quarta-feira, 31 de julho de 2013

CHAPECOENSE FRAQUEJA EM TRANSMISSÃO AO VIVO PARA TODO O PAÍS

Ontem, terça-feira, 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, na bela Fortaleza, capital do Estado do Ceará, a Chapecoense perdeu para o Ceará por 3x1, na Arena Castelão.

Foi mais que uma derrota...

Simplesmente, a Chapecoense perdeu a invencibilidade e perdeu a liderança da competição.

Perder faz parte...mas,  perder do jeito que perdeu, é frustrante... antes não tivesse ido para Fortaleza para fazer todo esse papelão em jogo transmitido para todo o País.

Digo para o todo o País, pois o SporTV, pela 1ª vez nesta Série B, resolveu transmitir um jogo da Chape ao vivo no seu horário nobre. 

Afinal, nada mais justo do que transmitir, finalmente, um jogo do líder da Série B do Campeonato Brasileiro.

Então, como prêmio, como reconhecimento, como merecimento pela campanha até então, o SporTV  tentou apresentar ao País o Verdão do Oeste, sensação da Série B, mas infelizmente o que se viu foi decepcionante por parte dos atletas da Chapecoense e do seu técnico, numa noite muito infeliz...faltou tudo, em campo, para a líder Chape.

Faltou foco, dedicação, empenho.

Inclusive, faltou pernas para os jogadores do Verdão que se arrastaram em campo na 2ª etapa, e também faltou treinador, pois o Dal Pozzo teve uma noite, simplesmente, de professor Pardal, verdadeiro trapalhão, escalou mal o time, mexeu tarde no time e fez substituições equivocadas.

Não dá para elogiar , encher a bola de atleta de futebol e de treinador. Venceram o Avaí capenga no sábado passado, e já acharam que estavam acima de tudo...

Como já disse o grande escritor: "Elogio leva à loucura".

Rapidinho, rapidinho, os caras escorregam na maionese.

Contra o Ceará, foi uma apresentação do Verdão do Oeste de "queimar" o filme em âmbito nacional, pois perdeu para um adversário fraco tecnicamente; um adversário inferior tecnicamente.

Análise individual dos atletas da Chape que começaram o jogo:

Nivaldo: neste ano já levou vários gols por cobertura, pois costuma atuar adiantado. Voltou a tomar gol de fora da área, do meio da rua, por estar mal posicionado.

Glaydison: contratação furada, equivocada. Não pega nem banco. Mas, o técnico insiste de aproveita-lo na lateral direita.

Rafael Lima: Fala muita abobrinha na imprensa durante a semana, e tecnicamente não vive bom momento. Foi mal no 1º tempo em Joinville e voltou a jogar nada nesse jogo em Fortaleza.

Dão: Está na Chapecoense por um erro grave de avaliação técnica de quem autorizou sua contratação. Tecnicamente, não merece nem estar no banco de reservas, mas o técnico insiste na sua escalação. André Paulino tem vaga no time jogando com uma perna só.

Anderson Pico. Foi bisonho. Pesado e lento. Pelo seu setor, havia uma avenida. Não marcou ninguém e nada produziu no apoio ao ataque. Errou muitos passes. Apanhou da bola.

Wanderson. Perdido em campo.

Paulinho Dias. Improdutivo. Individualista e afobado. 

Augusto. Depois que levou uma entrada violenta de um adversário, se apagou em campo.

Athos. Alguém viu o Athos em campo?  Aqui, cabe observar o seguinte. Com a lesão do Neném (que desde a final do Catarinense não jogou mais) , o Athos está sobrecarregado, e o cara está no bagaço. Os meias que estão no plantel (Dudu Figueiredo, Dieguinho, Danilinho, e aquele que veio do Passo Fundo) não inspiram confiança para o treinador. Então, o que a Direção está fazendo que não contrata um meia -armador de verdade? 

Fabinho Alves. Fez o gol e mais nada, tentou sozinho vencer a defesa adversária, mas ciscou, ciscou e ficou na marcação da zaga adversária.

Bruno Rangel. Time sem criação na meia cancha e sem apoio dos laterais, a bola não chegou ao atacante na área.

Técnico Dal Pozzo. Ridículo. Refém de suas escolhas equivocadas. Errou na escalação que mandou a campo no início do jogo, mexeu tarde no time e fez substituições equivocadas. Jornada sofrível.

No próximo jogo contra o Sport, na Ilha do Retiro, se a Chape não acordar, não se espertar, e se o Dal Pozzo persistir ou repetir seus erros, mais um revés é certo!

Acorda Verdão!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

COM JUSTIÇA, CHAPE SUPEROU O LEÃO DA ILHA DOS CATARINENSES

No último sábado (27),  pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, a Chapecoense derrotou o Avaí por 3x1, na Arena Condá, em Chapecó.

Com esse resultado, o Verdão do Oeste retomou a ponta da tabela de classificação, líder absoluto, com 23 pontos, seguido pelo Palmeiras com 22 pontos, Sport com 21 e Figueirense com 19 pontos que fecha o G4.

Na próxima rodada, terça-feira (30), a Chapecoense enfrenta o Ceará, no Castelão em Fortaleza. É previsão de jogo encardido, muito disputado, pois o Vozão está pressionado, com a corda no pescoço, muito desesperado, tentando se afastar da zona da degola.

Mas, a Chape, com inteligência e dedicação plena, tem condições de trazer os 3 pontos, para se manter na liderança.

Avante Verdão!


Veja os gols: Chapecoense 3x1 Avaí






quarta-feira, 24 de julho de 2013

"AVAÍ FAZ COISAS". CHAPECOENSE SABE DISSO?

A Chapecoense está invicta.

Mas, isso quer dizer pouco, significa pouco.

Basta um revés em casa, e o céu transforma-se em inferno.

Na Série B é assim mesmo: a distância entre o céu e o inferno é muito pequena.

Por isso, muito cuidado com a equipe azurra....

Cuidado máximo contra o Avaí, para não ocorrer surpresa negativa.

Na verdade, para este jogo de sábado em Chapecó na Arena Condá, o Avaí vem muito ferido, desgastado, criticado pela imprensa da Capital e, mais que isso, vem com muita desconfiança do seu torcedor.

Nessa hora, cuidado para a Chape não pagar o pato.

Estou com muito receio desse jogo contra o Avaí.

Não vejo clima especial de mobilização, de reunião de forças,  na Chapecoense para enfrentar o "Leão da Ilha" que vem bufando, desesperado, pronto para tudo ou nada.

Já é de conhecimento de todos, pelo menos em Santa Catarina, o jargão sempre utilizado pelo Miguel Livramento "esse Avaí faz coisas, quando menos se espera".

Será que a Chapecoense tem preparo e consciência para não deixar que o Avaí faça a festa em plena Arena Condá?

Todo cuidado será pouco...

É o meu alerta.

Avante Verdão!

domingo, 21 de julho de 2013

CANETAÇO CANCELA JOGO E TIRA A LIDERANÇA DA CHAPECOENSE

No início da semana que passou, a imprensa brasileira já vinha  publicando a preocupação da equipe mineira em face de dois jogos difíceis e desgastantes que teria; primeiro, contra o Internacional na quarta-feira (jogo de volta pela Copa do Brasil, no Independência) e, por fim, o confronto contra a líder Chapecoense no sábado, na Arena Condá, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. 

A equipe mineira entendia que o tempo de recuperação para os atletas era muito pequeno entre um jogo e outro.

Nesse sentido, o técnico do Coelho Mineiro chegou até a cogitar poupar jogadores contra o Internacional, para ter uma equipe forte e competitiva contra a líder Chapecoense, pois na Copa do Brasil a desclassificação, a eliminação da equipe mineira já era, de alguma forma, esperada (a vantagem do Inter, conquistada no jogo de ida, era grande e praticamente irreversível no jogo de volta), então o foco seria o jogo contra o Verdão do Oeste, pois a chance de eventual resultado positivo seria maior e, assim, teria chance de se aproximar do G4. 

Ainda, havia cogitação da comissão técnica do Coelho Mineiro de que vários atletas poderiam, também, ganhar descanso, não atuar contra o Verdão do Oeste, em face da maratona de jogos desgastantes que a equipe das Alterosas já havia realizado ou se submetido.

Vide algumas publicações que abordaram a preocupação da comissão técnica do Coelho com o desgaste físico dos atletas. 





Nesse clima de preocupação com o desgaste físico de jogadores (inclusive vivendo um clima de ressaca pela eliminação da Copa do Brasil, pois só empatou contra o Inter no jogo de volta), a equipe mineira escolheu viajar a Chapecó em cima da hora, para chegar no Oeste Catarinense na tarde da última sexta-feira.

Nesse contexto, é plausível inferir que a equipe mineira, se houvesse opção, preferiria não jogar contra a Chapecoense no final de semana que passou, para tanto bastaria surgir um fato novo, para evitar, de vez, a realização do confronto contra a líder Chapecoense.

De plano, a logística adotada pela equipe mineira, no mínimo, era questionável, temerária (programação da viagem para chegar em cima da hora, no período da tarde do dia anterior ao jogo, por se tratar de época de inverno, chuva, frio e neblina).

E eis que surgiu o fato novo.

O Aeroporto de Chapecó na sexta-feira à tarde ficou fechado, e no sábado também.

Mas, havia outra solução...

Ora, se na sexta-feira, no final da tarde, o América tivesse o mínimo interesse de enfrentar a líder Chapecoense no domingo, era só completar a viagem de ônibus de Floripa a Chapecó na sexta-feira à noite, e o jogo poderia ser realizado neste domingo. Porém, irredutível o América -MG não completou o trajeto de ônibus, pois trata-se de uma equipe cujo padrão é de Série A, com estrelas de nível de seleção brasileira em seu plantel, com estrelas de nível internacional em sua equipe e que não poderiam se submeter, se deslocar por 8 horas de ônibus.

Pois é.

Ante essa não adoção da opção de completar o trajeto de ônibus, a CBF deu um "canetaço" e cancelou o jogo.

Abriu-se um precedente inusitado, ou seja, na Série B do Brasileiro, se o clube (time ou equipe) não quiser se deslocar de ônibus, só haverá jogo no dia em que a equipe visitante puder chegar de avião!

Mais um subterfúgio contaminando o nosso combalido futebol.

Direção do Verdão: olho vivo!

Obs: Os efeitos negativos do cancelamento do jogo já são sentidos... A Chape perdeu, provisoriamente, a liderança do certame, pois o Palmeiras sapecou 3x2 no Figueirense, e assumiu provisoriamente a liderança. Para o marketing da Chape, isso é um prejuízo.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

PARA EVITAR SURPRESA, CHAPE TERÁ QUE ENCARAR O AMÉRICA-MG COMO JOGO DE COPA DO MUNDO

No próximo sábado à tarde, dia 20,  às 16:20 horas, a Chape enfrentará o América -MG, na Arena Condá, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O duelo contra o Coelho Mineiro, com certeza, será o mais perigoso para a Chape neste certame, até agora, em Chapecó.

O América -MG é uma equipe padrão Série A.

Para o meia Cleber, ex-Criciúma e ex-São Bernardo, atualmente no Coelho Mineiro, em entrevista concedida à imprensa antes do jogo de volta contra o Internacional pela Copa do Brasil, disse:

(...), apesar de estar na Série B, o América tem a característica de Série A. Nossa equipe é mais técnica, diferente da maioria dos times de pegada da Série B”, compara o meia. Veja a matéria completa no link: Notícias.

Provável formação do Coelho Mineiro, no esquema 4-5-1:

Matheus; Gedeílson, Gualberto, Vitor Hugo e Danilo; China (Leandro Ferreira), Doriva, Kleber, Rodriguinho e Willians (Kaio); Tiago Alves. 

Opções para o banco de reservas são o goleiro Glaycon; o lateral-esquerdo Bryan; o armador Bady e os atacantes Alessandro e Fábio Júnior.

Confira a lista dos 19 atletas relacionados pelo América, para o jogo contra o Verdão do Oeste:

Goleiros
: Matheus e Glaycon;

Laterais: Gedeílson, Danilo e Bryan;

Zagueiros: Vitor Hugo, Gualberto e Jaílton;

Volantes: Doriva, Leandro Ferreira e China;

Armadores: Rodriguinho, Willians, Kaio, Kleber e Bady;

Atacantes: Tiago Alves, Alessandro e Fábio Júnior.

terça-feira, 16 de julho de 2013

NA MANCHESTER CATARINENSE, PODER DE RECUPERAÇÃO DO ÍNDIO FORTE E VINGADOR

Peço desculpa pelo atraso na atualização do Blog. Estou em viagem, e o tempo é escasso.

Não obstante, sempre que estou em viagem, de posse do meu notebook, da tecnologia 3G e acesso gratuito à transmissão dos canais ao vivo pela internet (links indicados no final do meu Blog), não perco nenhuma transmissão dos jogos do Verdão do Oeste, em qualquer parte deste mundo onde eu estiver.

No sábado passado, quando chegou o horário do jogo Joinville x Chapecoense (8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B), eu estava em Porto Alegre, parei tudo, para acompanhar mais uma apresentação de gala do Índio do Oeste.

Na etapa inicial, que desconforto: Coelho 2x0.

Mas, veio a etapa final, e com as mexidas do técnico, que alívio, o Índio forte e vingador se recuperou, e igualou o marcador. 

Fim de peleia: Joinville 2x2 Chapecoense.

Veja os gols: 





quarta-feira, 10 de julho de 2013

FALTA OPÇÃO NA LATERAL ESQUERDA? DEPENDE...

Ontem, na coletiva à imprensa o técnico Gilmar Dal Pozzo falou que, no jogo contra o JEC, vai manter, no sistema defensivo, a mesma linha de 4 defensores que atuou contra o ASA, ou seja, vai escalar 4 zagueiros (com características de zagueiro - zagueiro).

Meus Deus!

O Dal Pozzo falou  ainda:

- que vai manter o sistema defensivo com 4 zagueiros-zagueiros, pois não tem opções nas laterais;
- que o time perde poder ofensivo, mas ganha posse de bola (?), pois rouba mais bolas no sistema defensivo;
- que vai atuar no contra-ataque.

Mas, como ter mais posse de bola e jogar no contra-ataque? Isso é uma contradição!

O treinador, na verdade, está confuso... não?

Parece que a ideia, mesmo,  é jogar na retranca.

Ou seja:  a Chape vai atuar como time pequeno, aceitando a pressão do adversário. Cara, existe um ditado muito popular que expressa essa situação: "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura".

Sei que tem gente que vira o nariz, sente arrepios, quando abro uma crítica ao técnico.

Mas, de sã consciência não tem como aceitar contra o JEC a escalação de 4 zagueiros-zagueiros na linha defensiva, principalmente pelo fato de 2 desses zagueiros serem reservas, muito limitados tecnicamente e que falham muito na marcação, além de serem faltosos. Que perigo! 

Lateral esquerda. Falta opção? O treinador falou que falta opção...

Para dar jogo pela esquerda, o treinador poderia escalar um meia-esquerda pelo setor, não é necessário ter um lateral de ofício.

Por qual razão não fazer a opção por um meia-esquerda na lateral esquerda? 

Tem vários meias no plantel. Escalar um meia-esquerda na lateral esquerda é dar opção de jogo pela ala esquerda. 

Santa paciência, nada contra o zagueiro Tiago Saletti, mas tecnicamente o cara não acrescenta nada na marcação e nada no apoio. 

Além disso, o zagueiro Dão, quando sai  na marcação fora da área, é um Deus nos acuda!

Portanto, se o técnico fosse um pouco ousado, só um pouco ousado, poderia sim, com certeza, escalar na lateral um meia-esquerda, para dar jogo pela esquerda, e pegar o técnico do JEC de calça curta.

Provável formação do JEC:

Ivan; Eduardo, Sandro, Rafael e Rafinha; Marcus Vinícius, Augusto Recife, Ricardinho e Wellington Bruno; Ronaldo e Lima.

Se o técnico do Verdão for só um pouco ousado ganha esse jogo, mas se jogar com 4 zagueiros-zagueiros vai chamar o JEC para cima (aceitar a pressão) e aí, com a formação com zagueiros Tiago Saletti e Dão, não dá jogo para o Verdão!

Espero que o Dal Pozzo reflita e mande a campo o melhor time tecnicamente.

Avante Verdão!

Obs: Fiquei surpreso com a designação do trio de arbitragem para o jogo. Já havia escrito que, se não houvesse pressão da direção da Chape em cima da CBF e da FCF para designar um trio de arbitragem fora do Estado, surpresa poderia acontecer... Havia outras opções na arbitragem no quadro da FCF:  Heber R. Lopes, Paulo H. de Godoi Bezerra ou Célio Amorim. Agora, só resta torcer para que, tecnicamente, a arbitragem faça uma arbitragem perfeita.

domingo, 7 de julho de 2013

CHAPE PAGARÁ O PATO, NO PRÓXIMO SÁBADO?

Que o pessoal de Joinville tem uma rusga, um viés acentuado contra o Verdão do Oeste isso não é novidade...

Recentemente, basta ver o que foi feito contra a Chapecoense, o ano passado, quando, de forma abominável, reunidos com mais 3 clubes sazonais, retiraram a vaga do Índio do Oeste na Copa do Brasil 2013, vaga conquistada legitimamente pela 3ª colocação no Campeonato Catarinense 2012.

Essa mancha o JEC carregará, de forma indelével, para todos os tempos.

Na história dos Campeonatos Catarinenses, há vários títulos estaduais ostentados pelo JEC que são contestados pela Chapecoense, pois foram conquistados no "tapetão", em detrimento do Verdão do Oeste.

Nesta semana, o pessoal de Joinville, mais uma vez, volta o foco contra a Chapecoense...

Veja, o que foi publicado no Twitter, neste domingo, um dia depois da derrota do Coelho para o Sport:


@DouglasPereirao 
Presidente Nereu: "o que aconteceu ontem na Arena não vai mais acontecer e no Sábado que vem a Chapecoense vai pagar o pato"

    1. sera que pode vir uma crise por ai? Acho que não...
    2. olha, soube que o Nereu ta P.. pelo fato de o Arturzinho insistir com algumas peças e deixar as contratações de fora.
  1. Nereu ta de saco cheio com ele. É o que eu fiquei sabendo.
  2. Informação: se o JEC não vencer a Chapecoense no Sábado o Arturzinho será demitido.
  1. ano passado o JEC tirou o lacre do criciúma na série B...esse ano, vai tirar o da chapecoense!


Olha, já é dado como certo, lá por Joinville, que a Chapecoense pagará o pato, no próximo sábado, na Arena do JEC, na 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Olha a pressão!!!

Primeiro passo, nesta segunda-feira a direção do Verdão do Oeste terá que acompanhar de perto, de forma pró-ativa, o critério para a definição do trio de arbitragem para o jogo Joinville x Chapecoense, no próximo sábado.

Não gostaria que o trio de arbitragem fosse catarinense!

É melhor, na minha concepção, a definição de um trio de arbitragem de fora do Estado.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

CHAPECOENSE MANTÉM A INVENCIBILIDADE E A LIDERANÇA ISOLADA


Veja os gols:

ASA 0X2 CHAPECOENSE (Fabiano aos 25' e Paulinho Dias aos 29', ambos da 2ª etapa).


Outras informações do jogo, acesse o link: Vitória Iluminada.

EM ARAPIRACA, A LÍDER E INVICTA CHAPE ENFRENTARÁ O PERIGOSO ASA

Wanderson comemora após marcar um dos gols da vitória da Chapecoense sobre o Figueirense

Hoje, 05,  às 21 horas, a Associação Chapecoense de Futebol enfrentará o ASA, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, nas Alagoas.

O Verdão do Oeste defenderá a liderança e a invencibilidade de 6 jogos na Série B do Brasileiro; é única equipe invicta do certame.

Mas, o confronto será difícil para a Chape, por 3 fatores:

a) atuará fora de seus domínios, e com certeza terá que enfrentar a pressão da torcida local, que é vibrante, pois empurra sua equipe para cima dos adversários;

b) a parada para a Copa das Confederações tirou o ritmo, deu uma esfriada, e a Chape - nesse período - fez apenas dois amistosos. Espero que a equipe passe por cima disso, e atue com muita atenção e entrega/dedicação máxima na marcação, tirando os espaços da equipe adversária, para dificultar, desmanchar o poder de criação do ASA;

c) terá 2 desfalques muito importantes: o zagueiro André Paulino, verdadeiro baluarte na zaga do Verdão e o lateral esquerdo Alan que, nessa parada para a Copa das Confederações, não teve sossego, pois foi especulado - todos os dias - por várias equipes interessadas e que, inesperadamente, neste momento, está suspenso preventivamente pelo STJD sob acusação de doping na partida realizada contra o ABC de natal, na Arena Condá.

Por todos esses fatores, portanto, o Verdão do Oeste terá  que se superar em campo, para trazer uma resultado positivo para o Oeste de Santa Catarina.

Avante Verdão!

Provável formação das equipes:

CHAPECOENSE: Nivaldo; Fabiano, Rafael Lima, Dão e Dudu Figueiredo (ou Tiago Saletti); Wanderson, Pulinho Dias (ou Diego Felipe), Augusto  e Athos; Fabinho Alves e Bruno Rangel.
Técnico: Gilmar dal Pozzo.

ASA: Gilson, Osmar, Tiago Garça, Fabiano (Edson Veneno) e Marcio Goiano; Cal (Jorginho), Gleidson, Reinaldo Silva e Didira; Lúcio Maranhão (William Henrique) e Léo Gamalho.
Técnico: Ricardo Silva.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

NA ARENA CONDÁ, CHAPE VENCEU O SUB-23 DO ATLÉTICO -PR

Foto: Aguante Comunicação
Ontem, 30, às 10:00 horas da manhã, Arena Condá, a Associação Chapecoense entrou em campo para o 2º jogo-treino contra o Atlético-PR.

O adversário veio com uma equipe sub-23, e o Verdão do Oeste sapecou um 3x0.

Os gols do jogo-treino foram anotados: Bruno Rangel aos 15' e Wanderson aos 38', ambos da 1ª etapa, e Augusto aos 28' da 2ª etapa.

Em torno de 1.500 pessoas assistiram ao jogo-treino.

Chapecoense:

Nivaldo (Juliano – 36min/2ºT), Fabiano (Alemão – 26min/2ºT), Rafael Lima, Dão (Tiago Saletti) e Alan (Anderson Pico); Wanderson (Glaydson – 34min/2ºT), Paulinho Dias (Dudu Figueiredo – 34min/2ºT), Diego Felipe (Augusto) e Athos (Danilinho – 26min/2ºT); Fabinho Alves (Soares – 15min/2ºT) e Bruno Rangel (Gral –26min/2ºT).
Técnico: Lucianinho (Gilmar Dal Pozzo).


Obs: 

- O Atlético-PR veio a Chapecó e não forneceu a relação dos jogadores que começaram o jogo-treino, bem como os que entraram na 2ª etapa. Ainda, o uniforme do CAP não tinha numeração. 

- Já, a Chape estreou numeração fixa nas camisas para a Série B do Campeonato Brasileiro. Cada atleta terá seu nome na camisa e numeração fixa.


Veja a numeração fixa nas camisas por atleta:


1 – Rodolpho
2 – Fabiano
3 – Rafael Lima
4 – André Paulino
5 – Wanderson
7 – Glaydson
8 – Paulinho Dias
9 – Bruno Rangel
10 – Diego Felipe
11 – Fabinho Alves
12 – Juliano
13 – Diego Miranda
17 – Tiago Luis
20 – Augusto
21 – Athos
22 – Tiago Saletti
23 – Alemão
28 – Soares
29 – A. Pico
30 – Dieguinho
31 – Nenén
32 – Alan
33 – Danilinho
34 – Vanin
35 – Dudu F.
36 – Nivaldo
77 – Gral
84 – Dão
99 – Fabinho Gaúcho