sexta-feira, 23 de novembro de 2012

EM ITÁPOLIS, A CHAPE PRECISA JOGAR PARA FAZER GOLS, MUITOS GOLS

Superação, mudar da água para o vinho... é isso que a Chapecoense precisa fazer, neste jogo em Itápolis.

Na minha concepção, o maior adversário da Chape, nesse jogo, será a própria Chapecoense.

A equipe do Verdão está acostumada, muito acostumada, a jogar com o freio-de-mão puxado nos jogos fora de casa, lenta, plantada defensivamente, estática, burocrática... matando o tempo, sem pressa, deixando o tempo passar.

Em Itápolis, a Chape precisa ser diferente!

Verdão está acostumado a jogar na retranca, nos jogos fora de casa, esperando os adversários; porém, sequer tem o contra-ataque.

Isso é uma contradição, um paradoxo!

Verdão não tem atletas com características para jogar no contra-ataque, falta velocidade.

Por isso, da campanha medíocre, pífia, insignificante nos jogos fora de seus domínios.

Em Itápolis, Chape precisa ser diferente: jogar para frente!

A equipe do Verdão deve comprar a ideia de que é, plenamente, possível superar o Oeste, nesse jogo de volta pela semifinal da Série C, valendo vaga na final.

A primeira coisa é ATITUDE!  Coisa que o técnico e os jogadores do Verdão não tiveram no jogo ida da semifinal.

Verdão terá que fazer os gols que precisa, ainda, na primeira etapa. Chega de esperar o adversário, chega de matar o precioso tempo do jogo...

A Chape terá que ser ofensiva, desde o 1º minuto do jogo, marcando pressão na saída de bola da defesa adversária, avançado ao ataque em bloco, de forma compacta, esmagando o adversário. Em campo, as linhas terão que estar bem próximas uma das outras, com os jogadores se apresentando para o jogo, fazendo aproximação, dando opção de passe para o companheiro, movimentação, dinâmica de jogo, velocidade, passes certos e finalizações certeiras. Com rapidez, agilidade, no toque de bola, deslocamento em velocidade, é possível envolver o adversário.

Verdão terá que  fazer gols, muitos gols. Qualquer vitória pelo placar de 2x1, 3x2, 4x3, 5x4, leva o Verdão para a final da Série C.

Então, Dal Pozzo bota o time para frente!

A melhor defesa é o ataque.

Obs:

1) Dal Pozzo: não comece o jogo com o atacante Jô (deixe ele para o 2º tempo), pois o futebol do cara não rende, cisca muito, só mata o tempo... O Jô não tem características para esse jogo decisivo, pois é péssimo nas finalizações e, além disso, não dá assistência aos companheiros para conclusão a gol; é individualista! O futebol do Jô é só para matar tempo, gastar o tempo, quando o Verdão já tiver com o placar folgado, entra com o Jô. Certo?

2) Em Itápolis, o atacante Henrique, se jogar enfiado na cara do gol,  será o cara, a solução! Mas a bola precisa chegar na área com qualidade, pois o Henrique é finalizador, oportunista, goleador! A bola até pode chegar torta, quadrada, na área, que ele manda para as redes! Mas, a bola precisar chegar ...

3) Athos precisa deixar de amarelar e assumir o jogo; precisa jogar sério! Se aparecer oportunidade de fazer gol, cara manda a bola com força, de bico, para o fundo das redes! Não existe gol feio. O que interessa é bola na rede! Chega de firula, toque fraco na bola, preciocismo! O tempo da partida passa rápido, é será contra o Verdão. E, antes de escoar o tempo, o Verdão precisa fazer o resultado...

4) Na ala direita: Eliomar, se estivar bem fisicamente, deveria começar jogando. Mas, o Dal Pozzo terá que equacionar um problema: Eliomar, no apoio, a partir da ala direita costuma se enveredar pelo meio, pelo setor do Athos, e aí, para não embolar, o técnico terá que encontrar a solução melhor para o time.

5) Neném. Cadê o futebol do Neném? Nos últimos 3 jogos, o cara ficou devendo futebol.

6) Dal Pozzo terá que deixar o medo em casa. Ousadia! Em Itápolis, o  triunfo, a classificação, será da equipe que for mais ousada, da equipe que buscar, com lucidez e eficiência, o resultado.

Por fim, os deuses do futebol, na disputa bem disputada, premiam a equipe que mostrar, em campo, o melhor futebol. Que seja o Verdão!

Avante Verdão!

5 comentários:

  1. Vergonha !!!! Chape medrosa. Dalpozzo COVARDE. Fora !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Nelson,o que vc escreveu antes do jogo é tudo verdade,pena que o técnico do nosso Verdão é fraco. Ele, técnico, fez tudo o contrário. Se ele tivesse mandado a campo o time com 2 zagueiros desde o início, a vaga na final poderia vir, mas técnico medroso contamina o time, jogadores inseguros, vacilões em campo.Time não fez gol nos 2 jogos da semi, e tendo que fazer gol.É coisa lamentável. Perdemos mais uma chance de disputar título nacional.

    ResponderExcluir
  3. Esse Dal Pozzo, se não se submeter a uma profunda reciclagem para apreender o que é futebol, não guenta o campeonato catarinense...

    ResponderExcluir
  4. Algumas constatações:

    *em primeiro lugar parabéns aos jogadores, comissão técnica e diretoria pelo objetivo alcançado…a série B

    *ficou um gostinho de que dava pra ter sido campeão.

    *o Rodrigo Gral faz muita falta ao time…depois que ele saiu o time não fez mais gols. O time com Gral é um, sem ele é outro.

    *nosso ténico melhorou nosso time, porém somente dentro de casa e quando da utilização do Rodrigo Gral. Fica a pergunta: quem melhorou o time? o técnico ou Rodrigo Gral?

    *o retrospecto do nosso time fora de casa é horrível, campanha de rebaixado…numa série B e em qualquer campeonato se não ganhar também fora de casa não chega a lugar nenhum….não sei como… mas nós conseguimos (chegamos à série B).

    *o jô é um jogador muito esforçado, se doa em campo (ótimo), porém não sabe chutar, não sabe passar a bola, não sabe driblar e não sabe prender a bola no ataque, serve pra que então como atacante?

    *nos últimos 3 jogos nosso treinador escalou e mexeu mal no time (Fabiano não pode jogar nunca na lateral direita, não acrescenta nada ali, galhardo não era nem relacionado, derrepente vira solução e tirar o athos, o cara que num lance deixa um atacante pifado para fazer o gol pra colocar galhardo, e deixar o jô em campo não dá). Fiquei com uma pulga atrás da orelha com esse técnico pro próximo ano.

    *E por último, vão ter que reforçar muito bem o time pro ano que vêm. Desses, acredito que tenham condições de permanecer: Nivaldo,Rodolpho, os zagueiros, paulinho dias, wanderson (talvez… pra compor grupo) gilton (reserva, pra compor grupo), nenem, athos e dudu figueiredo (pra compor grupo já que numa série b precisa de elenco), eliomar, henrique e rodrigo gral, o resto, por mim, pode agradecer pela prestação de serviço e dar a mala.

    ResponderExcluir
  5. cara,eu nunca li você dizer que ta bom,sempre ta ruim,se com rodrigo tava uma maravilha só ele conseguiu o acesso,porquê fazer contrato de risco.qual outro time da chape conseguiu o acesso,chega de critica é hora de apoio,se entende tanto de futebol porquê não se candidata para técnico.um abraço.

    ResponderExcluir