domingo, 31 de outubro de 2010

PARA COMPLETAR O PACOTE DE MALDADES, AGORA SÓ FALTA BOTAR NA PRESIDÊNCIA DA CHAPE UM COLORADO ROXO

Acompanho o desenrolar dos fatos na Chape com tristeza, decepção, e com muita frustração mesmo!

A Chape que o torcedor quer ver em 2011 e anos seguintes, com certeza, não é essa que está, aos poucos, sendo anunciada...

Não dá para ter nenhuma esperança, em relação ao futuro da Chape, sem planejamento de médio e longo prazos.

Para dar uma guinada, sair dessa inércia, sair dessa mesmice, sair dessa mediocridade, é necessário, antes de tudo, que a Chape tenha um técnico, um treinador, que seja responsável pela equipe profissional e que seja, também, responsável  pela organização das categorias de base do clube, de uma vez por todas.

A Chape sem  investir nas categorias de base não tem futuro.

Verdão precisa, de forma urgente, investir nas categorias de base, selecionar os garotos da região que é um  celeiro de talentos, e assim poderá colher os frutos já em dois anos, ou seja, poderá faturar com negociação desses jovens talentos que serão revelados.

Ovelha tem esse perfil para trabalhar com jovens? Não!

Na última passagem pela Chape Mauro Ovelha não deu oportunidade aos jovens da base. Foi desanimador. Foi um retrocesso, nesse aspecto.

As pessoas que estão à frente do Verdão ignoram, por completo, o planejamento de médio e longo prazos; ingnoram, também, os torcedores, os sócios-torcedores e a comunidade verde-branca; não inspiram confiança ao sócio-torcedor pelas ações sempre equivocadas (como foi a manutenção na série C de treinador medroso, retranqueiro) , e, além de tudo, não possuem carisma, empatia e afinidade com os torcedores. Falta sintonia.

Não existe sequer diálogo efetivo desses indivíduos com os sócios do Verdão e com torcida em geral; falta um canal de contato direto.

Mesmo sabendo que a arrecadação que provém dos sócios suplanta, em muito, a cifra de R$ 80 mil/mês,  o descaso com o sócio-torcedor é preocupante, no mínimo.

Há sérias dúvidas se esses "salvadores" estão aí para defender o Verdão, ou para satisfazer meramente interesses particulares. Falta transparência...

A Chapecoense é uma associação comunitária que representa o Oeste de Santa Catarina; não é empresa de dois ou três donos.

A Chapecoense, em média, consegue um título a cada 10 ou 12 anos.

Isso é bisonho.

Isso revela que as maiores conquistas do Verdão aconteceram por acaso, ou seja, sempre sem planejamento.

Até quando a Chape vai continuar nessa toada, nessa lenga-lenga?

Verdão precisa ter planejamento de médio e longo prazos, para crescer e ocupar o seu espaço neste imenso Oeste Catarinense. Esse espaço, inclusive no coração da maioria dos torcedores, persiste sendo, infelizmente, ocupado por clubes alienígenas, vale dizer, de outros Estados.

Não dá mais para continuar desse jeito.

Ainda por cima, há boatos que o próximo presidente da Chape poderá ser um "melancia", verde por fora, e vermelho por dentro.

Isso é ridículo!

O Oeste Catarinense há muito tempo merece, e clama, ter um clube, pelo menos, na série B do Brasileiro.

A Chape seria, naturalmente, esse clube a ocupar tal espaço, porém está entregue a indivíduos sem arrojo, burocráticos, sem inspiração e de pensamento estreito. Não adianta alguém defendê-los  e dizer que são abnegados, pois abnegação é coisa diversa. Abnegados não desperdiçam recursos do Clube; não comprometem o Clube; pelo contrário, conseguem fazer e obter o máximo com o mínimo de recursos. Longe do que se tem visto no Verdão que arrecada bem, mas seus dirigentes aplicam e gastam mal. Verdão perdeu, por exemplo, o acesso à série B do Brasileiro para o Ituiutaba que tem folha de salários três vezes menor.

Verdão precisa de dirigentes comprometidos, no mínimo, com a transformação, estruturação, e com a elevação do nome da Instituição; esses que estão aí  diminuem, erram demais, e depreciam a imagem da Instituição, ano após ano.

Chega de desperdício!

Verdão é refém de gente que  não tem projeto para a instituição de médio e longo prazos.

Não se concebe, não se admite, não existe mais espaço, nos tempos atuais, para dirigentes estilo "vacas de presépio".

Falta na diretoria gente que seja PURO SANGUE VERDE. Falta gente que possa pensar o dia-a-dia da Instituição.

A Chape precisa, urgente, por exemplo, de um Centro de Treinamento - CT, com refeitório e alojamentos, para os atletas profissionais e das categorias de base. Os atletas, com isso, chegariam pela manhã no CT, e lá almoçariam e só retornariam para suas casas à noite. 

Essa situação permitiria mais foco ao time, mas tempo para treinar jogadas ensaiadas e cobranças de faltas (chutes a gol). Evitaria, dessa forma, a perda de tempo com deslocamentos diários para campos emprestados, cedidos, e mal conservados, que só causam lesões nos atletas. 

Como conseguir um terreno para construção do Centro de Treinamento - CT?

Penso que a  sugestão do treinador anterior é muita boa, ou seja, a Prefeitura Municipal de Chapecó poderia, sim, ceder via contrato de Comodato, por 30 a 50 anos, um terreno para a Chapecoense construir o Centro de Treinamento - CT.

Prefeito de Chapecó a palavra está com sua senhoria acerca da viabilidade, ou não, dessa sugestão.

Com relação ao treinador Ovelha, para quebrar a resistência do torcedor, só conseguindo o título do Catarinense 2011. Para isso, a Diretoria vai precisar se desdobrar e contratar, pelo menos, uns três volantes, dois meias de armação, dois alas, dois atacantes e dois zagueiros, todos qualificados, para serem titulares, senão, como diz o ditado, "a emenda vai ser pior do que o soneto"!

Apesar desse contexto de desconfiança para 2011, continuo sempre otimista.

Avante Verdão!

Um comentário:

  1. Seu Izair Gambatto vai construir um Centro de Treinamento - CT. É isso? Alguém tem informação mais concreta? Será onde? quando?

    ResponderExcluir