terça-feira, 26 de novembro de 2013

DEFINIÇÕES NA CHAPECOENSE

Chapecoense chegou à elite do futebol brasileiro, e 2014 será ano ímpar para o Verdão de Santa Catarina. 

Será o início de nova era, será?   

Acredito, sim!

Diversamente dos clubes do litoral (Avaí, Figueirense e Criciúma) que já frequentaram a Série A, porém nunca se consolidaram (muita incompetência!), a Chapecoense tem outro perfil e outra visão, que permite à nação verde e branca acreditar em consolidação e vida permanente na Série A, rumo a conquistas, títulos nacionais e internacionais, mas sempre com os pés bem fincados no chão, para avançar, progredir com firmeza, segurança, sem dar passo em falso.

Primeiro passo firme do Verdão de SC, para a temporada 2014, será a renovação do contrato do treinador Gilmar Dal Pozzo. 

O treinador merece valorização, pertence a uma nova safra de bons treinadores, como Dado Cavalcante e Sidney Moraes, mas ainda precisa mostrar muito serviço para um dia chegar a ser top de linha; precisa manter regularidade, continuar a fazer bons trabalhos para se consolidar como técnico de futebol. Ainda é um aprendiz em ascensão, mas com um viés muito defensivo (retranqueiro!). Sem dúvida, por ser um técnico que está chegando no mercado, e vai fazer a primeira experiência na Série A, seu salário deve ir para a faixa de R$ 70 mil a R$ 80 mil/mês. 

Segundo passo: renovação dos principais jogadores (espinha dorsal): Nivaldo, Rodolpho, Rafael Lima, Wanderson, Augusto, Athos, Tiago Luís, Fabinho Alves, Rodrigo Gral e Bruno Rangel (se possível!!!). Obs: Nivaldo, Rodolpho e Rodrigo Gral, em face da condição física e idade, preocupam muito (terão desempenho?), mas são indispensáveis pela experiência e controle do clima de vestiário. 

Terceiro passo: contratações já, para o Catarinense e Copa do Brasil:

Um goleiro: Danilo (renovação);

Um zagueiro: Rafael Pereira (Juventude)

Lateral direito: Neílson (Icasa), Yago Pikachu (Paysandu) ou Eduardo (JEC);

Lateral esquerdo: Piauí (Oeste/Itápolis);

Volante (2°) ou meia: Eduardo Ramos (tem problema com indisciplina?)

Meia esquerda: Fernando (Cuiabá);

Atacante: Rodrigo Silva (ABC/Natal), Lúcio Maranhão (ASA).

Obs: O Internacional tem dezenas de jogadores emprestados para clubes das Séries B e A; que tal a direção do Verdão buscar jogadores por empréstimo do colorado dos pampas (com salário subsidiado), como: Eduardo Sacha (atualmente no Goiás), Gilberto (atualmente na Portuguesa de Desportos), Marcos Aurélio (atualmente no Sport) etc.

Avante Verdão!

Up grade:

Outro detalhe, havia esquecido. Justiça seja feita, o torcedor da Chapecoense tem participado na formação da equipe (contratações). Posso citar, como exemplo, as contratações de Athos e Bruno Rangel que a torcida exigiu, e a direção demorou, mas se mexeu. Para 2014, a direção, também, precisa ouvir o torcedor, e se mexer!

Para 2014, o preparador físico Anderson Paixão, também, deve renovar seu vínculo com o Verdão; sua permanência no Clube é primordial!

10 comentários:

  1. Nelson, bem lembrado. O Athos e Bruno Rangel somente chegaram ao Verdão depois de, mais ou menos, um ano a torcida pedindo, pressionando pelas contratações desse atletas. Então, o mérito da vinda do Athos e do Rangel é do trio Cadu Gaúcho, Maurinho e Maringá? Claro que não, é da torcida que pressionou! Agora, tá hora da torcida exigir alguns nomes, pois a diretoria está baratinada. ehehehe

    ResponderExcluir
  2. Mas foi a torcida que pediu: Rafael Lima, Wanderson, Tiago Luis, Fabinho Alves, Augusto ???? Não tem essa de torcida pressionar gente... Por favor!!! A direção é competente sim e convenhamos, se ouvisse o torcedor, Fabiano não jogaria mais a série B este ano... Mas os nomes levantados para possíveis contratações, na minha opinião são muito bons.

    ResponderExcluir
  3. Gostei das participações acima, pois lembrei de um episódio.

    A Chapecoense no dia 05/01/2010 realizou um jogo treino-amistoso, em Coronel Freitas, contra o São Luiz de Ijuí. O Rubro ganhou por 1x0, gol do zagueiro Wanderson que na época jogava pela equipe de Ijuí (fez uma partidaça) e que depois que veio para o Verdão em dezembro de 2011,passou a atuar como 1° volante.

    Pois é.

    Nesse amistoso, havia uma única rádio que transmitiu o jogo (Rádio Progresso de Ijuí), e acompanhei na íntegra transmissão desse jogo-treino.

    Havia muita expectativa em cima da Chape, pois havia disputado a Série D no ano anterior, e conseguido o acesso para a série C 2010, e havia mantido a base do ano anterior.

    Vejam. Nenhuma Rádio de Chapecó deu importância a esse jogo treino-amistoso, disputado à noite, preparatório para estreia no Catarinense 2010, mas tinha uma Rádio de Ijuí que transmitiu na íntegra a partida, e o pessoal não gostou do fraco futebol do Verdão. Era o prenúncio do fraco futebol da equipe no Catarinense 2010.

    Depois do amistoso, ainda à noite, no Blog da GOLDACHAPE eu postei a Ficha do Jogo, escrevi que a Chape poderia pensar em contratar o Wanderson, e ainda fiz considerações, um desabafo frisando a falta de respeito das emissoras de Rádio locais com a Chapecoense, que continuavam tratando o Verdão com indiferença.

    Um Repórter de uma Rádio local de Chapecó não gostou do meu desabafo (nem cabe citar o nome), no outro dia, logo cedo, postou na sequência , vários comentários logo após o meu, com autoritarismo explicando a razão pela qual não inseriu o jogo-treino da Chapecoense na grade da emissora, e que eu como torcedor da Chape não deveria questionar nada as emissoras de rádio locais, pois a Chapecoense não tem audiência, e era só um amistoso.

    Eh, os dias passam, mas na memória ficam gravados os fatos ocorridos.

    Lembro que - no outro dia - a página do Blog da Chape ficou com grande audiência, discutindo a questão da falta de apoio dos meios de comunicação locais com a Chape.

    Portanto, como demonstrado, o jogador Wanderson não foi nenhum achado da diretoria, seu futebol já era conhecido da Chapecoense desde o início do ano 2010,em face do citado amistoso.

    ResponderExcluir
  4. Nelson, vc conhece bem a história de Chapecoense, então vc acha que na montagem do time vencedor da Chapecoense de 2012 e de 2013 tem muito de influência e de participação dos torcedores,e que o dep. de futebol não fez nada mais q o óbvio, deu ouvido ao senso comum da torcida e contratou, e q daqui pra frente será o verdadeiro desafio do dep. de futebol, e q a diretoria tem q continuar ouvindo o apelo dos torcedores. Se é isso, penso também assim. É por aí mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Nelson, convém lembrar 2 meias bons de bola que estão disputando a final da 3a divisão (série c) e se encaixariam bem Verdão:

    Raul (Santa Cruz)

    Eloir (Sampaio Correa)

    ResponderExcluir
  6. O Crissiumal quer emprestar jogadores da Chapecoense sub 20 para disputar a segunda divisão gaúcha. Será que eles não querem levar o goleiro Juliano? Bá,mas mandá o piá a golope.

    ResponderExcluir
  7. Saiu a tabela da Copinha São Paulo. Chapecoense não tá. Mas tão os mortos:Avaí, Figuera e Tigre pé preto. Mortos pois não revelam ninguém.

    ResponderExcluir
  8. Acabou a novela, Kleina fica no Palmeiras por mais 1 ano, aceitou redução de salário.

    ResponderExcluir
  9. Nelson, o meio campo Lucas Lima do Sport é do Inter, tá emprestado, mas o Palmeiras tem interesse em contar com o jogador em 2014

    ResponderExcluir
  10. Volante Rodrigo Sousa, do Boa Esporte Clube, é pretendido pelo S.Paulo, Flamengo e Palmeiras.

    ResponderExcluir