quarta-feira, 14 de setembro de 2011

SÉRIE C 2011 - GRUPO D - NOTÍCIAS

Ontem, terça-feira (13), aconteceu nas dependências da CBF no Rio de Janeiro, o sorteio da escala de arbitragem da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C, que é a última da 1ª fase.

Veja a escala de arbitragem para o jogo do Verdão.

Jogo: Chapecoense x Caxias-RS
Local: Arena Condá - Chapecó -SC
Data: 18/09/2011
Horário: 16:00 horas
Árbitro: EDIVALDO ELIAS DA SILVA/PR
Auxiliares: RAFAEL TROMBETA/PR e NEUZA INES BACK/SC
4º Árbitro: Evandro Tiago Bender/SC
Assessora: Nívea Márcia Velho/SC

Pauta de Julgamento do STJD:

O G. E. Brasil - RS será julgado pelo STJD, nesta quinta-feira (15), às 13:30 horas.

PROCESSO N.º 089/2011 – RECURSO VOLUNTÁRIO
Recorrentes: Joinville Esporte Clube e Procuradoria da Quarta Comissão Disciplinar
Recorridos: Quarta Comissão Disciplinar e G.E. Brasil
Auditor Relator: Dr. CAIO CÉSAR ROCHA

Entenda a lide:

O atleta Cláudio, em 20/11/2010, foi expulso na partida entre ABC x Ituiutaba, jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da Série C, quando atuava pela equipe mineira.

O atleta foi julgado no dia 14/12/2010, sendo apenado com um jogo de suspensão, cuja sanção seria cumprida assim que voltasse a disputar alguma competição organizada pela CBF.

Neste ano de 2011, o atleta se transferiu para outros clubes, porém no primeiro semestre/2011 não teve problema, pois nenhum dos clubes que jogou participou de competição de âmbito nacional.

Entretanto, neste segundo semestre/2011, o atleta Cláudio foi contratado pelo Brasil-RS, para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C, e atuou no jogo de estreia da equipe Xavante contra o Santo André no dia 17/07/2011, no Estádio Bruno Daniel, em Santo André, na Região do ABC paulista, quando o Brasil-RS venceu por 3x2 a equipe da casa.

O jogador estava impossibilitado de atuar nessa partida do Brasil -RS contra o Santo André, em face da necessidade de cumprir a pena de suspensão de 1(um) jogo imposta pela Justiça Desportiva (âmbito administrativo), em dezembro/2010.

O fato foi objeto de denúncias encaminhadas por Joinville e Santo André contra a equipe Xavante na Justiça Desportiva (esfera administrativa), com base no artigo 214 do CBJD (incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida).

A cominação legal para esse tipo de caso é a “perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida”, ou seja, três pontos. Além disso, o clube pode receber uma multa que varia de R$ 100 a R$ 100 mil.

No dia 29/07/2011, o Brasil/RS foi julgado e absolvido pela acusação de escalação irregular, mas a Procuradoria recorreu para o STJD (também de âmbito administrativo).

Agora, na 10ª rodada (próximo final de semana), o Xavante briga com o Santo André e Caxias contra o rebaixamento. A perda de 3 pontos poderá deixar o clube com 4 pontos, contra 7 do Santo André e 8 do Caxias.

Importante a definição pelo STJD desse caso nesta quinta-feira, pois, na hipótese de perda dos pontos pelo Brasil-RS, o Caxias estaria livre do descenso, e jogaria a partida em Chapecó já de "sangue doce", sem risco de rebaixamento, aumentando, porém, ainda mais,  a responsabilidade do Verdão de fazer o dever de casa, para concluir essa fase de classificação na primeira colocação do grupo, e assim ter a vantagem de trazer a decisão da vaga do acesso à Série B do Brasileiro à Arena Condá.

Avante Verdão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário