terça-feira, 14 de abril de 2015

CHEGA DE VACILO!

O esquema tático 4-2-3-1 é moderno, e os grandes clubes, pelo mundo afora, atuam hodiernamente nesse sistema de jogo.

Para adoção dessa forma de jogar, é necessário jogadores qualificados em todas as posições, e que saibam fazer mais de uma função durante a partida.

Há necessidade de temperamentos, de compreensão desse sistema de jogo, para não virar pesadelo, como no caso da Chapecoense.

Não é sistema de jogo para equipes médias ou pequenas.

Em equipes médias ou pequenas, pelo baixo investimento, material humano de menor capacidade técnica, esse sistema de jogo não funciona, a equipe fica muito exposta, entra em colapso, depois de alguns jogos. Para compensar a falta de qualidade técnica dos atletas, na maioria das posições, o preparo físico teria que ser fenomenal para o jogador fazer mais de uma função durante o jogo, e não sobrecarregar determinado setor do time ou mesmo determinado companheiro; seria necessário ter banco qualificado, também,  para evitar a queda de rendimento técnico da equipe, durante o jogo, no decorrer da partida. Além disso, é necessário doação total dos atletas, união dos jogadores em campo, todos lutando por um, e um lutando por todos! Solidariedade.

Pois é.

Na Chapecoense o treinador vem insistindo com o sistema de jogo 4-2-3-1. Porém, na maioria das posições do time, a Chape não tem qualidade técnica. Os jogadores não têm condições técnicas e físicas de fazer mais de uma função em campo, o tempo todo. Ademais, o preparo físico, nesta temporada, não está bom. Há falhas na preparação física, isso é visível! O time está com os setores desequilibrados! Sobrecarregados! Por último, falta união, garra, fibra, "sangue nos olhos" para os jogadores, para o time em campo, pois não se percebe que cada um esteja produzindo o máximo pelo grupo. Falta solidariedade! 

O treinador não está conseguindo extrair de cada jogador e do grupo o máximo de rendimento técnico individual e coletivo que é possível.

O time está em colapso!

É necessário voltar ao tradicional esquema 4-4-2 para equilibrar os setores da equipe; dar consistência ao sistema defensivo, e fazer rápido a transição, com velocidade, para chegar no ataque em condições construir as vitórias. Mas, para isso é preciso trabalhar no dia a dia com muito afinco (sair da teoria e ir para o plano prático), coisa que não vejo atualmente na Chapecoense, pois a equipe não tem jogada ensaiada, não tem aproveitamento na bola parada, não tem aproveitamento nos escanteios, não tem nada. 

Será que o treinador, depois desse vexame todo no Catarinense 2015, depois dessa pressão toda pela sua substituição, vai sair do plano teórico para o plano prático?

Mais dia, menos dia, vamos saber, só espero que não seja tarde demais...

A sensação é que estamos perdendo tempo para acertar a equipe para o Campeonato Brasileiro da Série A 2015.

Chega de vacilo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário