sexta-feira, 1 de abril de 2011

CHAPE NA COPA SANTA CATARINA

A questão precisa ser tratada com muita responsabilidade.

A situação não é simples.

Há diversos fatores que precisam ser sopesados.

Primeiro, para os clubes de Santa Catarina que têm calendário nacional (série C e série D), e caso percam os principais atletas após o Catarinense para os clubes de séries B e A, a "copinha" é um laborário importante para armar o time para o certame nacional; testar os novos contratados e dar um padrão técnico-tático à equipe.

Há rumores, boatos, que a Chape poderá perder os seus principais jogadores após o Catarinense. Espero que sejam apenas especulações, pois não é crível, não é plausível, que a diretoria do Verdão possa liberar jogadores, após o Catarinense, que possuem contrato até o final de novembro 2011. Se a liberação acontecer, será um tiro no pé.  De nada, então, adiantou o Catarinense para formar a equipe para disputar a série C.

Aliás, neste ano de 2011, Verdão terá que disputar o certame nacional com uma equipe de nível série B do Brasileiro, pois este é o ano do acesso à série B do Brasileiro. Então, não é pouca coisa!

O torcedor não vai suportar e nem tolerar mais um ano de mediocridade, de sofrimento, como foi a participação na série C do ano passado.

A "copinha" foi um laboratório para o Verdão o ano passado. Digo mais, se não fosse a "copinha" o Verdão teria sucumbido, teria sido rebaixado na série C do último ano.

Vejam, então, como é importante a Copa SC.

As equipes gaúchas, no último ano, que haviam feito boas campanhas no estadual, ficaram acomodadas sem atividade - só amistosos contra equipes amadoras nos dois meses anteriores ao início da série C -e tiveram desvantagens em todos os sentidos quando começou a série C e durante a a série C, embora tivessem equipes tecnicamente superiores, mormente o Caxias; perceberam a dificuldade, ficaram para trás. As equipes catarinenses levaram vantagem, pois já estavam em atividade, em plena condição física,  e com as equipes mais entrosadas.

Então, para os clubes catarinenses que têm calendário nacional (séries C e D), caso não percam atletas após o catarinense, e só façam contratações para qualificar o grupo, ainda assim é importante participar da Copa Santa Catarina, pois serão quase dois meses sem atividade antes da série C. Isso não é bom em termos de condicionamento físico dos atletas e em termos de padrão de jogo da equipe,  e de padrão técnico-tático da equipe.

Portanto, não tenho dúvida, o Verdão, sim, deve participar da Copa Santa Catarina. Mas, claro, gestionar junto à Federação para que se mude, de plano,  a fórmula de disputa; que se dispute a competição com duas chaves de três equipes, para que se tenha menos custos para os clubes, pois o certame é financeiramente deficitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário