domingo, 7 de outubro de 2012

CHAPECOENSE 3X0 BRASILIENSE


Foto: Cláudio Bispo - Divulgação Site Oficial do Brasiliense
Ontem, Arena Condá em Chapecó, em partida válida pela 15ª rodada da 1ª fase do Campeonato Brasileiro da Série C, a Chapecoense derrotou o Brasiliense por 3x0, assumindo provisoriamente a liderança do Gupo B com 26 pontos, pois o Macaé, vice-líder com 25, ainda jogará no complemento desta rodada na terça-feira, dia 09, quando enfrenta, em casa, a equipe do Madureira, podendo retomar a liderança.

Os gols da partida só aconteceram na etapa final, com Paulinho Dias (1 minuto), Jô (37 minutos) e Wanderson (47 minutos).

Primeiro Tempo

A Chapecoense começou a peleja no esquema 3-5-2, porém com uma formação equivocada.

Para o lugar do meia de criação Neném, suspenso, o técnico Dal Pozzo mandou a campo o ineficiente lateral direito Rafael Mineiro que não justificou, mais uma vez, sua escalação.

O jogador tinha uma avenida livre pelo seu setor, não tinha quem marcar (defensivamente), pois o Brasiliense não explorou esse setor, mas, sem cacuete para funcionar como ala ou como meia-direita, o Rafael Mineiro nada produziu na primeira etapa.

Por sua vez, a meia cancha do Verdão ficou sobrecarregada e sem poder de criação, pois o Brasiliense começou a partida no sistema  4-5-1, com escalação e postura defensivas, povoando o meio de campo. Verdão em desvantagem numérica na meia cancha.

O Jacaré veio a Chapecó com uma proposta nitidamente defensiva, no sentido de explorar os erros da Chape, para num lance de sorte, quem sabe, abrir o marcador e se fechar, de vez, na parte defensiva.

Como disse, na primeira etapa, o Verdão criou pouco, sem lucidez, esbarrou na forte marcação do Jacaré que se limitou a tocar  a bola no sistema defensivo, deixando o tempo escoar.

Era nítido que a formação inicial da Chape estava equivocada, com 3 zagueiros e um lateral plantado na defesa, para um Jacaré sem poder ofensivo, só com um atacante isolado lá na frente.

No final do jogo, o técnico da Dal Pozzo justificou a formação equivocada da etapa inicial, argumentando que esperava o Brasiliense mais ofensivo no 3-5-2 ou 4-4-2, explorando o lado direito da defesa do Verdão, mas logo percebeu que havia se enganado, pois o Brasiliense, diversamente do esperado, atuou no esquema 4-5-1 e não tinha ninguém ofensivo pelo flanco esquerdo, mas apenas um zagueiro que não oferecia perigo ao sistema defensivo do Verdão. Dal Pozzo ainda disse que pensou em tirar o Rafael Mineiro já aos 35 minutos da etapa inicial, para entrada de Dudu Figueiredo, mas preferiu só fazer a substituição no intervalo, para pegar o técnico adversário de surpresa, pois se fizesse a substituição no tempo inicial, com certeza no intervalo o Márcio Fernandes iria neutralizar o efeito da substituição.

Por tudo isso, o primeiro tempo terminou em branco, com placar 0x0.

Segundo Tempo

Corrigido o erro de formação inicial, saiu no intervalo o Rafael Mineiro para entrada de Dudu Figueiredo.

Com isso, o Verdão ganhou a meia cancha, baguçando o sistema defensivo do Jacaré, abringo o marcador logo no primeiro minuto da etapa final, com Paulinho Dias. Chape 1x0 Brasiliense.

Com a abertura do placar, o Brasiliense continuou defensivo, não saiu para o jogo, persistiu até o final atuando somente com um atacante, na esperança de chegar ao empate num eventual erro defensivo do Verdão que não aconteceu.

A partir dos 20 minutos da etapa final, o Brasiliense pregou no gramado, era visível o cansaço dos jogadores da equipe visitante.

Com as substituições promovidas pelo técnico Dal Pozzo, entradas de Cristiano e Dudu Lima para os lugares de Rodrigo Gral e Athos, o Verdão - com sangue novo - chegou, naturalmente, aos 2x0 e 3x0, respectivamente, aos 37 e aos 47 minutos.

Fim de jogo. Verdão 3x0 Jacaré.

Veja a seguir os gols e outros lances da partida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário