domingo, 10 de fevereiro de 2013

FUTEBOL CATARINENSE E A MUSA DA ARBITRAGEM

Foto: Site Controversas.
Cada dia mais e mais, o futebol tem apelo popular e arrebata multidões.

A mídia, falada, escrita e televisada, cada vez mais, realça e explora esse sentimento popular, dando publicidade com fins econômicos.

O futebol é uma indústria que movimenta, anualmente, cifras faraônicas.

Mas o que tem o futebol que arrebata multidões?

O futebol é uma caixa de surpresas;  é indecifrável!

Além do visível aos nossos olhos, há o imponderável, o sobrenatural. O sobrenatural joga, atua, também!

Num raciocínio reducionista, o torcedor-espectador gosta de arte, de improviso, de duelos, de lances plásticos, e o futebol, nas 4 linhas, proporciona tudo isso e muito mais!

Fora das 4 linhas, há o espetáculo das torcidas no Estádio, extravasando de todas as formas o seu sentimento, gerando uma "energia" que é indescritível, inenarrável, indizível e inefável.

Por tudo isso, o futebol é um espetáculo que transcende a vã filosofia entre o céu e a terra.

O  futebol, em face da evolução científica na parte  de preparação física dos atletas, do aprimoramento dos esquemas táticos e das estratégias de jogo, constantemente é objeto de adaptação de suas regras e tem experimentado evolução em sua dinâmica, mas  o "erro involuntário" de interpretação e aplicação das regras do jogo pela arbitragem é outro fator importante que mexe muito com o sentimento das massas e gera "pano para manga". Mas, tudo isso faz parte do jogo e apimenta, ainda mais, o futebol.

Por fim, para dar mais competência e beleza para o futebol, as mulheres passaram, em igualdade de condições, a conduzir os espetáculos, fazendo parte dos trios de arbitragem.

Neste momento que a bola parou de rolar (deu um tempo para a festa popular "Carnaval"), vou falar da competente e bela Nadine Schramm Câmara Bastos, personagem qualificada da arbitragem catarinense.

Foto: ClicRBS.
Nadine é dentista e tem 29 anos de idade. Formou-se na Universidade do Vale do Itajaí-SC e fez especialização em periodontia. É catarinense, loira de olhos claros, bela e adota uma fisionomia sisuda enquanto trabalha.

Além de dentista, Nadine é assistente de arbitragem ("bandeirinha"),  desde 2007. 

Nadine é aspirante do quadro da FIFA e tem, pela frente, uma carreira promissora na arbitragem brasileira.

Siga em frente Nadine!

Veja o seguinte vídeo da bela e competente Nadine.




Nenhum comentário:

Postar um comentário