segunda-feira, 25 de outubro de 2010

TREINADOR DA CHAPE PARA A TEMPORADA 2011. QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS PARA CONTRATAÇÃO?

A Chapecoense tem que evoluir; precisa sair da mesmice.

Chega de contratar treinador e jogadores da Região Sul!

Verdão para progredir, alçar voos maiores, quebrar paradigmas, precisa de Diretoria que erre menos, que erre pouco, que paute suas decisões em critérios técnicos seguros sobretudo, e  também tenha "feeling" para apostar quando for preciso apostar.

É preciso ter em mente, sempre, a velha fórmula do "custo x benefício".

Depois de um péssimo 2010, a temporada 2011 será de muita expectativa e de cobrança por parte dos torcedores do Verdão e dos patrocinadores.

É preciso acertar, em cheio, na escolha do treinador e dos jogadores para a próxima temporada.

O sucesso da Chape em 2011 depende do novo treinador que será contratado, em breve. Se a Diretoria acertar na escolha, já será meio caminho andado rumo à conquista de títulos.

Não tenho nada contra Mauro Ovelha, Piccinin, Roberto Cavalo, Luiz Carlos Cruz, Barbieri, Juceli dos Santos etc, mas  nenhum desses serve para o Verdão.

É preciso contratar treinador com outro perfil, que seja estudioso, jovem, e com métodos modernos e seguros de preparar equipes, e que já tenha resultados consistentes em seu currículo.

O futebol no estágio atual, em nível nacional e mundial, não se contenta mais com  técnicos,  treinadores, que persistem utilizando métodos arcaicos  ou tradicionais de preparar as equipes, privilegiando a parte física, em detrimento da parte tática. É preciso o treinador ter conhecimento técnico-científico que saiba trabalhar a parte técnica, física, cognitiva e psicológica, de forma simultânea.

O futebol é um esporte de alto rendimento.

Na doutrina do futebol, há alguns modelos  de treinamentos das equipes de futebol, ou seja, modelos de periodização, que têm sido utilizados de maneira mais coerente com o calendário do futebol, seria a periodização com cargas ondulatórias (Tschiene, 1990), (Manso; Valdivielso; Caballero, 1996), o modelo de Cargas Seletivas (Gomes, 2002) e a chamada Periodização Tática, citada por Oliveira (2005), Carvalhal (2003) e Mourinho (2001).

A idéia atual, moderna, é a periodização tática.

 Toda sessão de treino deve ser realizada com bola de forma que o atleta pense no jogo. Para Carvalhal (2003) a primeira preocupação nessa periodização é o jogo, com ênfase em treinos situacionais e em situações de jogo, com o treino físico (ou da dominante física) inserido no mesmo.

Esses treinos táticos (com bola), sempre, devem ter duração, no mínimo, uma hora e meia, que é o tempo da partida de futebol.

Essa forma de periodizar é contrária aos modelos tradicionais, em que as prioridades do treino são outras; em que os aspectos físicos, técnicos, táticos e psicológicos possuem sessões particulares de trabalho, sendo em alguns momentos “integrados” em treinamentos físico-técnicos ou técnico-táticos que apesar da presença da bola não possuem como objetivo central a melhora da qualidade do jogo.

Considerando como epicentro do jogo o aspecto tático, a Periodização Tática (PT) tem como referência o Modelo de Jogo Adotado (MJA) e, com isso, os outros aspectos devem estar presentes sempre nas sessões de treinos, pois sem eles o jogo em alta qualidade torna-se fora do alcance.

A tática é pensada como aspecto central da construção do treino, de forma que as outras capacidades sejam desenvolvidas por “arrasto”, de forma contextualizada e identificada com a matriz de jogo proposta.

Conclui-se que as premissas da “Periodização Convencional” diferem  da “Periodização Tática”.
  • Assim, enquanto que na primeira é a competição que “cria” o treino e este adquire contorno abstrato, devido à não definição de um modelo de jogo e respectivos princípios, na segunda verifica-se exatamente o contrário.
  • Do mesmo modo, na primeira é dado especial realce à maximização das capacidades condicionais (ênfase na dimensão física), enquanto que na segunda é enfatizado o “jogar”, dando-se realce ao desenvolvimento dos princípios do modelo de jogo (ênfase na dimensão tática).
  • Na primeira, é dada grande importância ao atleta individual, sendo o treinamento dividido em períodos (nos quais é considerada a preparação geral e especial e uma estreita relação entre volumes e intensidade das cargas) com o intuito de adquirir a forma durante as competições mais importantes. Na “Periodização Tática” a equipe (coletivo) é o mais importante, sendo preconizado um microciclo padrão para todo o período de treinamento, no qual a especificidade e as intensidades máximas contribuem para a criação de regularidades ao nível da forma de jogar pretendida.
Como visto, a função de treinador é muito maior que escolher 11 jogadores e 7 reservas; é muito maior que escolher o esquema tático fixo, que só serve como desenho inicial de um jogo, que só se vê no início de cada tempo. Isso é coisa do passado: futebol é muito mais que isto.

O treinador tem que ter um grau de conhecimento que possa perceber que o futebol é dinâmico, e a forma e o conhecimento da maneira de se treinar e jogar são fundamentais para o sucesso. Se não for desta forma de pensar futebol, qualquer um, com todo respeito, estará habilitado a exercer a função de treinador.

Na série D 2010, o Léo Goiano, técnico do Araguaína, cujo Clube tem uma folha de salários R$ 30 mil/mês, conseguiu levar a equipe para a série C (conseguiu o acesso). Isso é incrível!

Pois é, o treinador Léo Goiano, estudioso, antenado com os novos tempos, é um adepto da Periodização Tática no Futebol.

A  equipe do Araguaína  conseguiu o acesso para série C com apenas 20 jogadores, e os atletas não tiveram lesões no certame, em face da  eficiência do treinamento  "Periodização Tática".

De modo  que está aí uma excelente opção, sugestão, para treinador da Chape: LÉO GOIANO.

2 comentários:

  1. Ja tinha me manifestrado positivamente sobre esse treinador no GoldaChape, atraves de uma reproduçao que o Geferson postou.
    Acho Nelson que seria bom demais o Cadu Gaucho saber desse treinador.
    Cabeça nova, mentalidade avançada, conhecimento sobre a evoluçao em tecnicas e taticas no futebol.

    ResponderExcluir
  2. Otima sugestão de treinador.
    Mesmo sendo do sul acrecentaria Argel nessa lista de novos treinadores que tem tudo pra dar certo. Ele iniciou em 2008 e lá já levou o Mogi Mirim devolta a elite do paulista.
    Fez otima campanha com o guaratingueta na c tambem em 2008.
    2010 levou o Sao jose a semi do gauchao
    e agora o criciuma a serie b e muito provavel ao titulo tb...

    ResponderExcluir