domingo, 19 de dezembro de 2010

SISTEMA DE JOGO DA CHAPECOENSE

Pelos relatos dos treinamentos, o técnico Ovelha está definindo um sistema de jogo para a Chapeceonse.

Por sistema de jogo, entende-se a distribuição dos jogadores em campo, no sentido de preencher todos os espaços; reflete a disposição dos jogadores nos setores de defesa, meio campo e ataque. Os sistemas de jogos mais conhecidos são: 4-4-2,  4-3-3,  3-5-2,  3-6-1,  4-5-1 e outros mais.

Na verdade, o sistema de jogo é implantado de acordo com a tática e a estratégia que o treinador vai usar para a partida.

O sistema de jogo, em regra, é estático, mas pode variar durante o jogo, por exemplo, de 3-5-2 para 4-4-2 e vice-versa.

Por tática de jogo, entende-se a ação de ataque e defesa, sendo dividida em individual ou coletiva; é dinâmica, pois é executada com a bola em movimento, com a função de surpreender ou frear as ações do adversário.

Na estratégia de jogo determina-se o posicionamento e a movimentação que os jogadores terão durante o jogo, tanto individual como coletivamente. É a maneira que a equipe se comporta durante a partida, no sentido de realizar tudo aquilo que foi planejado durante os treinamentos, inclusive no sentido de neutralizar as jogadas perigosas do adversário.

Como explicar duas equipes que jogam no mesmo sistema de jogo, sendo uma mais ofensiva e outra mais defensiva? A diferença está na movimentação dos jogadores em campo, na tática de  jogo e na estratégia de jogo.

Na última sexta-feira, dia 17, à tarde, o técnico Ovelha realizou coletivo. 

Formação base: Nivaldo, Kleber Goiano, De Lazzari e Marcos Alexandre; Thoni, Carlos Eduardo, Emerson Cris, Cleberson e Aelson; Aloísio e Rogério.

Constatou-se que o sistema de jogo variava do sistema 3-5-2 para 4-4-2 e vice-versa.

Na verdade, o Ovelha está exigindo múltipas funções do Marcos Alexandre, o qual tem boa saída de bola da defesa para o meio campo. Por isso, quando o time da Chape é atacado, Marcos Alexandre funciona como terceiro zagueiro. E, quando a Chape tem a bola dominada na zaga, Marcos Alexandre funciona como volante, dando saída rápida do jogo  da defesa para o meio de campo, e apoiando o ataque.

Para conferir se o sistema de jogo, tática de jogo  e estratégia de jogo do Verdão vão funcionar, tem na quinta-feira amistoso contra o São Luíz de Ijuí, em  Coronel Freitas.

Avante Verdão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário