Complicado!
Ontem, eu escrevi que a Chape fechou o contrato com a Globo para 2015 (valor pela transmissão da TV aberta).
Verdão vai receber, valor bruto, R$ 21 milhões pela venda dos direitos de transmissão dos seus jogos no Campeonato Brasileiro da Série A (transmissão pela TV aberta).Valor líquido em torno de R$ 18,9 milhões.
Quanto à TV fechada (TV a cabo) a Globo paga uma cota mínima por ano a cada clube referente ao pay-per-view, e a divisão do bolo é feita de acordo com um ranking que leva em consideração quem tem mais torcedores no programa. No final do ano, se o valor arrecadado com a venda de assinaturas supera a quantia total mínima, o excedente é dividido entre os clubes de acordo com uma pesquisa de domicílios.
Quanto aos pacotes de pay-per-view (PPV) comercializados em 2014 (Série A do Brasileiro do ano passado), os clubes começaram a receber, no início deste mês de fev/2015, a fatia do excedente (divisão do bolo) que foi definida, apurada, pela Globo, conforme ranking decorrente de pesquisa de domicílios.
Bolo distribuído: R$ 300 milhões.
Pois é.
Nesse ranking de torcedores no programa (pesquisa) a Chape não aparece?!!!! Só aparecem os 18 clubes mais tradicionais.
Veja:
Em face disso, o excedente (bolo) de R$ 300 milhões foi dividido entre os 18 clubes mais tradicionais. Veja quanto cada clube recebeu:
Como que a Chapecoense vai um dia aparecer nesse ranking de torcedores no programa, para receber uma fatia desse bolo anualmente?
Representante da Chapecoense já participou, a partir de meados do ano passado, de diversas reuniões com representantes da Globo juntamente com o pres. do Coritiba e outros presidentes de clubes, no sentido de mudar essa metodologia, essa fórmula perversa de divisão do bolo que privilegia o Flamengo e o Corinthians, e massacra, por completo, clubes como Criciúma, Chapecoense, Figueirense e Avaí que sequer aparecem no ranking de torcedores no programa (a pesquisa do Ibobe/Datafolha não captou n° representativo de torcedores no programa em nível Brasil em 2014, para esses clubes). Pode isso?
Outra coisa: para aumentar o tamanho ou n° de torcedores da Chape em nível estadual e nacional (assinaturas de pacotes pay-per-view), para que os institutos de pesquisa Ibope/Datafolha possam captar esse crescimento, torna-se necessário o departamento de marketing da Chape entrar em ação, e fortalecer a marca Chapecoense!
É preciso, além do time fazer sua parte em campo, botar o marketing para trabalhar, não?
Representante da Chapecoense já participou, a partir de meados do ano passado, de diversas reuniões com representantes da Globo juntamente com o pres. do Coritiba e outros presidentes de clubes, no sentido de mudar essa metodologia, essa fórmula perversa de divisão do bolo que privilegia o Flamengo e o Corinthians, e massacra, por completo, clubes como Criciúma, Chapecoense, Figueirense e Avaí que sequer aparecem no ranking de torcedores no programa (a pesquisa do Ibobe/Datafolha não captou n° representativo de torcedores no programa em nível Brasil em 2014, para esses clubes). Pode isso?
Outra coisa: para aumentar o tamanho ou n° de torcedores da Chape em nível estadual e nacional (assinaturas de pacotes pay-per-view), para que os institutos de pesquisa Ibope/Datafolha possam captar esse crescimento, torna-se necessário o departamento de marketing da Chape entrar em ação, e fortalecer a marca Chapecoense!
É preciso, além do time fazer sua parte em campo, botar o marketing para trabalhar, não?
Upgrade: 17/02/2014: 11h
Obs:
1- Esse ranking elaborado pela Globo - com ajuda dos institutos de pesquisa contratados - é muito questionado pela maioria dos clubes quanto à metodologia, pois não leva em consideração a informação prestada pelo assinante do pacote, quando informa o clube do qual é torcedor.
2- Na verdade, sempre é apresentada a opção, indicação feita na hora da compra – “Eu torço pelo time X” – como a mas eficaz e justa para definir o quanto cada clube deve ganhar. Seria fácil e prático se esse método de fato funcionasse, mas nunca houve certeza quanto à segurança do mesmo e à sua aplicação correta. Além disso, as vendas são efetuadas por grande número de operadoras, dificultando ainda mais a certeza de uma marcação correta. Por isso, é feita uma pesquisa, por amostragem, junto aos domicílios de assinantes do PPV para saber a que clube o assinante é torcedor. Em 2014, foram pesquisados em torno de 10 mil torcedores, em 1.825 domicílios, para definição do ranking, entre os meses de junho e julho do ano passado.
Veja: reportagens conexas:
1 -Globo divide R$ 300 milhões para clubes por cotas de pay per view. Veja a lista
2 -Globo divide R$ 300 milhões de pay-per-view com clubes; saiba quanto cada um ganhará
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