Pois é.
A BDO Auditores Independentes acaba de publicar estudo, de fôlego, relativo a 2014, acerca do valor das marcas de 30 clubes mais valiosos do Brasil.
A nossa Chapecoense, embora sendo Clube da elite do futebol brasileiro, não consta desse estudo por uma razão simples, e conhecida de todos, mas não custa repetir. Não há dados da gestão do Clube, pois não há balanços publicados nos últimos anos.
De 2005 a 2014, a Chapecoense, como pessoa jurídica, resumiu-se a mero n° de CNPJ.
Toda a parte administrativa, financeira, departamento de futebol, foi encampada por outra pessoa jurídica, com CNPJ próprio, que foi a mantenedora da Chapecoense até 2014, no caso a Associação de Ex-Atletas e Amigos da Chapecoense.
Nos últimos 4 anos, o Sandro Pallaoro foi pres. da pessoa jurídica mantenedora da Chapecoense.
Como a partir deste ano 2015, a Chapecoense se desvinculou completamente da pessoa jurídica que foi sua mantenedora até então, o Sandro Pallaoro foi eleito ano passado, em dezembro 2014, pela 1ª vez (sim!), pres. da Associação Chapecoense de Futebol, para o biênio 215/216, e poderá ser reeleito presidente ao final desse período para mais 2 anos.
Esse breve histórico, explica pelo qual a Chapecoense, como pessoa jurídica, não tem publicado balanços com seu CNPJ, nos últimos anos. Pois, no seu CNPJ não havia movimento algum, logo publicar que balanço? O Balanço, toda a movimentação, foi feito em nome da pessoa jurídica mantenedora que encampou o time e a marca Chapecoense.
A partir de 2015, a Chape passou a ter vida plena como pessoa jurídica, tudo será registrado com seu CNPJ, então a partir deste ano a direção terá que publicar os balanços em nome da Associação Chapecoense de Futebol.
A questão da marca Chapecoense.
Veja, na hora de discutir, negociar a cota de TV, na hora de negociar, discutir o contrato com o fornecedor, patrocinador das camisas e material esportivo, na hora de discutir, negociar com o patrocinador master, venda de placas, tem muita importância o valor da força da marca Chapecoense!!!
Mas, qual o valor da força da marca Chapecoense, se o Clube até 2014, não tinha nada a publicar no balanço, com o seu CNPJ?
Complicado era para o marketing do clube trabalhar nessa situação, mas agora começa mudar, e o Verdão está entrando nos eixos, não?
Para a BDO, que atua no ramo de auditoria independente, a força das marcas dos Clubes, em regra, é formada por um tripé de variáveis: mercado (características do mercado local), receitas (capacidade de gerar receitas derivadas da marca) e torcida (perfil e características).
No próximo ano, esperamos que a força da marca Chapecoense seja, finalmente, avaliada, para sabermos que posição estará colocada no ranking nacional.
Avante Verdão!
Obs: veja no link: As 30 marcas mais valiosas de clubes brasileiros em 2014
Nelson, quanto o Verdão do Oeste recebe, anualmente, de royalties da Umbro pela comercialização de produtos licenciados com a marca Chapecoense e comercializados pela Umbro?
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