quinta-feira, 1 de março de 2012

COM 3 ZAGUEIROS E 3 VOLANTES DE CONTENÇÃO, CHAPE EMPATA

Foto: Flávio Neves/Agência RBS
Mais um jogo fora de casa, e mais um empate.

Desta vez, Avaí 0x0 Chapecoense, no jogo de abertura do returno do Catarinense 2012, na Ressacada.

Nessa tabela maluca do Catarinão 2012, o Verdão saiu para fazer 3 jogos consecutivos fora de casa, e conseguiu 3 empates: Atlético - IB 2x2 Chape; Criciúma 1x1 Chape e Avaí 0x0 Chape.

Dessa mini turnê, Verdão voltou invicto!

Com preocupação nitidamente defensiva, a Chape foi a Florianópolis para empatar, e trouxe um ponto que será muito importante no somatório geral de pontos, pois, senão conseguir o título do returno, poderá entrar nas semifinais pelo índice técnico. 

Assisti ao jogo pelo canal PFC.

Foi um partida de futebol de baixo nível técnico.

Na primeira atapa, com o campo seco, a bola rolou.

Chape com postura defensiva, buscando os contra-ataques, e o Avaí forçou mais o jogo pelos lados do campo, dominou as ações, porém pecou nas finalizações. 

No intervalo de jogo, houve uma tempestade em Floripa, e muita água caiu em poucos minutos. Precipitação pluviométrica intensa, que durou menos de 20 minutos.

As equipes demoraram para voltar para a segunda etapa (devido à tempestade), e quando o jogo reiniciou, o gramado estava com uma lâmina de água sob a grama que dificultava o toque de bola, tirava a velocidade da bola, que ficava presa na água.

Nesse estado do gramado, o Verdão jogando, na etapa complementar, com 3 zagueiros e com 3 volantes de contenção, teve suas ações favorecidas, dentro da estratégia de não perder o jogo, jogando com preocupação de desarmar, destruir as jogadas do adversário. Por outro lado, o adversário que jogava em casa, pressionado pela necessidade de vencer, não conseguia criar e sair da forte marcação.

Por tudo isso, o placar final ficou em branco.

Constatações:

1 - A drenagem do Estádio da Ressacada é lenta, foram 49 minutos de segundo tempo, e a lâmina de água sob a grama, teimosamente, persisitiu até o final do jogo;

2 - O defensor Bruno do Avaí, aos 40 minutos do 1º tempo, saiu jogando errado pela esquerda de sua defesa, perdeu a bola para Matuto ou Wanderson, e o jogador da Chapecoense livre, podia avançar mais, e fazer o gol, mas simplesmente isolou a bola.  Faltou qualidade na finalização... Lance semelhante àquela saída de bola errada de Esquerdinha lá em Criciúma, porém o lateral do Criciúma, carregou a bola, fuzilou sem chance para Nivaldo.

3 - No final do jogo, na bola alçada na área por Neném, Fabiano, na pequena área, errou a cabeçada, e perdeu gol incrível.

4. Por fim, que se danem os críticos, o Verdão vem praticando um futebol de resultado fora de casa, jogando feio e na defensiva, sim, mas está evitando derrotas e somando pontos, isso é o que importa! Esse sistema de jogo revela fragilidades do meio de campo e do ataque, sim, mas o probelama é temporário, pois a diretoria está se empenhando para contratar um meia, dois atacantes e ala direito, todos diferenciados! Aí teremos a crítica especializada do lado do Verdão. Até lá, paciência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário