segunda-feira, 11 de abril de 2011

ÍNDIO VENCEU O GALO DO OESTE, MAS A LIDERANÇA CONTINUA AMEAÇADA

Foto: Édila Souza/Diário do Iguaçu
Neste domingo, em jogo válido pela oitava rodada do returno do Campeonato Catarinense, a Chape derrotou o Concórdia por 3x0, no clássico do Oeste.

A peleja aconteceu no Estádio Domingos Machado de Lima, em Concórdia, cidade situada a 80 km de Chapecó.

Na plateia, um público superior a 4 mil pessoas acompanhou a partida.

Verdão teve torcida no Estádio, em torno de mil pessoas.

Foi um duelo de duas equipes que começaram o jogo vivendo situações diversas no Campeonato, para não dizer opostas.

À equipe da casa, o Galo do Oeste, só a vitória interessava para fugir do descenso.

Por outro lado, à equipe visitante, o Índio, só os três pontos interessavam para continuar na liderança isolada do certame.

De plano, sabia-se que o jogo seria franco, aberto, pois ambas as equipes precisavam da vitória.

Desde os primeiros minutos de jogo, uma constatação óbvia. O gramado, o campo, pelas dimensões reduzidas (60 m x 90 m), dificultava o trabalho de criação das equipes pela falta de espaços para a concatenação de jogadas; dava a impressão que havia excesso de jogadores em campo, mormente na meia cancha, pois ambas as equipes começaram a partida no sistema de jogo 3-5-2.

Nessa falta de espaço para executar as jogadas, a bola estava sempre viva, pererecando, muito difícil para dominá-la na meia cancha, na defesa e no ataque,  pois a marcação chegava junto, muito em cima.

Mas, desde o início, percebia-se que a Chapecoense estava melhor postada em campo, jogando no erro do adversário que falhava na saída de bola de sua defesa. Verdão espera o adversário, roubava a bola na sua intermediária, e partia em grande velocidade nos contra-ataques.

Em sua segunda oportunidade no jogo, aos 17 minutos da primeira etapa, Aloísio abriu o marcador, após erro na saída de bola da defesa adversária. Verdão 1x0.

Com a abertura do placar, a equipe da casa acusou o golpe. Ficou apática em campo.

Não demorou, e o Verdão do Oeste ampliou o marcador aos 26 minutos, novamente, com Aloísio. Furacão do Oeste 2x0.

Na segunda etapa, o treinador do Concórdia mexeu no time; mudou inclusive o sistema de jogo de 3-5-2 para 4-4-2 na volta do intervalo, na tentativa de dar maior qualidade na meia cancha e maior poder ofensivo; não havia outra alternativa, a não ser reverter o placar; sacou o zagueiro Wagner e colocou o meio campista Rodrigo Crasso.

Nada deu certo para o Galo do Oeste.

A Chape bem postada em campo, só subia ao ataque na boa, com muitos cuidados defensivos.

Logo aos 6 minutos da etapa final, Cléverson, com grande atuação no jogo, por cobertura, fez 3x0.

A partir desse instante, a Chapecoense administrou o placar.

O técnico do Concórdia, ainda, fez duas substituições, mas o sistema defensivo do Verdão - bem postado - não vacilou, embora nos minutos finais do jogo Miro Bahia perdera gol feito para o time da casa, mandou um petardo, e a bola explodiu no travessão.

O Ovelha, na segunda etapa, também fez substituições, tirou Aloísio, após ter recebido o terceiro cartão amarelo, entrando no seu lugar Jean Carlos visivelmente fora de forma.

Não deu para entender a atitude do Aloísio que, de forma proposital, cavou, pediu o terceiro amarelo e recebeu, agora, está suspenso, não joga a partida em Brusque, jogo que o Verdão precisa desesperadamente vencer, e está sem seu principal goleador. Com Aloísio é assim: uma no cravo, outra na ferradura!  Falta muito para o Aloísio ser um grande jogador, pois, embora tenha grande habilidade técnica no futebol, continua com dificuldade para administrar suas emoções. Com isso perde o jogador e perde o Clube.

Houve a substituição do Cléverson, entrando no seu lugar o Neném. Ainda, saiu  Neílson para a entrada de Rogério.

Fim de jogo.

Verdão 3x0.

Com essa vitória, Chape continua líder, porém - como o Figueirense venceu por 3x2 o Criciúma - a situação continua incômoda. Ou seja:  o Verdão precisa vencer, no próximo domingo o Brusque, na cidade berço da fiação catarinense, para garantir a primeira colocação na fase de classificação.

Na minha concepção, quem terminar a fase de classificação do returno em primeiro lugar será o campeão do returno e o Campeão Catarinense.

Então, o jogo do próximo do domingo em Brusque será o mais importante do campeonato, até agora, para a Chape.

Mais uma vez, só a vitória interessa.

Avante Verdão!

Obs: Infelizmente para nós do Oeste Catarinense, o CAC, também conhecido como Galo do Oeste, está rebaixado para a segunda divisão do catarinense. Matematicamente ainda tem chance, porém teria que vencer de goleada o Avaí na Ressacada na última rodada do returno, e ainda esperar, torcer, que o Criciúma aplique uma sonora goleada no Marcílio Dias. Convenhamos, nem milagre salva o glorioso CAC. Não obstante, há chance de permanecer na elite, pois a FCF tem interesse de ampliar - para o ano que vem - o número de clubes de 10 para 12 na primeira divisão. Nesse caso, não haveria descenso neste ano. É viver para ver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário