domingo, 28 de junho de 2015

EM CASA, CHAPECOENSE FRAQUEJOU OUTRA VEZ, NÃO CONSEGUIU TIRAR A INVENCIBILIDADE DO SPORT


Foto: Chapecoense/Divulgação.


Ontem, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2015, em plena Arena Condá, deu empate o confronto Chapecoense x Sport. Placar final: 1x1.

Os 2 gols do jogo saíram em lances de bola parada. 

O volante Rithely, de cabeça, aos 29' da etapa inicial, anotou para o Sport. 

Obs: 

O gol do Sport decorreu de falha do árbitro do jogo, que inverteu a falta sofrida pelo Edicarlos da Chape, dando para o Sport. O Diego Souza alçou a bola para dentro da grande área, e a defesa da Chape falhou na marcação, deixando o Rithely livre que fuzilou de cabeça, abrindo o placar do jogo.

A Chape no sufoco, aos 43' da etapa final, empatou com o atacante de área Bruno Rangel, que entrara poucos minutos antes, pegando a sobra da zaga do Sport e fuzilou de pé direito, de prima, num lance de muito oportunismo. 

Obs:

O gol da Chape originou-se de uma bola parada. Cleber Santana cobrou a falta, alçando a pelota pelo alto na grande área, a zaga do Sport deu a sobra, e o Bruno Rangel não titubeou, estufando as redes, no final.

A Chape tem problema, quando joga em casa; tem posse de bola, domina as ações, pressiona, mais tudo isso é na base da correria, da força física. 

O time joga longo, com passes cumpridos, a bola está sempre escapulindo do domínio, dificuldade para dominar a bola, muita afobação, facilitando o trabalho do sistema defensivo adversário. 

É preferível jogar mais curto, passes curtos, precisos, mais triangulação, mais movimentação sem a bola, mas sempre de forma incisiva, com velocidade, em sentido vertical, rumo ao gol. Falta criatividade e lucidez no último passe para colocar o companheiro na cara do gol.

Outra coisa: o treinador escala mal o time, falta sintonia fina ao treinador, no dia a dia de trabalho, nos treinamentos.

Vou citar alguns exemplos:

a) atacante

- Bruno Rangel é atacante de área, de pouca movimentação, que joga enfiado; e, na pequena área, ele é matador. Então, nos jogos em casa, que a Chape pressiona os adversários, com marcação alta, e alçando constantemente bolas para dentro da área, deve jogar sempre o Bruno Rangel;

- Roger e o Edmilson têm característica diferente, são atacantes de maior movimentação, saem mais da área, têm facilidade de fazer gol chegando em velocidade para dentro da grande área adversária para conclusão, que não é o caso do Rangel, que joga mais parado, enfiado.

- Conclusão: no próximo jogo em São Paulo contra o Palmeiras, não é jogo para Bruno Rangel começar na formação inicial, pois no ataque, atuando fora da grande área, ele não tem movimentação, nem velocidade. Bruno Rangel atuando fora da grande área é peixe morto. Nesse jogo contra o Palmeiras, portanto, no ataque deve continuar o Edmilson ou fazer o retorno do Roger. É essa sintonia fina que se cobra do treinador. Jogo em casa é uma coisa, e jogo fora de casa é outra coisa. Tenho dito!

b) Vilson:

Além de excelente zagueiro, Vilson joga muito como volante; fez partidas memoráveis pelo Palmeiras atuando de volante, pois tem saída de bola qualificada, e só saiu do Palmeiras em face das contusões.

Se o Vilson está recuperado, não tem lógica manter no time um zagueiro tosco tecnicamente como Rafael Lima, e manter Vilson no banco.

A dupla ideal para a Chape na zaga é Neto e Vilson. Falta essa sintonia fina ao treinador da Chape.

c) Ananias:

Ananias é decepção; é banco de reservas, principalmente nos jogos fora de casa, que é necessário maior doação na parte de marcação e ofensiva. O jogo dele não rende, muito franzino fisicamente; falta eficiência ofensiva, e defensiva. 

Faz muita falta o Tiago Luís neste time da Chapecoense, espero que volte, sou a favor de sua volta, mas para jogar futebol, né seu Tiago Luís.

Jogo contra o Palmeiras: 

a) na minha concepção deve voltar a formação com 3 volantes e dois meias, e um atacante de movimentação. Recomendado é escalar o mesmo time que venceu o Cruzeiro em BH.

b) atuando fora de casa, não há condições de começar jogando com Camilo e Cleber Santana na meia cancha na mesma formação, será desastre! Os dois marcam mal.

Era isso!

Avante Verdão!




Nenhum comentário:

Postar um comentário