quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SÉRIE C: PRIMEIRA FASE MAIS LONGA EM 2011. É POSSÍVEL?

No início da semana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o calendário do futebol brasileiro para 2011 (http://www.cbf.com.br/cal/calendario2011.pdf).

Em relação à Série C, que acontece no segundo semestre, estão reservadas 16 datas.

Permanece, em princípio, a mesma f'órmula de disputa  dos dois últimos anos, ou seja, 4 grupos, com 5 integrantes cada.

Previsão para início do certame em 17/07/2011 e término em 20/11/2011.

Mas, essa fórmula de disputa pode ser modificada ou alterada já para o ano que vem; depende de entendimento dos Clubes com a CBF.

As primeiras  manifestações pelo encaminhamento de mudança na fórmula de disputa vêm dos Pampas.

Caxias e Brasil-RS querem uma série C mais longa na primeira fase, para ter uma calendário compatível  no segundo semestre, e assim possibilitar uma programação financeira equilibrada para os Clubes.

Atualmente - se o Clube não se classificar para a segunda fase - o prejuízo financeiro é muito grande, pelo encerramento precoce da temporada.

Por isso,  dirigentes  do Caxias  e do Brasil-RS  reuniram-se, na última terça-feira em Porto  Alegre, com o presidente da FGF, Francisco Novelletto, para que gestione junto  à CBF, no sentido de que a primeira fase da Série C seja alterada, e passe a ser disputada por dois grupos, cada qual com 10 equipes.( http://www.seriec.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1755&Itemid=0).

De modo que cada Clube, na primeira fase da Série C, teria 18 jogos, classificando-se para a segunda fase os 4 melhores de cada grupo, e os dois  piores colocados - de cada  grupo - desceriam para a Série D. 

Já, após o término da primeira fase, o sistema continuaria como é atualmente, com mata-mata na segunda fase (quartas-de-final), subindo para a Série B os 4 vencedores.

Na minha concepção, a Diretoria da Chapecoense deveria, também, se aliar a essa luta, e contactar  a FCF, na pessoa do presidente Delfim de Pádua Peixoto, para que se junte à reivindicação da FGF, e juntas essas Federações passem a gestionar junto à CBF essa mudança na fórmula de disputa da primeira fase da Série C, que será, sem dúvida, muito benéfica para os Clubes, e particularmente para a Chapecoense.

Portanto, se em 2011 não é possível fazer da Série C um Campeonato com 38 jogos, nos moldes das Séries A e B  (pontos corridos, com todos jogando contra todos em turno e returno), então, pelo menos, que se faça a primeira fase mais longa com 18 jogos (grupos de 10 equipes, jogando todas contra todas dentro do grupo,  em turno e  returno), para possibilitar melhor programação financeira dos Clubes, e possibilitar formação de equipes com melhor nível técnico.

2 comentários:

  1. Mas para isso precisaríamos que o Sr. Delfim trabalhe, coisa que ele não gosta muito.

    ResponderExcluir
  2. Nelson...
    Publica o meu blog ai...
    Abraços

    Obs: Admiro muito seu trabalho escreve muito bem

    ResponderExcluir