lateral direito Gilberto Matuto, 30 anos, que disputou o Campeonato Brasileiro da Série C 2011 pelo rebaixado Campinense, da cidade de Campina Grande - PB.

O jogador foi contratado pelo Campinense em 15/06/2011, junto ao Anapolina, por ter sido eleito melhor lateral direito do Campeonato Goiano de 2011.

O atleta, na 9ª rodada da Série C 2011, marcou o gol de empate do Campinense contra o CRB, salvando a raposa da derrota, sendo eleito para a seleção da rodada, como melhor lateral direito - site: Futebol Interior.   No final desse jogo, de forma polêmica, dedicou o gol à torcida do CSA rival do CRB.

Após o término da participação do Campinense na Série C 2011, o jogador foi contratado, em 19/09/2011, pelo ASA de Arapiraca -AL, clube da Série B do Brasileiro, para jogar as rodadas finais desse certame nacional.

Como visto, os últimos contratos do jogador foram curtos, rápidos.

Espero que - aqui no Verdão - o atleta tenha foco, e corresponda à expectativa da diretoria e do torcedor.

Boa sorte ao contratado e à Chapecoense! 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

SEM SURPRESA, GILBERTO PEREIRA É O NOVO TREINADOR DA CHAPECOENSE

O treinador Gilberto Pereira, no Campeonato Brasileiro da Série D 2009, comandou a equipe do Londrina, passando pela fase de grupo, levando o tubarão até ao 1º mata-mata, sendo eliminado  pela Chapecoense.  

Já, na época, percebia-se o bom trabalho desse treinador à frente do tubarão paranaense, pois, mesmo com jogadores limitados e com severas dificuldades financeiras, sua equipe enfrentou o Verdão do Oeste de igual para igual, tanto na fase de grupo, quanto no mata-mata, volorizando, muito, a classificação do Verdão do Oeste que tinha uma equipe forte nesse ano.

Posteriormente, o treinador Gilberto Pereira, comandando o Iraty, conquistou o 3º lugar no Campeonato Paranaense de 2010 (divisão principal), conquistando o título de campeão do interior, e vaga na Série D (na Série D 2010, o Iraty passou pela fase de grupo, porém foi eliminado pelo Joinville no primeiro mata-mata).

Em 2011, comandou a equipe do Cianorte no Campeonato Brasileiro da Série D, que passou pela fase de grupo (classificados: Juventude e Cianorte), sofrendo, entretanto, eliminação nos pênaltis, no 1º mata-mata contra a forte equipe do Oeste de Itapólis que acabou, por fim, conseguindo o acesso à Serie C 2012. 

Nesse mata-mata, o Cianorte perdeu em casa por 0x1 para o Oeste, mas deu o troco, venceu o Oeste, em Itápolis, pelo mesmo placar, porém o leão do vale acabou sendo eliminado nos pênaltis por 4x3.

Como demonstrado, o treinador Gilberto Pereira costuma comandar equipes competitivas, aguerridas, de muita pegada, de muita força, e não será diferente aqui no Verdão do Oeste, pois trata-se de um técnico que encarna, perfeitamente, o espírito da Chapecoense.

Boa sorte ao treinador e à Chapecoense!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DIRETORIA AGUARDA O "SIM" DE TREINADOR DE BAIXO RENDIMENTO TÉCNICO

É, nação verde e branca, prepare-se para um ano sofrido de 2012.

A diretoria da Chape, "paradona", aguarda a resposta, até domingo, do treinador Julinho Camargo, para entregar o destino do Verdão nas mãos desse treinador.

O rendimento desse treinador é, um pouco, pior do que o apresentado pelo Guilherme Macúglia na passagem pelo Verdão em 2010, que apresentou um aproveitamento de 45% em relação aos pontos disputados (rendimento de rebaixamento).

Para quem não se lembra, o Julinho Camargo, em 2010, treinou o SER Caxias -RS no Campeonato Brasileiro da Série C, e conseguiu ser pior do que o treinador da Chape na época, ficando fora da segunda fase da Série C 2010.

Vejam vocês, com Julinho Camargo de treinador do Caxias-RS, o Aloísio não se deu bem, e a equipe grená viveu um dos piores anos de sua existência.

É esse técnico que está na alça de mira da direção da Chape.

A direção da Chape não apreendeu a lição de 2010, e mais uma vez quer trazer um treinador de baixo rendimento técnico, para comprometer a temporada 2012.

Chega de contratar treinador "pé frio" que só joga para empatar ou perder.

Não vai ser fácil encontrar um treinador 60% de aproveitamento técnico.

Em 2011, embora a Chape não tenha conseguido o acesso à B do Brasileiro, mas o Ovelha deixou a Chape com aproveitamento técnico de 60% na temporada (claro, em face do grande desempenho da equipe no Catarinense).

Vejam os números do treinador Ovelha na temporada 2011, dirigindo a Chapecoense:

Foram 37 jogos (23 jogos no Catarinense e 14 jogos na Série C):
No Catarinense 2011: 13 vitórias, 04 derrotas, 06 empates;
No Campeonato Brasileiro da Série C 2011: 06 vitórias, 05 derrotas e 03 empates.
Como cada jogo vale 3 pontos x 37 jogos = 111 pontos disputados.
Pontos conquistados (ganhos) = 66 pontos.


Logo, 66x100/111 = 59,46% de aproveitamento técnico.

Portanto, o aproveitamento do treinador Ovelha, na temporada 2011, foi de 60% dirigindo a Chapecoense.

É aproveitamento de treinador de ponta, de time campeão.

Como demonstrado, não será fácil ao sucessor, qualquer que seja, chegar a essa marca em 2012.

Por isso, diretoria abandone, enquanto é tempo, essa idéia de trazer técnico meia-boca.

Agrada-me a notícia, extra oficial, de que a diretoria já fez proposta para o treinador Lisca (atualmente no Luverdense-MT) e ao Gilberto Pereira (Cianorte - PR), pois - qualquer desses técnicos - pode, sim, substituir o Ovelha à altura, pois possuem potencial para conseguir aproveitamento de 60% na temporada 2012.

Avante Verdão!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

QUE CHAPE TEREMOS EM 2012?

A troca de treinador é normal em qualquer clube e, também, na Chape.

Não há técnico de futebol insubstituível.

Isso é fato.

Mas, na Chapecoense a saída do treinador Ovelha tem particularidades.

Não sei por qual razão, o Ovelha não tinha contrato formal, assinado, com a Chape. Não havia multa rescisória alguma, para resguardar os interesses do clube contra eventual saída do treinador.

O Ovelha estava na Chape, mas estava livre para sair a qualquer momento; nada o impedia de sair.

O Avaí, por consequinte, não fez esforço algum, adicional, para levar o Ovelha, pois o treinador estava livre, sem ônus, para aceitar a primeira proposta que aparecesse e deixar o clube.

Pergunta-se: que tipo de planejamento a Chape tinha para 2012 nessa situação, se o treinador Ovelha estava em situação precária, provisória, indefinida, livre, sem ônus, para deixar o clube na primeira proposta que surgisse?

O que causa espanto não é a saída do Ovelha, mas sim a falta de zelo, de defesa do clube, por parte de sua direção, contra ataques especulativos de outros clubes.

O Ovelha foi embora, por negligência do clube que não resguardou seus direitos, não elaborou contrato escrito para impor a exigência de multa rescisória, no caso de quebra do vínculo.

O Avaí agradece a camarada Chapecoense, pois levou o treinador de graça. Logo esse Avaí que apanhou de todo mundo em 2011, jogou milhões de reais fora com contratações de jogadores que não deram certo e com contratações e demissões de treinadores que também não deram certo, e vem agora recuperar o prejuízo em cima da Chape.

Vejam vocês que diretoria tem a Chape (diretoria que anda a passos de tartaruga, de cágado).

Todo mundo sabe que a troca de treinador, sempre, é traumática para qualquer clube, principalmente para a Chapecoense que era 100% dependende do Ovelha (na Chape tudo girava em torno do esquema tático 3-5-2).

O Ovelha tinha diversas vantagens: era um treinador econômico, lucrativo para o clube, objetivo, com esquema tático definido, foco específico, sem rodeios, sabia formar grupo, pois tem definição, de forma clara, do perfil e das características dos jogadores para o esquema tático 3-5-2.

O Ovelha conhece o caminho mais curto para a conquista de resultados positivos, pela sua objetividade. Com Ovelha, Verdão sempre já tinha meio caminho andado rumo ao sucesso.

Agora, trazer qualquer outro técnico, será a negação, o abandono, de tudo isso. Será começar do zero, e talvez não sair do zero, ou pior: andar para trás.

Verdão, com certeza, terá elevação de custos, desperdícios, perda de foco daqui pra frente, perda de qualidade em todos os sentidos, e não terá resultados em 2012, pois qualquer um dos técnicos que a direção está cogitando trazer, de ante mão, não se pode cobrar nada em termos de qualidade técnica e tática, pois não possuem perfil vencedor, sequer possuem perfil para formar plantel de qualidade.

É, que Chape teremos em 2012?

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

AVAÍ TIRA OVELHA DA CHAPECOENSE

É... nação verde e branca, o segundo semestre de 2011 está demorando para acabar.

Primeiro, após o término do Catarinense, ainda no 1º semestre/2011, a Chape perdeu o meio-campista Cleverson para o Avaí, fato que complicou a situação da Chape na Série C, pois a Diretoria  não conseguiu fazer a reposição dessa perda. Moral da história: Verdão perdeu o acesso à Série B do Brasileiro, pois, na hora H, faltou força, arranque, criatividade na meia cancha.

O Avaí tirou da Chape o camisa 10; tirou o motor da equipe.

Agora, por último, neste 2º semestre/2011, outro golpe do Avaí na Chapecoense: tirou o treinador Ovelha que, recentemente, havia renovado o vínculo com o Verdão para 2012, por mais um ano. Porém, a proposta financeira do Avaí, nesse feriadão da República, falou mais alto, e Ovelha deixa a Chape para treinar o Leão da Ilha dos Catarinenses em 2012.

Desculpem o tracadilho: Será que OVELHA treinando LEÃO vai dar certo?

O tempo dirá.

Já, pelos lados do Verdão a luta, neste momento, é contratar o novo treinador (provavelmente também o preparador físico etc).

Neste momento, vêm à minha mente os bons trabalhos, recentes, dos seguintes treinadores:

- Gilberto Pereira (ex-Londrina, Iraty-PR);
- Lisca (ex-Caxias, atualmente no Luverdense).

É, se a Diretoria souber escolher o treinador certo, com perfil vencedor, arrojado, será meio caminho andado para o sucesso do Verdão em 2012, mas se houver contratação de treinador sem critério, sem perfil vencedor, burocrático, vai ser dureza 2012.

Boa sorte Verdão!

Obs: Hoje, às 16:00 h, logo mais, a Diretoria do Verdão concederá coletiva à imprensa para falar de contratações, e anunciar, oficialmente, a saída de Mauro Ovelha.

domingo, 13 de novembro de 2011

DIRETORIA DO VERDÃO ABRA O OLHO!

Pelos lados do Verdão do Oeste, nada de notícia em termos de contratação para confortar o torcedor que já está impaciente, com essa demora.

Acertar, em cheio, nas contratações é obrigação do Departamento de Futebol.

Aliás, o Departamento de Futebol do Verdão está devendo, pois, após o Catarinense 2011, em relação às contratações efetuadas para a Série C, não conseguiu dar uma dentro: só contratou refugos. E deu no que deu: Verdão na hora H, na hora de decidir a vaga do acesso à série B do Brasileiro, ficou sem jogadores de qualidade na equipe principal e ficou sem qualidade no banco de reservas para utilização na etapa complementar dos jogos (para manter o ritmo forte das partidas durante os 90 minutos), e sucumbiu. 

Analisando o histórico do Verdão nos últimos anos, uma coincidência preocupa para 2012.

Em anos que a Chape participa da Copa do Brasil, a diretoria do Verdão (o Departamento de Futebol) não tem conseguido formar equipe qualificada. Esse é o histórico preocupante.

Em 2008, a Chape participou da Copa do Brasil com uma equipe fraca (medíocre), sendo eliminada na 2ª fase. A equipe era tão sofrível que terminou o Catarinense em 8º lugar, brigando contra o rebaixamento.

Em 2010, a Chape participou da Copa do Brasil com uma equipe medonha, sendo eliminada na 2ª fase. A equipe era tão sem qualidade que acabou em 9º lugar no Catarinense (Ops: terminou em 8º lugar, pois ganhou a posição do Atlético de Ibirama, sendo salva pelo congo, evitando o rebaixamento).

Em 2012, a Chape volta a participar da Copa do Brasil. Será que o Departamento de Futebol do Verdão vai contratar bem e formar uma equipe qualificada para 2012?

Em ano que o Verdão participa da Copa do Brasil, é preciso dar um basta nessas coincidências negativas.

É inacreditável: em ano de Copa do Brasil, que é preciso formar equipe forte para avançar várias fases nessa competição (torneio de grande retorno financeiro), Verdão costuma fraquejar, formar, armar, time capenga.

Diretoria do Verdão abra o olho, e evite cometer os erros de anos anteriores!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

SEM SURPRESAS, CATARINÃO 2012 JÁ TEM REGULAMENTO E TABELA DE JOGOS

Foi realizado, hoje, às 18 horas, na sede da FCF, em Balneário Camburiú, o Conselho Técnico (Arbitral) que definiu o nº de clubes, regulamento e a tabela de jogos do Campeonato Catarinense 2012.

Participaram do evento representantes dos seguintes clubes: Chapecoense, Avaí, Figueirense, Criciúma, Joinville, Metropolitano, Marcílio Dias, Brusque e Atlético de Ibirama.

Na elite do futebol catarinense só há espaço para 10 clubes.

A CBF disponibilizou, apenas, 23 datas para o Catarinão 2012.

Em face disso, a fórmula de disputa aprovada pelos clubes é a seguinte, com 22 datas:

- 1º turno: 9 rodadas (jogos de ida), e terá um clube campeão;
- 2º turno: 9 rodadas (jogos de volta), e terá um clube campeão.
- Semifinal: os 2 clubes campeões (turno e returno) e mais dois pelo índice técnico farão a semifinal, em dois jogos mata-mata (ida e volta). Os campeões do turno e do returno jogam, na semifinal, com a vantagem de dois resultados iguais.
- Final: os vencedores da semifinal farão a final do Catarinense 2012 em dois jogos (ida e volta), valendo o saldo de gols. Se terminarem empatados em pontos e saldo de gols, o título de campeão será disputado em cabranças de pênaltis.

O Catarinão 2012 começará no dia 22 de janeiro e terminará no dia 13 de maio.

Veja a tabela do 1º Turno:

1ª rodada: dia 22/01- Horário: às 17:00 horas

Atlético-IB x Criciúma;
Chapecoense x Avaí;
Metropolitano x Brusque;
Joinville x Divisão Especial;
Figueirense x Marcílio Dias

2ª rodada - dia 25/01: Horário: às 20:30 horas


Divisão Especial x Metropolitano
Avaí x Criciúma
Atlético-IB x Figueirense
Marcílio Dias x Divisão Especial
Brusque x Chapecoense

3ª rodada - dia 29/01: Horário: às 17:00 horas


Avaí x Atlético-IB
Criciúma x Brusque
Chapecoense x Divisão Especial
Metropolitano x Marcílio Dias
Joinville x Figueirense

4ª rodada - 01/02 - Horário: às 20:30 horas

Figueirense x Metropolitano
Marcílio Dias x Chapecoense
Joinville x Atlético-IB
Divisão Especial x Criciúma
Brusque x Avai

5ª rodada - dia 05/02 - Horário: às 17: 00 horas

Avaí x Divisão Especial
Criciúma x Marcílio Dias
Brusque x Atlético-IB
Chapecoense x Figueirense
Metropolitano x Joinville


6ª rodada - dia 08/02 - Horário: 20:30 horas

Atlético-IB x Metropolitano
Joinville x Chapecoense
Figueirense x Criciúma
Marcílio Dias x Avaí
Divisão Especial x Brusque

 

7ª rodada - dia 12/02 - Horário: às 17:00 horas


Brusque x Marcílio Dias
Avaí x Figueirense
Criciúma x Joinville
Chapecoense x Metropolitano
Divisão Especial x Atlético-Ib

8ª rodada - dia 18/02 - Horário: às 17:00 horas

Atlético-IB x Chapecoense
Metropolitano x Criciúma
Joinville x Avaí
Figueirense x Brusque
Marcílio Dias x Divisão Especial

9ª rodada - dia 26/02 - Horário: às 17:00 horas

Marcílio Dias x Atlético-IB
Divisão Especial x Figueirense
Brusque x Joinville
Avaí x Metropolitano
Criciúma x Chapecoense

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CHAPE ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE ZAGUEIRO

Confirmado o 1º reforço da Chape para a temporada 2012.

Trata-se do zagueiro Souza, 30 anos, que defendeu o Atlético de Ibirama no Catarinense 2010.

Na seqüência, em meados de abril/2010 foi contratado pelo Joinville para a disputa do Copa SC/2010 e para a Série D/2010.

Em meados de agosto/2011, o S.E.R Caxias anunciou a contratação de Souza, como  reforço para a Série  C e, no final do mês passado, foi dispensado pela direção da equipe grená.

O zagueiro Souza destacou-se no Atlético de Ibirama, em 2010. Posteriormente, tanto no Joinville, quanto no Caxias-RS, o jogador não foi bem.

Mas, é uma aposta da Chapecoense para 2012.

Ficha do jogador

Nome:
Fabiano de Oliveira Souza
Apelido: Souza
Posição: Zagueiro
Nascimento: 7/5/1981
Naturalidade: Maceió-AL
Último clube: S.E.R Caxias
Onde atuou: Campinense (PB), Caxias (SC), Moto Clube (MA), Portuguesa Santista(SP), Inter de Limeira (SP), Macaé (RJ), Ceará (CE), Rio Verde-GO, Atlético de Ibirama, Joinville e Caxias/RS.

Boa sorte ao contratado e à Chapecoense.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

PARA DEFINIR COMO SERÁ O CATARINÃO 2012, FCF CONVOCA CONSELHO TÉCNICO

Na semana passada, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) convocou os dirigentes dos 8 Clubes da primeira divisão de SC (Chape, Avaí, Figueira, Criciúma, Joinville, Metro, Brusque e Marcílio Dias) para o Conselho Técnico da FCF que acontecerá no dia 10/11/2011 (nesta quinta-feira), em Balneário Camboriu/SC, para definir:

a) quantos clubes irão participar do Catarinense 2012 (10 clubes ou 12?)

b) Concórdia Atlético Clube e Imbituba (que foram rebaixados) vão disputar a segundona 2012 ou vão permanecer na elite?

c) quantos clubes sobem da segundona para a elite.

d) a fórmula de disputa do Catarinão 2012.

Espero que os dirigentes da Chape sejam pró-ativos nesse Conselho Técnico, na defesa do Verdão do Oeste e do futebol catarinense.

domingo, 6 de novembro de 2011

CUIDADO QUE O SANTO É DE BARRO

Os desavisados, os bajuladores, os supérfluos, os perfunctórios, estão por aí dizendo que a Chape já tem um esqueleto, uma base, para 2012.

Só em ouvir tal besteira dá medo!

No final do ano de 2009, esses mesmos desavisados, bajuladores, supérfluos, superficiais, propalaram e propagaram à exaustão que a Chape havia mantido, conservado, uma base para o Catarinense de 2010, em relação aquele grupo vencedor da Série D 2009 que conseguiu o acesso para Série C, e deu no que deu: Verdão foi o maior fiasco no Catarinense 2010.

Cuidado para não se repetir em 2012 os mesmos erros do Catarinense de 2010.

Este final de ano 2011 está muito parecido com o final do ano de 2009.

Naquele ano (final de 2009), a Chape renovou contratos com diversos jogadores lesionados, depositando esperanças em vão, pois em 2010 não produziram nada e afundaram o Clube.

Neste final de ano 2011, novamente a Chape tem diversos jogadores lesionados, com problemas físicos, ou em fase de recuperação, e que a diretoria está depositando, indevidamente, esperanças de que eles vão jogar, produzir em campo em 2012, o que renderam no 1º semestre de 2011.

É bom tirar o cavalo da chuva.

É preciso ter muita cautela, e não acreditar em papai noel, milagre, etc.

Não há dúvida que Dema é um grande zagueiro (dá equilíbrio e proteção para a zaga); que Diogo Roque, estando bem, é um trator em campo; que Marcos Alexandre é um importante volante e zagueiro; que Marcos Vinícius é um meia talentoso.

Mas, todos esses jogadores sofreram lesões graves.

Dema deve voltar a trabalhar com bola em janeiro/fevereiro 2012. Depois, deve levar mais uns 6 meses para entrar em forma. Só deve estar apto para jogar na Série C 2012, e ainda ninguém sabe se irá apresentar o mesmo futebol de 2011, pois jogador veterano tem recuperação muito lenta.

O volante Diogo Roque, com graves problemas musculares, praticamente não jogou a Série C 2011, e seu rendimento em alto nível em 2012 é uma incógnita.

Marcos Alexandre, que fez cirurgia após o Catarinense 2011, não foi mais o mesmo; produziu ou rendeu muito pouco na Série C 2011.

Marcos Vinícius, desde a contusão sofrida naquele jogo contra o Ituiutaba no Estádio da Fazendinha na Série C 2010, está parado há mais de ano.

Então, é muita irresponsabilidade  pensar que esses jogadores serão a salvação do Verdão no Catarinense 2012 e na Copa do Brasil, pois não serão!

No momento, o Verdão tem os seguintes atletas para 2012:

Goleiros: Rodolpho (titular) e Nivaldo (reserva);

Ala direito: Sagaz (reserva);

Ala Esquerdo: Aelson (titular);

Zagueiros: Dema (reserva, encostado - Departamento Médico); Fabiano (reserva);

Volantes: Marcos Alexandre (reserva, baixo rendimento, depois da cirurgia que foi submetido) e Diogo Roque (reserva, encostado - Departamento Médico);

Meias: Neném (reserva, só joga razoável quando entra na etapa final dos jogos) e Marcos Vinícius (reserva, retornando depois de 1 ano parado em face de lesão);

Atacante: Jean Carlos (reserva).

Então, que base é essa (mantida) que só tem dois jogadores titulares?

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O FOCO DA CHAPECOENSE DEVE SER O CAMPEONATO BRASILEIRO, PARA SUPERAR OS ENTRAVES LOCAIS

A imprensa, a direção da Associação de Clubes Profissionais de SC e a direção da Federação Catarinense de Futebol, sempre, são entraves para a Chapecoense.

Entra ano, sai ano, e esse status quo não muda.

Esses que ignoram a Chapecoense ficam felizes quando ela fraqueja, como ocorreu na Série C 2011 (perda da vaga do acesso), pois ganham combustível, ânimo redobrado, para continuar o patrulhamento.

Imprensa do litoral:

A falta de boa vontade, a falta de consideração pela Chapecoense por parte da imprensa do litoral  (falada, escrita e televisada) não é novidade para ninguém; é coisa antiga, não sei se um dia vai mudar. Uns acham que já estaria mudando para melhor, eu particularmente não vejo assim. 

O espaço dedicado à Chapecoense é nulo.

No Catarinense 2011, Verdão foi Campeão, porém a imprensa do litoral foi destoante, mais uma vez.

Aumenta, por conseguinte, a responsabilidade do Verdão em formar uma equipe de qualidade em 2012 para dar a resposta em campo!

Dirigentes da Associação de Clubes Profissionais de SC:

Nessa entidade prevalecem os interesses do Avaí, Figueiresense, Criciúma e Joinville.

O resto é resto, infelizmente.

Agora que o Joinville subiu para a Série B do Brasileiro, essa "panela" ficou mais forte.

Prepare-se para a batalha Chapecoense!

O próximo ato dessa entidade será a distribuição dos recursos da venda dos direitos de transmissão do Catarinense 2012 (TV aberta e fechada).

O dinheiro, pouco é verdade, já foi recebido pela Associação há vários anos, rendendo juros.

Todos lembram do imbróglio jurídico, dois anos  atrás, quando os direitos de transmissão dos jogos do Catarinense foram comercializados, primeiramente, com um rede de televisão e, depois, com outra rede de televisão. Tentou-se anular o primeiro contrato, porém judicialmente a parte prejudicada, que não transmitiu os jogos daquele certame, ganhou o direito de transmitir o Catarinense 2012 pelo valor de dois anos atrás.

Pois é.

Em 2012 a verba de TV será uma mereca para os clubes, e ainda querem aumentar o nº de clubes na primeirona.

A Chapecoense, queiram ou não, é um dos grandes de SC, atual campeã do Estado, e formará um plantel vencedor para 2012, pois pretende avançar várias fases na Copa do Brasil e buscar o acesso para a Série B do Brasileiro, então, deverá receber a mesma quantia que vão receber Joinville, Avaí, Figueirense e Criciúma.

Não tem outra alternativa, não!

Diretoria da Chapecoense, olho vivo!

Direção da FCF:

Em breve acontecerá o arbitral da FCF que definirá como será disputado o Campeonato Catarinense 2012.

Todo cuidado com esse arbitral, ainda, será pouco.

Verdão, sempre, tem sofrido muito com os regulamentos da FCF.

Elevação do nº de participantes.

Há, praticamente, um consenso que o nº de clubes passará de 10 para 12 já em 2012.

A dúvida existente, por ora, é se sobem 2 ou 4 da segundona. Pois, é preciso resolver a situação do Galo do Oeste e do Imbituba, se permanecem ou não na elite.

Eu, sinceramente, sou contra a elevação de 10 para 12 clubes na primeira divisão.

Os prejuízos, se houver a elevação do nº de clubes, serão imensos e em cascata.

O futebol catarinense só deu uma guinada para frente, um salto de qualidade visível, a partir do momento que houve a redução de 12 para 10 clubes na 1ª divisão, e com acesso e descenso, anual, de 2 clubes.

A segundona, por conseguinte, ficou atrativa, e cada ano está melhor, se consolidando (isso é notório), e com pelo menos 4 ou 5 equipes fortes lutando pelas duas vagas de acesso e pelo título, anualmente.

A 3ª divisão é uma realidade em SC; fortalece, também, a 2ª divisão, pois recruta o melhor clube da terceirona.

Mudar tudo isso é um retrocesso!

Foco da Chapecoense:

Nesse contexto difícil contra o Verdão em Santa Catarina, a direção da Chape deve, cada vez mais, buscar crescer nacionalmente, para superar, de vez, esses entraves locais, domésticos.

O acesso à Série B do Campeonato Brasileiro é a carta de alforria da Chape, para se despreender dessas amarras, de âmbito estadual, que tanto inibem e prejudicam o crescimento do Verdão.

Avante Verdão!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

COPA DO BRASIL 2012: CONJECTURAS

O adversário da Chape na 1ª fase da Copa do Brasil 2012 depende do Ranking de Clubes que será divulgado pela CBF na 1ª quinzena de dezembro próximo.

Porém, verificando os clubes que tem vaga garantida na Copa do Brasil 2012, observa-se que, pelo menos, 17 deles tem Ranking pior, muito pior, do que o da Chapecoense, e independentemente do novo Ranking que ainda será publicado para 2012 a situação deles não vai se alterar, ou seja, não ultrapassarão a Chape. São eles:

1) - Luverdense - MT (campeão da Copa Mato Grosso);
2) - CENE - MS;
3) - Coruripe - AL;
4) - Independente - PA;
5) - Penharol - AM;
6) - Trem - AP
7 - Bahia de Feira - BA;
8) - Aquidauanense - MS;
9) - Cuiaba - MT;
10)  - River Plate - SE;
11) - São Domingos - SE;
12) - Gurupi - TO;
13) - Comercial - PI;
14) - 4 de julho - PI;
15) - Santa Cruz - RN;
16) - Espigão - RO;
17) - São Mateus - ES.

Logo, essas equipes vão se defrontar na 1ª fase da Copa do Brasil com as equipes mais fortes da Série A que possuem melhor Ranking de Clubes da CBF.

Por sua vez, a Chape deve pegar na 1ª fase da Copa do Brasil 2012 um adversário de qualidade intermediária, que pode ser das Séries A, B, C ou até D.

Os candidatos a adversário da Chape na 1ª fase da Copa do Brasil 2012 são os seguintes:

1) Ceará;
2) Juventude;
3) Ponte Preta;
4) América de Natal;
5) Remo;
6) Fortaleza;
7) Criciúma;
8) Paysandu;
9) Figueirense (poderá ser convidado pela CBF);
10) Atlético Goianense;
11) Gama - DF;
12) ABC de Natal;
13) Nacional - AM;
14) Brasiliense - DF;
15) Treze - PB;
16) Sampaio Correa - MA;
17) Santa Cruz - PE;
18) Paraná Clube.

Claro, são meras conjecturas, porém não deve fugir disso, pois a análise levou em consideração dados históricos, concretos e atualizados, de performance dos clubes. 

Já na 2ª fase da Copa do Brasil 2012, se a Chape passar de fase, o adversário será pedreira, pois, em tese, poderá ser o Grêmio Portoalegrense ou o Internacional (o colorado penso que não será, pois deve, ainda, conseguir sua vaga na Libertadores).

De qualquer forma, a Chape deve formar uma equipe forte, pois, vislumbra-se um clube dos pampas, como adversário da Chape, na 2ª fase da Copa do Brasil 2012.

Avante Verdão!

Veja as equipes com vaga garantida na Copa Brasil 2012

Em 2013, Copa do Brasil terá mudanças

PARA SER GRANDE, É PRECISO SUPERAR A SÍNDROME DE CACHORRO VIRA-LATA


Cachorros vira-lata

A Chapecoense disputará 3 competições em 2012: Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série C.

O Campeonato Catarinense financeiramente é rentável; é superavitário, desde que se forme uma equipe competitiva, forte, para brigar pelo título. 

Assim como foi em 2007, o torcedor vai voltar a lotar a Arena Condá em 2012, a cada jogo, se tiver equipe qualificada.

A Copa do Brasil financeiramente é espetacular. Na primeira fase, cada equipe recebe da CBF em torno de R$ 100 mil reais, mais ajuda de custo (transporte e hospedagem).

Na segunda fase, cada equipe recebe da CBF em torno de R$ 200 mil, mais ajuda de custo (transporte e hospedagem).

Na terceira fase, cada equipe recebe da CBF quase R$ 300 mil, mais ajuda de custo (tansporte e hospedagem).

Mas, para avançar para segunda e terceira fases da Copa do Brasil, é preciso plantel de qualidade.

O Campeonato Brasileiro da Série C 2012 pode ser rentável, superavitário sim, desde que a equipe do Verdão tenha qualidade. Serão 8 jogos em casa, computando o jogo da final, se mantida a mesma fórmula de disputa deste ano.

Como demonstrado, o ano 2012 é para pensar grande, para arrebentar a boca do balão, pois a formação de uma equipe qualificada é plenamente autofinanciável, desde que se acerte obviamente nas contratações. É possível, sim, fazer um plantel competitivo, forte, vencedor e com pouco dinheiro, desde que se faça contratações inteligentes, com critério seguro, escolhendo os jogadores com base nas características requeridas para cada posição do time e conforme o esquema tático a ser utitilizado.

Então, chega de pensamento pequeno, medíocre. Aliás, a diretoria do Verdão tem, muito aflorada, a síndrome de cachorro vira-lata. E olha que a Chape é atual Campeã do Estado. Pelo qual motivo a diretoria submeteu o Verdão a tanto vexame na Série C?  

O que adiantou o Verdão ter sido o grande Campeão Catarinense no primeiro semestre, se no segundo semestre, quando a Série C pegou para capar (que valia vaga do acesso), não teve futebol, não teve bala na agulha, não teve autoridade de Campeão do Estado, e apanhou feio do Joinville (que há anos era o cavalo paraguaio, o amarelão) e do Ipatinga (clube de empresário, sem torcida).

É revoltante esse aviltamento da Chape pela sua diretoria, neste segundo semestre 2011.

O Verdão do segundo semestre foi o retrato de sua diretoria: medíocre. É o efeito, o resultado da síndrome de cachorro vira-lata dessa diretoria que pensou pequeno e só contratou refugos, após o término do Catarinense.

A diretoria enfraqueceu a equipe da Chape subestimando a Série C. Com isso, quem perdeu, em todos os sentidos, foi o Verdão que foi submetido a essa situação humilhante, ridícula na Série C, perdendo a vaga para o JEC (que vivia há quase uma década no ostracismo, sempre amarelando). Verdão serviu de trampolim para os clubes que conseguiram o acesso. É ...pensamento pequeno da diretoria do Verdão deu nisso!

Agora é hora de contratar, com critério seguro e rigoroso, atletas - com características específicas para cada posição - para formação de equipe vencedora para 2012. Chega de contratações furadas, a esmo, como foram as contratações para a Série C, após o Catarinense deste ano.

E para atletas habilidosos no trato da bola, colocar no contrato multas altas e mais pesadas ainda para as transferências para o exterior. Com isso, não haverá risco de perdas dos craques do Verdão, a menos que sejam pagas as polpudas multas rescisórias.

Avante Verdão!