sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

2ª FASE DA COPA DO BRASIL: O NÓ GÓRDIO DA CHAPE


Nesta sexta-feira, a CBF divulgou o ranking nacional de clubes para 2014.

A Chapecoense evoluiu, passou da posição 47ª para 41ª.

Essa evolução da Chape no ranking nacional poderia ter sido ainda maior, caso tivesse participado da Copa do Brasil 2013, mas não participou, pois a Federação tirou a vaga legítima da Chape, 3ª colocada no Catarinense 2012, destinando essa 3ª vaga na Copa do Brasil para o Campeão da Copinha 2012, certame famigerado que o Verdão de SC não disputou.

Mas, em compensação os deuses do futebol contemplaram o Verdão de SC com dois acessos nacionais sucessivos, da Série C para B (2012)  e da Série B para A (2013).

Já o Joinville, que tem tratamento privilegiado na Federação, quanto mais mexe os "pauzinhos" fora das 4 linhas, mais paga os "pecados" dentro de campo. Aqui se faz, aqui se paga, cavalo paraguaio!

Em face da divulgação do ranking nacional de clubes, já é possível conjecturar quanto aos adversários da Chape na Copa do Brasil 2014.

Na 1ª fase, dentre os 80 clubes participantes, o Verdão do Oeste (31° melhor ranking, dentre os participantes) terá pela frente o clube com o 50° pior ranking, dentre os participantes (1° x 80º, 2° x 79°.... 31° x 50°).

Ou seja, na 1ª fase a Chape começa jogando fora de seus domínios, contra um adversário tecnicamente inferior.

Até agora, a Chape participou de 3 Copas do Brasil (2008, 2010 e 2012), e sempre passou, avançou para a 2ª fase. Mas, jamais superou a 2ª fase, caindo, sucumbindo, diante de agremiações pertencentes ao Clube dos 13 (Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro, respectivamente).

A 2ª fase da Copa do Brasil tem sido o nó górdio do Verdão!

Desta vez, a situação será bem diferente, vamos desatar o nó, pois na 2ª fase a Chape terá frente uma agremiação que não pertence à formação original do Clube dos 13, aumentando, sobremaneira, a chance de passar para a 3ª fase. Vale dizer, na 2ª fase a Chape terá pela frente adversário do padrão ou nível médio, como: Goiás, Coritiba, Vitória, Bahia, Ponte Preta ou Portuguesa. (Obs: o Bahia é integrante, desde o início, do Clube dos 13, mas é apenas uma equipe média). 

Então, pela 1ª vez podemos vislumbrar a Chape avançando, pelo menos, para a 3ª fase da Copa do Brasil.

Avante Verdão!

Obs: 

(1) A formação inicial do Clube dos 13, em 1987  (Internacional, Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG, São Paulo, Santos, Corinthians, Palmeiras, Bahia, Vasco da Gama, Botafogo, Flamengo e Fluminense). Em 2011, a entidade entrou em crise, o Corinthians pediu desfiliação e foi seguido por outros Clubes integrantes.

(2)  No link a seguir, veja: Ranking Nacional de Clubes 2014.

(3) Veja o resumo do auge e implosão do Clube dos Treze in: Clube dos 13.

6 comentários:

  1. Lateral esquerdo Piauí, Oeste-SP, negocia com o Avaí. Mas, a Chapecoense não poderia chegar junto, e trazer esse lateral?

    ResponderExcluir
  2. Yago Pikachu. Paysandu está pedido R$ 8 milhões pelos direitos econômicos. Ninguém paga. Mas, se tiver proposta de empréstimo, e oferecer R$ 40 mil de salário, o Paysandu empresta o jogador. Vamos Chapecoense!

    ResponderExcluir
  3. O volante Andrey Girotto, América-MG, é um bom nome, sua carreira está sendo administrada pela
    www.kuniyw.com/‎, empresa do Sandro, Blumenau-SC.

    Essa empresa também cuida das carreiras de Cristiano, ex-Chapecoense, ex - Juventude.

    ResponderExcluir
  4. O zagueiro Hilton, 36 anos, do Montpellier tem contrato até abril/2014 com a equipe francesa, e sonha a partir de maio jogar pela Chape a Série A. As portas do Verdão estão abertas, brinca o Maringá. Claro, se aceitar salário dentro do teto do Verdão, por pelo qual não trazê-lo?

    ResponderExcluir
  5. Diego Felipe está indo para o Bahia...

    ResponderExcluir
  6. Pelas regras da CBF diulgadas hoje (separação dos clubes em 5 potes), salvo melhor juízo o adversário da Chape na 1ª fase da Copa do Brasil 2014 será o Naviraiense????????????????????????????????????

    ResponderExcluir