quarta-feira, 13 de outubro de 2010

JEJUM DE VITÓRIAS DA CHAPE PREOCUPA O TORCEDOR

Ao empatar em 1x1 com o Ituiutaba, no último sábado, em casa, em plena Arena Condá, no jogo de ida do mata-mata que garante vaga na série B do Brasileiro do próximo ano, a Chapecoense chegou a quatro jogos sem saber o que é vencer, no Campeonato Brasileiro da série C.

A última vitória da Chape, neste certame, foi contra o Criciúma, na Arena Condá, na primeira fase, naquela vitória magra de 1x0, no dia 22 agosto,  um domingo, com gol salvador do atacante Rogério.

Foi uma vitória espetacular. Verdão se superou, pois foi  um clássico catarinense muito difícil, complicado, pelas circunstâncias do jogo.

Depois disso, foram 3 empates, respectivamente, contra Brasil -RS, Caxias e Ituiutaba, e uma derrota para o Juventude.

Portanto, são quase 2 meses sem saber o que é ganhar.

A situação é, deveras, preocupante.

A última vez que a equipe jogou com vontade, com garra, com superação,  foi no empate com o Brasil - RS, no Bento Freitas, naquele 0x0 que afastou, de vez, o fantasmo do rebaixamento.

Depois desse jogo, Verdão parou, estacionou, está em ritmo de tartaruga em campo.

Neste mata -mata, segunda fase da série C, não tem como persistir nesta falta de vontade, nesta falta de garra, nesta falta de empenho, neste jejum de vitória.

É preciso superação!

Se o Verdão do Oeste não acordar, não vencer o Ituiutaba, no jogo de volta, no próximo sábado, dia 16, no Estádio da Fazendinha, dá adeus, de vez, ao acesso; fica eliminado do certame.

O empate, ainda, pode  salvar o Verdão, desde que seja 2x2; 3x3; e assim por diante.

O torcedor está desesperado, pois este é o jogo que define o acesso, e a equipe está em situação difícil, não consegue ser competente no gramado, nas 4 linhas.

Verdão está em situação difícil pela terceira vez no ano.

Nas duas anteriores, contou com a sorte, ou seja, foi ajudado involuntamente por terceiros. Vale dizer: livrou-se do descenso no Catarinense, em face do pedido de licenciamento do Ibirama; e, depois, na primeira fase da série C dependia de um empate entre Caxias x Brasil-RS para avançar para a segunda fase, e o empate, depois de esperar uma semana, finalmente aconteceu!

Mas, agora, para garantir o acesso, Verdão precisa derrubar o Ituiutaba, na Fazendinha, na toca da Coruja, com suas próprias forças, e contar também com a sorte no jogo.

Mas, Verdão depender de suas próprias forças? Aí que está o grande problema...

O grupo, o time, não vem fazendo a sua parte. E não dá mostras que possa surpreender o adversário que joga nos seus próprios domínios.

Além disso, o preparo físico do Verdão anda em falta.

Lá em Minas a temperatura, em média, na hora do jogo, será acima de 30º Celsius.
A equipe do Verdão tem idade média alta.
Para piorar, a equipe do Ituiutaba é mais jovem, tem bom preparo físico, e está acostumada a jogar com alta temperatura. E, segundo integrante da equipe de esportes da Rádio Cancella de Ituiutaba, os jogadores da equipe mineira estão fechados, unidos, com propósito firme e único, de garantir o acesso.
Vai ser dureza!

Olha, se a Diretoria do Verdão não chamar o treinador e os jogadores à realidade, dando um chacoalhão forte, antes do início da viagem da delegação para Ituiutaba, no sentido de unir, fechar o grupo, num verdadeiro pacto pela conquista da vitória e pelo acesso à série B, com base na superação, a coisa não vai fluir...e, lamentavelmente,  será mais um jogo pro forma, só para cumprir tabela.

Neste jogo de vida ou morte, além de tudo, o treinador precisa acertar, ser preciso, na escalação, na correção da postura tática da equipe em campo (antes e no decorrer do jogo), e nas mexidas no segundo tempo.

A equipe que deve sair jogando, na minha humilde visão, poderia ter novidades, pelo menos: Emerson Cris (volante), Gustavo Papa (atacante) e Xaro (lá na frente, se possível no lugar do Waldison, para dar mais velocidade, mobilidade e eficiência nas finalizações).

Portanto, para suplantar toda essa gama de dificuldades neste jogo que vale vaga na série B, o torcedor espera  dos jogadores e do treinador, no mínimo, atitude de vencedores, superação!

Com fé, avante Verdão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário