sábado, 26 de julho de 2014

CHAPE JOGA MAL, E SANTOS FAZ 3X0

Sob o comando do Celso Rodrigues, foi a pior atuação da Chape.

O que deu errado?

Primeiro, o técnico do Santos, Osvaldo Oliveira, armou taticamente a equipe do Peixe, de forma que confundiu a marcação da Chape, quando o Santos atacava.

A marcação da Chape não encaixou.

Vale dizer, quando parecia que o Santos ficaria encaixotado pela retranca da Chape, o Santos recuava para zaga o volante Alison e adiantava, liberava para o apoio, os 2 laterais que se mandavam para frente, puxando a marcação para os lados do campo e abrindo o sistema defensivo do Verdão.

E não demorou para o Santos chegar ao gol.

O sistema defensivo da Chape "bateu cabeça" logo aos 12' da etapa inicial (havia um amontoado de jogadores da Chape se acotovelando, um estorvando o outro, dentro da grande área), e o Santos abriu o marcador com Rildo.

A partir daí o Santos sossegou até o final do 1° tempo, e a Chape lenta, chegava no ataque em cobranças de faltas, bola parada, mas sem aproveitamento.

Na etapa final, o  sistema defensivo da Chape não funcionou (piorou!), havia uma avenida aberta pelo setor do Rodrigo Biro, e Tiago Ribeiro deitou e rolou pelo setor, e por aí o Santos, nos contra-ataques, chegou ao 2° e 3° gols.

A Chape tinha posse de bola, chutou a gol, com certeza, mais vezes que o Santos (Chape chutou a gol o dobro de vezes em relação ao Santos), mas faltou qualidade, a bola chegava no ataque expirada, muito quadrada, falta um meia diferenciado para arredondar a bola, dar assistência, servir os atacantes, colocar os atacantes na cara do gol.

Além disso, faltou qualidade no arremate, as bolas foram chutadas em cima do goleiro Aranha que fez 3 ou 4 defesas difíceis no jogo. 

Já o goleiro Danilo da Chape praticamente não trabalhou no jogo, e tomou 3 gols, pois o Santos chegou com perigo no ataque 5 vezes, e marcou 3 gols, mostrou qualidade e precisão nos arremates.

Depois do revés de hoje, o Celsão tem uma semana cheia, inteira, para treinar o time, para o jogo contra o Flamengo, no final de semana na Arena Condá. 

A Chape precisa evoluir técnica e taticamente. E a bola parada? Continua aproveitamento nulo.

Há muita coisa para aprimorar neste time.

Avante Verdão!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

COPA DO BRASIL 2014: CHAPE DESPEDE-SE NA 2ª FASE

Ontem, no jogo de volta: Ceará 1x1 Chapecoense

Como perdera o jogo de ida por 2x1, o Verdão do Oeste precisava vencer o Vozão para continuar na competição, mas não deu...

Como já acontecera das outras vezes, Chape caiu na 2ª fase.

Das outras vezes, a equipe verde e branca, sempre na 2ª fase, foi eliminada por clube grande, tradicional, da Série A (Internacional, Atlético Mineiro e Cruzeiro), mas, desta vez, a decepção é maior, pois havia condições de fazer história na competição, avançar mais, mas - por uma série de erros, falhas - veio a eliminação para uma equipe da Série B (clube médio).

Paciência! Ficou o gosto amargo da desclassificação e a certeza de que se deixou de ganhar, pelo menos, R$ 1 milhão (Hum milhão de reais) na próxima fase (430 mil cota da CBF + 600 mil de arrecadação com o jogo do Internacional na Arena Condá).

A classificação restou comprometida no jogo de ida, na Arena Condá, quando a Chape era ainda comandada pelo Dal Pozzo, treinador tecnicamente muito fraco. Bastou o seu auxiliar assumir a equipe, e o time transformou-se da água para o vinho. Então, o problema visivelmente era, sim, o antigo treinador que precisa evoluir, estudar, se aprimorar, pois seus métodos de trabalho são arcaicos, ultrapassados. A equipe continua ainda sem aproveitamento na bola parada. Chape continua sem fazer gol na cobrança de escanteio e na cobrança de faltas.

Quanto ao jogo de ontem, a equipe da Chape lutou muito, mas a desvantagem era muito grande. O Ceará construiu vantagem no jogo de ida, e administrou, ontem.

Penso que se a Chape tivesse jogado no esquema 4-3-3, desde o início do jogo, o resultado poderia ser outro. No lugar do Abuda, o técnico deveria ter iniciado a partida com Fabinho Alves. Assim, com 3 atacantes, Rangel centralizado,  Leandro e Fabinho Alves abertos pelas pontas, o Rangel poderia ter sido mais acionado no comando do ataque. Do jeito que foi o jogo, a Chape afunilou muito pelo meio, facilitando o trabalho da zaga do Vozão.

Acho que faltou ousadia para o Celsão no 2° tempo. O Ceará retornou na etapa complementar muito recuado e atormentado, preocupado em não sofrer o 2° gol, e a Chape continuou com um monte de jogadores defensivos em campo. Barbaridade!

Mas é isso, fim de papo na Copa do Brasil 2014 para a Chape e que se apreenda com os erros!

Agora, é levantar a cabeça e retomar a luta na Série A do Brasileiro, pois sábado tem "pedreira", ou seja, Santos na Vila Belmiro.

Verdão terá que jogar para vencer, para pelo menos trazer um empate.

Avante Verdão!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

CONTRA O CEARÁ, CHAPE SABE DA DIFICULDADE QUE TERÁ?

Logo mais, a partir das 19:30 h, a Chape estará em campo, enfrentando o Ceará, jogo de volta, pela 2ª fase da Copa do Brasil 2014.

No jogo de ida, na Arena Condá, deu Ceará 2x1, com Bill, em dose dupla, anotando para o Vozão.

Agora, a Chape precisa vencer por 2 gols de diferença, para avançar para a próxima fase. Se devolver o placar, a vaga será decidida nas penalidades. Há outra opção para o Verdão: vitória por diferença de 1 gol, desde que faça pelo menos 3 gols.

Além do Ceará ter uma excelente equipe, tem Sérgio Soares, que é um grande técnico.

Outra coisa: a Chape nunca venceu o Ceará. As equipes jogaram 3 vezes, até agora. O Ceará venceu duas vezes, e houve um empate. Na Série B ano passado, Chape estava invicta na competição, e o Ceará venceu, jogo do 1° turno, por 3x1, gol do Verdão anotado por Fabinho Alves. Já no 2° turno, na Arena Condá, o jogo terminou 1x1, com a Chape empatando nos acréscimos, gol de Potita.

Então, além de todas as dificuldades, Chape - para continuar na Copa do Brasil - terá que quebrar esse tabusinho...

Avante Verdão!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

SEÇÃO GARIMPAR 01: LATERAL ESQUERDO KAPA

Na Chapecoense, como é sabido, não há dinheiro para contratar reforços consagrados.

Mas, é possível ter "olheiros" e garimpar jovens jogadores com potencial, com talento, que disputam as competições menores, em nível nacional ou regional.

Inteligência!!!

A Chape tem carência de lateral esquerdo diferenciado.

Cabe a Chape designar um "olheiro" para observar o lateral esquerdo Kapa do Guarani de Palhoça, que está disputando a Série D 2014.

Já, no jogo de estreia contra a Cabofriense, em Cabo Frio -RJ, o atleta foi destaque, anotou 2 gols, na vitória do Bugre de Palhoça, por 2x1.

Destaque do jogo.

O jogador já havia jogado bem no Catarinense 2014, pelo Atlético de Ibirama-SC - Seleção do Instituto Mapa:

A partir dessas rodadas da 1ª fase, o Ibirama perdeu rendimento, e o futebol de Kapa ficou prejudicado. Mas, ele voltou a figurar na 7ª rodada da 2ª fase - hexagonal. Wellington Saci, Joinville, foi eleito o melhor lateral esquerdo e craque do campeonato.

Lateral Esquerdo

Foto: divulgação - SER Guarani
Kapa
Nome Completo: Edson Carlos Santos Lima Júnior
Data de Nascimento: 07/12/1992 (21 anos)
Naturalidade: Serrinha/BA
Clube Anterior: Atlético de Ibirama/SC
Altura: 1,71 m
Peso: 62,6 kg
Pé Preferencial: Canhoto


domingo, 20 de julho de 2014

CHAPECOENSE CALA O MORUMBI

Ontem, sábado, em pleno Estádio Morumbi, a Chapecoense derrotou o São Paulo FC, por 1x0, gol do volante Ricardo Conceição, aos 11 minutos da etapa final.

Público superior a 43 mil pagantes presenciou a dedicação e a obediência tática dos jogadores do Verdão de Santa Catarina. O gol, a vitória, foram a coroação desse empenho dos jogadores.

Foi uma batalha que vencemos!

Pés no chão, humildade, pois há "n" batalhas para serem superadas, daqui para frente, nesta luta pela permanência na Série A do Brasileiro.

Avante Verdão!

Veja:

1) - As notas dos jogadores:

DANILO – Goleiro ...............................8,5
RICARDO CONCEIÇÃO - Volante ....8,0
BRUNO RANGEL – Atacante..............7,5
WANDERSON – Volante.....................7,5
NENÉN – Meia.....................................7,5
CAMILO –Meia....................................7,5
DEDÉ – Volante....................................7,5
RAFAEL LIMA – Zagueiro...................7,0
JAÍLTON- Zagueiro..............................7,0
FABIANO – Lateral..............................6,5
RODRIGO BIRO – Lateral.................. 6,0
Zezinho - Meia......................................6,0
Bruno Silva – Volante..........................6,0
Abuda – Volante.................................. 6,0

CELSO RODRIGUES – Técnico ..........8,0

2) - Os melhores momentos de São Paulo 0x1 Chapecoense


sexta-feira, 18 de julho de 2014

BRUNO RANGEL TEM CONDIÇÃO LEGAL DE JOGO

No Boletim Informativo Diário Eletrônico - BID-E  da CBF, de hoje dia 18/07/2014, foi publicado o registro da condição legal de jogo do Bruno Rangel:

Última atualização efetuada em 18/07/2014 às 19:13

BRUNO
Bruno Rangel Domingues
Nascimento: 11/12/1981
Inscrição: 158402
Clube: Chapecoensesc/SC

quinta-feira, 17 de julho de 2014

FALTA A CHAPE FAZER SUA PARTE

Por ter seu jogo adiado da 10ª rodada para 06/08/2014, havia receio de que a Chape pudesse terminar a rodada do meio de semana na zona da degola, mas os resultados das partidas de ontem (quarta-feira) não mexeram na posição da Chape (15ª colocação), pois Bahia, Coritiba e Flamengo, embora sendo mandantes, perderam seus jogos:

Bahia 0x2 São Paulo
Coritiba 0x2 Figueirense
Flamengo 1x2 Atlético - PR

O foco da Chape, agora, é o São Paulo que ontem venceu o Bahia, na Fonte Nova em Salvador.

Verdão do Oeste joga com o São Paulo, no Morumbi, neste sábado, às 18:30 h.

Vai ser dureza o jogo, mas a Chape tem condições de trazer um resultado positivo.

Se jogar de forma organizada em campo, bem compactada, com as linhas bem próximas (defesa, meio campo e ataque), sem buracos, a chance de vitória existe!

Na hora de se defender as linhas recuam, e na hora de atacar as linhas avançam (defesa, meio campo e ataque). Nada espaços vazios entre as linhas, nada de buracos!

André Paulino lesionado! Jaílton assume a vaga.

O outro zagueiro será o Rafael Lima. Espera-se que o capitão jogue bola neste jogo, que comande a zaga, pois está devendo futebol nesta temporada 2014. Logo, logo, teremos o Enrique Meza nesta zaga, se o Rafael Lima insistir com suas pixotadas!

Na lateral esquerda, será que finalmente o Rodrigo Biro vai mostrar que tem futebol?

Como a tendência é o treinador Celso Rodrigues mandar a campo o time no sistema 4-5-1, então o meio de campo terá 3 volantes (Wanderson, Ricardo Conceição e Dedé) e 2 meias (Neném e Camilo como falso atacante). É por aí...

No ataque quem vai?

Bruno Rangel depende da publicação de seu nome no registro da CBF (BID-E) até sexta-feira. Para o lugar do Rangel, poderá começar o jogo no comando do ataque quem? Fabinho Alves ou Leandro Banana? Penso que a melhor opção é Fabinho Alves que é driblador e sabe prender a bola no ataque. Leandro Banana é um poste que a bola bate nele, e sobra para o zagueiro! 

Nesta rodada do meio de semana, que a Chape ficou de folga, os resultados de outras equipes ajudaram o Verdão, mas no final de semana, a Chape terá que fazer a sua parte, não é?

Avante Verdão!

terça-feira, 15 de julho de 2014

HÁ CHANCE DE "TORITO" JOGAR NA CHAPE

A direção de futebol da Chapecoense continua negociando com o Libertad do Paraguai, em relação ao meia destro Jorge "Torito" Gonzalez.

"Torito" tem contrato com a equipe Paraguaia até dezembro/2014. Se houver acordo, virá por empréstimo.

Regis Marques é o procurador do jogador.

O jogador, inclusive, passou férias no Brasil, no período da Copa do Mundo 2014, conforme a seguinte reportagem, de 04/07/2014, publicada no Portal ABC:
Partidos en Uruguay

... 
“Torito”. Jorge González se encuentra en Río de Janeiro, de vacaciones, y no se descarta que se vincule al Chapecoense AF de la división principal.

O torcedor da Chapecoense aguarda com ansiedade essa contratação, para alavancar a meia cancha do Verdão, pois "Torito" é um jogador de muita raça, movimentação e que chega com qualidade no ataque, tem presença ofensiva, tem faro de gol.

Enquanto isso, veja alguns gols de Jorge "Torito" Gonzalez:

Jogo realizado em 01/03/2014 - Libertad 3x1 Rubio Ñú




Copa Sul Americana, jogo na Arena Pernambuco, em 24/10/2013, Sport Recife 1x2 Libertad, com 2 gols de Jorge "Torito" Gonzalez.


Outra informação:

Se o Celso Rodrigues não mostrar serviço nesses 3 jogos fora de casa, pode aparecer na Chapecoense o técnico Claudinei dos Santos Oliveira, ex- Santos, ex-Goiás, que está atualmente no Paraná Clube. O Paraná vive uma crise financeira sem precedentes.

terça-feira, 8 de julho de 2014

NA RETOMADA DA SÉRIE A, CHAPE CORRE O RISCO DE DAR VEXAME HISTÓRICO!

O contexto, que era desfavorável para o Índio do Oeste no início da Série A, agora piora a cada dia.

A parada para a Copa do Mundo só piorou as coisas para a Chapecoense.

As outras equipes da Série A se reforçaram, estão se encorpando, e o Verdão do Oeste continua com os mesmos problemas.

Alguns refugos foram contratados!

A equipe não tem poder de propor o jogo; joga na defensiva, esquivando-se, apostando num lance de sorte, num milagre.

Em termos táticos e estratégicos, reina a mediocridade, pois o time, tecnicamente, não dá opção para o treinador.

Será que nesta Série A, a Chape vai conseguir alguma vitória fora de casa?

O departamento de futebol, até agora nesta parada para a Copa do Mundo 2014, só perdeu tempo.

O setor de criação da equipe não existe. 

segunda-feira, 7 de julho de 2014

NA INTERTEMPORADA, SEM AMISTOSO EM CHAPECÓ

Como é difícil acessar Chapecó!

Seja por terra, seja pelo ar, é um suplício chegar e sair de Chapecó!

Que o diga o Palmeiras!!!

Chapecoense está na Série A, mas a logística para acessar Chapecó pela via aérea ou pela via terrestre continua precária.

O que o Poder Público vem fazendo para melhorar a infra-estrutura (estradas, aeroportos, linhas aéreas)?

Pela via área, o aeroporto de Chapecó é terrível, nos dias de neblina meia boca, ainda assim, o aeroporto não dá teto! Cadê a instalação do aparelho ILS (Instrument Landing System)?

Outro problema: o preço das passagens aéreas para Chapecó é o mais caro do planeta! Pouca competitividade entre as companhias aéreas.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Vai Brasil Vamos Lá

MARRENTO RÉGIS CHEGA AO SPORT

Foto: Divulgação Sport Recife

Regis, finalmente, saiu da Chapecoense.

Por aqui, fez alguns bons jogos, mas nada de extraordinário.

Foi goleador do catarinense 2014 (8 gols) não sei como, pois fez gols apenas em 4 ou 5 jogos, contra equipes que não estavam bem tecnicamente. 

O Campeonato Catarinense 2014 foi um dos mais fracos de sua história, baixo nível técnico.

Jogador franzino fisicamente, não suporta sequência de 3 ou 4 jogos.

É um meia habilidoso, driblador, quebra a marcação, porém tem um grave defeito, não sabe jogar coletivamente. É meia-atacante, não é meia-armador. É jogador que conduz, em demasia, a bola. É individualista! 

Além disso, é marrento, pensa que é craque, convencido, tem prazo de validade?.

No Sport, que tenha boa sorte!

quarta-feira, 2 de julho de 2014

PROBABILIDADE CATASTRÓFICA, COMO REVERTER?

Desde dezembro do ano passado, o Maringá dá as cartas no departamento de futebol da Chape.

Infelizmente, a situação mudou do vinho para água. 

O índice de acerto nas contratações de jogadores, que nos dois últimos anos foi alto, em 2014 é pífio, ridículo.

A situação é crítica; é desoladora.

O treinador foi demitido (foi mandado embora), mas o diretor de futebol, e sua política de contratação equivocada, continua intocável.

Neste período de parada do Campeonato Brasileiro da Série A para a realização da Copa do Mundo 2014, acreditava-se que a Chape poderia rever, corrigir o rumo, contratar reforços, e prosseguir forte na sequência do Brasileirão, assim que terminar o Mundial da FIFA aqui no Brasil, mas a situação é dramática, não houve contratações de jogadores diferenciados e a equipe continua sendo comandada por treinador interino.

terça-feira, 1 de julho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - OITAVAS EM BRASÍLIA




Compareci cedo, ontem ao Estádio Nacional Mané Garrincha em Brasília, para assistir França x Nigéria, pelas oitavas da Copa do Mundo 2014. 

O jogo começou às 13 horas. Levei a família junto.

Público: 67.882 pagantes.

A maioria brasileiros, que torceram muito pela Nigéria, equipe mais fraca. 

Mas, no final não deu para a equipe do continente africano.

Jogo foi equilibrado, muito disputado, até os 20 minutos da etapa final, quando a França começou a dominar, e partir daí fez 2x0 no tempo normal.

Desde o início, torci para o jogo ir para a prorrogação, e também para cobranças de penalidades (queria emoção!), mas a Nigéria cansou no 2° tempo, e foi dominada pela equipe da França.

Nas quartas de finais, se o Brasil passar pela Colômbia, vai pegar o vencedor de Alemanha x França.

O Brasil tem deficiências: falta um meia de criação que assuma a responsabilidade do jogo, falta laterais e falta comandante de ataque.

Hoje, tem, ainda pelas oitavas:

Argentina x Suíça - na Arena Corinthians/São Paulo.
Estados Unidos x Bélgica - na Arena Fonte Nova/Salvador.

Quartas:

- Brasil x Colômbia
- Alemanha x França
- Holanda x Costa Rica
- Argentina/Suíça x Bélgica/EUA

Tudo indica, se não tivermos surpresas, as seguintes semifinais: Brasil x Alemanha e Argentina x Holanda.

Final: Brasil x Argentina?

Avante Brasil!

O QUE HÁ QUE NÃO ANDA?

Olha, quando o assunto é contratação de meia destro, a coisa não acontece, não anda, não vai para frente.

Algumas perguntas vem à tona:

É falta de conhecimento do mercado nacional e sul-americano?

É má vontade, falta de interesse?

É embromação, enrolação, para enganar o sócio-torcedor, pois é promessa que não será cumprida?

É propósito deliberado de derrubar a Chape para a Série B?

É incompetência da direção que está há 6 meses engatilhando a contratação e na hora H trava, dá para trás?

É tudo isso?

Parece que é tudo isso mesmo!!!