terça-feira, 29 de março de 2011

A SELEÇÃO DA SEXTA RODADA DO RETURNO TEM ZAGUEIRO REVELAÇÃO DA CHAPE

Instituto Mapa, prêmio Top da Bola.

Os cronistas esportivos de Santa Catarina  escolheram os melhores da sexta rodada do returno do Campeonato Catarinense.

A Chape só tem um eleito para a seleção: o zagueiro Grolli, 20 anos, prata da casa, a mais recente e importante revelação da Chapecoense.

O zagueiro, no domingo passado, no jogo no Orlando Scarpelli, há boatos, foi observado por empresários italianos interessados na aquisição dos direitos econômicos.

Grolli poderá se transferir para a Europa na janela de Julho. O jogador vale, pelo menos, 2 milhões de Euros.

Fisicamente o jogador se parece com o ex-jogador veterano Bandoch ("bandoqui").

Eis os indicados, escolhidos, para a seleção da semana:

Goleiro: Max (Joinville);
Laterais:  Bruno (Figueirense) e Rafinha (Metropolitano);
Zagueiros: Renato Santos (Joinville) e Grolli (Chapecoense);
Volantes: Diego Zanuto (Joinville) e Leandro Leite (Brusque);
Meias: Ramon (Joinville) e Pittoni (Figueirense);
Atacantes: Schwenck (Criciúma) e Lima (Joinville.

Obs: o zagueiro Grolli da Chapecoense, no jogo Chape  2x1 Joinville, semifinal do returno, 24/04/2011, foi observado por dirigentes do Beira Mar, Clube português, conforme o seguinte site: Zagueiro Central

Tricolor dos Pampas tem interesse no zagueiro da Chape

Entrevista do futebolsc com o zagueiro Grolli

segunda-feira, 28 de março de 2011

JOGANDO NA DEFESA, VERDÃO PERDE O JOGO

Jogar contra o Figueirense, em Florianópolis, em qualquer circunstância, não é fácil.

Mas, ontem, o Figueirense estava muito vulnerável. Time desfalcado, destroçado, para não dizer capenga. Treinador Jorginho contestado. A torcida achando que o Jorginho pode ser tudo, menos treinador. Clima de muita desconfiança no Scarpelli para o jogo de ontem.

Figueirense sem confiança, muito para baixo. Torcida contida, pagando para ver.

Clima todo favorável para a Chapecoense. A grande líder!

Era o dia para a Chapecoense, que não tem nada ver com esses problemas, se impor e exercer o seu papel de líder, e mandar o Figueirense para a UTI.

Pois é. Não foi isso que aconteceu. Pelo contrário. Verdão decepcionou, mostrou e demonstrou que está na liderança sem convicção, e que vive a síndrome do coitadismo. Mesmo vivendo o seu melhor momento na competição e na tabela de classificação, a Chape revelou para todo o Estado que não é a grande líder; faltou se impor; é uma equipe sem confiança.

Perder para o Figueirense, em condições normais, não é demérito algum, mas ontem foi humilhante para o Verdão.

Neste blog nunca fiz sensacionalismo barato.

Quem conhece futebol, sabe que é preciso sempre ter os pés no chão, senão a maionese desanda!

Mesmo sendo torcedor fanático pelo Verdão, quase sempre consigo ver os fatos como eles acontecem, pois consigo separar a emoção da razão.

Antes que venham os desavisados, os pueris, os ingênuos, alegar que os cornetas estão de plantão.

Isso aqui não é cornetagem, não!

É depoimento sério de  torcedor que vê os fatos por inteiro; que faz a leitura dos fatos assim como deve ser. Doa a quem doer.

Nesse contexto, o treinador Ovelha, em detrimento da Chapecoense, ontem resolveu colaborar com o adversário, e acabar a crise no Figueirense, reabilitando o alvinegro do Estreito.

Depois de um primeiro tempo bom da Chapecoense, embora o esquema defensivo tivesse deixado o Aloísio muito sozinho, isolado, lá na frente.

Na segunda etapa, a partir dos 30 minutos a Chape parou de jogar, e recuou de vez.

No Figueirense, Jorginho tirou o meia Braitner, e colocou o Fernandes. Na Chapecoense, imediatamente, Ovelha tirou Cleverson, de grande movimentação e participação no jogo, para colocar o Neném que entrou, mas alguém viu o Neném fazer alguma coisa no jogo?

Fernandes, mesmo fora de forma, 30 dias parado, deu novo alento e confiança ao Figueirense que passou, de vez, a pressionar o Verdão.

E a Chape que não estava a fim de jogo, recuou vergonhosamente. Parecia time de várzea. O jogo ficou meia linha.

Aos 34 minutos, num erro do bandeirinha, o Figueirense teve um gol mal anulado, pois o volante Ygor - que fez o gol - não estava impedido, não estava em impedimento, progrediu de trás.

Pensei - comigo mesmo - depois desse susto - dessa ajuda involuntária da arbitragem - o Ovelha deve acordar e mandar o Verdão sair da cozinha, sair dessa retranca maluca. Esperança em vão!

O Ovelha conseguiu ser ainda pior, conseguiu se superar para pior, tirou o atacante Neílson, e colocou no time o Everton Cezar que só costuma andar em campo. Essa foi de gelar a espinha. Pensei - comigo mesmo - agora estamos perdidos, o Ovelha está querendo perder o jogo. Não deu outra!

O Ovelha chamou o Figueirense para cima e o Verdão, pior ainda, ficou sem contra-ataque.

Foram dez minutos que o sistema defensivo do Verdão não conseguia ganhar uma segunda bola. Até que aos 44 minutos, o Figueirense conseguiu - merecidamente - a virada no placar com Fernan10. Figueira 2x1.

Tristeza.

Esse é o triste fim de um jogo que prometia, mas que o Líder da competição se acovardou, e jogou com a síndrome do cachorro vira-lata.

Como a Chape quer ser grande, como a Chape vai ser grande, pensando tão pequeno?

É por isso que o treinador Ovelha não evolui na carreira, pois na hora que é testado, ele faz isso que fez ontem.

Apesar de tudo, o Verdão depende somente de si para chegar em primeiro nessa fase de classificação, mas terá que vencer o Marinheiro no proxímo domingo, na Arena Condá e buscar, pelo menos, 2 pontos  nos dois últimos jogos, que serão fora de casa.

Boa sorte Verdão!

sexta-feira, 25 de março de 2011

NA 5ª RODADA DO RETURNO, CHAPE TEM 4 NA SELEÇÃO

O Instituto Mapa divulgou os selecionados da 5ª rodada do returno do Campeonato Catarinense que concorrem ao Prêmio Top da Bola.

A Chapecoense tem 4 na seleção da rodada, sendo que 3 dos indicados aparecem na seleção pela primeira vez: Grolli, Marcos Alexandre e Cléverson.

Treinador Mauro Ovelha crava seu nome na seleção pela segunda semana consecutiva.

Eis os selecionados:

Goleiro: Sérgio (Imbituba);
Laterais: Bruno (Figueirense) e Julinho (Avaí);
Zagueiros: Grolli (Chapecoense) e Dedimar (Concórdia);
Volantes: Marcos Alexandre (Chapecoense) e Fabinho (Brusque);
Meias: Marquinhos Santos (Avaí) e Cléverson (Chapecoense);
Atacantes: Schwenck (Criciúma) e Willian (Avaí).
Técnico: Mauro Ovelha (Chapecoense).
 
Injustiça: o goleiro Max (Joinville), pelo que fez no jogo, merecia estar na seleção da rodada; defendeu tudo, segurou tudo, exceto o gol de pênalti, mas aí já seria demais. Fica o registro, Max salvou o JEC de levar uma goleada na Arena Condá, pois fez, pelo menos, 7 defesas importantes.

quinta-feira, 24 de março de 2011

NO FINAL, CHAPE SUPERA O JEC


Foto: Rodrigo Goulart/Diário do Iguaçu
Atuando pela 5ª rodada do returno do Campeonato Catarinense, a Chapecoense venceu o Joinvillle ontem à noite na Arena Condá, em Chapecó, por 1x0.

O gol da vitória foi marcado no final do jogo aos 37 minutos por Aloísio, em cobrança de pênalti que ele mesmo sofrera, quando foi derrubado dentro área pelo defensor do JEC.

A proposta de jogo do Joinville era não perder. A equipe veio para o duelo muito pressionada, em face do inesperado resultado no último jogo em seus domínios quando empatou com o Concórdia, lanterna da competição.

Então, o JEC tinha a pretensão de se recuperar em cima do Verdão. Mas, a Chape não deu moleza, não!

O jogo foi muito disputado, muito pouco espaço para jogar, pois a marcação chegava junto. Mesmo assim, a partida foi bem movimentada.

O Joinville, com muitos cuidados defensivos, jogou explorando os erros da Chapecoense que não aconteceram.

Verdão, em ambos os tempos da partida, teve mais volume de jogo.

Chapecoense atuou a maior parte da partida no sistema de jogo 3-5-2, com três zagueiros.

O tempo passava e o empate (0x0) incomodava a nação verde-branca, até que aos 10 minutos da etapa final, o treinador Ovelha abandonou o sistema de jogo com três zagueiros; sacou do time o 1º volante Everton Garroni, entrando o meia-armador  Neném. Com isso, o Marcos Alexandre que estava improvisado como zagueiro, passou a jogar como segundo volante. Verdão passou, então, a atuar no sistema de jogo 4-4-2. A meia cancha ficou assim: Diogo Roque, Marcos Alexandre, Cleverson e Neném.

Verdão cresceu no jogo, mas o goleiro Max, em grande noite, defendia tudo.

Saiu Neílson para entrada de Leandrão.

A pressão do Verdão passou a ser grande, e nos 15 minutos finais, a torcida verde-branca jogou junto com o time, se levantou, ficou de pé, incentivando ainda mais a equipe, pressentindo que o gol seria questão de minutos para acontecer. E aconteceu!

Aos 37 mintuos da etapa final, Aloísio, em jogada individual, foi para a linha fundo na velocidade, dentro da área, fintou o adversário, cortou para direita, cortou para a esquerda, deixou o adversário sem recurso, e foi agrrado: pênalti claro, incontestável! O juiz não titubeou, incontinenti, apontou para a marca da cal. No Estádio inteiro foi aquela explosão de alegria! Na cobrança da penalidade capital, Estádio em silêncio. Aloísio se apresenta para a cobrança, mãos nas cadeiras, calmo, tranquilo, atenção: ele correu para bola, uma bomba, GOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLL!

Verdão 1x0.

Nos 8 minutos finais (contando os acréscimos de 4 minutos), a Chape voltou a jogar com 3 zagueiros. O Ovelha fez a última substituição: tirou Cléverson, para entrada do zagueiro Kleber Goiano. Esses minutos finais foram terríveis, o árbitro deu duas faltas frontais à meta do Rodolhpo contra o Verdão, e ainda amarelou o Dema, tirando o defensor do próximo jogo contra o Alvinegro do Estreito. Menos mal. O JEC desperdiçou as duas oportunidades. Na primeira, Lima cobrou mal, sem perigo. O meia Ramon não gostou, pois é cobrador oficial. Na segunda, Ramon cobrou mal.

Fim de jogo, Verdão segue invicto, líder!

A meta é chegar em primeiro na fase de classificação do returno, para fazer a semifinal e final em Chapecó.

Por enquanto nada foi conquistado.  Com humildade e os pés no chão, a luta continua!

terça-feira, 22 de março de 2011

VERDÃO TERÁ QUE QUEBRAR A ESCRITA

Nas primeiras 4 rodadas do turno, os resultados da Chape foram os seguintes:

- Avaí       1x 2 Chape
- Chape    3x2 Criciúma
- Imbituba 2x2 Chape
- Chape    1x0 Metro

Verdão conquistou 10 pontos nos primeiros 4 jogos.

Nas primeiras 4 rodadas do returno, os resultados da Chape foram os seguintes:

- Chape      2x0 Avaí
- Criciúma  2x3 Chape
- Chape     2x2 Imbituba
- Metro      1x3 Chape

Verdão conquistou, novamente, 10 pontos nos primeiros 4 jogos.

Mas não é só isso, não!

Vejam que os resultados vitórias e empates do turno se repetiram no returno, contra os mesmos adversários.

É muita coincidência...

Mas, nesta 5ª rodada é preciso ter muito cuidado.

No turno, na 5ª rodada, lá na Manchester Catarinense, o Verdão perdeu para o JEC por 2x1.

Logo, chega dessa série de coincidências!

Já, nesta quarta-feira, o Verdão terá que quebrar essa série de resultados coincidentes; quebrar essa escrita; quebrar esse tabuzinho.

Repito: não podemos dar sopa para o imponderável, para o azar.

Por isso, muita atenção Verdão, olho vivo!

CHAPE TEM 4 NA SELEÇÃO DA 4ª RODADA DO RETURNO

Instituto Mapa, prêmio Top da Bola.

A vitória do Verdão contra o Metropolitano, em Blumenau, chamou atenção da crônica esportiva de Santa Catarina.

Chape tem 4 na seleção.

Eis os selecionados:

Goleiro: Rodolpho (Chapecoense);
Laterais: Gustavo (Avaí) e Julinho (Avaí);
Zagueiros: João Paulo (Figueirense) e Dema (Chapecoense);
Volantes: Henik (Criciúma) e Ygor (Figueirense);
Meias: Roni (Criciúma) e Marquinhos Santos (Avaí);
Atacantes: Willian (Avaí) e Aloisio (Chapecoense).
Técnico: Mauro Ovelha (Chapecoense).

domingo, 20 de março de 2011

JOGANDO PRO GASTO, CHAPE VENCEU O METROPOLITANO

Depois do empate vexatório contra o Zimba na Arena Condá no último domingo, Verdão viveu uma semana de "cobranças" da diretoria, da torcida e da crônica esportiva.

Com o propósito de recuperar a credibilidade e a confiança da diretoria e do torcedor, a equipe passou a ter a obrigação natural de vencer o Metropolitano, para manter, isoladamente, a ponta na tabela de classificação.

Nesse sentido, a equipe da Chape trabalhou firme e forte durante a semana para o confronto deste domingo contra o Metropolitano, no Estádio do SESI, em Blumenau.

Felizmente, tudo certo!

Verdão do Oeste venceu por 3x1 o Metropolitano, em Blumenau.

Não gostei da atuação do Verdão. Valeram os três pontos.

No primeiro tempo, no sistema de jogo 3-5-2, parecendo mais um 3-6-1, a partida  transcorreu muito amarrada.  A marcação não encaixou direito  (falhas), e o meio de campo nada criou, e no ataque Aloísio muito isolado, sozinho.

Chapecoense tinha uma postura retraída, aceitou certa pressão do time casa que rondava a área do Verdão.  Até que, aos 24 minutos de jogo, a zaga do Verdão falhou três vezes, em sequência, na tentativa de retirar a bola de sua área, com Marcos Alexandre, Dema e De Lazzari que, por fim, cometeu pênalti. Metropolitano 1x0.

Verdão somente teve uma oportunidade de gol com Aloísio, na etapa inicial.

Antes do intervalo, o jogador do Metropolitano ainda perdeu chance clara de ampliar o marcador. Sorte do Verdão!

Chapecoense teve uma postura tática desequilibrada no primeiro tempo.

Neném muito ausente do jogo.

Fim da primeira etapa.

Para o segundo tempo, a Chape voltou modificada, e para melhor!

Mudança de esquema de jogo. O treinador Ovelha abandonou o sistema de jogo com 3 zagueiros; sacou o zagueiro De Lazzari, que estava com cartão amarelo, para entrada do atacante Neílson.

Chapecoense, no 4-4-2, ficou equilibrada em campo, e passou a levar perigo à meta da equipe da casa, de imediato.

Por outro lado, o Metropolitano retornou mal, perdeu-se na marcação e a zaga começou bater cabeça. Ainda, a equipe da casa passou a ter problema na saída de bola de sua defesa.

Cleverson comandava as ações na etapa final.

O gol de empate não demorou para sair. Aos 8 minutos, Aloísio sofreu pênalti pelo lado esquerdo da grande área. Ele mesmo se encarregou da cobrança e converteu. Jogo empatado 1x1.

O Metropolitano esporadicamente levava algum perigo, mas o jogo ficou à feição do Verdão.

Até que aos 18 minutos, o zagueiro Dema, aproveitando uma sobra de bola do goleiro, na pequena área, desempatou o jogo. Verdão 2x1.

Para proteger mais o sistema defensivo, Ovelha tirou  o ala direita Thoni para entrada de Sílvio Bido, no sentido de melhorar a marcação e garantir o resultado.

Aelson jogou sério; bom retorno. Não comprometeu.

Aloísio perdeu mais um gol feito, agora na etapa final. Depois das broncas que sofreu durante a semana, percebe-se que Aloísio está mais compenetrado no jogo, abandonou a chuteira amarela, porém - na hora da finalização - ainda continua com excesso de preciosismo. Não se pode perder 2 gols como ele perdeu.

Verdão administrava a partida, deixando o tempo passar, até que - no apagar das luzes - aos 48 minutos, Cleverson, o melhor em campo, fez jogada individual, penetrou na área pelo lado direito, e rente a linha de fundo cruzou a bola para Aloísio, na pequena área, que trombou na zaga, e a pelota sobrou a poucos centímetros da risca do gol para Cleverson, que acompanhava a jogada, e só empurrou para o fundo do gol. Verdão 3x1.

Final de Jogo.

Conclusão:

Verdão venceu, tudo bem! Cabe comemorar, porém é preciso ter os pés no chão. Verdão teve grandes dificuldades na primeira etapa de jogo.

Com as modificações do Ovelha na etapa final, a vitória veio ao natural, mais pela fragilidade da zaga adversária. Basta ver o segundo e o terceiro gols do Verdão no jogo, a bola ficou, nessas duas oportunidades, pererecando na pequena área, em face da fraca atuação da zaga do Metropolitano.

Ovelha foi bem nesse jogo, acertou nas decisões que tomou, no segundo tempo.

Contra o JEC, no próximo jogo, Verdão vai precisar ser mais eficiente, mais preciso, errar menos e jogar mais.

Verdão está no caminho certo, mas é preciso ter os pés no chão, pois o caminho, para chegar em primeiro na fase de classificação, ainda é longo!

VEJA OS GOLS METROPOLITANO 1X3 CHAPECOENSE

quinta-feira, 17 de março de 2011

O DRAMA DA CHAPECOENSE

O ano passado foi terrível. Nem convém lembrar as mazelas. Todo mundo já sabe.

Mas, este ano pode ser bem diferente; está já sendo melhor; poderá ser melhor, caso o Verdão termine em primeiro na fase de classificação do returno.

Nesse sentido, a diretoria, os patrocinadores e os torcedores estão unidos, e não medem esforços.

Neste primeiro semestre, dá para se dizer que temos um bom time; dá para sonhar com os olhos abertos. A equipe pode, sim, chegar à final do Catarinense, basta vencer o returno.

Ontem à noite, no complemento da terceira rodada do returno: Brusque 1x1 Figueirense. Esse resultado ajudou a Chapecoense. Verdão líder isolado!

Mas, o Verdão  vive um drama: "etapa complementar de jogo", mas conhecida como segundo tempo.

Na etapa final de jogo, o Verdão - invariavelmente - pára em campo. A equipe é dominada pelos adversários.

Pois é.

Esse problema foi muito grave no turno. Apesar disso, o Verdão tinha o controle do turno até o final, bastava vencer o Concórdia, lanterna da competição, na Arena Condá. Porém, o time vacilou mais uma vez, tomou o gol de empate no último minuto do jogo, e perdeu a ponta da tabela, chegando em terceiro lugar na fase de classificação. Erro capital.

No Campeonato Catarinense, cujo regulamento é ridículo, ir para a semifinal em terceiro ou quarto é mesma coisa que nada!  O regulamento só dá vantagens para os dois primeiros colocados.

Nesse contexto, na semifinal do turno, em Criciúma, Chape empatou com o Tigre. A vantagem do empate - pelo regulamento - era do time da casa. Chape deu adeus ao turno. Tristeza!

A esperança é o returno.

Verdão largou na frente; venceu os dois primeiros jogos contra os denominados "grandes". Ou seja:  venceu o Avaí em Chapecó e venceu o Tigre em Criciúma. Mas, é preciso frisar:  a Chape, nessas partidas, atuou muito mal no segundo tempo. Menos mal que venceu!

Na terceira rodada do returno contra o Imbituba, em Chapecó, todo mundo esperava uma vitória fácil. Primeiro tempo 2x0 para o Verdão. No segundo tempo, mais uma vez, o time não jogou. Final da peleja: Chape 2x2 Imbituba. Frustração. Vergonha!

Verdão vive a síndrome do segundo tempo: o time apaga em campo.

Furação do Oeste só joga bem os 45 minutos iniciais; depois some!

Olha, pensando bem, não existe mistério algum. O problema é óbvio.

Em toda equipe de futebol existem alguns atletas que dão ritmo ao time, que imprimem velocidade, que dão dinâmica ao jogo.

No sistema de jogo 3-5-2 ou 3-6-1, a equipe depende muito dos alas, da pegada dos volantes, e do trabalho dos meias.

No caso da Chape, dão ritmo, velocidade e dinâmica ao time e ao jogo, no primeiro tempo, os alas Thoni, Badé, volante Marcos Alexandre e os meias Cleverson e/ou Neném.

O problema da Chape é manter o mesmo padrão e o mesmo ritmo de jogo do primeiro tempo na etapa complementar.

Em regra, os alas Badé e Thoni - no segundo tempo - rezam para que o mundo acabe em barranco, para se encostar!

Cleverson e Neném - quando atuam juntos - jogam bem, em regra, só o primeiro tempo. No segundo tempo, também,  somem do jogo!

Ovelha olha para o banco, e sempre fica indeciso: ou não tem reposição à altura; ou demora para fazer a alteração ou não confia em quem está no banco: não dá oportunidade para quem tem vontade de jogar.

Por conseguinte, o time se afunda em campo no segundo tempo.

Penso que há falta de peças de reposição.

A diretoria não vê isso?

Para os jogos fora de Chapecó, o sistema 3-6-1 é bom, com esta formação: Rodolpho; De Lazzari, Grolli e Dema; Thoni, Garroni, Marcos Alexandre, Neném, Cleverson e Badé; Aloísio. Porém, os alas e os meias, no segundo tempo, não têm peça de reposição à altura. Verdão entrega os pontos no tempo final.

Será que o Valdanes, emergencialmente, não pode ser testado como meia -atacante? O cara tem habilidade, velocidade, bom drible, domínio de bola, visão de jogo e rende mais quando vem de trás, do meio campo para o ataque, em alta velocidade. Ovelha precisa conhecer melhor o plantel que tem.

Chapecoense tem prazo, pelo regulamento, até o dia 25 de março para reforçar o time, contratar.

Seria prudente que a diretoria fizesse a contratação de:

-  Um ala direito qualificado, pois Thony está muito sobrecarregado, não tem ninguém para seu lugar. Thoni, cansado em campo, só fica fazendo número;

- Um meia esquerda e um meia direita qualificados, para entrarem - na segunda etapa - nos lugares de Neném e Cleverson.

Com isso, o Verdão poderá manter, na etapa final, o mesmo ritmo do primeiro tempo, na meia cancha.

Em relação ao Thoni, Badé, Cleverson, Marcos Alexandre e Neném, o preparo físico desses atletas, de imediato, deve receber mais atenção!

Como se vê, o problema não é simples de resolver; é grave, e exige resolução!

Esta parada técnica de meio de semana, para a realização dos jogos da Copa do Brasil, deu para a Chapecoense recarregar as baterias.

Portanto, domingo contra o Metropolitano, não tem desculpa, Verdão firme e forte os 90 minutos. Além disso, é jogo da TV aberta. É preciso fazer bonito!

Espera-se!

terça-feira, 15 de março de 2011

TV ABERTA VAI TRANSMITIR O JOGO DA CHAPECOENSE

Verdão enfrenta o Metropolitano, em Blumenau, no Estádio do SESI, neste domingo (20), às 16 horas.

O duelo vale pela 4ª rodada do returno do Campeonato Catarinense.

Boa notícia para os torcedores da Chape.

O jogo do Furação do Oeste será transmitido em canal aberto, direto e ao vivo, pela TV que detém os direitos de transmissão do Catarinense.

O pedido de alteração da grade de transmissão partiu da própria emissora de TV.

Inicialmente, a grade previa transmissão do jogo Imbituba x Avaí. Porém, o Avaí não empolga... Por isso, a prioridade passou a ser o jogo da Chapecoense!

O jogo do Avaí teve mudança de horário, passou para as 18:30 horas do mesmo dia (domingo).

O jogo do Joinville x Concórdia  foi antecipado, será no sábado à tarde, e não mais no domingo. A antecipação do jogo foi uma reivindicação, um acordo dos Clubes. A FCF acatou a vontade dessas agremiações.

Assim, conforme comunicado da FCF, teremos - domingo - Metropolitano x Chapecoense, com transmissão pela TV aberta, ao vivo,  para toda Santa Catarina, exceto para as praças onde houver jogos pelo Catarinense.

Mais uma razão, mais uma motivação, para os jogadores do Verdão mostrarem seu valor para toda Santa Catarina.

Espera-se uma Chapecoense motivada, decidida, forte, para este jogo contra o Metropolitano.

O objetivo continua, que é chegar em primeiro nesta fase de classificação do returno.

Portanto, para recuperar o prejuízo do último jogo na Arena Condá, o Verdão precisa buscar a vitória fora de casa, neste domingo, em Blumenau.

Avante Verdão!

segunda-feira, 14 de março de 2011

CHAPE FOI COVARDE EM CAMPO. VERGONHA!

O sofrimento do torcedor da Chapecoense é profundo.

A vergonha é cavalar.

O Clube foi depreciado, diminuído, ontem, 13, pelos seus atletas e pelo seu treinador.

Na luta pelo título do returno, fazer o dever de casa é obrigação, principalmente contra uma equipe tida como "pequena" em termos técnicos.

Entretanto, o que se viu foi uma Chapecoense covarde em campo, jogando sem coração, sem raça, sem espírito coletivo, sem alma, sem interesse e sem objetivo.

Jogadores do Verdão atuaram de forma egoísta, individualista, de "salto alto", mal tratando a bola, totalmente alheios ao Clube e à sua torcida.

É triste.

É muita irresponsabilidade.

Verdão tinha excelente condição, e ainda luta, para terminar a fase de classificação do returno na liderança, para ter vantagem de jogar a semifinal e a final em casa.

Nesse sentido, a vitória contra o Zimba daria a liderança isolada, folgada; poderia, também, melhorar muito o saldo de gol; daria mais tranquilidade para enfrentar os próximos desafios fora de casa.

Porém, tal oportunidade foi desperdiçada.

Agora, volta a pressão.

Para não perder a liderança, o time precisa da vitória no próximo jogo fora de casa, em Blumenau, contra o Metropolitano que luta, desesperadamente, para não cair.

Os jogadores da Chape e o seu técnico precisam de corretivos.

Pois é.

Os jogadores e o técnico da Chape se não forem chamados à responsabilidade, se não levarem uma "dura", se não forem objeto de corretivos, não tomam jeito.

A paciência esgotou!

Ainda, alguns registros negativos: Aloísio, Thoni e o treinador Ovelha. Esses três, em especial, são os grandes responsáveis pelo resultado negativo contra o Imbituba.

Aloísio foi uma caricatura de jogador; perdeu o pênalti, quando o jogo estava 2x0; é o responsável direto pelo empate. Está clara a razão pela qual ele não deu certo por onde passou, mormente no Grêmio e no Caxias-RS. O atleta precisa trabalhar a estrutura intelectual, emocional e psíquica. Senão, não vai acontecer como atleta. A diretoria precisa agir com energia: multar o atleta com, pelo menos, 50% do seu salário. A forma como ele cobrou o pênalti desestabilizou o time, e deu moral para o adversário crescer no jogo. O prejuízo que ele gerou ao Clube é muito grande.

Thoni, vc foi muito bisonho. O primeiro gol do Imbituba nasceu de falha individual do Thoni que entregou a bola para o adversário.

Treinador  Ovelha: irreconhecível! Não conhece o plantel. Tirou o Badé no intervalo, por contusão, e colocou Everton Cezar. Ainda, mexeu na estrutura do time, deslocando o volante Marcos Alexandre para a lateral. Que infelicidade!

Everton Cesar, na meia cancha, não marcou, não desarmou ninguém! Verdão se perdeu, de vez, em campo.

Aliás, o Everton Cezar, desde que retornou ao Verdão, é uma caricatura de jogador, não consegue desarmar ninguém, péssimo, horrível na marcação. Mas, o Ovelha não sabe disso? É desavisado?

Everton Cezar, já no turno, foi um dos responsáveis pela queda de produção do Verdão, pois - nos jogos que foi titular - Verdão não venceu (empatou  ou perdeu).

Na substituição do Badé, o Ovelha deveria ter colocado o Diogo Roque, pois o Aelson não estava no banco de reservas.

Neném foi mal o jogo inteiro. E o Ovelha não viu isso? Barbaridade!

Verdão necessita contratar, urgente, um meia esquerda qualificado.

No ataque, Valdanes merece outra chance no time do Verdão. Chega de Leandrão e de Neílson!

Ovelha: treinador omisso, sem coragem!

Chape jogando em casa, tendo problema, na etapa final, na meia cancha e no ataque, Ovelha podia ter sacado um zagueiro e ter colocado mais poder ofensivo, pois o time jogou somente com um atacante.

Ovelha mexeu muito mal na equipe, na etapa complementar.

O castigo veio a cavalo.

Por fim, se o Verdão não vencer o Metropolitano, em Blumenau, na próxima rodada, é bom o Ovelha colocar a lã de molho!

Avante Verdão!

sábado, 12 de março de 2011

OUTRA VEZ, ÍNDIO ENFRENTA AVE DE RAPINA

Neste domingo, 13, na Arena Condá, em Chapecó, pela terceira rodada do returno do Campeonato Catarinense, jogam Chapecoense versus Imbituba.

As equipes vivem contextos diversos ou opostos na competição.

Na classificação geral, o Imbituba é o vice-lanterna, está na zona da degola, e luta contra o rebaixamento.

Por outro lado, o Verdão, embora seja o líder geral e também do returno, ainda não garantiu nada no certame, na luta pela conquista da tão sonhada vaga na Copa do Brasil 2012; para tanto terá que, pelo menos, conquistar o título do returno. O caminho, até lá, ainda é muito longo, e muito árduo. Cada jogo é uma decisão!

O confronto, também, chama atenção pelos mascotes.

Como todo mundo sabe, o Índio é o mascote da Chapecoense. Já o Imbituba tem como mascote uma Águia.

Na natureza, no seu habitat, tanto o índio, quanto a águia, são caçadores.

Águia é uma ave fascinante!
                                           Foto/fonte: http://www.celsojunior.net/blog/2008/12/20/fotos-de-aves-de-rapina-perguntas-e-respostas/.
A propósito, transcrevo o seguinte texto, in verbis:
A águia é uma das mais fortes e corajosas aves de rapina. Com o nome “águia” designam-se as aves incluídas em um grupo formado por vários gêneros pertencentes ao grupo das falconídeas ordem das aves de rapina, elas são caracterizadas pela sua corpulência, cabeça com penas, bico alto, reto na base e curvo na ponta, faces nuas, asas arredondadas, pés fortes e garras robustas. As águias alimentam-se quase exclusivamente de carne fresca, que conseguem atacando animais vivos. Caçam de dia. Suportam sucessivas horas de vôo, atingindo grandes altitudes. A fêmea é maior e mais bela que o macho. A águia real, preta ou dourada, é a maior espécie conhecida, alcançando 95 centímetros de comprimento e dois metros de envergadura. Macho e fêmea caçam juntos, fazendo grande devastação nos pequenos mamíferos e aves, chegando muitas vezes a atacar os de maior tamanho, como cabritos e ovelhas. Essas aves nunca são abundantes numa região, porque elas necessitam de grandes áreas para caçar, o que obrigam-nas a viver afastadas e a defenderem o seu território. O tempo de vida das águias é de 40 anos, embora haja casos em cativeiro em que atingiram os 95 anos. Fonte: http://www.ecologiaonline.com/aguia-fortes-corajosas-aves-rapina-accipitidrae/.
Para quem gosta de aves de rapina, tais como águia, falcão, gavião, coruja, abutres, urubu, entre outros, pode saber um pouco mais sobre estas espécies fantásticas no seguinte endereço: http://www.celsojunior.net/blog/2008/12/20/fotos-de-aves-de-rapina-perguntas-e-respostas/ e em outros sites correlatos.

Por sua vez, o Índio em seu ambiente natural, como é cediço, é um ser guerreiro, destemido, feroz, que vive do extrativismo, da caça e da pesca.
                                                     Foto/fonte: http://www.casaconhecimento.com.br/blog/2008/04/dia-de-indio/.
Da mesma forma que a Águia, o Índio também precisa de grande território para caçar e sobreviver.

Pois é.

No caso, o território do Índio, para derrotar seus adversários, é a Arena Condá.

Entretanto, nos últimos anos, com a polêmica transformação do Estádio Regional Índio Condá em Arena Condá, o território do Índio ficou reduzido.  O campo, ou seja, o gramado ficou menor. Que barbaridade!

Índio sofre com isso!

De qualquer forma, neste domingo, o Índio precisa fazer o dever de casa, vencer a Águia.

Convém lembrar que, nos últimos 4 jogos contra aves de rapina, o Índio não perdeu, mas também não ganhou.

Senão vejamos:

Na série C, no último jogo da fase de classificação, o Verdão empatou com o Caxias, na Arena Condá em 1x1. Um dos mascotes do SER Caxias é "falcão" (ave de rapina). Na sequência, mais dois empates contra o Ituiutaba, cujo mascote é uma "coruja" (ave de rapina). Neste Catarinão, no turno, mais um empate contra o Imbituba que tem como mascote "águia" (ave de rapina).

Então, neste domingo, é preciso ter a atenção redobrada, para fazer o dever de casa e quebrar essa escrita! Senão, fica difícil terminar a fase de classificação do returno em primeiro.

Além disso, é preciso acabar com essa desconfiança que ainda existe, por parte de alguns, de que a Chape joga bem contra os denominados "grandes" e amolece contra os denominados "pequenos".

A propósito, espero que a Chape dê a resposta em campo àqueles que estão falando que a Chape seria uma espécie de Robin Hood. Nesse sentido vide: http://osellame.blogspot.com/2011/03/chute-do-osellame-terceira-do-returno.html

Com todo o respeito que merece a boa equipe do Zimba, mas para a Chape só interessa a vitória. Não tem outra solução, a não ser fazer o dever de casa.

Por isso, boa sorte Índio!

quarta-feira, 9 de março de 2011

NO FINAL, VITÓRIA FÁCIL FICOU DRAMÁTICA

Foto: Maurício Vieira
Quarta-feira de cinzas.

Jogo da Chapecoense em Tubarão, às 16:00 horas, no Estádio Aníbal Costa, contra o Criciúma.

Em muitos locais, por este imenso Brasil, nesse horário, ainda não havia acabado o Carnaval.

No Rio de Janeiro, acontecia, nesse horário, a apuração do resultado do desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial.

Nesse contexto, Verdão começou o jogo a todo vapor, fazendo um verdadeiro Carnaval na defesa do Tigre.

Aos 33 minutos do primeiro tempo, o Verdão já vencia o jogo por 3x0.

Gols: Neném marcou aos 3', Aloísio aos 28' e Marcos Alexandre aos 33'.

Antes do intervalo, aos 40', Lincom diminuiu para o Tigre.

Final de primeiro tempo: Chape 3x1 Criciúma.

Segundo tempo.

Criciúma voltou forçando mais o jogo, em busca do empate. As alterações do treinador do Tigre foram nesse sentido.

Mas o jogo, na etapa complementar, transcorria lento, sem emoções.

Verdão cadenciando muito o jogo, só administrando a vantagem, jogando no contra-ataque, mas não conseguia encaixar um contra-ataque certeiro, para "matar" o jogo. Postura muito defensiva.

Até que o Tigre fez o segundo gol aos 28' com Wagner Libano.

Nos últimos 15 minutos o jogo ficou dramático para o torcedor do Verdão.

O Criciúma buscando o empate, e a Chape se defendendo, para garantir a vitória.

No final, Criciúma  ficou com 10 homens em campo, pois Carlinhos Santos foi expulso, por falta dura em cima de Neném.

Acabou o jogo. Vitória do Verdão!

Mas, agora eu pergunto: precisava ser assim dramática esta vitória?

Claro que não!

Causa muita preocupação essa questão do Índio, sempre, amolecer o jogo no segundo tempo.

Será que a Chapecoense é uma equipe que só joga 45 minutos por jogo?

Para chegar em primeiro na fase de classificação, neste returno, Verdão vai precisar ser mais consistente o tempo todo, em todo os jogos.

Por enquanto, deu tudo certo neste returno. Verdão ainda não precisou fazer o resultado na etapa complementar. Tomará que não precise buscar o resultado no segundo tempo, neste Catarinense.

Mas, no dia, no jogo, que o time precisar ser exigido de verdade, será que terá forças para buscar o resultado na segunda etapa do jogo?

Até agora, não lembro de uma atuação convincente da Chape no segundo tempo, neste Catarinense.

De qualquer forma, o Índio terá que jogar mais na etapa complementar dos jogos, senão, na hora que menos se esperar, a juriti pode piar, gemer, e aí vai ser triste, senão tarde para acordar!

Uma coincidência a caminho?

No ano de 2007, o Tigre venceu o turno, e a Chape o returno. Na final, deu Índio Tri-Campeão Catarinense!

Pois é. Naquele ano a Escola de Samba Beija-Flor, de Nilópolis, foi campeã do Carnaval Carioca. Neste ano, novamente deu Beija-Flor!

Criciúma, neste ano, já ganhou o turno.

Agora, falta o Índio ganhar o returno, para que a final, novamente, seja entre Chapecoense x Criciúma.

Claro, é muito cedo para pensar nisso! Muita água ainda vai rolar debaixo da ponte.

Mas, acredito em coincidências!

terça-feira, 8 de março de 2011

CHAPECOENSE TEM 5 NA SELEÇÃO

Instituto Marca, prêmio Top da Bola.

Apesar da magra vitória de 2x0 contra o Avaí (time morto em campo), e pelo jogo morno no segundo tempo, a Chapeconse caiu no gosto da crônica esportiva do Estado que elegeu - entre os melhores da primeira rodada do returno - 5 da Chape.

Eis os escolhidos:

Goleiro: Max (Joinville);
Laterias: Thoni (Chapecoense) e Badé (Chapecoense);
Zagueiros: João Paulo (Figueirense) e Dema (Chapecoense);
Volantes: Henik (Criciúma) e Fabinho (Brusque);
Meias:  Neném (Chapecoense) e Maicon (Figueirense);
Atacantes: Héber (Figueirense) e Rincon (Marcílio Dias).
Técnico: Mauro Ovelha (Chapecoense).

O jogo contra o Avaí já é página virada.

Nesta quarta-feira de cinzas, 09, a Chapecoense tem jogo decisivo em Tubarão contra o Tigre, no Aníbal Costa, às 16:00 horas.

Verdão do Oeste precisa segurar o Criciúma, para sonhar com a outra vaga na final do Campeonato Catarinense.

É jogo que vale 6 pontos. Confronto direto!

Consciência: a vitória contra o Avaí só terá importância, se a Chape segurar o Tigre, não deixar o Criciúma disparar na tábua de classificação.

Por isso, o Furacão do Oeste necessita pontuar, conquistar pontos neste jogo no Sul do Estado.

Boa sorte Verdão!

sábado, 5 de março de 2011

NO DUELO CONTRA LEÃO, ÍNDIO VENCEU FÁCIL!

Foto: Sirli Freitas
Sábado de Carnaval. Chapecó. Arena Condá. Chapecoense 2x0 Avaí.

O confronto valeu pela primeira rodada do returno do Catarinense.

Verdão do Oeste definiu o placar nos primeiros 30 minutos de jogo.

O zagueiro Dema foi o autor dos gols, aos 15' e aos 30'. Ambos os gols nasceram de bola parada. Cobrança de falta. Bola alçada na grande área, e DEMA completou para o fundo das redes da equipe azurra. O segundo gol foi, praticamente, repeteco do primeiro.

Avaí, em campo, foi uma caricatura de time.

VEJA OS GOLS CHAPE 2X0 AVAÍ

Primeiro tempo:

O jogo começou com o Verdão atuando no sistema de jogo 3-5-2. Já, o Avaí no 4-4-2.

O Avaí tinha um jogador a mais no meio campo, porém quem dominou totalmente a meia cancha foi a Chapecoense.

Os meias Fabiano e Marquinhos, da equipe azurra, se arrastaram em campo. Melhor para o Verdão!

Os atacantes do Avaí atuaram muito centralizados: Rafael Coelho e William.

Com isso, os alas Badé e Thony da Chapecoense não tiveram marcação pelos flancos; tiveram campo livre para apoiar no ataque.

Após os gols, o volante Bruno do Avaí, ainda na primeira etapa, foi expulso por reclamação, piorando, de vez, a situação da equipe visitante.

Dema foi amarelado, antes do intervalo.

O Avaí não finalizou a gol.

Segundo tempo:

A Chape só administrou o resultado; deixou o tempo passar.

Silas corrigiu a defesa do Avaí, bloqueando as laterais, tirando espaço dos alas da Chape; porém abriu o meio.

A Chapecoense, apesar de não querer nada com o jogo, criou muitas oportunidades pelo meio na segunda etapa, porém os meias e os atacantes pecaram muito na finalização.

Verdão precisa de um  atacante finalizador, de um cetroavante "matador".

Já, o Avaí, mesmo com as mexidas do Silas, continuou inoperante no meio campo e no ataque; não levou perigo à meta do goleiro Rodolpho, o qual assistiu ao jogo. Na verdade, o Avaí só teve, no jogo, uma finalização a gol e um escanteio.

Mesmo tendo o controle absoluto do jogo, os jogadores da Chape, desnecessariamente, se envolveram em lances confusos na segunda etapa e foram amarelados: Everton Garroni, Grolli, Everton Cezar e De Lazzari.

Final de jogo.

Conclusão:

Ficou a sensação que a Chape perdeu a oportunidade de aplicar a maior goleada de sua história.

É difícil dizer quem jogou bem pela Chapecoense, pois o Avaí não ofereceu resistência.

É claro, pelos gols marcados, naturalmente, o zagueiro Dema deve ser apontado o destaque da partida.

Ainda, é preciso ter os pés no chão, pois essa vitória valeu pelo resultado tão-somente; não serve - como parâmetro seguro - para avaliação da consistência do sistema defensivo do Verdão. De plano, o ataque foi mal. Os jogadores da meia cancha jogaram para o gasto.

O teste de fogo será nesta quarta-feira de cinzas em Tubarão contra o Criciúma. Verdão precisa pontuar nesse jogo. Em caso de derrota, não é bom nem pensar, pois a casa cai.

Por fim, quanta felicidade, satisfação, ao  ver o Verdão, de jogada ensaiada, fazer gols de bola parada, aparecendo para conclusão zagueiro. Até então, a zaga só fazia gol contra.

Que evolução!

Crédito ao treinador do Verdão.

sexta-feira, 4 de março de 2011

PREVISÃO DA 1ª RODADA DO RETURNO

Futebol nem sempre tem lógica; é uma caixa de surpresas. Mas, considerando o contexto das equipes, arrisco o meu palpite:

1) - Marcílio Dias 1 x 2 Imbituba

O Imbituba joga melhor fora de casa; já conseguiu duas vitórias jogando fora de seus domínios, no turno. Agora, no returno pode surpreender o Marinheiro.

2)  - Figueirense 2 x 2 Metropolitano

Figueirense, depois da perda do turno em casa e da troca do treinador, deve acusar o golpe. Além disso, o Metropolitano deve fazer um bom jogo. Por isso, acredito que a peleja deva terminar empatada.

3) - Concórdia 3 x 1 Criciúma

O Galo do Oeste está motivado, e também muito pressionado; deve fazer o possível e o impossível para vencer o Tigre. A diretoria vem envidando esforços, desesperadamente, para o time sair do buraco. Neste jogo, o instinto da sobrevivência deve falar mais alto. Por isso, acredito no triunfo do Concórdia, que pode dar o início a tão esperada arrancada, para deixar a zona da degola.

4) - Chapecoense 2 x 1 Avaí

Verdão do Oeste joga em seus domínios, com apoio de sua torcida, que não é pouco!
Partida muito difícil contra o Leão da Ilha que tem Marquinhos, Fabiano, William e Rafael Coelho.
Depois do jogo da semifinal em Criciúma, a equipe do Verdão adquiriu confiança. No sufoco, Verdão tem obrigação de fazer o dever de casa.

5) - Brusque 2x1 Joinville

O Brusque, nessa parada do Catarinense, fez dois jogos pela Copa do Brasil, fato que deu ritmo de jogo à equipe. Além disso, o novo treinador corrigiu vários defeitos do time, principalmente no setor defensivo. Acredito, por isso, na vitória do Bruscão.

Chega de previsão!
O importante é que o Verdão venceu.

RESULTADOS DA PRIMEIRA RODADA DO RETURNO

Chapecoense 2 x 0 Avaí
Marcílio Dias 1 x 0 Imbituba
Figueirense 5 x 1 Metropolitano
Concórdia 0 x 1 Criciúma
Brusque 0 x 0 Joinville

DEFINIDOS OS CONFRONTOS DA SEGUNDA FASE DA COPA DO BRASIL

Continuam na luta por uma vaga na Libertadores das Américas 32 equipes:

Flamengo x Fortaleza
Caxiasx Botafogo-PB
Palmeiras x Uberaba-MG
Guarani-SP x Horizonte-CE
Atlético-MG x Grêmio Prudente
Atlético-PR x Paulista
Bahia x Paysandu
Botafogo-RJ x Paraná
Avaí x Ipatinga
São Paulo x Santa Cruz
Goiás x Ponte Preta
Ceará x Brasiliense
Coritiba x Atlético-GO
Sampaio Corrêa-MA x Santo André
Vasco x ABC-RN
Bangu-RJ x Náutico

Equipes da série A (12):

Flamengo, Palmeiras, Atlético -MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo-RJ, Avaí, São Paulo, Ceará, Coritiba, Atlético-GO e Vasco.

Equipes da série B (07):

Guarani, Grêmio Prudente, Paraná, Goiás, Ponte Preta, ABC e Náutico.

Equipes da série C (06):

Fortaleza, Caxias-RS, Paysandu, Ipatinga, Brasiliense e Santo André.

Clubes da Série D ou sem série (07):

Santa Cruz - PE, Botafogo-PB, Uberaba, Horizonte-CE, Paulista, Sampaio Correa e Bangu.

Obs:
Em relação às equipes da série C citadas acima, todas são fortes concorrentes da CHAPECOENSE para subir para série B do Brasileiro.

Espero que o Verdão do Oeste não encontre no mata-mata nenhuma dessas equipes da série C.

Como já dá para prever, o Brasileiro da série C vai ser dureza!

Essa história da Chape, eventualmente,  perder jogador após o Catarinense não dá para engolir. Não tem justificativa!!!!!

Verdão só vai perder jogador se a Diretoria quiser e desde que a Diretoria  não tiver compromisso com o acesso para série B do Brasileiro, pois todos os jogadores especulados têm contrato com a Chape até o final do ano.

Então, não tem essa de liberar jogador que tem contrato com o Clube

A Diretoria não tem o direito, nem legitimidade, de liberar jogador que tem contrato até o final do ano, pois o Verdão tem compromissão de vida ou morte na série C.

Chega de repassar jogador de graça para Clubes que já lucraram muito, historicamente, em cima do Verdão!

Pelo que me consta a atual Diretoria do Verdão não rasga dinheiro, não entrega nada de graça.

A Chape assumiu o risco, apostou em jogador desacreditado no início da temporada, recuperou jogador, e bastou o cara fazer meia dúzia de jogos, e olho gordo de outras agremiações apareceu. Pera aí, não se pode só ficar com ônus, cadê o bônus?

O bônus é cumprir o contrato até o fim; ficar até o término da série C no Verdão !!!!!!!!!!!!!!!

Não tem indenização ou cláusula penal que pague o acesso à série B do Brasileiro.

Por conseguinte, a Diretoria do Verdão não pode pensar curto, pequeno, se enganar, iludir, trocar o acesso à série B do Brasileiro por preço de banana!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Não há preço que pague o acesso à série B do Brasileiro. Logo, todos os jogadores qualificados, com contrato até o final do ano, devem jogar a série C pelo Verdão!

Quem viver verá se essa Diretoria do Verdão tem, ou não, competência!

A missão inarredável, neste ano, é subir para a série B do Brasileiro; então é preciso somar, manter os atletas qualificados, contratar atletas qualificados, e não desfalcar!

Acredito que a Diretória do Verdão levará em conta, em primeiro lugar, os interesses do Clube e de sua fanática, fiel e insuperável, torcida.

Que a competência, fora e dentro de campo, seja a marca do Verdão!!!!