terça-feira, 9 de setembro de 2014

GESTÃO FINANCEIRA DA CHAPECOENSE. CLUBE É DEPENDENTE DA COTA DE TV

O Clube não tem dívida vencida, há parcelamentos de dívidas com a União e há causas trabalhistas em curso.

Neste ano, o Clube - até o momento - trabalha com superavit, nada expressivo.

De qualquer forma, o importante é trabalhar no azul, e não no vermelho.

Pois é.

Mas, o que quero abordar aqui são as fontes de receitas da Chapecoense. Ou seja: a segurança, a qualidade, das fontes de receitas do Clube.

Veja, todo clube sério, perene, deve dar ênfase na geração de receitas por meio de fontes seguras, permanentes, diversificadas, para evitar a dependência de receitas eventuais, contingenciais, subvenções etc.

Os clubes brasileiros, em regra, estão pré-falimentares, e dependem muito, cada vez mais, das receitas da venda dos direitos de transmissão dos jogos (dinheiro da TV).

Em regra, as fontes de receitas dos clubes estão assim classificadas:

1- Cotas de TV;
2-Patrocínios e publicidade;
3-Social e amador;
4- Negociação de atletas (vendas etc);
5-Bilheteria;
6-Royalties (licenciamentos de produtos com a marca do clube);
7- Outras receitas.

A Consultoria BDO tem um excelente trabalho sobre as finanças dos clubes brasileiros, e um dos seus quadros reproduz os percentuais das participações das fontes de recursos. Veja, a seguir, os valores médios das fontes de receitas dos 20 principais clubes brasileiros, no ano de 2011:

1- Cotas de TV -----------------------------------------------------------------------------------36%
2-Patrocínios e publicidade------------------------------------------------------------------18%
3-Social e amador-------------------------------------------------------------------------------13%
4- Negociação de atletas ---------------------------------------------------------------------15%
5-Bilheteria----------------------------------------------------------------------------------------08%
6-Royalties (licenciamentos c/ uso da marca do clube) e outras receitas-----10%

De plano, observa-se que os clubes brasileiros dependem, sobremaneira, das Cotas de TV.

Isso é ruim, pois - no caso de descenso - o Clube afunda, em todos os sentidos, pois perde ou reduz, drasticamente, a fonte de receita - Cotas de TV.

No caso da Chapecoense, a dependência do Clube quanto à verba - Cota de TV - é ainda maior. 

Por exemplo, em relação ao orçamento de R$ 32 milhões para 2014, as receitas estão assim previstas, grosso modo:

1- Cotas de TV -----------------------------------------------------------------------------------------52%
2-Patrocínios e publicidade------------------------------------------------------------------------15%
3-Social e amador--------------------------------------------------------------------------------------17%
4- Negociação de atletas (receitas com vendas, empréstimos, de atletas)---------0,0%
5-Bilheteria----------------------------------------------------------------------------------------------06%
6-Royalties (licenciamentos de produtos com a marca do clube)----------------------05%
7-Outras receitas--------------------------------------------------------------------------------------05%

A Chapecoense, sem dúvida, precisa aumentar as campanhas para angariar novos sócios, o ideal é um quadro societário na casa dos 15 mil. Está longe disso...atualmente o Clube tem um pouco mais de 11 mil sócios-torcedores. 

As receitas com o futebol amador do clube e venda de jogadores são inexistentes, é preciso se mexer, fazer, pelo menos, o que os outros clubes da Série A estão fazendo, né? 

O Marketing precisa trabalhar, é fazer da Chapecoense um Clube regional. Primeiro passo, é abrir a cabeça desses viventes que hoje são responsáveis pelo marketing do Clube.Acho que eles não conhecem nem o Hino do Clube. Se o Hino fala em "Ó Glorioso verde que se expande", então o marketing precisa dar uma força, regionalizar o Verdão. Isso é o mínimo que se espera do marketing.  É preciso regionalizar a Chapecoense, desde Lages até Dionísio Cerqueira (isso em SC), mas há todo o Sudoeste do Paraná e Norte do Rio Grande. 

Por fim, se a Chapecoense depende, basicamente, das cotas de TV para sobreviver, então o pulo do gato é permanecer na Série A, mas pelo qual a diretoria joga contra...está com o freio de mão puxado, quer mandar o clube para série B...

Sinto muito, mas tenho que dizer, o torcedor da Chapecoense, em regra, é como uma vaca de presépio, aceita tudo passivamente que a diretoria faz ou não faz. Está na hora do torcedor cobrar, exigir, de forma veemente, a contratação de um meia destro, de um lateral esquerdo, de um atacante goleador e de um zagueiro Xerife. Isso é o mínimo. E se perder para o Coritiba e não ganhar do Sport Recife, contratar um novo treinador...

Avante Verdão!

7 comentários:

  1. A direção da Chapecoense é uma piada, só agora que a água está batendo na altura do nariz, quer contratar um meia de velocidade e um lateral esquerdo e outros mais. Mas,isso é só da boca para fora. Nelson, o que a Chapecoense está poupando este ano da Cota de TV é superior a R$ 5 milhões, então o valor é expressivo.

    ResponderExcluir
  2. diego felipé sobrando e ajudando o avai e nos com refugos baratos contratados pela nossa diretoria amadora que pra mim é diretoria para serie C B para sobrar mais grana e nos penando na serie A ,se for ver com time pior que avai e joinvile que tem receita bem mais menos que nos , SE TIVESSEM MAIS CORAGEM ESSA DIRETORIA TINHA BANCADO TIME DA SERIE B DO ANO PASSADO COM ALGUNS REFORÇOS DE QUALIDADE NAO REFUGO COMO SAO ACOSTUMADO A CONTRATAR E ESTARIAMOS EM MELHOR CONDIÇOES NA SERIE A

    ResponderExcluir
  3. E OUTRA COM ESSE TIME AI COM ATAQUE DE NERVO SE NÃO ENGRENAR E CONTRATAR URGENTE A HORA QUE ENTRAR NA ZONA DE DEGOLA NÃO SAI MAIS PODE MARCAR AI ,,

    ResponderExcluir
  4. O Figueirense e o Flamengo que ficaram várias rodadas na lanterna, contratam técnico, já passaram a Chapecoense e escaparam. O Palmeiras é outro que vai escapar, com a contratação do Dorival Jr. E a Chapecoense, não contratou técnico, ficou dando sopa para o azar, ficou patinando, não escapou, e agora, pelo que tudo indica,vai entrar na zona da degola, em 2 ou 3 rodadas. Diretoria molenga, teimosa, vai rebaixar o Verdão, está na cara.

    ResponderExcluir
  5. O meia Bernardo, emprestado junto ao Vasco, não está sendo aproveitado pelo Palmeiras. Será que não seria uma boa tentar trazer o cara por empréstimos até o fim da Série A,pagando 30% do salário dele. Vai que ele resolve jogar.

    ResponderExcluir
  6. Agora está sendo veiculado uma notícia de que a chapecoense tentou contratar o rodriguinho mas o grêmio não liberou kkkkkkkkk que piada! Isso é só para enganar o torcedor, é claro que o grêmio não iria liberar se já o contratou por empréstimo junto ao corinthians e é um baita jogador. Aliás o Rodriguinho estava encostado no corinthians antes da copa e nós torcedores cansamos de avisar a diretoria para tentar contratar ele, assim como o Torito Gonzalez e o que a Diretoria fez? Contratou Richely e Mailson.

    ResponderExcluir