sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

FORMAÇÃO DO PLANTEL PARA 2013 - PARTE II

Já se sabe que, da equipe titular, não permanecem no Verdão do Oeste para o Catarinense 2013 os seguintes atletas: Jô, Henrique e Eliomar.
 
Eliomar e  Henrique são que perdas importantes, pois são atletas que fazem a diferença em campo.  
 
Ainda, gostaria que a direção da Chape envidasse todos os esforços para trazer de volta o atacante Henrique, pelo menos, para o Campeonato Brasileiro da Série B.
 
Pelas renovações até agora, a Chapecoense manteve a base para o ano 2013.
 
Rodrigo Gral, nos próximos dias ou horas, deve ter seu vínculo com o Verdão renovado. É um atacante muito importante, principalmente nos jogos em que a Chape tiver o mando de campo, pois ele tem grande empatia com o torcedor alviverde. E o torcedor vai para o Estádio na esperança de ver as jogadas qualificadas do "El loco", do "Lobo Gral".
 
No mais, espera-se da direção da Chape reposições, contratações inteligentes, para as carências graves da equipe.
 
Senão vejamos:
 
Ala direita: com a saída do Eliomar, o setor está, de vez, problemático. Galiardo renovou, sim, mas é reserva, é preciso contratar um ala direito titular. Na série C vimos alguns bons alas direito. No Paysandu, o Iago Pikachu e, no Icasa, o Thiago Baiano (velocista).
 
Ala esquerda: outro imenso problema da Chape. Desde a saída do Aelson, não sabemos o que é ala esquerda. Na série C vimos alguns bons alas pela esquerda: Rodrigo Fernandes (Paysandu), Carlinhos (Icasa), Edu Pina (Macaé).
 
Volantes: a Chape tem problema sério com o primeiro volante. Wanderson é muito limitado tecnicamente, não sabe sair jogando. Já o segundo volante, no caso o Paulinho Dias tem estrutura física franzina, o que faz com que, pelo desgaste físico, rende bem apenas um tempo do jogo e, além disso, em regra, não suporta choques, por isso das várias lesões.
 
Ataque: Problema crônico. Não temos um atacante diferenciado de refêrencia na área, para prender a zaga adversária, fazer o pivô, ou mesmo ser o grande finalizador, oportunista, goleador. Em relação ao segundo atacante (que joga fora da área), não temos atacante velocista, para puxar o contra-ataque nos jogos fora de casa, quando o Verdão costuma jogar retrancado, com cuidados defensivos. Para matar o jogo no contra-ataque, é preciso ter atacante velocista. Na série C 2012, houve uma contradição, a Chape - nos jogos fora de casa -  tinha proposta defensiva, mas não tinha ninguém para puxar o contra-ataque, logo o Verdão nos jogos fora de casa foi nulo, campanha ridícula.
 
Portanto, se a direção do Verdão for cuidadosa, criteriosa, com ciência desses problemas apontados acima, há chance de  acertar nas contratações ou reposições. Caso contrário, vamos penar!
 

8 comentários:

  1. O Chapecoense perdeu, deu de graça, sempre, jogadores qualificados para os clubes molengas da capital. Isso é bizarro! Então,a direção do Chapecó é mais mole ainda...A última perda é imperdoável. Eliomar foi de graça para o falido Figueira. É muita incúria da diretora da Xapeca. Isso já estava anunciado,escrito na testa. Será q não tem ninguem inteligente para estancar isso na Chapecoense. No futebol existem os espertos, porque ainda existem os trouxas. Que tristeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O empresário do Eliomar não quis nem ouvir a proposta da Chapecoense. Achou melhor para o Eliomar que ele fosse para a capital.

      Excluir
  2. Sem querer polemizar, pois o pessoal que comanda o Verdão do Oeste tem crédito perante o torcedor.

    Mas,para não se passar por desavisada etc, a direção do Verdão do Oeste deveria vir a público e explicar essa transferência do atleta Eliomar para o alvinegro do Estreito.

    SÓ para lembrar dos fatos:

    Um ano atrás (dezembro/2011), o Eliomar entrou em litígio com o Guarani de Sobral, após receber proposta da Chapecoense.

    Havia uma multa contratual a ser paga pela quebra do contrato.

    A situação se arrastou por algum tempo, e Eliomar já treinava na Chape e o Guarani exigia o valor da multa para liberar o Atleta. Até que, um dia, foi paga a multa pela Chapecoense, então, o jogador foi registrado pelo Verdão.

    Logo, os direitos econômicos acerca do atleta Eliomar passaram para a Chapecoense que pagou a multa contratual para contar com o atleta.

    Em agosto deste ano (agosto/2012), o Atlético-GO tentou levar o Eliomar para disputar a Série A do Brasileiro. A proposta era muito boa, mas a direção da equipe do Atlêtico-GO se recusou a pagar a multa contratual para a Chape, para contar com o atleta. Eliomar não foi liberado, ficou no Verdão.

    Com isso, o Eliomar teria recebido um aumento de salário no Verdão e teria, também,havido renovação do contrato, na época. Pelo menos,foi isso que foi propalado pela imprensa: Eliomar de contrato novo!

    Lamentavelmente, passados alguns meses, agora final de ano, final da Série C, os torcedores alviverdes foram pegos de surpresa: Eliomar teria um pré-contrato com o Figueirense.

    Pergunto: mas que diabo de renovação de contrato a Chape fez com o Eliomar quando o Atlético Goianense tentou tirar o jogador da Chape?

    Que contrato foi esse que não resguardou os direitos do Verdão? Não houve prorrogação do contrato?

    Se a Chape pagou a multa para o Guarani de Sobral em 2011, então os direitos econômicos sobre o atleta são do Verdão do Oeste.

    Portanto, o Eliomar não poderia ser liberado para o Figueirense, sem antes haver o pagamento dos direitos econômicos para a Chape.

    Conclusão: essa transferência para o alvinegro do Estreito não está bem explicada...algo está no ar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não houve prorrogação do contrato. O povo gosta de uma teoria da conspiração e de levantar acusações sobre coisas sobre as quais não tem a menor idéia.

      Excluir
  3. O zagueiro DÃO no jogo de ida das quartas-de final,em Chapecó, só fez lambança, perdeu a bola pro atacante Henrique, que driblou o outro zagueiro, e Dão,como último recurso, derrubou o Henrique que ia fazer o gol. Dão foi expulso nesse lance, no início da etapa complementar, deixando o Luverdense com 10 em campo todo o segundo tempo. Será que o cara joga futebol?

    ResponderExcluir
  4. Chapecoense tem interesse na contratação de Rafael Vaz

    O zagueiro Rafael Vaz chamou atenção pela boa saída de bola pelo lado esquerdo e pela grande capacidade em bater faltas e pênaltis. Foram 6 gols na Série C 2012, uma marca impressionante para um defensor.

    ResponderExcluir
  5. Outro que interessa à Chapecoense é o volante Elanardo que disputou a Série C pelo Icasa, mas pertence ao Horizonte-CE.

    O jogador está emprestado à equipe do Cariri e deixa o clube após a final da Terceirona, tendo sido um dos principais destaques do time. Ele tem os direitos ligados ao Horizonte até 2015, mas deve ser novamente emprestado. Elanardo disse que seu empresário já fez contato com pelo menos quatro clubes.

    ResponderExcluir
  6. Meia Rafael Tavares, 21 anos, que joga pelo lado esquerdo e que atua também como volante saindo para o jogo, está na mira da Chapecoense. Ele atuou pelo Luverdense na Série C 2012, mas pertence ao São Paulo Futebol Clube.

    ResponderExcluir