segunda-feira, 7 de julho de 2014

NA INTERTEMPORADA, SEM AMISTOSO EM CHAPECÓ

Como é difícil acessar Chapecó!

Seja por terra, seja pelo ar, é um suplício chegar e sair de Chapecó!

Que o diga o Palmeiras!!!

Chapecoense está na Série A, mas a logística para acessar Chapecó pela via aérea ou pela via terrestre continua precária.

O que o Poder Público vem fazendo para melhorar a infra-estrutura (estradas, aeroportos, linhas aéreas)?

Pela via área, o aeroporto de Chapecó é terrível, nos dias de neblina meia boca, ainda assim, o aeroporto não dá teto! Cadê a instalação do aparelho ILS (Instrument Landing System)?

Outro problema: o preço das passagens aéreas para Chapecó é o mais caro do planeta! Pouca competitividade entre as companhias aéreas.

Por exemplo: Chapecó -Brasília (Brasília -Chapecó),  a passagem custa 4 vezes mais cara do que Brasília-Porto Alegre e vice-versa.

Logo, costumo ir a Porto Alegre, e de lá acessar outros destinos.

Mas para isso, tenho que fazer o trecho Porto Alegre - Chapecó ou Porto Alegre-Concórdia de ônibus, e aí outro problema, pois as rodovias do RS ainda não estão duplicadas desde a fronteira do Rio Uruguai até Lajeado-RS (RS-153 até Passo Fundo,  e BR-386 até Lajeado-RS).

Em Santa Catarina: a BR - 282, quando será duplicada?

E a SC -283 (Concórdia - Chapecó) quando será duplicada?

Fazer o trecho Concórdia-Chapecó é um perigo! Só curvas!

Existe um projeto de duplicação (e de federalização) da SC-283, veja a reportagem da ATUAL FM:


SC-283 será federalizada e duplicada entre Concórdia e Chapecó

ALEX PACHECO                    3 DE FEVEREIRO DE 2014
Concórdia – A Ministra Ideli Salvatti concedeu entrevista à Radio ATUAL FM e confirmou que a SC-283 que liga Concórdia/Seara e Chapecó será federalizada e duplicada. O Governo Federal pretende em quatro meses apresentar o edital para contratar empresa que terá a concessão para explorar o negócio por pelo menos 30 anos.

Além disso, haverá ainda a concessão da BR-153 para exploração de empresa privada com cobrança de pedágio. Ideli afirma que diferente de outros governos a intenção é contratar uma empresa que apresente o menor valor na cobrança dos pedágios.

Com os novos negócios a BR-153 de Concórdia, até a Lapa/PR e a SC-283 entre Concórdia e Chapecó que será federalizada terão pistas duplicadas. Nos próximos dias a União já começa a disponibilizar informações sobre o tráfego de veículos nas rodovias e manter contato com a iniciativa privada.

A Ministra esclarece ainda que a previsão fazer o encaminhamento ainda nesse ano e a partir de 2015 começar a cobrança de pedágio e as obras. Ideli lembra que a cobrança do pedágio poderá ser feita somente depois de um percentual da obra estar concluída.
Como visto, o interior do Brasil está esquecido, quando o assunto é infra-estrutura (rodovias, aeroportos, hidrovias, ferrovias, transporte aéreo, rede hoteleira etc).

O Brasil tem imensa vocação para o turismo; porém, com esses gargalos, nem o brasileiro tem condições de conhecer o Brasil. Como então o turista estrangeiro vai acessar, se interessar pelo Brasil?

O turismo é a maior indústria do século XXI, e cadê as políticas de fomento do Ministério do Turismo? 

Pelos levantamentos oficiais, nesta Copa do Mundo 2014, o Brasil irá receber apenas 600 mil turistas estrangeiros. Mas,o Brasil, normalmente, recebe 500 a 550 mil turistas estrangeiro/mês. Então, a Copa  do Mundo implicará um aumento de 10% para a média de cada mês, durante sua realização. Isso é praticamente nada!

Em torno de 6,5 milhões de turistas estrangeiros visitam o Brasil anualmente.

Esse n° é uma vergonha. Veja: Espanha, Itália, França, cada um desses países recebe, anualmente, mais de 60 milhões de turistas estrangeiros.

O Brasil é um País muito caro, e sem infra-estrutura para o turista interno e internacional.

Pois é.

Nesse contexto, inclusive há dificuldade de acessar Chapecó. Nenhum clube das Séries A, B, C e D aceitou fazer jogo-amistoso contra o Verdão do Oeste, na Arena Condá.

Falta muito, muito mesmo, para se fazer, neste País.

O Brasil é um País que tem tudo para dar certo, mas o problema é os políticos!

Parece que o Brasil só vai para frente, nos horários que os políticos dormem!

Está na hora dos eleitores escolherem melhor os seus governantes.

Avante Brasil!

Um comentário:

  1. Nelson, enquanto a TAM não voltar a operar com voos para Chapecó e enquanto outras cias aéreas não aumentarem o nº de voos diários para Chapecó, não há perspectivas de passagens promocionais. Além disso, há um custo - muito grande, relativo ao Aeroporto de Chapecó embutido nas passagens que não permite às cias aéreas operarem com tarifas promocionais, com descontos, para Chapecó, pois há sempre o risco do Aeroporto não dar teto, isso eleva o custo das empresas. Sempre que o Aeroporto não dá teto, as empresas são obrigadas a bancar diárias de hoteis aos passageiros e tripulação, indenizações, etc.

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