terça-feira, 26 de março de 2013

AS POLÊMICAS E OS DESAFIOS


O futebol, como prática desportiva, é sobretudo uma paixão popular.

A mídia escrita, falada e televisada, com fins publicitários, alimenta, turbina esse sentimento popular, ao publicar, propalar e repercutir o dia a dia dos clubes profissionais.

Porém, onde há paixão popular há, também, muita irracionalidade.

Por natureza, o ambiente, que envolve ou circunda o futebol profissional, é deveras polêmico, pouco transparente, muita crendice e, por isso, é alienante.

Separar o joio do trigo é tarefa quase impossível, pois o futebol nutre-se, alimenta-se, dessa confusão de sentimentos e interesses.

Então, a efervecência de sentimentos e interesses diversos, conflitantes, faz parte do mundo da bola. É uma espécie de marketing. O futebol alimenta-se das polêmicas em campo e fora dele.

Mas, o futebol profissional é um esporte muito caro, dispendioso. Por isso, a administração do clube precisa ser profissional, racional, equilibrada e com planejamento estratégico de curto, médio e longo prazos, para que o time tenha sempre competitividade em alto nível e longevidade.

A Chapecoense é um clube em franca ascensão no cenário nacional; logo, também, não está isenta de polêmicas e contradições.

Vejam: o Verdão do Oeste faturou o 1º turno do Catarinense 2013. É um título meramente simbólico, sem valor algum, pois a Chape ainda não garantiu vaga na final, mas apenas vaga na semifinal.

Entretanto, os jogadores da Chape, pensando diversamente, ou seja, acreditando que já são campeões, tiraram o pé do acelerador neste returno e estão se arrastando em campo.

Sem dúvida, há jogadores que simplesmente não estão rendendo nada, seja técnica e taticamente.

Vieram, naturalmente, as críticas!

Mas, há jogadores que, além da vertiginosa queda de rendimento, não estão sabendo conviver com as cobranças.

É preciso ter controle do vestiário.

O desafio da direção e da comissão técnica é grande, ou seja, fazer o time voltar a jogar em alto nível, pois nesta temporada o Verdão ainda não ganhou nada, apenas mera vaga na semifinal.

O jogo desta quarta-feira contra o Metropolitano, em face do jejum de vitórias nos 3 últimos jogos, passou a ser decisivo, para manter a ponta na classificação geral. O Verdão do Oeste precisa vencer, precisa de uma vitória, senão corre sério risco de ser ultrapassado pelo Figueirense na classificação geral, já nesta rodada.

É... Verdão já começa ficar pressionado.

Quem assistiu ao jogo Figueira x Metrô, no domingo passado, viu o Metrô forte, organizado, dominando, e o 1º tempo terminou 1x1. Na etapa final, a equipe de Blumenau quando estava melhor em campo pressionando o Figueira, levou injustamente o 2º gol, e aí o Figueirense nos contra-ataques matou o jogo, fazendo 4x1. O placar, embora dilatado, não espelhou a verdade.

Estou dizendo isso, pois a Chapecoense vai precisar jogar muito futebol para vencer o Metrô.

Na última rodada contra o Criciúma, a crônica e o Instituto Mapa não colocaram nenhum jogador da Chape na seleção da rodada. Isso prova que os jogadores do Verdão precisam acordar em campo, pois estão sendo tratados de medíocres!

Saiu a tabela da Série B do Brasileiro 2013, ontem. O jogo tão sonhado e aguardado contra o Palmeiras, em Chapecó, ficou para o fechamento do Campeonato, na última rodada, em 30/11/2013. Pode ser bom ou pode ser ruim, tudo vai depender do contexto. Existe muita chance desse jogo não valer nada, e aí o sonho de ter uma grande arrecadação ficaria prejudicado. Por isso, não gostei dessa tabela. Mas, se a Chape fizer um grande campeonato, esse jogo poderá valer o acesso do Furacão do Oeste à Série A do Brasileiro, e aí a Arena Condá poderá ser pequena para a magnitude do espetáculo!

Avante Verdão!

Um comentário:

  1. O Campeonato Brasileiro das séries A e B sofrerá interrupção, no período de 12 de junho a 05 de julho, para a realização da Copa das Confederações.Nesse período, a direção da Chapecoense deveria fazer amistosos com equipes da Série A. Trazer para Chapecó, Flamengo, Corinthians.

    ResponderExcluir