quinta-feira, 15 de maio de 2014

MEIA CANCHA E ATAQUE PRODUZEM POUCO. DEFESA VACILA. OUTRA DERROTA. ANO DE BESTIALIDADE DA DIREÇÃO DE FUTEBOL.

Chapecoense 1x2 Ceará.

Confronto de ida da 2ª fase da Copa do Brasil. O jogo de volta será no dia 23/07 no Estádio Castelão, em Fortaleza.

Segue a crise técnica. 

Chape continua comprometendo/decepcionando. 

Há uma expressão bem conhecida: "o futebol é uma caixinha de surpresa".

Porém, nesta temporada 2014 esse ditado não se aplica à Chapecoense, pois o fraco desempenho técnico do time, do plantel, não é surpresa alguma.

Quem acompanha o meu Blog sabe que tenho dito, de forma reiterada, que o departamento de futebol da Chape, desde o término da Série B do ano passado, trocou as mãos pelos pés; está irreconhecível.

Diversamente do que costuma propalar a imprensa (que é parcial, sensacionalista e superficial), a diretoria de futebol da Chape é fraca tecnicamente; é incompetente, não conhece o mercado da bola. Isso cada dia que passa, fica escancarado! 

Para montar um time competitivo para as Séries D, C  e até B, a direção de futebol da Chape não precisou de maiores conhecimentos do mercado da bola, bastou apenas ajuntar os jogadores que estavam gravitando pela região, disponíveis no mercado da bola sulista, utilizando do critério: "contratar jogador com potencial, mas que estivesse em baixa, barato, apostando na recuperação do seu futebol". Essa política deu muito certo!

Aliada a isso, houve uma pitada de sorte nos últimos anos, a Chape contou com jogadores diferenciados Athos e Bruno Rangel e chegou à Série A.

Porém,  esses acessos para Série B e para a Série A subiram à cabeça da direção de futebol, e chutou o balde para esta temporada; mudou o paradigma. 

Primeira bestialidade: a direção mandou embora o meia talentoso Athos que dava o diferencial na meia cancha. A direção acreditava, piamente, que o Tiago Luís seria ou que pudesse cumprir plenamente a função do Athos em campo. 

Aqui, é preciso explicar: até concordo com a saída do Athos, mas não concordo com a justificativa técnica. Houve equívoco, pois a direção e o técnico acreditavam, cegamente, que o Tiago Luís seria o substituto natural do Athos. Então, o Athos seria jogador descartável (isso é a segunda bestialidade da direção de futebol e do técnico).Tiago Luís não tem futebol com as características do futebol do Athos.

Terceira bestialidade: mandou embora o goleiro Rodolpho.

Quarta bestialidade: Pressionada ou influenciada por pseudo empresários da bola, a direção de futebol foi convencida, desde novembro do ano passado, de que deveria dar chances para jogadores jovens vinculados a clubes grandes, jogadores de baixo custo (emprestados com salários subsidiados).

Então, a direção passou o mês de dezembro inteiro do ano passado só fazendo "cagada": contratou Roni, PirãoEverton Silva, Wilian Arão, etc.

Quinta bestialidade: a direção montou um plantel para disputar o Catarinense 2014 sem meia destro e sem centroavante ou atacante de área  (não houve a reposição do Athos e do Bruno Rangel).

Sexta  bestialidade: o time da Série A do Campeonato Brasileiro é praticamente o mesmo que disputou o descenso do Catarinense 2014.

Sétima bestialidade: contratou 9 reforços meia boca para a Série A, entre eles o lateral esquerdo Rodrigo Biro e o goleiro Lauro.

Mas, cadê o meia destro e o atacante de área?

Com o plantel que a Chape tem não há condições de armar o time no sistema tradicional 4-4-2. O meio de campo é fraco e o ataque é inexistente, e a defesa falha muito.

Fato Novo:

Para um plantel perna de pau, e com o técnico retranqueiro (medroso), penso que o sistema de jogo mais adequado  para extrair "leite de pedra" é o 3-5-2. Mas, o Dal Pozzo tem coragem para adotar o 3-5-2 na Chapecoense?

O jogo desastroso do Neuton, ontem, sugere que a Chape deve sim adotar o 3-5-2. Esse monte de volantes no sistema 4-4-2 não dá segurança ao time, pois não chegam no ataque e não cobrem a subida dos laterais. 

Outro fato novo: mandar embora, pelo menos, 11 perebas do plantel, e contratar um time novo.

Avante Verdão!

10 comentários:

  1. Eduardo Ramos (Remo), Cesinha (Londrina) será que não seriam bons nomes para a ARMAÇÃO das jogadas ?

    ResponderExcluir
  2. Nelson, vc está muito certo: ano de bestialidade da diretoria de futebol. Pensaram poupar, contrataram mal. O barato custa caro. Terá q rescindir o contrato com os jogadores ruins tecnicamente (pagar indenização pela antecipação do fim dos contratos), e contratar outros. Isso é incompetência, como muito bem vc disse. Vai ter q dar uma chacoalhada no grupo, mandar metade embora, senão vai continuar com esse chove não molha, com essa lenga lenga, com esses pipoqueiros. Se botar esse time da Chapecoense q jogou ontem para jogar contra qualquer time de futebol feminino, aposta nas mulheres.

    ResponderExcluir
  3. Nelson, tu fez a leitura correta do q tá acontecendo com o time em campo e fora dele. Outra coisa: o Dal teimoso promoveu muitas alterações no time ontem, em relação time q perdeu para o Grêmio. Deveria feito no máximo 3 a 4 alterações, e não sete alterações, no 2º tempo não tinha banco, para substituir os cara q jogaram com a gravata de fora. Foi um exagero 7 alterações. Acho q o Pallaoro, antes de tudo, deveria levar os 3 integrantes do departamento de futebol e o técnico do time para o psiquiátra, psicólogo, pois os cara da Chapecoense não tão bem da cabeça.

    ResponderExcluir
  4. sem palavras , falo tudo o que eu penso ,e mais um pouco ,

    ResponderExcluir
  5. tivessem segurado o time inteiro do ano passado custaria bem mais barato que esse e o fiasco seria menor , era apenas dar uma reforçada com qualidade , mas nao essa diretoria sempre inventando ou senao chorando por causa de grana
    agora que tem dinheiro nao souberam fazer um time competitivo e tao colocando o dinheiro tudo fora ,,,,,,,,,,

    ResponderExcluir
  6. Nelson,vc tem razão em algumas coisas sim mas não totalmente ok, vejamos jogo de ontem como vc mesmo fala defesa falha ......... QUEM FALHOU NOVAMENTE NESTA DEFESA ( RAFAEL LIMA ) OU NÃO ? Quando criticar temos que ser imparcial correto, o que jamais vc tem feito neste blog ,cara para de falar de ATHOS reserva no REMO com 33 anos vc esta de brincadeira ou não ? pesquise ? veja quantos jogadores jogaram a Serie A ano passado E REVELE AQUI OS DADOS JA QUE TU E IMPARCIAL . Ontem vcs mataram mais um REGIS ao ser substituido ser vaiado, todos os novatos que chegaram aqui não são aceitos basta olhar seu comentarios acima.pode trazer CRISTIANO RONALDO não vai dar certo por que infelizmente vcs torcem contra sempre contra nun adianta lotar o estadio e saber que vai perder so pra olhar outro time jogar e incentivar os jogadores ate tomarem o gol depois todos contra. Chega cara fale a verdade não vi ninguem comentar dos jogadores antigos aqui não são responsavel por nada . RAFAEL LIMA,(HORRIVEL FAZ MUITO TEMPO QUE ESTA AFUNDANDO A CHAPECOENSE E VCS NADA FALAM ) WANDERSON( MACHUCA NEH SEM TOMAR PORRADA DIFICIL JOGA DUAS E FICA DUAS FORA tbm33 ANOS ),THIAGO LUIS , FABINHO,NENEM, NIVALDO,E ETC..... NAO DA PRA JOGAR SERIE A GENTE. E AGORA VCS QUE BRUNO RANGEL VAI RESOLVER OS PROBLEMAS mais uma besteira nen sabe que e serie A . por que subimos pra serie a ( a obrigação de ficar entre os quatro neste campeonato pifio de SC ) desencadeou muita coisas , tem mesmo que mandar todo mundo embora os viciados em mordomias que se escondem atras de muita gente ai que deixam de falar a verdade . ISTO E UM CLUBE DE SERIE A HOJE. FICA DICA JOGADOR DE SERIE A E JOGADOR DE SERIE A , E JOGADOR DE SERIE B E SERIE B OK. 100% gols que foram tomados neste ano foram culpas exclusivas dos jogadores que estavam ai ok . veja o primeiro gol que tomamos ontem transferiram responsabilidade ou não sair gesticulando com companheiro ? quando ele foi responsavel, e no segundo então todo duro de novo , ,mais a culpa e todos que chegaram que não prestam ,que não tem qualidade entao vai alguns dados pra sua analise ok 25 jogos ( 2014 ) 11 VITORIAS - 6 EMPATES - 8 DERROTAS GOLS PRO 31 GOLS CONTRA 21 ( VEJA OS GOLS AI VAI ENTENDER ONDE ESTA O DEFEITO DO NOSSO TIME NO QUAL TODOS ESTÃO FECHANDO OS OLHOS ) PRINCIPALMENTE NAS DERROTAS MAS SÃO INTOCAVEIS POR TODOS E NÃO ENTENDI ATE AGORA .então olhem pra dentro antes de crucificar todos que chegaram . respeito todos ,mas meu amigo blogueiro não consegui indicar ate agora um jogador de serie A .
    somente ATHOS ( 33 anos ) isto e passado e se houvesse esta qualidade estaria jogando em time de ponta ou não ? . A qualidade como? 4 jogos e ja temos jogador suspenso por amarelo .Não adianta esconder a verdade ela esta ai e so admitir coisa que não queremos. Contratar jogador que so foi rebaixado pelos clubes que passou ( rei do rebaixados no mundo do futebol ) pesquise ...... Amigo blogueiro primeiro que os laterais não descem ok concordo quando descem o todo duro ( rafael lima ) falha e muito , quem deixou cruzar a bola veja na globo quem foi ? aproveita tbm e veja o segundo gol que tomamos o drible que toma ? mas a falha foi do novato que chegou agora ? simples vamos la veja como foi nosso primeiro gol quem passa a bola pro thiago ? veja onde ele estava no gol do thiago ? uma vez ou outra otimo sempre ? quem faz ligação direta gerson do time ? ai bola não passa no meio no chão por que ? como os laterais vão descer se não guarda a posiçao? volantes subir como ? Normalmente o capitão e pessoa mais equilibrada no time , não e o que parece na chapecoense. VAMOS ANALISAR FRIAMENTE TUDO DOA A QUEM DOER ...............

    ResponderExcluir
  7. Eu sei que o Athos AMARGA/AMARGOU no Remo a condição de reserva/banco, e que está negociando com o Brasil-RS.
    Mas, a questão é o esquema tático lá no Remo que não favorece o Athos, pois o Eduardo Ramos não marca ninguém e aí o Athos também não marca ninguém.O técnico preferiu sacar o Athos, por isso não se adaptou. Enquanto na Chape, que joga com 3 volantes, ele tinha a incumbência de armar/chegar no ataque e sempre funcionou bem, ele deu grandes assistências para o Rangel ano passado, principalmente quando o jogo estava encardido, ele resolvia, quebrava a marcação, e empurrava a bola açucarada para o Rangel fazer gol. Então, quando se faz análise é preciso saber o contexto. OK.

    Concordo que o Rafael Lima não está jogando nada. Mas, vai escalar quem no seu lugar? Fagner Alemão, Tiago Saletti, é complicado. Agora, tem o Jailton que pode fazer dupla de zaga com André Paulino, de repente é por aí, mas o André Paulino também não inspira confiança.

    ResponderExcluir
  8. Caro Nelson pois muito bem como ATHOS existe muita gente na chapecoense que estão passando pelo mesmo processo , esquema tatico , que aqui não tem qualidade etc.... quando um jogador não esta bem precisamos identificar realmente o que esta acontecendo ( missão do treinador e corpo tecnico ) o que não esta acontecendo por motivos obvios ........ GRATIDÃO pelo serviços prestados no passado acesso da C para b para A .Concordo com vc Andre Paulino não e tudo isso mas tem coisa que talves neste momento nas 25 partidas disputada ele tenha de sobra DISCIPLINA TATICA , pois como se vc tivesse jogando com um menos, embora ja muito time jogar com e ganhar , mais na grande maioria perde principalmente nos que não sabemos decidir quando estamos frente a frente com goleiro adversario. Na minha visão primeiro a desfesa parar de levar gols bobos infantis , um volante que de realmente proteção pra defesa ok , que este sim possa iniciar as jogadas no chão que fique bem claro( neste time tem sim ) outros dois que tbm marquem não so atacar ? o revesamento e fundamental para isso . cada um na sua . fazendo as contas precisamos 49 pra não cair , temos um precisamos 48 pontos restan ainda 34 rodadas sendo 15 em casa 19 fora . conta simples 10 vitorias em casa turno e returno ok , e buscar 6 vitoria fora de casa ou seja 30 pontos em casa e 18 fora o resto pode perder sem problema algum. o que vale correr atras da vitoria sempre empate não vale nada .

    ResponderExcluir
  9. Já falo há tempos que o Rafael Lima vem falhando direto em todos os gols. Ele anda perdido em campo, parece que se acomodou, não tem mais aquela garra, vontade de antes. Por este motivo é necessário mudar o esquema tático reforçando a defesa. Para mim deveria ser o 3-5-2, como o Nelson falou: Danilo-Neuton-Rafael Lima (André Paulino ou Jailton)- Fabiano- Wanderson- Diones - Dedé (Bruno Silva, Ednei, Rodrigo Biro, Bruno Colaço esses laterais jogando como ala, pode colocar aí o Thiago Luís também se quiser) - Camilo (Nenem)-Régis-Thiago Luís (Fabinho Alves)- Alemão. Depois que o Bruno Rangel chegar dá para colocar o alemão como segundo atacante o Rangel centralizado e o Thiago Luis pelo lado do campo. Com essa formação inclusive possibilitaria a subida de vez em quando do Neuton ou do Fabiano pois ainda ficariam 2 zagueiros e 2 volantes de contenção. Esse seria nosso melhor esquema tático hoje.

    ResponderExcluir
  10. Bem certinho Nelson. Nao tem o q botar e nem tirar.

    Alem de que a Chape tem que dar um tempo p/o empresario Titi. Busque outras fontes, pq esse Titi é serie C.

    ResponderExcluir