quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O DESTINO DA VERBA DO PATROCINADOR MASTER DO CATARINÃO 2013

Pipocou na imprensa, alguns dias antes da realização do Conselho Arbitral do Catarinense 2013, que a Federação Catarinense de Futebol teria fechado patrocínio com uma fábrica de veículos, uma multinacional, no caso a CHEVROLET.

No dia do Arbitral (12/11/2012), compareceram então todos os representantes dos 10 clubes da elite do futebol catarinense cheios de esperança de que, finalmente, a Federação  teria uma notícia boa para apresentar: “ nova fonte de verba para os clubes”.

Ledo engano!

Durante os trabalhos, o representante da Federação foi conscientizando os presentes que a verba do patrocinador master do Catarinão 2013 é para a Federação e ainda acrescentou que o certame terá a denominação de “CATARINENSE CHEVROLET – 2013”.

Nada para os clubes!

Penso que não houve frustração alguma na mente dos representantes dos clubes, pois todos eles já conhecem a Federação.

Sem cerimônia, os representantes dos clubes aprovaram o Regulamento do certame que logo  no preâmbulo estabelece, in verbis:

(...)

CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA DIVISÃO PRINCIPAL DE 2013

“CATARINENSE CHEVROLET – 2013”

REGULAMENTO ESPECÍFICO

CAPÍTULO I

DA DENOMINAÇÃO E DA PARTICIPAÇÃO

Art. 1º O CAMPEONATO CATARINENSE DE FUTEBOL PROFISSIONAL DA DIVISÃO PRINCIPAL DE 2013 – “CATARINENSE CHEVROLET – 2013”, será disputado pelas seguintes associações:

(...)

Vide link para consultar o Regulamento do Catarinense 2013:

http://www.fcf.com.br/wp-content/uploads/2012/10/Regulamento-do-Campeonato-da-Divisão-Principal-de-2013.pdf

Mas, nós torcedores, infelizmente, fomos tomados de surpresa por essa atitude da Federação, e pior: não nos foi dada nenhuma explicação ou justificativa plausível.

Pois, os cartolas, que participaram do Arbitral, nada falam!

Ai surge a indagação na mente do torcedor fanático pelo Verdão, que é o meu caso: por qual razão a Federação não ajuda os clubes filiados...

Achei a resposta!

Navegando no site da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, encontrei  publicada, para todos verem, a prestação de contas dos dois últimos anos da Federação, ou seja, exercícios 2010 e 2011.

Ali está escancarado, expressado o problema da nossa Federação.

A situação é dramática.

Consta da Prestação de Contas - Relatório da Auditoria Independente e dos Balanços de 2010 e 2011- que o  PL (Patrimônio Líquido) da entidade é NEGATIVO nesses anos, ou seja, as dívidas são maiores que os bens. Passivo a descoberto.

Tecnicamente, é situação de insolvência!

Mas, tal medida extrema não foi decretada, pois o credor  (credor único) concedeu ou a Entidade pediu moratória da dívida, ou seja, parcelamento da dívida, porém, como se trata de dívida que extrapola o Ativo  (dívida decorrente de notificação fiscal), ela cresce, drasticamente, ano após ano.

Ainda, em relação a essa situação dramática da Entidade que comanda o futebol em SC, o Relatório da Auditoria Independente foi enfático na sua conclusão - Notas Explicativas - quanto à dificuldade para continuidade operacional da Entidade, necessitando de aporte de recursos ou de sobras, in verbis:

06. Patrimônio Líquido

 A Federação apresenta Patrimônio Líquido Negativo em função de participação de Capital de Terceiros (Dívidas do REFIS) e a deficiência de capital de giro são indicadores que apontam dificuldades financeiras para a Administração. A continuidade operacional e o equacionamento do passivo financeiro da Entidade dependerão do aporte de recursos ou sobras.

Ainda, quanto à eficiência da gestão da Entidade consta do Relatório da Auditoria Independente:

(...)

Nessa avaliação de riscos, o auditor considera os controles internos relevantes para a elaboração e adequada apresentação das demonstrações contábeis da FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL para planejar os procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias,  mas não para expressar uma opinião sobre a eficácia desses controles internos da FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL.

(...)

Diante dessa situação, salta aos olhos que o patrocínio master do Catarinense 2013 foi firmado para tentar salvar a Entidade, ou seja, para permitir a sua continuidade operacional. Trata-se de aporte de recursos.

Que barbaridade!

E tudo isso acontecendo sem resistência, ou seja, passividade dos clubes!

Mudança já!

Obs: para quem quiser consultar o Relatório da Auditoria Independente e os Balanços da FCF, eles estão publicados na internet, basta acessar o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) – Links:

http://imagens.cbf.com.br/201210/1511913718.pdf

http://www.cbf.com.br/A%20CBF/Balanços%20das%20Federações/?page=2

2 comentários:

  1. Inversão dos papéis.Fazer o Campeonato Catarinense as custas dos clubes para arrumar patrocinador só para a Federação pagar suas dívidas. E o clubes, chupando o dedo, vão pagar os jogadores com o que? Isso aí é muito estranho...

    ResponderExcluir
  2. A Federação é como um bode colocado na sala, é um estorvo, não ajuda nada os clubes,só incomoda, atrapalha demais.

    ResponderExcluir