quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

FOI BOM, MAS PODERIA SER MELHOR

O ano de 2012 está terminando, e o balanço desta temporada foi positivo para a Chapecoense.
 
O fato marcante, histórico, foi a conquista do acesso à Série B do Brasileiro.

Isso não tem preço. Não há nada que pague o que isso representa para o Clube e para o torcedor alviverde.

É um novo patamar que estamos vivendo.

O acesso, em suma, é um feito edificante em todos os sentidos.

O Verdão do Oeste, além de tudo, reafirmou sua condição de ser um dos GRANDES do futebol catarinense. Ainda, o clube inseriu-se, de vez, no cenário nacional

Não obstante, cabe uma lamentação, sim!


VERDÃO FORA DA COPA DO BRASIL 2013

O ano poderia ter sido melhor financeiramente.

No Catarinense 2012, houve descuidos que ainda estão repercutindo. A Chape tinha o queijo e a faca na mão, mas  cochilou e o cachimbo caiu.

Se não fosse aquela fatídica derrota, de virada, sofrida para o Avaí, em plena Arena Condá, na semifinal do Catarinense 2012, nos minutos finais de jogo, o Verdão estaria na Copa do Brasil 2013.

Ironia do destino!

Justamente no ano 2013 que a Copa do Brasil estará inchada, com 86 clubes, e  estender-se-á por 8 meses (abril a novembro), o Verdão estará ausente...

Em 2013, além de não receber a verba polpuda da Copa do Brasil, o Verdão deixará de ganhar, no mínimo, 250 pontos no novo Ranking Nacional de Clubes - RNC por conta  dessa ausência.

A propósito,  no dia 21/12/2012 a Confederação Brasileira de Futebol - CBF publicou o novo RNC para 2013, e a Chapecoense ocupa a posição 47, com 2.754 pontos. Vide: CBF Ranking Nacional de Clubes. CBF Convenção de Pontos.

Verdão progrediu nesse Ranking nos últimos 5 anos, mas é necessário progredir muito mais, para conseguir, anualmente, uma vaga na Copa do Brasil pelo Ranking.

O JEC, por estar na Copa do Brasil 2013, ameaça a posição do Verdão nesse Ranking.

PRÉ-TEMPORADA 2013

Nesta quarta-feira (26/12), acontece a reapresentação do plantel profissional da Chape para a pré-temporada 2013, bem como a apresentação dos novos contratados.

Não é uma crítica, apenas uma constatação: o plantel da Chape para o Catarinense 2013 tem nível de Série C do Brasileiro. A diretoria tem ciência disso, tanto que fala em um time para o Catarinense, e outro para a Série B do Brasileiro.

Esse discurso da direção é complicado...

A direção precisa entender que, além de servir de preparação do time para o Campeonato Brasileiro da Série B, o Catarinense 2013 distribui 2 (duas) vagas para a Copa do Brasil 2014.

Então, é necessário lutar com unhas e dentes, por uma vaga na Copa do Brasil. 

Ainda, em face do novo RNC, a Chape está ainda longe de ser convidada pela CBF; precisa subir mais nesse Ranking, e enquanto isso não acontecer, para participar da Copa do Brasil terá que conseguir a vaga via Campeonato Catarinense.

OUTROS REFORÇOS É QUESTÃO DE TEMPO

Verdão terá que contratar, o quanto antes, dois atacantes: um de área finalizador, para ser referência no comando do ataque, e outro velocista, para puxar os contra-ataques.

Isso é básico, elementar.

Na meia cancha, é necessário contratar um meia que atue pelos flancos do campo.

Sei que o meia Cléverson deu muita dor de cabeça à direção quando passou pelo Verdão em 2011, mas também deu muitas alegrias à nação verde e branca.

Ele saiu do Verdão, quebrou a cara, pensou que era craque, e nada produziu em outras equipes. Ele foi mal aproveitado no Avaí e no Náutico. Está em baixa, e sem clube. 

Penso que é hora de dar uma oportunidade ao futebol do meia Cléverson, caso ele queira se ajudar e aceitar salário padrão da Chape. Custo de oportunidade!
Verdão precisa, ainda, de um ala esquerdo diferenciado.
 
Vem para o Clube o ala Fabinho, ex-Caxias e ex-São Caetano.
 
Engraçado. Veja como são as coisas...
 
Marlon (ex-Novo Hamburgo e atualmente no Criciúma) e Fabinho (ex-Caxias e ex-São Caetano) disputaram o Gaúchão 2012. Fabinho foi eleito o melhor da posição e Marlon não. Mas quem é melhor: Marlon ou Fabinho? Marlon é craque (foi destaque do Tigre no Campeonato Brasileiro da Série B) e o ala Fabinho decepcionou no São Caetano (fez um péssimo Campeonato Brasileiro da Série B). Espero que o ala Fabinho volte a encontrar o seu futebol...

Ala direito. Continua a carência. Verdão permanece capenga pela direita.

Como visto, menos dia, mais dia, o Verdão do Oeste terá que, pelo menos, contratrar ainda 5 reforços para o Catarinense 2013.

Avante Verdão!

3 comentários:

  1. Chapecoense perdeu o atacante Henrique para o Mogi Mirim. É situação lamentável.

    ResponderExcluir
  2. Tem que saber quanto foi receber no Mogi Mirim, pois qualquer time do interior paulista, jogando o paulistão tem muito mais verbas do que a Chapecoense no catarinense. Poderia ter sido melhor o ano da Chape, claro que sim, sempre pode, mas nada que ofusque o sucesso de conseguir colocar um time na série B e no terceiro lugar do estado atrás apenas de um time de série A e outro da B. Não venceremos sempre, não contrataremos sempre bem, vamos errar e acertar, o que não pode é estragar um trabalho de longo prazo pra satisfazer um momento.

    ResponderExcluir
  3. Quem conhece o dia a dia da Chapecoens sabe muito bem que, no início da temporada 2011, o treinador Gilberto Pereira apostava suas fichas no Rafael Lima, como zagueiro titular e volante, pois o atleta tem boa saída de bola da defesa para o meio de campo.

    O Gilberto Pereira, então, tencionava transformar o Rafael Lima numa espécie de Baresi (ex-Milan e ex- Seleção da Itália), jogando na sobra quando a Chape fosse atacada, e quando estivesse com a bola o Verdão o Rafael Lima se transformaria em volante que saíria para o jogo, chegando inclusive no ataque.

    Mas, o Rafael Lima lesionou-se antes da estreia do Verdão no Catarinense 2011, ficando muito tempo fora do time (e o zagueiro Leonardo como entrou bem no jogo de estreia e continuou bem no Catarinense),sendo a zaga o ponto forte do time, e então Rafael Lima ficou mesmo no banco. O Pereira foi demitido, e o plano de aproveitar o zagueiro, de forma efetiva, não aconteceu.

    Agora, então o Gilberto Pereira quer levá-lo para o Atlético-GO, mas - na minha concepção - a Chape não deve liberar o jogador, a menos que time goiano pague uns R$ 700 mil reais. Com essa grana então dá para contratar outros zagueiros.

    ResponderExcluir