sexta-feira, 2 de novembro de 2012

NO 1º CONFRONTO DO MATA-MATA, CHAPE DERROTA O LEC


Foto: Júnior Matiello
Valendo uma vaga de acesso à B do Campeonato Brasileiro, ontem, quinta-feira (01/11), no jogo de ida a Chapecoense venceu o Luverdense por 3x0, na Arena Condá em Chapecó.

No dia 08/11, quinta-feira, 19 horas (horário de Brasília), no Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde-MT, acontece o jogo da volta.

Esse mata-mata é uma decisão de 180 minutos.

Nos primeiros 90 minutos, o Verdão do Oeste abriu boa vantagem, mas ainda nada está decidido.

O Luverdense tem bons valores individuais; é uma equipe tecnicamente forte, envolvente, com jogadores de habilidade e velocidade do meio de campo para frente. Além disso, os jogadores da equipe mato-grossense, por serem fisicamente grandes, jogam muito na imposição física.

O confronto em Chapecó foi muito pegado, muita marcação por parte de ambas as equipes. E, com certeza, não será diferente em Lucas do Rio Verde.

Para quem não viu o jogo, poderia pensar que a partida foi fácil. Pelo contrário, foi um confronto muito difícil para a Chapecoense, decidido nos detalhes.

Penso que a Chapecoense, além da sua competência, teve a sorte do seu lado.

PRIMEIRO TEMPO

Nos primeiros minutos de jogo, o atacante do Luverdense entrou livre, sozinho, na cara do Nivaldo que fez milagre, evitando o gol da equipe visitante. Se aí tivesse ocorrido o gol, a coisa teria encrespado.

Depois, inexplicavelmente, o volante Júlio Terceiro do Luverdense, na tentativa de afastar a bola da pequena área, cabeceia, com estilo, contra o seu próprio gol, fazendo Chapecoense 1x0.

Até acontecer esse gol, a partida estava muito igual.

Depois disso, o Luverdense sentiu o gol, e  voltou a acordar, nos últimos 10 minutos da etapa inicial.

Já, a Chapecoense, depois do gol, relaxou, e pouco produziu até o intervalo.

Final do 1º tempo. Chapecoense 1x0 Luverdense.

OBSERVAÇÕES:

1) A Chapecoense, como já virou rotina, tem revelado muita dificuldade no 1º tempo das partidas disputadas na Arena Condá.

2) Falta mais pegada, determinação, dos volantes e mais personalidade dos meias, de assumir a responsabilidade. Os jogadores da Chape tem momentos da partida que ficam muito molengas, cheios de nhe-nhe-nhém.

3) A Chapecoense é um time técnico, leve, mas tem instantes, momentos da partida, que dá um branco, um marasmo...falta personalidade aos principais jogadores que aceitam a marcação e se escondem do jogo, e ai fica um time muito "meigo" em campo, PRINCIPALMENTE nos jogos fora de casa.

ETAPA FINAL

Após o intervalo, a Chape voltou com uma alteração, saiu Rodrigo Gral para entrada do atacante Jô.

A "dura" que o técnico deu no time, durante o intervalo, deu resultado. Os volantes voltaram com mais atenção, mais pegada, e os meias com mais atitude.

Além disso, o atacante Henrique voltou, atuando mais enfiado no ataque, marcando, inclusive, a saída de bola da defesa da equipe visitante.

E foi numa falha da zaga do Luverdense na troca de bola, de passes, entre os zagueiros na frente da grande área, no 1º quarto da etapa final, que Henrique, marcando pressão,  roubou  a bola do zagueiro, driblou outro zagueiro, e foi derrubado pelo Dão quando estava entrando na área para fazer o gol. Como estava em direção ao gol e tinha driblado o último defensor do LEC, o juiz marcou, incontinenti, a falta e expulsou o zagueiro do Luverdense. Athos cobrou a falta por elevação, com meia força na bola que encontrou o poste, e no rebote Jô pegou mal, perdendo mais uma chance de ampliar o marcador.

A Chapecoense com um jogador a mais desde os 15 minutos da etapa final, partiu para cima da equipe visitante, mas os gols na etapa final só aconteceram em jogadas de bola parada.

Aos 22 minutos, cobrança de falta da intermediária, bola alçada na área pelo alto, Henrique subiu de costa para a meta, a bola resvalou na sua cabeça,  encobrindo o goleiro do Luverdense, indo para  o fundo das redes. Chape 2x0.

Henrique é o cara, no ataque do Verdão!

Sempre que o atacante Henrique atua mais enfiado no ataque, marcando pressão na saída de bola da defesa da equipe adversária, ele destroça, complica a zaga das equipes adversárias, facilitando a vida da Chape. Mas, infelizmente, o técnico Gilmar da Dal Pozzo, não sei por qual razão, não tem cobrado, com insistência, que o atacante Henrique atue mais enfiado, no comando do ataque. Acorda Gilmar Dal Pozzo!

Logo depois, aos 27 minutos, numa cobrança ensaiada de falta, em frente da área do LEC, o meia Athos, de grande atuação na etapa final, rolou rasteiro a bola, do lado da barreira, para o atacante Jô que entrou livre, encheu o pé, de forma certeira, fazendo Chapecoense 3x0.

Luverdense grogue em campo, acusando o golpe.

A Chapecoense criava as chances de gol, para ampliar o placar, mas pecava muito nas finalizações.

Com a saída de Athos, e entrada do meia Dudu Figueiredo, a Chape perdeu o ímpeto, sossegando no jogo, uma pena, pois cabia mais no placar.

O Gilmar Dal Pozzo, ainda, fez uma substituição burocrática, saindo o Fabiano, para entrada do Sousa.

Fim de jogo. Chapecoense 3x0.

Veja o campacto da partida (+ de 14 minutos): Chapecoense 3x0 Luverdense





2 comentários:

  1. nelson disse tudo, gosto de ler teu blog porque tu fala sem medo. o que falta ao nosso time é coragem de resto estamos bem servidos e acredito num empate la em mato grosso.

    ResponderExcluir
  2. nelson falou pura verdade. Alguém torcedor, da diretoria, da imprensa, seja quem for, urgente imprimir esse post e entregar para treinador da Chapecoense. Se houver correção dos erros do time, que foram citados, a vaga do acesso é nossa!

    ResponderExcluir