|
Foto: Daniel Cavagnoli - Assessoria da ACF |
Assisti ao jogo no canal Premier.
Figueirense 3x0 Chapecoense.
Faltou inteligência, faltou "malandragem", à equipe da Chapecoense.
Verdão jogou a partida que fechou a 5ª rodada do returno, e já sabendo dos resultados dos outros jogos, e - mesmo assim - não soube levar vantagem; não soube fazer o resultado a seu favor.
Isso é medonho!
Fatores que contribuíram para a derrota do Verdão, pelo placar elástico:
1) - Sistema de jogo: 4-5-1
O treinador inventou, prejudicando a equipe. A verdade é que a Chapecoense, que começou jogando no 1º tempo, foi mal armada e mal escalada. Verdão foi para Floripa para empatar. E quem joga para empatar, atuando só com um atacante meia-boca, acaba perdendo, e perdeu...
A equipe atuou, na primeira etapa, com 3 meias, congestionando o meio campo: Neném, Athos e Eliomar.
Na segunda etapa, os 3 meias cansaram, e não havia meia para entrar no lugar do Neném (que sumiu!).
Além disso, o ITAMAR tirou o Athos, para entrada do Leandrinho; tirou o Diogo Roque, sem preparo físico, para entrada do Gustavo Santos que só rifava a bola; tirou o João Paulo, que não fez nada no jogo, para entrada do ineficiente Jean Carlos.
Com essas substituições, o Verdão perdeu o meio campo, e morreu no jogo.
Por outro lado, o técnico Branco fortaleceu o meio de campo, tirou Botti para entrada de Luiz Fernando que deitou e rolou.
O Athos não deveria ter iniciado o jogo; deveria ter entrado na 2ª etapa.
Mas, o treinador do Verdão, sem estratégia de jogo para a 2ª etapa, gastou toda a munição no 1º tempo, ficando sem banco na etapa complementar.
Bastou o Verdão jogar fora de seus domínios, para levar goleada.
Tenho restrição contra treinador que escala o time de um jeito em casa, e escala o time de outra forma fora de casa.
Tenho restrição contra treinador medroso!
Treinador que não sabe armar a equipe para jogar fora de casa, inventando desculpa para derrota, colocando a culpa da derrota só no juiz do jogo, não dá!
2) - Péssima atuação do árbitro na 1ª etapa
O "soprador de apito", escalado pela FCF estragou o jogo da Chape, dando um pênalti duvidoso para o Figueirense, quando o Julio Cesar que se projetava para dentro da área, passou da linha da bola uns 3 metros (pois o seu companheiro lançou a bola errado, que passou uns 3 metros atrás das costas do Julio Cesar); porém, inexplicavelmente, o "soprador de apito", nesse lance, deu pênalti contra o Verdão. Ainda amarelou o Wanderson. Alguns minutos depois, num lance normal de jogo, o Wanderson recebeu o 2º amarelo e foi expulso. A Chape ficou com 10 jogadores em campo, desde a metade do 1º tempo.
Foi, no mínimo, estranho o sorteio do árbitro para apitar Figueirense x Chapecoense. A diretoria do Verdão aceitou, não apresentou veto antes do jogo, não fez protesto! Deu no que deu! A diretoria da Chape não sabe trabalhar nos bastidores. Chega de ingenuidade!
3) - Pressão da torcida alvinegra
Nos primeiros minutos da partida, o atacante Heber do Figueirense sofreu uma fratura na canela, num lance de jogo que o zagueiro Sousa disputou a bola com vontade (excesso de força, imprudência), tocando em cheio na bola, afastando a pelota para a lateral, mas o atacante, nesse lance, levou a pior, ao se enrolar nas pernas de Sousa. Não houve falta, sequer o juiz deu falta. Mas, a torcida alvinegra, a partir daí, pegou no "pé" do Juizão, que se perdeu por completo na 1ª etapa, assinalando, mais adiante, um pênalti duvidoso contra a Chape, passou a distribuir cartões amarelos aos jogadores dos dois times, por qualquer falta normal de jogo, e expulsou, indevidamente, o Wanderson.
O Zagueiro Sousa, também, após aquele lance que entrou de forma imprudente, se apagou no jogo.
Zagueiro Leonardo é lento!
Wanderson muito mal, enquanto esteve em campo.O cara é muito faltoso; só chama desgraça!
4) - Goleiro Nivaldo
O profissional Nivaldo foi um grande goleiro, todo mundo sabe disso; porém, vem sendo apenas um goleiro burocrático neste Catarinense, não tem feito nada de extraordinário debaixo das traves. Hoje, falhou no 2º gol do Figueirense, que abateu, por completo, a equipe em campo. Luiz Fernando soltou um balaço do meio da rua, e o Nivaldo aceitou. A bola entrou no gol a meia altura e no meio, mas como ele estava adiantado não chegou na bola. Nivaldo, caramba, fica debaixo da trave! Será que é falta de aviso? Mas, barbaridade! Sabendo que do outro lado tinha 2 jogadores que chutam de fora da área: Roni e Luiz Fernando. A 1ª preocupação do goleiro deve ser evitar jogar adiantado, né seu Nivaldo!
Deve voltar o Rodolpho contra o JEC. É minha humilde constatação.
5) - Verdão fora da zona de classificação
Se o campeonato terminasse hoje, a Chape estaria fora...
Verdão só não caiu para 6º lugar na classificação geral, pois o Avaí titubeou, perdendo o jogo para o Camboriú.
6) - Joinville
Se a Chape entrar com o "freio de mão" puxado como hoje, pode acontecer um "desastre" em plena Arena Condá na quarta -feira, e esse técnico do Verdão poderá estar se despedindo, após o jogo.
Vou falar só o mínimo: o jogo contra o Joinville, nesta quarta-feira, será muito mais difícil e perigoso do que será o jogo contra o Cruzeiro pela Copa do Brasil, na Arena Condá.
O treinador do Verdão vai precisar mostrar serviço!
Caso contrário, os últimos jogos do Catarinense serão apenas para cumprir tabela.