quinta-feira, 14 de setembro de 2017

DEMITIDO TREINADOR FRACO, CHAPECOENSE COMEÇA DAR ESPERANÇAS

Ontem contra o Flamengo, antes do jogo na Arena Condá, havia receio de que a Chapecoense daria mais um vexame.

Para surpresa, com a bola rolando o que se viu foi uma Chapecoense, com dificuldades é verdade, mas bem diferente daquela dos últimos 40 dias.

Chapecoense se livrou do período de trevas que ficara submetida lamentavelmente. Trevas: tudo por erro, teimosia, da direção que optara por treinador, notoriamente, equivocado, fraco tecnicamente.

Agora, livre dessa mazela citada, Chapecoense deu esperanças ao torcedor de que o time pode voltar a corresponder, dar resposta positiva às demandas deste final de temporada, a principal delas: manter-se na Série A 2018.

Quanto ao jogo

Sistema 4-4-2

Formação inicial: Jandrei; Apodi,Grolli, F.Bruno, Reinaldo; M. Ribeiro, L.Mineiro, Canteros, Alan Ruschel; Wellington Paulista e T. Melo.

Primeiro tempo

Chapecoense se defendeu, respeitando o Flamengo. 

O rubro-negro carioca ficou bloqueado na forte marcação pelo meio e pelos flancos.

O tempo passou, e a Chape não tomou gol.

Mas cabe observar: 1º tempo

a) atacante T. Melo mal, lento, marasmo, não faz o pivô, não segura a bola no ataque, não dá opção para quem vem de trás, não tem habilidade para trocar passes, não rouba bola (só entrega de graça kkk); no corpo a corpo molenga, no choque com os adversário só pipoca, fica mais no chão deitado do que de pé. Banco  de reserva para ele, que fique bem escondido lá, esquecido. kkk É muita miséria estratégica e tática escalar T. Melo. Essa opção só deve ser utilizada no desespero, nos últimos minutos de jogo;

b) atacante W. Paulista: falta-lhe solidariedade, fominha. Na beirada do campo atuando, em vez de cruzar a bola para os companheiros, chuta a esmo para o gol, sem ângulo, sem noção! Pela extremidade do campo, na verdade ele só mata as jogadas ofensivas da Chape por ser fominha e errático.

c) Alan Ruschel surpreendeu positivamente, articulou como meia avançado (4º homem do meio campo), pela extremidade e, com a sequência de jogos, deve ou vai ganhar ritmo; armou um contra-ataque para o Flamengo, ao tentar driblar um adversário no campo ofensivo. kkk

Na primeira etapa, portanto, a Chapecoense inexistiu ofensivamente, não levou real perígo ao goleiro do Flamengo.

Segundo Tempo

A Chapecoense só melhorou, agradou, a partir da saída do T. de Melo. A entrada de Penilla mudou o jogo, pelo flanco esquerdo do campo, deu opção de contra-ataque. Dos seus pés nasceram as duas grandes chances de gol. Primeiro, no chute de Penilla de fora da área, que goleiro Diego deu rebote e que Reinaldo, cara-cara, chutou torto para fora! Segundo, Penilla no contra-ataque carregou a bola na velocidade pelo flanco esquerdo, ganhou na corrida, entrou sozinho na área, cara -cara com goleiro, chutou torto para fora!


Obs: Eu ainda não sei se a saída do T. Melo para entrada do Penilla estava programada, ou se foi obra do acaso! Pois, na Chape existe cegueira, todo mundo vê que T. Melo é um problema para Chape, e não solução! Mas, ninguém tira do time esse marasmo! Chape tem que jogar com 2 atacantes de mobilidade, velocidade no ataque, caso o Ruschel seja o quarto jogador de meio campo. Ainda, penso q a Chape no 4-3-3, com 2 atacantes de velocidade pelos flancos, pelos lados do campo, e com o 3º atacante centralizado de mobilidade, torna a equipe mais competitiva e letal no contra-ataque. Por enquanto, a Chape tá sem convicção, e não há certeza que esse sistema com 4 homens no meio de campo seja a solução para jogo em casa e fora de casa. É preciso diferenciar jogos longe da Arena Condá, e jogos dentro de casa que se tem obrigação de fazer dever de casa.

O jogo de ontem sinaliza que o time pode retomar o desempenho dos bons jogos que já fez nesta temporada, principalmente no início da Série A. Mas, há ainda tudo por fazer!

Na fase depressiva que estava a Chape o empate foi bom, pois não perdeu, mas temos que ter consciência que na Arena Condá é obrigação fazer o resultado, e ontem não fizemos o resultado. Certo?

Outra coisa: Emerson Cris acertou nas três substituições, o time ficou ficou poderoso em campo. Mas é a tal coisa, quem escala mal acerta nas substituições. ehehe


Tenho dito.

Avante Verdão.









Nenhum comentário:

Postar um comentário