quinta-feira, 9 de setembro de 2010

CHEGOU A HORA, NÃO TEM MAIS DESCULPA, É TUDO OU NADA!



A Chapecoense tem jogo decisivo contra o Caxias, no próximo domingo, na Arena Condá.

É a última partida do Verdão, nesta primeira fase da série C do Campeonato Brasileiro 2010.

O Índio está livre do descenso, mas precisa da vitória para continuar no certame, para avançar de fase, e lutar pelo acesso à série B do Brasileiro.

Será um confronto muito difícil.

O Caxias também luta para passar à fase seguinte da competição, porém ainda sequer está livre do rebaixamento. Os 3 pontos do jogo valem ouro!

A equipe grená, além de ter um bom time tecnicamente, vem de derrota, perdeu – no domingo passado – para o Tigre no Heriberto Hülse, em Criciúma.

Com certeza, Verdão não vai ter moleza, vai precisar jogar muito futebol, para vencer a equipe do Bepe.

Olha, acredito (espera-se!) que a comissão técnica da Chapecoense já esteja com o vídeo do jogo do último domingo no HH, quando o Criciúma encontrou muita dificuldade para vencer o Caxias por 1x0. O gol do Tigre só saiu no final do jogo, nos acréscimos de tempo dado pelo Juiz. Foi dureza!

Esse vídeo do jogo é primordial, nesta fase de preparação dos jogadores da Chapecoense para esse confronto decisivo.

Então, o Verdão precisa encarar a partida do próximo domingo com muita seriedade, para que os jogadores estejam 100% física e tecnicamente. Além disso, torcer para que o treinador do Verdão faça tudo certo.

Espera-se, também, que os jogadores do Verdão estejam inspirados e focados exclusivamente no jogo.

Preocupa o setor de meio de campo da Chapecoense, a parte de articulação e criação. A equipe está muito lenta, não consegue sair da marcação do adversário.

Nos dois últimos jogos fora de casa, a meia cancha do Verdão deixou a desejar, muito mal. Os meias precisam se empenhar mais. Caramba! Eles não se apresentam para o jogo, muito omissos, parados, sem inspiração, sem criatividade, sem articulação e sem mobilidade. Cadê o preparo físico... Os meias estão muito lentos.

Espero que o Silvinho esteja inspirado domingo, pois está devendo futebol.

Para vencer a partida, a meia cancha do Verdão terá que ser forte, terá que funcionar, para envolver o adversário.

Treinador do Verdão vai ter que fazer o setor de meio de campo funcionar e muito, para dominar o setor, e o jogo. A construção da vitória passa, necessariamente, pela dominação do meio de campo.

Xaro pode ser uma opção no meio, para dar maior arranque e velocidade.

Os volantes, também, precisam jogar mais; é necessário mais pegada e mais pulmão. O retorno do Pedro Ayub, se tiver bem fisicamente, pode ser um diferencial, para ajudar o Emerson Cris.

Na defesa, a equipe não deve ter novidade: Eduardo Erê, Marcelo Ramos, Rodrigo e Badé.

No ataque, outra grande preocupação. Sandro Sotilli e Gustavo Papa, os dois, não podem jogar juntos. A idade é um problema. Vale dizer: dois veteranos no ataque é dose para mamute. Ninguém merece. É preciso mesclar vitalidade, mobilidade, e leveza, no ataque.

Waldison tem velocidade, mas está produzindo muito pouco; só chuta mascado, e comete muita infração no ataque. Com isso, Verdão perde ataque e perde posse de bola. Treinador precisa ver isso, corrigir, dar um jeito.

Neilson e Rogério. Se estiver bem fisicamente, Rogério é a esperança de gol, para furar o “ferrolho” do Caxias. Cresce o futebol do Rogério, nos jogos decisivos. O treinador do Verdão precisa ter consciência disso!

Na minha avaliação, o time ideal para domingo: Nivaldo, Eduardo Erê, Marcelo Ramos, Rodrigo e Badé; Pedro Ayub, Emerson Cris, Felipe Pinto (Xaro) e Silvinho (Fábio Nunes); Waldison (Xaro) e Rogério (Sandro Sotilli). Gustavo Papa nos últimos três meses não jogou, está fora de cogitação. Decisão é jogo sério!

Verdão precisa fazer um jogo com inteligência, para envolver o Caxias, e para isso terá que ter posse de bola, volume de jogo, criatividade e velocidade.

Por fim, convém lembrar que futebol é espetáculo (arte), porém não basta só garra, disposição, vontade e talento dos jogadores, a equipe para vencer o adversário precisa de disciplina tática, de organização tática e estratégia de jogo correta. Por isso, nesse jogo de domingo, o treinador do Verdão precisa mostrar serviço, também!

Avante Verdão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário