sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PRATICANDO FUTEBOL DE VÁRZEA, CHAPE É DERROTADA

Nesta sexta-feira, 12, feriado nacional, a Chapecoense foi derrotada pelo Oeste por 1x0, em Itapólis, em jogo isolado, na abertura da 16ª rodada da 1ª fase da Série C, Grupo B.

Com essa derrota, a Chape continua no G4, mas corre o risco de terminar a rodada em 4ª lugar. E aí o sonho de trazer a decisão do jogo do mata-mata para Chapecó continua...ficou mais difícil, mas não é impossível.

Na verdade, a derrota do Verdão, como foi, é deveras decepcionante, pois a equipe atuou totalmente sem noção, capenga, molenga, sem vibração, sem inspiração e sem foco.

Literalmente, a Chape foi para Itapólis para fins turísticos, menos para jogar futebol.

Claro, na derrota nem tudo está errado, assim como na vitória nem tudo está certo.

Mas, não dá para tapar o sol com a peneira, a jornada da Chape nesta sexta-feira foi horrível, não jogou futebol, praticou futebol de várzea.

E o trabalho do técnico Dal Pozzo... ah... o trabalho dele.

Aos poucos, vamos conhecendo o seu trabalho técnico e, nesta sexta-feira, para simplificar ele não fez nada certo, nada do que tentou fazer deu certo.

Até agora, foram 5 jogos no comando do Verdão, três vitórias em casa, e fora de casa: um empate e uma derrota.

Quando atua fora de casa, a Chape continua a mesma do técnico Itamar Schulle, defensiva, sem desempenho, sem ousadia, não consegue fazer gol, sofrível, continua penando, sofrendo, e quando consegue um empate fora de casa, é praticamente um milagre...

Hoje, foi um dia para esquecer, riscar do mapa, apagar, passar a borracha.

O técnico do Verdão, hoje, foi muito infeliz nas suas escolhas, não posso dizer que é um técnico desavisado, pois parece ser estudioso e, como diz a imprensa sensacionalista, ele é tido como discípulo do grande técnico Tite. Pois é... o discípulo hoje levou um nó tático do Luiz Carlos Martins.

Mas, esse nó tático não era difícil de acontecer, pois o Dal Pozzo foi muito ingênuo, mandando a campo, na formação inicial, um time capenga, sem ala direito e, na ala esquerda, o setor esquerdo estava congestionado pelo excesso de jogadores pelo setor, onde a marcação do Oeste funcionou, e por isso o Gilton encontrou dificuldade, nada produziu de útil.

Ora, o Verdão jogando com 3 zagueiros e sem jogadas pelas alas...isso, tecnicamente, é uma aberração tática. Erro crasso do Dal Pozzo.

Mas, esse problema ficou evidente logo na primeira meia hora de jogo, mas o que fez o técnico do Verdão para dar vida, em campo, ao Verdão, nada!

Primeiro, para ala direita não tinha opção viável, pois o técnico escolheu, erradamente, os jogadores para compor o banco de reservas, deixou de fora o Galiardo, e levou para Itápolis o Rafael Mineiro e o Chicão. Barbaridade!

Segundo, deveria ter sacado o Athos do time, ainda na etapa inicial, para entrada do Dudu Figueiredo. Athos foi muito mal em campo, desde o início do jogo. O cara não jogou nada, só fez figuração.

No intervalo, deveria ter saído o Jô, muito peladeiro, individualista, para entrada do atacante Cristiano ou do Henrique para dar opção de jogo ao Rodrigo Gral, mas não, o time voltou - depois do intervalo - sem alterações, e aí o jogo continuou sofrível para o Verdão.

O Dal Pozzo só mexeu na equipe a partir dos 20 minutos da etapa final, mas aí já era tarde... as substituições, mal feitas, bagunçaram, ainda mais, a equipe em campo.

Fica a lição: a imprensa andou escorregando na maionese, encheu a bola do técnico e do time antes da hora. E o resultado é esse: futebol de várzea, jogadores sem foco e o técnico já errou feio no jogo passado escalando o Rafael Mineiro e neste jogo levou nó tático, expondo a Chape ao ridículo!

É preciso ter os pés no chão, pois a bola pune!

2 comentários:

  1. esse time nosso e muito mentiroso , so ganha em casa , fora nem do tupy conseguiu ganhar , entao se classificar em primeiro e segundao ainda vai, mas em terceiro e quarto vamos morrer na praia de novo , mais um ano perdido na c

    ResponderExcluir
  2. Nosso técnico errou feio na escalação e nas substituições nesse jogo. Se tivesse feito pelo menos as substituições corretas acho que poderíamos ter empatado. E o jô já deu pra ele né! Atacante que perde gol na cara do gol e ~só tenta driblar não dá, futebol é coletivo, daí nosso técnico me tira o gral, é pra acaba.

    ResponderExcluir